Para que serve a função nivelamento de desgaste nos SSDs?

A ferramenta wear leveling - traduzida para nivelamento de desgaste - é uma tecnologia, apresentada nos SSDs e em alguns pendrives, que ajuda a prolongar a vida útil do drive. Essa função, na maioria das vezes, é controlada pelo flash controller, que usa um algoritmo para determinar qual bloco serÁ usado para armazenar os dados.

Existem dois tipos de nivelamento de desgaste: o estÁtico e o dinâmico. O nivelamento de desgaste estÁtico diminui um pouco o desempenho do drive, mas é mais eficiente em prolongar a sua vida útil. JÁ o nivelamento de desgaste dinâmico não afeta na velocidade de leitura e gravação, porém não é tão eficiente no aumento da vida útil quanto o estÁtico.

Mas como o nivelamento de desgaste funciona? O controlador flash da unidade verifica os blocos vazios que foram menos escritos - ou seja, sofreram menos desgaste - e os utiliza para novas gravações de dados. Um mesmo bloco pode ser gravado vÁrias vezes até falhar. O nivelamento de desgaste, portanto, serve para garantir que o mesmo bloco não seja apagado repetidamente, enquanto outros não forem utilizados, aumentando a vida útil do conjunto de blocos.

Para conhecer mais tecnologias que ajudam a manter o SSD funcionando sem nenhum problema, especificamente os da HyperX, acesse o artigo que desmistifica o rumor de que essas unidades de estado sólido possuem limite de regravações.

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?