Gigabyte lança placa-mãe GA-Z97X-SOC Force LN2 com recorde mundial de overclock

A Gigabyte anunciou uma nova placa da linha SOC "Super Overclock", a GA-Z97X-SOC Force LN2, durante uma coletiva na Computex 2014. A placa traz uma modificação sobre a GA-Z97X-SOC Force convencional, ao retirar as perfurações e a estrutura para coolers tradicionais.

Com esta "limpeza" de elementos em torno soquete do processador, foi possível aproximar mais os slots de memória RAM do processador, detalhe que segundo a Gigabyte irÁ melhorar a performance e também possibilita arriscar clocks mais altos.

Esta modificação impossibilita o uso de qualquer solução de resfriamento convencional, seja a ar ou líquida, mas se justifica pelo seguinte fato: a linha SOC é dedicada ao público que realiza overclocks extremos, e que irão utilizar apenas o resfriamento via nitrogênio líquido em seu sistema.

A placa estreia com um recorde mundial no currículo: ela foi capaz de alcançar o clock de 4.5GHz em duas memórias RAM DDR3 da Kingston, com frequência de operação de 2250.8 MHz em cada. O recorde anterior era de 2.4GHz, que não era superado desde setembro do ano passado.

Não hÁ informações sobre disponibilidade e preços deste produto no mercado. A placa Z97X-SOC Force, também da linha dedicada a overclockers da Gigabyte, devem chegar ao Brasil na próxima semana, ainda sem preço sugerido ao consumidor final.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O novo visual do Xbox Serie X