AMD mostra primeiro monitor que suporta tecnologia FreeSync


Durante a Computex 2014AMD estÁ demonstrando o primeiro protótipo de monitor com tecnologia FreeSync, que promete acabar com o tearing e as pequenas falhas e travadinhas causadas pelo v-sync. Ele é baseado num monitor compatível com o recurso, que jÁ estÁ disponível para venda, mas não a empresa revelou qual a marca nem o modelo.

Para fazer com que a tecnologia funcionasse, a AMD atualizou o firmware do monitor. Isso porque o FreeSync serÁ incorporado ao padrão DisplayPort 1.2, como uma extensão. "Isso prova o que temos dito sobre o FreeSync, que a tecnologia atual dos monitores é avançada o suficiente para suportar o recurso, sem a necessidade de um módulo feito por terceiros", defendeu um representante da AMD, em entrevista ao site Anand Tech, dando um leve provocada na Nvidia e seu G-sync. Mesmo assim, as fabricantes de monitores não devem liberar essas atualizações de firmware para o usuÁrio final, mas sim incorporÁ-las em seus modelos futuros. 

O monitor da demonstração roda com taxas de atualização que variam entre 40 Hz e 60 Hz, faixa menor que a que a AMD espera obter para os modelos finais, mas que serve para demonstrar a tecnologia. No vídeo abaixo, é possível conferir um pouco da tecnologia. Como o Youtube limita os vídeos a 30 fps, ele acaba não sendo uma representação perfeita do recurso, mas jÁ dÁ para ter uma ideia.

A tecnologia FreeSync é a resposta da AMD ao G-Sync, recurso da Nvidia que possui a mesma proposta, de eliminar o tearing e as falhas causadas pelo v-sync. Durante a BGS 2013, conversamos com Alexandre Ziebert, marketing técnico da Nvidia, e ele explicou essas falhas do v-sync, mesmo problema que a AMD busca acabar com o Freesync. Via Guru3D.

  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O novo visual do Xbox Serie X