[Rumor] Autoridades chinesas estão atacando os usuários do iCloud para roubar seus dados

As autoridades do governo chinês estão interceptando o login dos usuÁrios do iCloud no país para tentar roubar os seus dados. Os ataques começaram a ocorrer no sÁbado, aproximadamente 24 horas depois do lançamento do iPhone 6 na China. Essa não foi a primeira vez que esse tipo de intercepção acontece na china: o Hotmail e o Google também foram alvo de ataques no passado. 

Os ataques que estão acontecendo são chamados de "homem-no-meio" (tradução de "man-in-tthe-middle), que é, resumidamente, quando alguém intercepta a conexão entre o usuÁrio e o website afim de roubar ou monitorar os dados que estão sendo trocados. No ano passado, a China jÁ tinha sido acusada de interceptar conexões entre usuÁrios e websites como Github e o Yahoo.

De acordo com o analista forense Erik Hjelmvik, nesse tipo de ataque à segurança, o usuÁrio é redirecionado para um certificado falso. Sendo assim, todos os dados que esse usuÁrio estaria mandando para o iCloud, na verdade vão para outro servidor, incluindo senhas e logins. 

Depois de receber vÁrios reports de ataques pelos usuÁrios chineses do iCloud, o grupo ativista anti-censura GreatFire começou a postar em sua conta do Twitter mais informações sobre os ataques (além de divulgÁ-los em inglês).

Ainda não é totalmente certo de que o governo chinês esteja realizando esses ataques. Mas, segundo especialistas em segurança online, intercepções "homem-no-meio" desse porte só podem ser obra das autoridades ou das telecoms (empresas do setor de comunicação); e como a China vem aumentando cada vez mais o seu controle na internet, é de se esperar que a culpa caia sobre o governo.

Além disso, vale lembrar que a Apple recusou o pedido de tranferência de dados para a China no ano passado realizado pelo governo chinês. Se a empresa tivesse aceito, o governo não precisaria de nenhum método para conseguir as informações dos usuÁrios; era só utilizar os recursos legais do próprio governo.

Via Mashable

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?