Anúncios no Youtube infectam mais de 100 mil usuários com malware

Aproximadamente 100 mil usuÁrios do Youtube foram atingidos por um malware que chegava aos computadores através dos anúncios da plataforma de vídeo. O vírus não estava no próprio site de compartilhamento de vídeos; o exploit kit, pacote feito para roubar dados ou tomar controle de softwares, ficava nos sites para onde a vítima era redirecionada ao clicar nas propagandas. O pacote usado nesse ataque se chama Sweet Orange, e tinha como alvo o Internet Explorer, Java e Flash.

 O site Trendmicro monitorou os ataques nos últimos trinta dias e constatou que 95% dos usuÁrios atingidos são dos Estados Unidos. Um dos vídeos com anúncio comprometido era de uma gravadora americana, e tinha mais de 11 milhões de visualizações. Os cyber criminosos tinham um esquema para fazer o processo não parecer suspeito.  Ao clicar na propaganda, o usuÁrio era levado a um site do governo polonês, depois redirecionado para um domínio na Holanda e  ai sim chegava ao servidor onde o malware estava hospedado. 

Os usuÁrios do Internet Explorer que mantem o software atualizado não precisam se preocupar. A Microsoft lançou em maio de 2013 uma atualização de segurança contra o Sweet Orange.  É recomendado para quem usa os softwares Adobe e Java atualizar os programas ou aplicar as atualizações bÁsicas de segurança. 

Via: Trendmicro

  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?