Ford Europa vai lançar tecnologia de faróis "full LED" com claridade similar à luz do dia


Novo Mondeo serÁ o primeiro a vir com a nova tecnologia de faróis.

A Ford Europa vai lançar uma nova tecnologia de faróis, chamada "full LED", com claridade similar à luz do dia para tornar as viagens noturnas mais seguras. Ela reforça o sistema de faróis adaptativos da empresa, que ajusta o ângulo e a intensidade da luz de acordo com as condições em que o veículo trafega.

Os novos faróis de LED vão equipar o Novo Mondeo no continente europeu. A empresa diz que eles são bem menores que as lâmpadas tradicionais, dando aos designers mais flexibilidade na criação da forma dos faróis. Assim, além de produzir uma iluminação mais funcional, mudam também a aparência do carro.

Devido ao seu diâmetro reduzido, os LEDs podem formar padrões e serem controlados individualmente para criar efeitos especiais de iluminação, como, por exemplo, uma série de luzes indicadoras laranja que piscam em sequência. Por produzir muito menos calor que as lâmpadas convencionais, eles também permitem o uso de componentes e lentes internas de plÁstico, mais fÁceis de moldar para atender o design moderno.

A tendência é que a nova tecnologia seja introduzida em outros veículos da marca e ela também abre campo para outras inovações no futuro. Com o seu avanço, os designers poderão usar mais cores, ou mesmo gradações de cor no desenho da luz.

O sistema de faróis avalia a luz ambiente em torno do veículo e os objetos à frente na pista e, em seguida, ajusta o ângulo e a intensidade do facho dependendo da velocidade, ângulo de direção do veículo, distância dos objetos adiante e uso de equipamentos como limpador de para-brisa, piscas e faróis de neblina.

Sistema adaptativo
Em alta velocidade na estrada, por exemplo, os faróis são levantados para projetar um facho mais longo e reto, aumentando a visibilidade à frente. Na cidade, onde as velocidades são mais baixas e a iluminação pública mais intensa, o facho é espalhado para baixo para iluminar melhor a rua imediatamente à frente. Nas curvas em baixa velocidade, o sistema projeta um facho na lateral da pista para tornar os ciclistas e pedestres mais visíveis. Nas curvas em velocidade mais alta, o sistema direciona a luz para o lado da curva e amplia o seu alcance.

HÁ também um padrão de iluminação para clima adverso, quando os limpadores do para-brisa estão acionados e o farol de neblina desligado, projetando um facho mais largo e de menor alcance.

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  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

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