Apple substitui o botão "Free" dos aplicativos na App Store por "Get"

O modelo "freemium" tem sido o preferido pela maioria dos desenvolvedores de aplicativos, que adicionam milhares de novos jogos diariamente com a premissa de serem gratuitos, mas recheados de compras in-app. A prÁtica jÁ causou gastos exorbitantes feitos por crianças desavisadas e adolescentes viciados. Essa situação tem gerado pressão de órgãos reguladores em distribuidores de aplicativos, como a Apple, que acaba de mudar o botão para baixar apps freemium na App Store.

O botão, que antes se lia "Free", agora foi substituído por "Get" (pegar), destacando agora que o game não é necessariamente gratuito. Esse tipo de iniciativa jÁ foi feito hÁ algum tempo pela Google, que colocou o botão "Instalar" na Play Store.

Difícil saber até que ponto as empresas estão tentando ser mais claras com o tipo de conteúdo existente em cada aplicativo ou se elas estão somente "tirando o corpo fora", tentando se isentar de qualquer culpa, quando aparecerem os próximos processos judiciais em cima do modelo.

A política de fazer jogos "freemium" ficou tão popular que foi satirizada com muita perspicÁcia por South Park, em seu episódio "Freemium Is Not Free".

{via}Engadget|http://www.engadget.com/2014/11/20/apple-switches-free-get-app-store/{/via} 

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?