Apple está trabalhando em recursos para controlar a casa através do iPhone, diz jornal

O iPhone pode ser utilizado, no futuro, como controle das casas inteligentes. A Apple estaria trabalhando em recursos para que o smartphone seja capaz de gerenciar o sistema de segurança, de luzes e outras aplicações domésticas. De acordo com informações reveladas pelo Financial Times, a empresa vai dar mais informações sobre as funcionalidades na conferência anual de desenvolvedores da companhia, a Worldwide Developer Conference, no dia 2 de junho.

Não hÁ detalhes se apenas os novos iPhones vão ser compatíveis com os recursos domésticos ou se os aparelhos mais recentes também serão. Especula-se que o iPhone 6 venha, enfim, com NFC e esta funcionalidade pode ser essencial para se comunicar com os eletrônicos da casa. Outra opção que permite a comunicação entre dispositivos é o recurso iBeacon, que veio no iOS 7 e utiliza o bluetooth.

Mas como é necessÁrio também uma contrapartida dos eletrônicos da casa, a Apple vai permitir que as fabricantes criem produtos exclusivos para os recursos domésticos do iPhone - passando, claro, pelo crivo da companhia, respeitando a privacidade do usuÁrio e tendo um mínimo de qualidade. Ainda não estÁ claro como se darÁ a interação. Segundo o Financial Times, as luzes podem ser acesas automaticamente ao detectar que o usuÁrio de um iPhone pareado com o sistema chegou em casa, por exemplo.

Os recursos podem vir presentes no iOS 8, a nova versão do sistema móvel da Apple que também deve ser apresentado na WWDC 2014. Além disso, ela pode mostrar também o próximo OS X, que, especula-se, serÁ mais similar ao estilo colorido do iOS 7.

Caso os rumores se confirmem, essa não serÁ a primeira vez que a empresa tenta expandir seu sistema móvel para outras funções. No início do ano, a companhia lançou o "iOS para carros" CarPlay, iniciando uma batalha com o Google e a Microsoft nos veículos. Agora, ao entrar para o ramo doméstico, a Apple volta a competir com o Google, que jÁ comprou a Nest, empresa responsÁvel por gadgets para a casa. Sem falar na LG e Samsung, que além de fabricarem smartphones, estão trabalhando para incluir touchscreen e mais conectividade em seus eletrodomésticos.

Via The Verge.

  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O novo visual do Xbox Serie X