Anita Sarkeesian cancela palestra em universidade depois de sofrer ameaças de tiroteio

Primeiro vamos lembrar quem é Anita Sarkeesian: pesquisadora que ficou famosa depois de desenvolver um trabalho em prol da conscientização da igualdade de gêneros nos games - chamado de Tropes Vs Womem in Video Games - e, desde essa época, vem sofrendo ameaças de morte. Uma delas aconteceu hoje: a Universidade do Estado de Utah recebeu uma mensagem dizendo que, se Sarkeesian aparecesse na palestra agendada para hoje, a faculdade seria palco do "maior tiroteiro escolar da história".

A pesquisadora cancelou a visita à universidade logo após tomar conhecimento da mensagem, uma vez que a política da Universidade não impedia, de nenhuma maneira, que os alunos entrassem portando armas de fogo. Além disso, a mensagem enviada a vÁrios membros da Universidade continha as frase "se a palestra não for cancela, haverÁ um massacre no estilo do de Montreal". A organização do evento achou melhor não arriscar.


Twitter que Anita postou após a ameaça

O resto da mensagem explicava que o remetente tinha, em sua disposição, um rifle semi-automÁtico, vÁrias pistolas e uma "coleção de dinamites". O email foi terminado com a frase "estou dando a vocês a chance de evitar isso [o massacre]. Vocês têm 24 horas para cancelar a conversa com a Sarkeesian". A pesquisadora acredita que a ameaça veio da algum afiliado à GamerGate, movimento responsÁvel por vÁrios ataques às figuras públicas da indústria de games, principalmente mulheres.

Vale lembrar que Anita Sarkeesian jÁ recebeu ameaças de morte e abuso sexual, que fizeram com que ela tivesse que morar por um tempo na casa de amigos; e ela jÁ foi vítima de outra ameaça de atentado durante a GDC Awards desse ano, no qual ela ganhou o prêmio de embaixadora graças à sua série de vídeos.

Via PC Gamer

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

O novo visual do Xbox Serie X