VESA divulga as especificações do padrão DisplayPort 1.3

O bom e velho e grauito DisplayPort 

A Video Electronics Standards Association (VESA) anunciou as características da futura geração do DisplayPort, a 1.3. Este update traz novidades importantes comparado ao padrão DisplayPort 1.2a, o mais recente até o momento. A largura de banda mÁxima foi ampliada para 32.4Gbps, com cada linha sendo capaz de entregar 8.1 Gbps, algo que representa um aumento de 50% em relação à geração passado.

O novo padrão chega trazendo a compatibilidade com vídeos de alta resolução. Da banda total, 25.95 Gbps podem ser usados para vídeo sem compressão, o que torna possível o uso de monitores com resolução 5K (5120 x 2880) com apenas um cabo DisplayPort 1.3. O padrão também poderÁ transmitir através de uma conexão a resolusão UHD em dois monitores simultaneamente, com o uso da tecnologia VESA Coordinated Video Timing.

As  quatro linhas do DisplayPort são multifuncionais, sendo que podem ser coordenados múltiplos dispositivos através de uma conexão. Como exemplo, a VESA afirmou que serÁ possível conectar um monitor UHD (3840 x 2160) operando em 60hz ocupando duas linhas e, com as duas linhas restantes, realizar transferências de dados nos padrões USB 3.0 ou Thunderbolt, por exemplo.

O padrão DisplayPort pode ser conectado, através de adaptadores, com outros padrões como HDMI, VGA e DVI. O DisplayPort é um padrão aberto e seu uso é gratuito, diferente do formato proprietÁrio e pago HDMI que, apesar desta característica, é mais popular.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

O gameplay de Marvel’s Avengers mudou sua primeira impressão do jogo?