Conheça as vantagens de um SSD para o público gamer


As vantagens de um SSD para o uso cotidiano são inegÁveis, mas surgem muitas dúvidas quando o assunto são os games. A principal melhoria proporcionada por uma unidade de estado sólido é a diminuição do tempo de loading, mas pouca gente sabe que um SSD também ajuda durante o próprio jogo, carregando texturas mais rapidamente e diminuindo a quantidade de travadas.

Durante a produção de um game, sua codificação ganha um "suporte" para o HDD, uma vez que ele não consegue carregar texturas tão rapidamente: os programadores utilizam um material filler, que é, basicamente, arquivos e texturas genéricos que são pré-carregadas em sua VRAM para substituir os dados caso seu drive não consiga providenciar a informação tão rapidamente.

Peguemos como exemplo um jogo de corrida: quando você estÁ dirigindo por uma pista cercada de Árvores, se seu HDD não tiver tanta rapidez, a vegetação serÁ apenas textura filler, com uma qualidade baixa e borrada com uma cor que substitua as Árvores. É como se um mesmo frame se repetisse durante toda a corrida.

O grÁfico abaixo mostra a diferença do uso do disco entre um SSD e um HDD. É possível perceber os pontos em que o usuÁrio que possui um HDD troca de cenÁrio e, portanto, faz com que texturas novas sejam carregadas:


JÁ com um SSD, isso não ocorre. Muitos produtores jÁ estão adicionando uma utilidade em seus jogos que detecta o uso de uma unidade de estado sólido e trata os dados de uma forma diferente e mais otimizada:
- Mais partículas e uma simulação melhor da física;
- Melhoria no Dynamic Range e no framebuffer;
- Melhoria nos detalhes das texturas, uma vez que não haverÁ mais essas texturas fillers;
- Uma geometria do cenÁrio com resolução maior;
- Animação mais suave, graças ao tempo maior que o SSD proporciona para carregar keyframes;
- Mais personagens na tela, jÁ que é possível colocar mais dados;  

Além da diminuição do tempo de carregamentos e da melhoria na textura dos games, uma unidade de estado sólido também possui vantagens físicas sobre os HDDs: consomem menos energia, são mais resistentes, não fazem barulho nem produzem calor (jÁ que não não mecânicos) e seu tempo de vida útil é bem alto, mesmo se for usado constantemente.

É verdade que os SSDs tem limite de regravações? 

Assuntos
  • Redator: Luiz Menezes

    Luiz Menezes

    Estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina desde o segundo semestre de 2012 e gamer desde 1999, quando teve a oportunidade de jogar "Adventure" no Atari (mesmo não passando nem da segunda fase). Hoje é estressado com o Xbox 360 e com os ADCs noobs que sempre feedam o Draven. Trabalha na Adrenaline por causa da paixão por games e porque precisa de dinheiro para comprar consoles novos.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?