Exército da Noruega utiliza Oculus Rift para conduzir tanques de guerra

O Exército da Noruega estÁ utilizando o Oculus Rift para ajudar na condução dos seus tanques de guerra. Ainda em testes, a solução consiste em câmeras instaladas fora do veículo que criam uma visão de realidade aumentada em 360°. Com o Rift, o motorista consegue ver tudo a sua volta sem qualquer obstÁculo. Ele tem a impressão de estar sentado em um tanque transparente, de acordo com o TUjobs.

Mesmo sendo um protótipo, o modelo jÁ oferece uma série de vantagens em relação a sistemas convencionais. Primeiramente, ele é mais barato. O demo do Oculus Rift custa US$2 mil, enquanto um sistema convencional de câmeras militares custa, facilmente, 50 vezes mais. Ele também possibilita acrescentar um painel transparente que exibe o mapa do local ou informações bÁsicas do sistema do tanque.

Segundo o The Verge, o Exército diz que, por enquanto, o Oculus Rift ainda é grande demais para ser usado sempre, jÁ que causa um certo cansaço e desconforto. Porém, serÁ útil em cenÁrios de combate, quando a escotilha deve ser mantida fechada. Para assistir a um vídeo demonstrativo do Oculus Rift em ação pelo Exército da Noruega, clique aqui.

Assuntos
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Quem você acha que merece o GOTY do The Game Awards?