O que significa a sigla FPS?

Para os viciados em games, uma informação extremamente relevante na hora da compra dos aparelhos eletrônicos é o FPS, ou seja, frames per second – quadros por segundo – que o computador consegue processar. Esse fator se tornou essencial com o desenvolvimento dos novos jogos, que trazem grÁficos cada vez mais aperfeiçoados. Mas, afinal, qual é a importância desse número elevado? 

A ilusão de que os objetos se movem na tela acontece quando a tela exibe ao menos 24FPS, o padrão mais amplamente utilizado no cinema. Porém, quanto mais quadros são renderizados por segundo, maior a fluidez das cenas, e gamers entusiatas - especialmente os que jogam em nível competitivo - vão preferir uma taxa de quadros a partir de 60FPS.

Como a maioria dos monitores possuem uma taxa de atualização de 60 hertz, ou seja, mostram 60 novas imagens por segundo, se o computador entregar menos quadros que isto podem surgir problemas entre os componentes. "Os nossos frames podem não estar sincronizados com os do monitor ou da tela, e isso é o que reduz a qualidade da experiência visual dos jogos, quando rodados com poucos FPS", descreve Iuri Santos, analista de tecnologia da Kingston.

Além das experiências de games aperfeiçoadas, o FPS elevado proporciona transmissões de TV mais realistas, como as partidas de futebol e os filmes em HD. Iuri Santos destaca também que o conforto visual ao trabalhar num computador com altos níveis de quadros por segundo é maior. "Por isso, muitas pessoas buscam monitores capazes de trabalhar com mais de 60 quadros, padrão na maioria das TVs e monitores do mercado", diz.

Para conhecer os produtos HyperX que proporcionam altos índices de FPS, acesse o site oficial da marca e fique por dentro do suporte técnico local gratuito, de questões como preço e disponibilidade no mercado nacional, além de testes de compatibilidade.

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?