Investigação sugere Coreia do Norte como possível autor de ataque hacker à Sony

Investigadores encontraram ligações que apontam a Coreia do Norte como a responsÁvel pelo ataque aos estúdios da Sony. Durante a investigação, foram encontradas ferramentas similares às utilizadas anteriormente em ataques virtuais contra a Coreia do Sul. O motivo, conforme publicado segunda-feira, estÁ relacionado ao filme "A Entrevista",  cujo enredo envolve um plano da CIA para assassinar o líder norte-coreano Kim Jong Un.

Um dos funcionÁrios da empresa que estÁ trabalhando na investigação declarou na quarta-feira (3) que a conclusão sobre o ataque surgiu ao observar os rastros deixados pelos hackers. A ofensiva virtual deixou um grande volume de dados internos da companhia expostos ao público, além de desativar os sistemas de computador de um dos maiores estúdios cinematogrÁficos de Hollywood. 

Quando questionado sobre a autoria dos ataques, um porta-voz do estúdio da Sony disse que o estúdio não se manifestarÁ. Entretanto, o site de notícias de tecnologia Re/code publicou no mesmo dia da investigação que a empresa nomearia publicamente a Coréia do Norte como fonte do ataque virtual, que iniciou dia 24 de novembro.

Em carta ao SecretÁrio-Geral da ONU, o governo de Pyongyang declarou em junho que o filme era "um patrocínio sem disfarces de terrorismo e um ato de guerra". Entretanto, a Coréia do Norte negou ontem (04) qualquer autoria sobre os ataques virtuais. Conforme publicado no O Globo, uma autoridade norte-coreana negou que a origem da invasão virtual envolvesse o país, pois o mesmo segue as normas internacionais contra a pirataria.

Segundo especialistas em segurança virtual, este é o primeiro grande ataque de hackers contra uma empresa norte-americana que contou com uso de malwares para destruir redes de computador. Na segunda-feira, o FBI emitiu um alerta sobre os procedimentos utilizados contra os servidores das companhias norte-americana. 

{via}G1|http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2014/12/investigacao-sugere-que-coreia-do-norte-e-fonte-de-ataque-hacker-sony.html{/via} 

  • Redator: Gabriel Daros

    Gabriel Daros

    Redator da Adrenaline que teve contato com hardwares desde quando viu seu pai montar um tal "PC gamer" aos oito anos de idade. Escreve notícias sobre internet, tecnologia e jogos, cujo primeiro contato foi com um SNES aos sete anos. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2013.

O novo visual do Xbox Serie X