O que é XMP e para que ele serve?

XMP é a abreviação de Extreme Memory Profile, uma operação criada pela Intel para facilitar o overclocking das memórias DDR3 através de uma alteração na BIOS da placa-mãe do computador. Com esse recurso, o usuÁrio não precisa entrar nas configurações da memória e ajustar manualmente: com o XMP, o sistema trabalha no desempenho mÁximo automaticamente.

Para realizar essa operação é só ligar o sistema, entrar na BIOS, carregar os perfis XMP predefinidos e reiniciar o computador. Quando o sistema estiver ligado normalmente, a memória estarÁ funcionando com os timings de overclock. Lembrando que a placa mãe deve ser compatível com o recurso XMP.

Memórias com a funcionalidade XMP ainda podem ser usadas em outras CPUs sem suporte XMP e sem perda de performance. O único problema é que o overclock deverÁ ser manual.

Para aqueles que não possuem uma placa-mãe compatível ou que não conseguem realizar o overclock manualmente, a HyperX também oferece memórias Plug & Play (PnP), como as memórias HyperX Fury: basta instalar a memória no sistema que ela irÁ operar na velocidade mÁxima sem aumentar a tensão. 

AnÁlise das memórias HyperX Fury

  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

O novo visual do Xbox Serie X