Dona da ID Software acusa Carmack de roubar propriedade intelectual para o Oculus Rift

Quando o lendÁrio John Carmack deixou a ID Software, a separação destas duas figuras que são um pedaço da história dos games em PC parecia ter transcorrido sem sequelas. Até o final da semana passado, ao menos. A ZeniMax Media, dona de importantes estúdios de games como a Bethesda e também a ID Software acusa Carmack de roubar propriedade intelectual (IP) da empresa para o Oculus Rift.

O foco da acusação é que a dona da ID Software afirma que o Facebook levou algumas de suas IPs ao "ficar com Carmack", na compra, mas sem pagar nada para a ZeniMax no processo. Carmack reagiu à acusação, e tuitou: "Oculus usou zero linhas de código escritas por mim enquanto estava sob o contrato com a Zenimax".

A Oculus, empresa responsÁvel pelo desenvolvimento do Oculus Rift, também rebateu as acusações: "É triste, mas neste tipo de transação [compra pelo Facebook por US$ 2bi] , pessoas vem de lugar nenhum com acusações ridículas. Nos temos a intenção de defender vigorosamente a Oculus e seus investidores em toda a extensão", defendeu um porta-voz da empresa ao IGN.

Um documento assinado pela equipe de desenvolvimento do Oculus Rift, quando ainda nem era a empresa Oculus, pode ser a chave do processo, onde a ZeniMax e os desenvolvedores do óculos de realidade virtual concordavam em cooperar. Este documento deu acesso a códigos do Doom, por exemplo, na fase de desenvolvimento do Oculus Rift. Apesar de não parecer determinante, a ZeniMax pretende utilizar como base em sua acusação. De acordo com a empresa, tudo que Carmack desenvolveu dentro da Oculus, enquanto ainda era funcionÁrio da ID Software, é sua propriedade intelectual.

Assuntos
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O novo visual do Xbox Serie X