Anatel determina regras para convivência entre 4G e TV Digital na faixa de 700 MHz


Em fevereiro de 2014, a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET) alertou para a possibilidade do sinal de internet 4G causar interferência na TV aberta digital, jÁ que os 2 serviços dividirão a faixa de frequência de 700 MHz. Independente disso, mês que vem deverÁ ocorrer o leilão dessa faixa para empresas de internet móvel. Por isso, a Anatel publicou hoje as regras de convivência entre os 2 serviços no espectro de 700MHz.

"O regulamento de convivência entre os dois serviços é uma pedra essencial na construção do edital de 700 MHz", diz Marcelo Bechara, conselheiro da Anatel. "A interferência é uma possibilidade, e o regulamento traz um leque de opções para mitigÁ-la. Temos os instrumentos necessÁrios para dar segurança aos dois setores".

Para evitar interferências, o processo ocorrerÁ assim: canais de TV aberta que estão acima do número 52, terão de ser realocados para o número 51 ou menor. Após a faixa de número 51, haverÁ 5 MHz de "banda de guarda" e mais 5 MHz para comunicações de segurança pública. É apenas acima desta última faixa que ficarÁ o sinal de internet 4G.

Testes da Anatel realizados anteriormente haviam detectados algumas ocorrências de interferência entre os sinais de 4G e de TV digital, quando estes dividiam o espectro de 700 MHz. Para evitar isso, as regras publicadas hoje determinam uma distância mínima entre antenas transmissoras e aparelhos receptores, alterações nessas antenas, mudança na potência dos sinais emitidos e a instalação de filtros nos aparelhos – algo que jÁ era sugerido pela SET lÁ em fevereiro. Via Terra e DiÁrio de Pernambuco.

Assuntos
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?