Intel Haswell-E Core i7 5820k terá 28 linhas PCIe 3.0

Suposta imagem de processadores Haswell-E

 

Com os rumores indicando o lançamento do chipset X99 da Intel para a sexta da semana que vem (29/08), começam a sair detalhes técnicos sobre as placas-mãe voltadas aos processadores Haswell-E. De acordo com informações vazadas, o processador Core i7-5820 terÁ apenas 28 linhas PCIe 3.0, enquanto os mais robustos i7-5930K e i7-5960X virão com 40 trilhas.

Como falamos de uma plataforma entusiasta, os mais preciosistas com especificações podem não simpatizar com as 28 trilhas disponíveis, pois podem criar um gargalo para múltiplas placas de vídeo, jÁ que os gamers estarão limitados nas configurações possíveis de slots. Em termos gerais, porém, é pouco provÁvel que isto vÁ atrapalhar seu SLI ou CrossFire.

A polêmica começa com o motivo da limitação: hÁ palpites que se as especificações divulgadas forem mesmo as dos processadores, as configurações do i7-5930K e i7-5820K são bastante próximas, e uma das poucas diferenças seria justamente o número de trilhas PCIe disponíveis. De acordo com os rumores, a diferença de preço serÁ grande entre os dois modelos (US$ 323 e US$ 632), logo esta limitação pode tornar o 5930X em um produto pouco interessante.

O jeito é esperar pelo lançamento oficial das placas-mãe X99 e processadores Haswell-E, para com as especificações oficiais, ver como tudo vai ficar. 

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O novo visual do Xbox Serie X