Computador chinês Tianhe-2 é considerado o mais rápido do mundo pela terceira vez

O computador chinês Tianhe-2 foi considerado pela terceira vez o mais rÁpido do mundo na lista semestral do Top500. Instalado na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa, na China, o supercomputador deixou os concorrentes comendo poeira com uma velocidade de processamento de 33,86 petaflop/s, o que seria 33 trilhões de operações em ponto flutuante por segundo.

O segundo colocado é o computador Cray, dos Estados Unidos, que chega a um pouco mais da metade dessa velocidade. A lista não difere muito da divulgada seis meses atrÁs. A única novidade é outro computador da Cray. A empresa, aliÁs, possui 51 computadores na lista. A fabricante com maior número é a HP (182), seguida pela IBM (164).

Os Estados Unidos são os que possuem mais mÁquinas na lista, somando 233. A China, em segundo, possui 76. De acordo com a organização do ranking, o número de mÁquinas superpotentes estÁ "historicamente baixo".

Via Forbes.

Assuntos
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual foi o melhor ano para lançamentos de games?