Sleep as Android - Gerencie melhor o seu sono pelo smartphone

Os novos smartphones e principalmente seus acessórios, como smartbands e smartwatches, mostram que usar gadgets para monitorar nossas atividades é uma tendência que veio para ficar. Para quem quer um jeito de conferir como anda seu sono, e não pretende investir em um acessório destes, o app da vez pode ser interessante: Sleep as Android.

 

O funcionamento do app é relativamente simples: você coloca o celular na cama, ao lado de seu travesseiro. Aí basta ligar o monitoramento e deixar o smartphone te observando enquanto você dorme - é uma boa ideia deixar ligado na energia, tanto pelo alto consumo do app quanto para garantir que terÁ carga no próximo dia. Ele irÁ observar seu padrão do sono baseado nas vezes em que você se move, utilizando sensores como giroscópio, acelerômetro e microfone e desta forma ter uma ideia da qualidade de seu sono.

Posição correta do smartphone para monitoramento. O sorriso é opcional 

Um ponto importante que você precisa ter em mente ao utilizar este app é que ele não vai substituir uma avalização especializada de um profissional. Se você acredita que possui algum distúrbio no sono, deve buscar um especialista, e este app serve apenas para quem tem curiosidade de como é seu padrão no sono, e não deve ser levado muito a sério.

O app traz algumas funções interessantes. Além de monitorar o seu sono, ele pode funcionar como um "gerenciador de horas dormidas", com um controle da quantidade de tempo dormido e inclusive pode "pegar no seu pé" se você estÁ em déficit com o travesseiro. Ele também mostra notificações te alertando quando é hora de dormir, para cumprir a sua meta de horas dormidas. Praticamente uma versão digital de sua mãe.


Na hora de programar os despertadores, o Sleep as Android traz muitas opções interessantes. É possível customizar bastante o funcionamento do alarme, como quanto tempo você terÁ disponível na função soneca e quantas vezes você pode pedir este "arrego", tipos de despertadores e até funções excêntricas para desativar o alarme, como te obrigar a fazer contas ou levantar e escanear um QR Code, em outro cômodo da casa, tudo para garantir que você não vai desativar o alarme e voltar a dormir.

Outra funcionalidade tem tudo para matar a curiosidade de muita gente: este app pode atuar gravando os sons durante a noite. Com ele é possível descobrir se você ronca, se fala coisas durante a noite e, como aconteceu em alguns de meus testes, os barulhos estranhos feitos pelos vizinhos durante a madrugada - não, não é o que você estÁ pensando.

O Sleep as Android funciona por 15 dias em sua versão para testes, logo quem gostar do app precisa estar pronto para desembolsar R$ 7,57. Alguns add-ons também tem custo adicional, como a função de salvar um backup na nuvem de seus registros, algo que incrementa o preço em mais R$ 5.

O app é exclusivo para Android, mas usuÁrios de aparelhos da Apple podem utilizar um software com função semelhante, como o Sleep Cycle, disponível tanto para Android quanto iOS.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?