Intel leva inovação automotiva para a quinta marcha

Para acelerar a inovação rumo aos futuros veículos autônomos, a Intel Corporation anunciou hoje a disponibilidade da família de produtos de hardware e software chamada Intel In-Vehicle Solutions, bem como investimentos adicionais e avançadas pesquisas tecnológicas voltadas para ajudar o carro a evoluir e se informar melhor para ajudar o motorista e, eventualmente, assumir o controle.

O Grupo Internet das Coisas da Intel obteve uma receita de US$ 482 milhões no primeiro trimestre, uma alta de 32% ano a ano, estimulada pela forte demanda para os sistemas de infotretenimento veicular (IVI, na sigla em inglês). A Intel acredita que a tecnologia que equipara com o futuro da condução estÁ evoluindo rapidamente, e por meio de pesquisas, investimentos e novos produtos, ela pode ajudar a indústria a definir o futuro das experiências de condução e levÁ-las ao mercado mais rapidamente.

"Para fortalecer ainda mais a parceria tecnológica da Intel com a indústria automotiva e preparÁ-la para o futuro, estamos combinando toda nossa experiência em eletrônicos de consumo e TI empresarial com investimentos automotivos holísticos abrangendo desenvolvimento de produtos, parcerias com a indústria e esforços para pesquisas inovadoras", disse Doug Davis, vice-presidente corporativo do Grupo para a Internet das Coisas da Intel. "Nosso objetivo é estimular a evolução dos recursos convenientes disponíveis atualmente nos carros para melhorar os recursos de segurança do futuro e, eventualmente, as capacidades de autocondução".

Intel lança plataforma de soluções veiculares

A Intel In-Vehicle Solutions é uma família de produtos de hardware e software projetada para habilitar as montadoras e seus fornecedores a oferecerem de forma mais rÁpida e fÁcil as experiências veiculares que os consumidores desejam, ao mesmo tempo em que reduz o custo de desenvolvimento deles. A família de produtos inclui uma gama de módulos computacionais, um pacote de software integrado contendo sistema operacional, mais middleware e kits de desenvolvimento.

A Intel espera que a sua estratégia de plataforma padronizada baseada em hardware e software integrados e validados reduza o tempo de desenvolvimento de soluções de infotretenimento em mais de 12 meses, além de reduzir os custos em até 50%, permitindo assim que as montadoras apliquem seus recursos de engenharia para inovações tecnológicas e melhores experiências dentro do carro.

Os primeiros produtos disponíveis foram projetados para sistemas IVI com capacidades avançadas para ajudar o motorista, com os futuros produtos voltados para experiências avançadas de condução, como os carros autônomos ou com autocondução.

A Intel estimula a pesquisa tecnológica automotiva


A pesquisa automotiva desenvolvida pelos pesquisadores da Intel sobre como a tecnologia possibilitarÁ novas experiências, nas quais os carros que possuímos saberão quem somos e se adaptarão a nós, pretende reduzir o trabalho do motorista e nos ajudar a chegar a nossos destinos de forma mais segura e eficiente.

O novo Projeto de Pesquisa da Experiência Pessoal no Veículo procura compreender o lado da diversão e do aborrecimento que as pessoas experimentam quando usam seus carros. Ele busca descobrir o que as pessoas desejam de seus carros e como eles podem ser mais adaptÁveis, previsíveis e interativos com os motoristas e os arredores.

A Intel também entende que a segurança é primordial para o futuro dos carros. O Projeto de Pesquisa Protegendo o Meu Carro Conectado da Intel estÁ trabalhando para compreender os desafios e o cenÁrio de ameaças do carro conectado. O projeto demonstra a vulnerabilidade potencial do sistema telemÁtico do carro e demonstra como a proteção da memória pode defender os principais software e hardwares do veículo. Esta tecnologia pode, posteriormente, ser pareada com a tecnologia da lista segura da McAfee da Intel Security para proteger totalmente o carro conectado.

Os especialistas da Intel estão trabalhando em uma variedade de projetos de pesquisa que buscam tornar as estradas mais seguras, além de coletar dados sobre a maneira mais segura e intuitiva para os motoristas interagirem com seus veículos. Sensores avançados, computação e dados interconectados revolucionarão a maneira como as pessoas trabalham e se conectam umas com as outras.

A Intel investe no segmento automotivo

Em 2012, a Intel criou o Fundo de US$ 100 milhões da Intel Capital para o Carro Conectado a fim de acelerar a transição da indústria automotiva para a conectividade perfeita entre o veículo e os dispositivos eletrônicos de consumo, bem como novas tecnologias de condução que possibilitarão as futuras capacidades de condução autônoma. Os mais recentes investimentos do fundo da Intel foram na ZMP, desenvolvedora de plataforma de condução autônoma e carros conectados a sensores, radares e câmeras, o que serÁ fundamental para o futuro dos carros.

Outros investimentos automotivos feitos pela Intel Capital incluem a CloudMate, provedora de agregação de dados e da conectividade em nuvem necessÁria para as futuras soluções IVI; a Mocana, que oferece segurança para a plataforma IVI com uma solução de escudo para apps móveis; e a Tobii Technology, que aplica a tecnologia de computação perceptiva para melhorar os aplicativos de ajuda para o motorista.

Colaboração com o ecossistema automotivo


 A demanda dos consumidores estÁ redefinindo a cadeia de fornecimento automotivo e as montadoras precisam acompanhar o ritmo da inovação tecnológica. A Intel estÁ investindo para garantir que a tecnologia esteja disponível para fornecer as experiências veiculares que os consumidores desejam hoje, bem como para ajudar o carro a evoluir para melhor informar, ajudar e, eventualmente, assumir o controle.

Para esta finalidade, a Intel anunciou que trabalharÁ com a sua subsidiÁria WindRiver, bem como com a Green Hills Software, a Mobica, a Symphony Teleca, a QNX e a XSe para oferecer soluções e serviços às montadoras que adotarem a Intel In-Vehicle Solutions para assegurar que elas possam fornecer soluções personalizadas rapidamente.

A Intel continua a se alinhar com as montadoras em diversos esforços de pesquisa e desenvolvimento e a tecnologia da Intel é usada no Sistema de Navegação Profissional da BMW para todos os seus modelos de veículos, no sistema de infotretenimento Infiniti InTouch do Infiniti Q50 e no sistema de Informação para Motoristas do novo Hyundai Genesis 2015.

Assuntos
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O novo visual do Xbox Serie X