"Anonabox", roteador de U$45 que esconde seu tráfego na internet, é retirado do Kickstarter
O Anonabox, modelo de roteador que ocultaria o trÁfego do usuÁrio na internet através do Tor, foi suspenso pelo Kickstarter. O motivo, segundo o site de financiamento coletivo, é uma brecha nas regras de crowdfunding descoberta após revisões do projeto, que custava U$45. Em apenas 4 dias, a campanha arrecadou em torno de U$585 mil, batendo o objetivo inicial de U$7.500 em sua data de lançamento.
Segundo o Kickstarter, o projeto do Anonabox apresentava irregularidades devido a componentes desenvolvidos por outras empresas, enquanto constava que sua tecnologia era totalmente própria. A investigação foi realizada após diversos patrocinadores questionarem a segurança do hardware desenvolvido pelo autor do projeto, August Germar. Após a compra do projeto, alguns usuÁrios descobriram que todos os componentes poderiam ser adquiridos via e-commerces chineses, como o Alibaba. Em entrevista a Wired, o desenvolvedor do projeto confirmou que o protótipo utilizava peças fornecidas pela Gainstrong, da China.
A irregularidade do projeto, porém, causou controvérsias: enquanto o Kickstarter não apoia campanhas que escondam esses dados de seus patrocinadores, muitos dos interessados se decepcionaram com o cancelamento, com um deles declarando que "apesar da quebra de regras (e o drama todo), ainda gostaria de ter um". O site de financiamento de projeto decidiu reverter o investimento de todos os apoiadores do Anonabox.
Desenvolvido como projeto open-source, o roteador automaticamente esconderia todos os dados de seu usuÁrio, seja via conexão wi-fi ou ethernet, através da rede Tor. Com isso, o Anonabox esconderia o IP do internauta, além de ignorar censuras regionais. Somado ao seu pequeno tamanho, o dispositivo permitiria o acesso protegido em qualquer conexão, além do descarte se fosse necessÁrio. Germar, que passou quatro anos desenvolvendo o projeto, declarou que a ideia principal era facilitar o uso do Tor em locais de vigília de dados pessoais.
(via Tweaktown)
O novo visual do Xbox Serie X