O que é a tecnologia Dura Write?

DuraWrite - também chamada de Data Reduction - é a arquitetura de SSDs designada para aumentar o desempenho de troca de dados e também a vida útil do dispositivo. Incorporada nos controladores SandForce das unidades de estado sólido da HyperX, essa tecnologia compacta os dados gravados para armazenamento NAND Flash.

Essa compressão diminui a quantidade de dados que a unidade precisa transferir, reduzindo o trabalho do SSD. Os arquivos compressados têm seu espaço em bytes reduzido, fazendo com que o SSD consiga gravar mais dados. Além disso, essa arquitetura libera espaço adicional (também chamados de Dynamic OP):

Além de aumentar o desempenho e a vida útil do SSD, essa tecnologia também diminui o consumo de energia, a temperatura e, consequentemente, a necessidade de um resfriamento maior. 

De acordo com a LSI, produtora dos controladores SandForce, a maioria dos arquivos é compactÁvel. Veja na tabela abaixo a porcentagem de "compactabilidade" por meio da DuraWrite de alguns tipos de arquivos:


Quanto menor a porcentagem, maior a compactabilidade do arquivo;
ou seja, arquivos .html são os mais compactÁveis

Vale lembrar que os SSDs da HyperX apresentam também outras tecnologia que aumentam a vida útil das unidades, como o recurso TRIM, que impede que o sistema delete arquivos antes de usar outros espaços disponíveis no SSD; o algoritmo block picking, que garante que os blocos individuais de "memória flash" sejam consumidos de forma equilibrada; e também os atributos SMART, que avaliam a saúde da unidade de estado sólido e avisam ao usuÁrio de sua falha iminente.

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?