Comic Sans, a fonte mais "amada" do mundo, faz aniversário de 20 anos de idade

Comic Sans MS, a fonte que todos amam odiar, completa 20 anos de idade neste mês. A fonte foi concebida por Vincent Connare em 1994 para uma interface não muito conhecida, o Microsoft Bob. O Bob foi uma ideia meio doida da Microsoft que integrava a interface do sistema num estilo de desenho. O usuÁrio via, por exemplo, uma sala em vez do desktop comum, e poderia clicar num papel em cima da mesa que isso abriria o bloco de notas.

Havia alguns personagens que davam instruções em formas de balões, como por exemplo o cachorro Rover (mostrado na imagem acima). Connare não gostou da fonte padrão Times New Roman para esses balões e decidiu criar uma que se parecesse com a dos quadrinhos, afinal, ela apareceria em balões. Assim nasceu a Comic Sans.

No fim das contas, o fracasso Bob acabou saindo com outra tipografia, mas isso não impediu a Microsoft de integrar a criação de Connare ao seu banco de fontes. Hoje em dia ela pode ser encontrada numa imensa diversidade de programas e até no HTML.

Mas nem sempre a fonte é uma grande vilã. O centro de pesquisas em câncer do Reino Unido aproveitou o aniversÁrio da tipografia para criar o: Comic Sans for Cancer. Trata-se de uma exibição de pôsteres artísticos inspirados pela tipografia a fim de arrecar recursos para a pesquisa. Via Info

  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O novo visual do Xbox Serie X