PCIe 4.0 está a caminho; tecnologia dobrará largura de banda

As VGAs compatíveis com o PCI Express 3.0 mal se tornaram padrão no mercado, e o padrão de interconexão jÁ estÁ com os dias contados.

O PCI Special Interest Group (PCI SIG) – grupo responsÁvel pelo padrão PCIe – informou que pretende finalizar até final do ano as especificações para a próxima geração da tecnologia, o PCI Express 4.0.

Uma das principais novidades da nova interconexão serÁ o desempenho da largura de banda, que dobrarÁ em relação ao atual PCI Express 3.0, passando dos atuais 8GT/s para 16GT/s por pista.

Vale mencionar que a arquitetura do PCIe 4.0 é compatível com as gerações anteriores, desde o software para sincronizar a arquitetura, até as interfaces mecânicas. Em outras palavras, as VGAs PCIe 1.x, 2.x e 3.x funcionarão perfeitamente em uma placa mãe com o slot PCIe 4.0. Da mesma forma, as placas placas 3D PCIe 4.0 vão funcionar em mobos PCIe 1.x, 2.x e 3.x, mas neste caso, o desempenho ficarÁ limitado pelo padrão PCI Express da placa mãe.

Se as previsões da PCI SIG estiverem corretas, os primeiros equipamentos compatíveis com o PCIe 4.0 deverão chegar ao mercado em algum momento do próximo ano.

Assuntos
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O novo visual do Xbox Serie X