Versão desktop do Intel Braswell (14nm) chegará com 2 e 4 núcleos

De acordo com rumores que estão circulando pela web, a versão para desktop da futura geração de processadores para os segmentos portÁteis da Intel, a Braswell, deverÁ chegar ao mercado com opções dual core e quad core. 

Para quem não sabe, trata-se de um SoC (System-on-Chip) com encapsulamento BGA, com dimensão de apenas 25x27mm. 

Voltado para dispositivos com formatos compactos, tais como  HTPCs e PCs AIO (All-in-One), especula-se que a versão com 4 núcleos do Braswell seja batizado de Pentium, enquanto que a de 2 núcleos, Celeron. Caso a informação se confirme, a linha Atom deverÁ ficar restrita aos dispositivos ultraportÁteis, tais como smartphones e tablets.

Um dos destaques da geração Braswell estÁ na baixa dissipação térmica (a versão desktop tem TDP de 10W), graças, sobretudo, à litografia refinada em 14nm. 

Baseado na arquitetura Intel Airmont, o chipset suporta dois canais de memória DDR3L de 1600 MHz e SATA 3.0, além de 4 portas integradas USB 3.0, uma USB 2.0 port, conexão  PCI Express 2.0 x4 @ 5 GT/s, placa de rede integrada 10/100 e 1000 Mbit, aúdio SMI, LPC e suporte a Bus SM.

Na parte grÁfica, o Braswell tem GPU integrada com 16 unidades de execução (EUs - o equivalente a CUDA Cores nas GeForces e Stream Processors nas Radeons) com suporte ao DirectX 11, sendo possível utilizar 3 monitores simultaneamente com resolução de até 2560x1600.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O novo visual do Xbox Serie X