Nikon apresenta sua nova DSLR full-frame, a D810, que chegará em breve ao Brasil

Hoje a Nikon anunciou a D810, nova DSLR voltada para fotógrafos e cinegrafistas profissionais. A D810 possui um novo sensor de formato FX (full-frame) de 36.3 megapixels, sem filtro ótico passa-baixa (OLPF), para resolução extraordinÁria e excelente alcance dinâmico. Reforçada pelo processador de imagens da Nikon, EXPEED 4, a câmera possui resposta e desempenho aprimorados para diversas Áreas, como a fotogrÁfica, cinematogrÁfica e transmissões. Ideal para registrar paisagens, casamentos e desfiles de moda, ou para filmar documentÁrios e vídeos, esta DSLR oferece mÁxima versatilidade e capacidade.

No centro da D810 estÁ o novo sensor CMOS de formato FX de 36.3 megapixels (resolução de 7360 x 4912), que permite aos fotógrafos usar os benefícios da alta resolução, com ricas tonalidades e amplo alcance dinâmico (HDR). Esta resolução super alta dÁ aos profissionais o poder de capturar com nitidez espetacular, possibilitando impressões maiores ou cortes menores com mais confiança. O filtro OLPF foi removido para maximizar o potencial de cada pixel, garantindo resolução e nitidez excepcionais, e produzindo imagens com detalhes únicos e fidelidade impressionante.

A qualidade de imagem se beneficia ainda mais da aplicação do exclusivo processador de imagens da Nikon, EXPEED 4, que também fornece melhorias ao desempenho geral, enquanto suprime, por exemplo, cores "falsas" e moiré. Ao fotografar em campo ou em estúdio, serÁ possível notar a diferença na capacidade de criar imagens com clareza, alcance dinâmico expandido e alta precisão do balanço de brancos. Adicionalmente, o EXPEED 4 intensifica o desempenho da redução de ruídos e ajuda a alcançar uma ampla gama de ISO, de 64 à 12.800, para aperfeiçoar a captura de imagens com ruído mínimo em vÁrias condições de iluminação. A gama de ISO também é expansível de 32 (Lo-1) a 51.200 (Hi-2), que permite ao fotógrafo obter mÁxima fidelidade de reprodução na iluminação de estúdio e capturar com confiança em uma festa de casamento à meia-luz, por exemplo, e em outras ocasiões, mesmo com iluminações desafiadoras.

A Nikon também implantou inúmeros novos recursos para melhorar a qualidade de imagem obtida por todos os tipos de fotógrafos. O Sistema Avançado de Reconhecimento de Cena da Nikon através da Fotometria por Matriz de Cores 3D III com 91.000 pixels fornece exposições equilibradas, até em cenas difíceis. O sistema analisa cada cena para reconhecer fatores como cor, brilho e rostos com precisão, determinando o tipo de situação que estÁ sendo fotografada, e compara todos os dados usando um banco de imagem para ajustar a exposição, AF, balanço de brancos automÁtico, controle de flash i-TTL e melhor localização do objeto.

Outro progresso na qualidade de imagem da D810: uma configuração "Claridade" foi adicionada aos parâmetros de ajustes disponíveis em Picture Control, que ajusta tons médios para dar mais nitidez aos detalhes de uma imagem. Para ajudar a preservar a maior quantidade de detalhes em sombras e destaques, o novo Perfil "Opaco" de Picture Control também estÁ disponível. Este perfil permite que tanto fotógrafos quanto cinegrafistas possam atingir uma ampla variedade de tons em suas câmeras para maior flexibilidade no processamento posterior. E, para maior customização dos controles de imagem, agora os usuÁrios podem ajustÁ-los em intervalos de 0,25 pontos para nível mÁximo de customização de cores, saturação e brilho. Adicionalmente, a D810 emprega uma nova opção de fotometria com Medição Ponderada de Realces, que detecta o brilho em uma cena e determina a melhor exposição, prevenindo pontos muito claros, o que é ideal para capturar palcos e performances.

Recursos de vídeo adequados para produção
A D810 tem poderosos recursos de vídeo, tornando-a uma ferramenta para qualquer ambiente de produção. Seja para maior controle manual em aplicações profissionais de vídeo ou portabilidade e opções de lentes para filmagens, a câmera fornece uma verdadeira experiência cinematogrÁfica com uma ampla gama de recursos feitos para profissionais, como:
  • Gravação de vídeo Full HD 1920 x 1080 em vÁrias taxas de quadro, incluindo 60/30/24p.
  • VersÁteis modos de corte: os modos FX e corte DX dão aos usuÁrios de telefoto um impulso a mais quando necessÁrio, um recurso muito popular entre os operadores de câmera por causa da flexibilidade que ele confere no set de filmagem.
  • Perfil de Picture Control "Opaco": este perfil de cores neutras é ideal para vídeos e permite flexibilidade mÁxima ao usuÁrio na pós-produção.
  • Saída HDMI: a D810 pode transmitir vídeos digitais descomprimidos para um gravador externo por HDMI, enquanto exibe, simultaneamente, o vídeo no monitor LCD da câmera e em um monitor LCD externo. Operadores podem ainda gravar tanto para um cartão de memória interno (comprimido) quanto a gravadores externos (descomprimido) ao mesmo tempo.
  • Suaves lapsos de tempo na câmera e temporizador de intervalo: assim como a Nikon D4S, a D810 usa uma configuração de auto-exposição para criar fotos suaves e transições de tons para resultados profissionais com disparos em time lapse (intervalo de tempo). 
  • Controle de Áudio: a D810 possui um microfone estéreo embutido e uma saída para que microfones externos, como o Nikon ME-1, também possam ser acoplados. Adicionalmente, registros de frequências de voz e frequências amplas também estão disponíveis na captura de Áudio.
  • ISO expandido para vídeo: a variação de ISO é expandida para vídeos, abrangendo de um claro ISO 64 ao versÁtil 12.800. A função de ISO AutomÁtico também é disponibilizada durante a gravação para adaptar a fotografia conforme as mudanças da luz, o que pode eliminar a necessidade de ajustar a abertura (no modo manual, ISO 200- 51.200).
  • Listras Preto e Branco:  um padrão zebrado pode ser exibido durante a Exibição ao Vivo (Live View), facilitando a visualização de Áreas superexpostas.
  • Medição Ponderada de Realces: esta nova configuração ajuda a prevenir Áreas muito claras no vídeo. Isso é especialmente útil ao capturar performances teatrais com o foco de luz pontual ou para fotos com um forte ponto de luz.
  • Controle manual total: com a inovadora configuração de Abertura Eletrônica, é fÁcil e rÁpido ajustar a exposição e profundidade do campo ao mesmo tempo em que armazena em um gravador externo ou em um cartão SD/CF. No modo manual, os usuÁrios podem também controlar a velocidade do obturador e o ISO ao gravar.  Além disso, o balanço de brancos e a compensação de exposição podem ser ajustados antes da gravação.
  • AF Constante: o AF em Exibição ao Vivo foi aprimorado e agora possui um AF Constante mais rÁpido (modo AF-F).
  • Lentes NIKKOR: cinegrafistas e cineastas podem contar com mais de 80 lentes NIKKOR, muitas das quais são escolhas populares para aplicações cinematogrÁficas devido a suas brilhantes qualidades óticas, além de vÁrias outras características marcantes.
Precisão e velocidade

A D810 reproduz cada detalhe ou nuance com clareza usando o aprimorado módulo de sensor Multi-Cam 3500-FX AF, com novos algoritmos de AF para maior precisão, mesmo em situações de luz adversas. O sistema de foco também possui 15 sensores AF cruzados, que confere mais precisão, funcionando com o Sistema Avançado de Reconhecimento de Cena a fim de fornecer detecção de rostos exata, mesmo através do visor ótico. A câmera também utiliza 11 sensores cruzados, totalmente funcionais com lentes e teleconversores NIKKOR compatíveis (com valores de abertura até f/8), o que é especialmente útil para registros da vida selvagem. Além dos modos de rastreamento normais de rosto e objetos, a câmera também possui um novo modo de AF com Área de Grupo para maior precisão, mesmo no rastreamento de objetos.

A câmera promete resposta rÁpida e desempenho veloz graças à implementação do processador de imagens EXPEED 4, que permite um aumento de até 30% no desempenho, assim como uma velocidade de disparo maior e melhorias no consumo de energia. A D810 é capaz de disparar 5 quadros-por-segundo (qps) em resolução total e em 5:4, 6 qps em modos DX ou 1,2x, (15.4 megapixels e 25.1 megapixels, respectivamente), e 7 qps em modo DX (15.4 megapixels) com um pacote de bateria extra. Para versatilidade total no fluxo de trabalho, a nova D-SLR também fornece a opção de disparos em resolução total nos formatos 14-bits RAW/NEF ou no novo formato RAW Pequeno (RAW size S). Este formato de arquivo de 12-bits tem a metade da resolução e aproximadamente 1/4 do tamanho do arquivo RAW completo, conferindo maior flexibilidade para downloads mais rÁpidos ou para quando precisar de mais espaço de memória.

Refinamento nos controles e na construção

Para dias inteiros no estúdio a projetos prolongados em campo, a D810 foi projetada para oferecer conforto e operabilidade superiores. O visor com 100% de cobertura os dados do disparo são exibidos em um elemento monitor orgânico EL para maior visibilidade. O visor também possui um revestimento de prisma, proporcionando ainda mais clareza. Adicionalmente, a empunhadura foi refinada para o conforto e ergonomia, e o botão "i" foi acrescentado para acesso rÁpido às configurações dependentes de modo comum.


 

Tanto fotógrafos quanto cinegrafistas certamente perceberão os benefícios da nova alta resolução de 1.229.000 pontos da tela LCD de 3,2 pol., que facilita a checagem de foco, a reprodução de imagens ou a composição de cenas. O espaçamento de cores da tela LCD pode também ser totalmente customizado, um recurso útil para combinar as configurações de calibragem do monitor ou da impressora. Usando a tela LCD de alta resolução também é possível ativar a nova função de Zoom de Tela com Imagem Dividida. Este novo modo amplia dois pontos separados na mesma linha horizontal, facilitando a confirmação do nível e foco dos dois pontos: uma vantagem para fotógrafos arquitetônicos , industriais e de paisagem.

Dentro da durÁvel estrutura de liga de magnésio da D810 outras melhorias também foram feitas, incluindo o uso de um sequenciador de espelhos/unidade de equilíbrio redesenhada que minimiza a vibração ao fotografar para garantir mais nitidez durante disparos com vÁrios quadros. Além disso, a cortina frontal eletrônica agora pode atuar como um obturador eletrônico frontal quando usada com o visor ótico ou em Exibição ao Vivo, ajudando a atingir nitidez precisa ao fotografar paisagens ou o céu em fotos astronômicas com tempos longos de obturador. A unidade de obturador também foi testada para 200.000 ciclos, a fim de que o usuÁrio tenha anos de fotografias com a maior confiança. Para ainda maior durabilidade, o corpo da D810 foi completamente selado para resistir aos elementos, reforçando o papel da câmera em ambientes de produção extremos. 

Sistema de Base Superior
Para uma resolução extrema não é necessÁrio ajuste nas lentes, e as lentes NIKKOR são a escolha perfeita para complementar a D810. Com mais de 80 lentes de formato FX e DX disponíveis, as lentes NIKKOR oferecem o melhor em qualidade de imagem com mais nitidez e representação de cores. Para dar a uma cena uma iluminação criativa, a câmera possui flash embutido e é compatível com o renomado Sistema de Iluminação Criativa da Nikon (CSL), que inclui um modo de comando embutido para controlar flashes sem fio. A empunhadura com bateria MB-D12 também estÁ disponível para garantir maior aderência e mais tempo de bateria quando necessÁrio.

Para maior controle sem fio, a D810 é compatível com uma gama completa de sistemas remotos da Nikon, inclusive o novo sistema de controle remoto sem fio, com o WR-1 ativando a câmera remotamente. Esse sistema usa frequências de rÁdio ao invés de infravermelho, eliminando a necessidade de uma linha de visão para comunicação.

Novo software: Nikon Capture NX-D
Capture NX-D é o novo software da Nikon para processamento e ajuste de imagens RAW capturadas com as câmeras digitais Nikon. O Capture NX-D é um software gratuito, que vai substituir o atual programa Capture NX 2, e conta com melhorias na interface e no desempenho. Além de imagens RAW, o programa também pode ser usado para editar arquivos em JPEG e TIFF. Esse novo software serÁ compatível com vÁrias funções necessÁrias aos fotógrafos profissionais, incluindo processamento de imagens em série, filtros e interface do usuÁrio aprimorada com diversas opções de tela e paletas flutuantes, ideais para múltiplos monitores. Adicionalmente, os fotógrafos também poderão ajustar parâmetros, incluindo os de exposição e balanço de brancos em arquivos RAW, além de editar as curvas de tons, brilho, contraste e funções como correção de aberração cromÁtica lateral e vinhetas em arquivos JPEG e TIFF. O software também possui um novo formato "sidecar", que mantém e salva as alterações da imagem ajustada em um arquivo separado.

A Nikon também disponibilizarÁ o novo software Picture Control Utility 2 sem nenhum custo. Esse novo software permite que os usuÁrios criem perfis de Picture Control personalizados, que podem ser facilmente carregados na câmera.

A Nikon D810 estarÁ disponível no Brasil em breve.  O novo software Capture NX-D serÁ disponibilizado para download sem custos a partir de 15 de julho de 2014 nos seguintes idiomas: Japonês, Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Holandês, Sueco, Italiano, Chinês Simplificado, Chinês Tradicional e Coreano. Para informações, acesse www.nikon.com.br.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego colabora com a Adrenaline na produção de notícias e artigos na coluna "Vida Digital".

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?