iOS 8 é revelado oficialmente na WWDC 2014


Além do Mac OS X Yosemite, a Apple também mostrou na WWDC 2014 a nova versão do iOS, o sistema para dispositivos móveis da empresa. Seguindo o mesmo design do iOS 7, o iOS 8 vem com uma central de notificações mais inteligente que permite, por exemplo, responder uma mensagem por ali mesmo, sem entrar no app.

O serviço de buscas Spotlight também recebeu novidades, assim como no Yosemite. Ele permite buscar por apps, músicas no iTunes, filmes, restaurantes, notícias e mais. Mas um novo recurso bem vindo, principalmente porque jÁ vem em português, é o teclado que dÁ sugestões de palavras para completar suas frases enquanto estÁ digitando. Isso jÁ é feito, atualmente, pelo Android e Windows Phone, por exemplo. E mesmo assim, caso alguém não goste do novo teclado, terÁ, agora, a opção de instalar teclados de terceiros.

O aplicativo de mensagens nativo do sistema, o Messages, permite agora o envio de mensagens de voz através de um botão no lado direito, assim como o WhatsApp. Também é possível enviar vídeos e escolher se quer mantê-los na memória do celular ou não. Ele não salva automaticamente no smartphone. As mensagens de voz podem ser respondidas diretamente da tela de bloqueio. É só levar o iPhone até o rosto.

Confirmando alguns rumores, agora hÁ um aplicativo específico para monitorar a saúde do usuÁrio: o Health Kit. O vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa, Craig Federighi disse que através do app serÁ possível gerenciar atividades físicas e aplicativos de terceiros. Nele, vai ser possível salvar todas as informações e apps de saúde.

Outro app novo é o Family Sharing que Federighi comparou a notas de geladeira. O aplicativo permite enviar fotos, vídeos e músicas para outros membros da família, além de compartilhar tudo o que foi comprado com o mesmo cartão de crédito. Para editar imagens, o Photo recebeu algumas alterações e vai chegar também para o Mac. A correção de brilho e cores de uma foto pode ser feita com dois toques (ou cliques).

A assistente de voz Siri também ganhou algumas modificações, mas nada de muito novo. Por enquanto, nada de suporte ao português. Com o novo sistema, o leitor de digitais do iPhone 5S vai deixar de ser útil apenas para desbloquear o aparelho. Ele vai servir, também, para substituir senhas em alguns aplicativos.

O iOS 8 vai chegar no segundo semestre deste ano e serÁ compatível com iPhone 4s e superiores, iPod touch de 5ª geração e a partir do iPad 2. Via Engadget.

  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?