Cabo lightning do iPhone 6 pode ter plug USB reversível que conecta em qualquer posição

É possível que usuÁrios do próximo iPhone não passem por um dos maiores problemas da humanidade: acertar o lado do conector USB na hora de ligÁ-lo ao computador. De acordo com o blogger australiano Sonny Dickson, que possui uma certa credibilidade em relação a assuntos envolvendo a Apple, o iPhone 6 terÁ cabo lightning com USB reversível, que vai conectar de qualquer forma. Assim, ambos os lados passariam a ser reversíveis, jÁ que o lightning atual jÁ permite conectar ao iPhone ou iPad em qualquer orientação.

Dickson divulgou a informação em seu twitter, com uma imagem do novo cabo. Ela nos leva a crer que seja verídica porque o lightning da foto condiz com uma patente de USB reversível registrada pela Apple em julho deste ano.

Novo padrão USB

O design reversível é uma das características do novo padrão USB que, de acordo com o USB 3.0 Promoter Group, jÁ estÁ pronto para ser fabricado em massa. Chamado "USB tipo-C", traz uma série de melhorias sobre o atual padrão USB 3.0. Além de solucionar o problema da posição correta, a nova conexão entrega mais velocidade de transferência, com limite teórico de até 10Gbps, suficiente para transferir um DVD em aproximadamente 4 segundos.

O novo USB também é capaz de alimentar com mais energia os periféricos ligados neste padrão. Enquanto a maioria dos conectores utilizados atualmente estão limitados a 1 ampere, o tipo-C serÁ capaz de alimentar 3 amperes, o que reduzirÁ o tempo necessÁrio para recarregar dispositivos através deste cabo, como smartphones. Outros dispositivos também poderão receber mais energia, com a possibilidade de alimentar periféricos com até 100W.

O "Tipo C" trarÁ um formato compacto semelhante ao visto nos conectores USB 2.0 Micro-B, o mais popular entre smartphones. Desta forma ele estÁ pronto para equipar dispositivos portÁteis e ultrafinos.

Porém, nem tudo é perfeito com o novo formato do USB. Diferente da maioria dos formatos utilizados até hoje, este não é retrocompatível com padrões anteriores. Apesar de ser possível ligar cabos do "Tipo C" com conexões USB em outros formatos, serÁ preciso o uso de adaptadores, por conta do tamanho diferente.

Embora possua o mesmo design, não estÁ confirmado se o lightning reversível terÁ as demais características da nova geração USB.

Via Mashable.

  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?