Senhas de 5 milhões de usuários do Gmail foram vazadas na internet

Se você não tinha planos para hoje, plena quarta-feira, o Gmail jÁ te deu um: trocar a  sua senha o mais rÁpido possível. Um membro do fórum Russian Bitcoin postou cerca de 5 milhões de passwords do Gmail, alegando ainda que 60% deles estão funcionando, ou seja, abrindo a sua caixa de entrada. Não hÁ nenhuma informação sobre como esse usuÁrio conseguiu esses dados.

Os administradores do fórum jÁ tiraram as senhas do ar, mas nada impede que elas estejam postadas em outro lugar da internet. Para verificar se a sua senha foi divulgada na internet, entre no site IsLeaked e coloque seu endereço de email. 

O Google jÁ se pronunciou sobre o assunto, dizendo que os dados podem ser resultados de um longo período de hackeamento para roubar senhas de usuÁrios individuais. Eles alegam que o Gmail não foi invadido de nenhuma maneira nos últimos anos e que muitos desses dados vazados são muito velhos. 

Esse fato é um tanto quanto irônico, jÁ que, hÁ poucas semanas, foi divulgado o plano do Google e do Yahoo de criar um sistema de emails impossível de ser descriptografado: não haverÁ nenhum servidor arquivando dados como usernames e senhas; o seu próprio sistema guardarÁ esse tipo de dados.

Via Engadget e Galileu

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?