Veja as diferenças de desempenho entre memórias em Single e Dual-channel e APU com vídeo integrado

A linha de memórias Predator da HyperX foram designadas especificamente para atingir grandes velocidades. Com módulos de 4GB e 8GB  (disponíveis em kits de 8GB e 16GB) e frequências que chegam até 2.800MHz, as memórias DDR3 Predator fornecem um ótimo boost de performance para os sistemas.

Fizemos alguns testes com dois jogos e um aplicativo, utilizando uma plataforma baseada em AMD Kaveri com placa-mãe Gigabyte A88X Sniper, processador A10-7850K e vídeo integrado Radeon R7. O sistema operacional é o Windows 8.1 64 Bits. Para os testes, utilizamos as memórias HyperX Predator de 2133MHz em Single e Dual Channel.

Vale lembrar que não utilizamos uma placa de vídeo dedicada e sim o vídeo onboard do A10-7850K, para ver a diferença significativa nos resultados dos testes que utilizam bastante esse tipo de solução grÁfica.

3DMark
O 3DMark é um dos principais aplicativos para testes de desempenho, sendo usado por milhões de usuÁrios gamers e overclockers a fim de descobrir o desempenho de seus sistemas. Abaixo, vemos que o sistema equipado com dual channel de memórias tem 45% a mais de desempenho que o sistema com um único canal.


Bioshock Infinite
Game no estilo FPS desenvolvido pela Irrational Games, baseado em DirectX 11. Podemos perceber que o jogo roda com vídeo integrado de forma satisfatória, especialmente quando rodando em Dual Channel (ganho 63% a mais do que um sistema com Single Channel).

GRID 2
Baseado em DirectX 11, esse game de corrida produzido e distribuído pela Codemasters Racing, é um bom exemplo de jogo que roda bem com o vídeo integrado sem grande perda da qualidade. Podemos ver abaixo que, nesse caso, a diferença na quantidade de channels é ainda maior. 

Conclusão 
Como confirmado pelos testes, ficou claro que utilizar dois módulos de 4GB em dual channel melhora muito mais o desempenho do que apenas um módulo de 8GB. Isso acontece porque a tecnologia dual channel consegue gerenciar de forma muito mais rÁpida o trÁfego de informações em dois canais; ao contrÁrio do single channel, que tem a limitação de um único canal para o trÁfego de dados.

Optar por utilizar memórias em dual channel causa um efeito muito superior à capacidade do single channel. Isso vale para a taxa de FPS em games que usem o vídeo integrado de soluções como a APU AMD A10-7850K e outras da linha Kaveri.Sendo assim, se você estiver pensando em montar uma mÁquina equipada com vídeo integrado, prefira comprar módulos de memória HyperX em dual channel. 

É importante destacar ainda que, caso você tenha dois módulos de mesma capacidade instalados no sistema, e o mesmo não acuse que elas estejam trabalhando em dual channel, pode ser que os mesmos estejam instalados de forma errada à placa-mãe. Para resolver este problema, basta conferir o manual da placa e seguir a sequência indicada pelo fabricante.

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

O novo visual do Xbox Serie X