WaterCooler Castle 360MM fraco ?

WilianGuimaraes

New Member
icekill Opa, sempre bom manter no controle via PWM, as vezes fica em rotação muito baixa e atrapalha na temperatura, ou fica 100% quando não e necessário comprometendo vida útil dos equipamentos.

Última edição:

unBond

Usuário em Recuperação
vejo muitos users cometerem esse erro. Metem a bomba no CPU_FAN. E ligam os fans em lugares aleatório. As placas mães mais simples só oferecem curvas customizadas no CPU_FAN. Imagina a zoada esses computadores.:facepalm:

CPU_FAN = ligue os fans que refrigeram o processador.
Bomba, ou ligue em um local específico para AIO_PUMP ou direto no molex. E de preferência deixe em velocidade fixa caso ligue em um PWM/AIO_PUMP.

Outro ajuste que recomendo é aumentar o tempo para reação dos fans no CPU_FAN. 0.7s já fica suficiente. Pois o líquido demora um pouco para aquecer até realmente necessitar de maior velocidades nos fans.

WilianGuimaraes

New Member
unBond Então, erros de principiante, minha primeira montagem de watercooler. :)
Mas bom que pessoal ajuda sempre.

Esse ajuste que tu mencionou faço aonde ?

Última edição:

Guiller

New Member
Bom dia! Rapaz como vc ligou os 4 leds dos fans para trabalharem de forma sincronizada? Ligou todos no Hub e plugou na placa mãe OU ligou o hub no controlador e direto no molex fonte?

Boa noite,

Acabei de instalar o WATER COOLER GAMERSTORM DEEPCOOL CASTLE 360RGB, e fui fazer testes de temperatura no Cinebench, e achei os resultados um pouco abaixo do que eu esperava.

Estou rodando meu Ryzen 2700x a 4.1 GHZ, nos testes com o cooler box, a temperatura máxima foi de 73ºC (Com tampa lateral aberta) com tampa fechada, bate 79ºC, e após a instalação do WaterCooler a temperatura máxima foi de 66ºC, ta correto isso ? Por ser um watercooler de 360MM, não devia dar um resultado melhor ?

A bomba desse Watercooler e de 3 pinos, e eu liguei na CPU FAN da placa-mãe, está correto ?

Todas as outras ventoinhas, foi ligado na CPU FAN2 da placa-mãe, interligadas, pelo adaptador que vem junto ao watercooler.

OBS: Como faço pra controlar a rotação das ventoinhas ? Pois na placa-mãe deixei no modo TURBO, porém no HWMonitor, na parte de Fans PWM, não monstra nenhuma ativa.
E temperatura está oscilando demais em idle, só de mexer o mouse, sai de 35ºC p/ 46ºC em um instante, e fica nisso tempo todo.

O que pode ser isso ? Liguei algo errado ?

Abaixo link das imagens do gabinete/PC e do HWMonitor

WilianGuimaraes

New Member
Guiller Fala amigo, liguei todos no Hub e pluguei na placa mãe, para ter sincronia via Aura Sync.

WilianGuimaraes

New Member
Perfeito! Minha placa mãe é igual a sua. Ligo no rgb enderecavel né. Te perguntar, o seu fan exaustor é o RF 120mm da deepcool??
Isso, se a placa mãe for a mesma da minha (Ou outra), você liga o Hub do Water Cooler da DeepCool na saída ADD_HEADER, assim o software da placa mãe ira controlar tudo por igual.
Meu fan exaustor e o mesmo dos fans do Water Cooler, e um Cooler para Gabinete Deepcool CF120 DP-FA-RGB-CF120-1 Led RGB 120mm.

Fiz meu sistema de ventilação/exaustão da seguinte forma.

Para jogar ar para dentro do gabinete, uso 2 fans na parte frontal de 200mm da CoolerMaster (que já veio com o gabinete) + 2 Fans da PCYES calafrio também na parte frontal, na parte superior uso o water cooler de 360mm e na parte traseira uso uma fan da Deepcool CF120 como exaustor.
To rodando meu 2700x a 4.1Ghz em jogos abaixo de 52ºC sempre, e minha GPU na vertical com temperatura entre 55 a 65ºC.

Guiller

New Member
Show de bola Cara! Minha configuração vai ficar praticamente idêntica à sua. Uso uma z390 Rog Strix com o 9700k que pretendo deixar a 5.0 ghz. Vamos ver se o castle 360 vai segurar esse over com temperaturas boas. Meu gabinete é um h700 da Nzxt. Vc ligou a bomba no AIO_PUMP. Ela fica trabalhando o tempo todo a 100 %??

Isso, se a placa mãe for a mesma da minha (Ou outra), você liga o Hub do Water Cooler da DeepCool na saída ADD_HEADER, assim o software da placa mãe ira controlar tudo por igual.
Meu fan exaustor e o mesmo dos fans do Water Cooler, e um Cooler para Gabinete Deepcool CF120 DP-FA-RGB-CF120-1 Led RGB 120mm.

Fiz meu sistema de ventilação/exaustão da seguinte forma.

Para jogar ar para dentro do gabinete, uso 2 fans na parte frontal de 200mm da CoolerMaster (que já veio com o gabinete) + 2 Fans da PCYES calafrio também na parte frontal, na parte superior uso o water cooler de 360mm e na parte traseira uso uma fan da Deepcool CF120 como exaustor.
To rodando meu 2700x a 4.1Ghz em jogos abaixo de 52ºC sempre, e minha GPU na vertical com temperatura entre 55 a 65ºC.

WilianGuimaraes

New Member
Show de bola Cara! Minha configuração vai ficar praticamente idêntica à sua. Uso uma z390 Rog Strix com o 9700k que pretendo deixar a 5.0 ghz. Vamos ver se o castle 360 vai segurar esse over com temperaturas boas. Meu gabinete é um h700 da Nzxt. Vc ligou a bomba no AIO_PUMP. Ela fica trabalhando o tempo todo a 100 %??
Opa, config show demais, eu ia optar por essa mesma config que a sua, mas preferi AMD, pois não uso PC somente p/ jogar, mas e top demais.
Sim liguei a bomba no AIO_PUMP, e pelo o que percebi varia entre 70 a 100%.

Guiller

New Member
Valeu msm pela informações amigo. Brigadão

Opa, config show demais, eu ia optar por essa mesma config que a sua, mas preferi AMD, pois não uso PC somente p/ jogar, mas e top demais.
Sim liguei a bomba no AIO_PUMP, e pelo o que percebi varia entre 70 a 100%.

WilianGuimaraes

New Member
Snayperskaya

Moderador
Moderador
brdtoledo Então eu "habilitei" o AIO PUMP na BIOS, e deixei na opção PWM pois nela tem 4 opções, Disable - Auto - DC Mode - PWM. Fiz a soma antes, to usando 4 ventoinhas em um adaptador que vem junto ao watercooler, cada fan consome 0,11A, que na soma geral da 0,44A, tem uma folga boa até chegar no 1A da entrada CPU_FAN.
Não vi respostas direto pra esse trecho, então resolvi fazer a correção até pra servir pra posteridade: Você não habilita ou desabilita conectores pra ventoinhas em uma mobo. Isso que você está configurando é somente o modo de controle da velocidade. Como já informaram, a bomba DEVE ser alimentada diretamente por 12V, sem variações de tensão (PWM sequer deve funcionar visto que o conector da mesma deve ser de três pinos). O erro que você teve anteriormente foi pelo fato da mobo não detectar carga no CPU_FAN: é um aviso de segurança para evitar danos ao processador o caso do usuário ter esquecido de ligar uma ventoinha ao mesmo.

Cyclosa

☣ Biohazard ☣
Guiller Fala amigo, liguei todos no Hub e pluguei na placa mãe, para ter sincronia via Aura Sync.
Ola amigo, poderia falar o nome desse HUB? eu nao to entendendo mt bem esse lançe de led endereçavel, pensei q era só comprar a fita e jogar na mobo mas ta tenso kkkk

Ola blz? eu to procurando essa placa mae para comprar, e já comprei por coincidencia um 9700K e um 360 Castle tambem kkkkkk

Estou pesquisando sobre os rgb e como vc ligou eles? comprou a fita onde? e teve que comprar algum hub endereçavel?
abraços

Mandem fotos de seus gabinetes meus bacanos ;););)

WilianGuimaraes

New Member
Ola amigo, poderia falar o nome desse HUB? eu nao to entendendo mt bem esse lançe de led endereçavel, pensei q era só comprar a fita e jogar na mobo mas ta tenso kkkk

Ola blz? eu to procurando essa placa mae para comprar, e já comprei por coincidencia um 9700K e um 360 Castle tambem kkkkkk

Estou pesquisando sobre os rgb e como vc ligou eles? comprou a fita onde? e teve que comprar algum hub endereçavel?
abraços

Mandem fotos de seus gabinetes meus bacanos ;););)
Fala meu bom, seguinte, o castle RGB 360 já vem com um HUB pra você ligar as ventoinhas que vai no radiador, e também um HUB que você liga o RGB dos fans.

Vou tentar explicar em desenho, e simples, porém na hora de ligar e fio pra todo lado, e só seguir, que não tem como dar errado.
A minha Fita RGB comprei na loja da RISE MODE, e muito boa, e liguei ela na minha outra entrada RGB da placa mãe.

Como minha maquina e FULL RGB liguei como no desenho abaixo, usando as seguintes entradas na minha placa mãe.

O HUB das Fan's eu liguei na entrada CHA_FAN2.
O HUB do RGB das ventoinhas do watercooler, liguei na entrada ADD_HEADER "3pinos", e aproveitando o HUB, liguei mais 1 fan nele, e também meu SSD RGB, pois no HUB sobrou saidas p/ usar.
E na entrada RGB_HEADER2 da minha placa mãe "4 pinos", liguei os RGB de 2 ventoinhas da Coolermaster e minha Fita Led de 1,25metros.

FOTOS DO MEU PC

Última edição:

Cyclosa

☣ Biohazard ☣
Fala meu bom, seguinte, o castle RGB 360 já vem com um HUB pra você ligar as ventoinhas que vai no radiador, e também um HUB que você liga o RGB dos fans.

Vou tentar explicar em desenho, e simples, porém na hora de ligar e fio pra todo lado, e só seguir, que não tem como dar errado.
A minha Fita RGB comprei na loja da RISE MODE, e muito boa, e liguei ela na minha outra entrada RGB da placa mãe.

Como minha maquina e FULL RGB liguei como no desenho abaixo, usando as seguintes entradas na minha placa mãe.

O HUB das Fan's eu liguei na entrada CHA_FAN2.
O HUB do RGB das ventoinhas do watercooler, liguei na entrada ADD_HEADER "3pinos", e aproveitando o HUB, liguei mais 1 fan nele, e também meu SSD RGB, pois no HUB sobrou saidas p/ usar.
E na entrada RGB_HEADER2 da minha placa mãe "4 pinos", liguei os RGB de 2 ventoinhas da Coolermaster e minha Fita Led de 1,25metros.

FOTOS DO MEU PC

Cara ficou incrivel !!! caraca !
Eu tb montei meu WC assim, acho mais bonito quando a mangueira não passa por cima das memorias...
Enfim tive que cortar o gabinete novinho para caber o radiador... nunca vi isso, mas ficou assim por enquanto

WilianGuimaraes

New Member
Eu tb montei meu WC assim, acho mais bonito quando a mangueira não passa por cima das memorias...
Enfim tive que cortar o gabinete novinho para caber o radiador... nunca vi isso, mas ficou assim por enquanto

Qual gabinete e o seu ? Teve que cortar muito ? Mas se encaixou legal já era kkkk
Tu está usando o controlador que veio no Watercooler ? Eu preferi não usar no meu, liguei tudo na placa mãe, e controlo via Aura Sync, mas to repensando, tem uns efeitos muito bonitos pelo controlador.

Meu problema seria ligar o restante dos meus RGB no HUB do WaterCooler, pois já usei todas as entradas, e no HUB, precisa ser uma conexão especifica para entrar.
E sim, quando WC não fica na frente das memorias e outro nível.

Cyclosa

☣ Biohazard ☣
Qual gabinete e o seu ? Teve que cortar muito ? Mas se encaixou legal já era kkkk
Tu está usando o controlador que veio no Watercooler ? Eu preferi não usar no meu, liguei tudo na placa mãe, e controlo via Aura Sync, mas to repensando, tem uns efeitos muito bonitos pelo controlador.

Meu problema seria ligar o restante dos meus RGB no HUB do WaterCooler, pois já usei todas as entradas, e no HUB, precisa ser uma conexão especifica para entrar.
E sim, quando WC não fica na frente das memorias e outro nível.
Então tive que cortar um teco de onde ficava organizado os cabos da frontal e cortar um teco para encaixar um bico de recarga do radiador que nao deve ser normal ter ... ai acabou dando esse problema, mas ficou assim:

WilianGuimaraes

New Member
Então tive que cortar um teco de onde ficava organizado os cabos da frontal e cortar um teco para encaixar um bico de recarga do radiador que nao deve ser normal ter ... ai acabou dando esse problema, mas ficou assim:

Ficou show assim, nem percebe que foi cortado.
Se encaixou bem ja era, so curtir agora.

Petrus the kid

Newfag
bom dia galera, beleza? entao, resolvi vir dar uma perguntada aqui pra vocês pq sou bem leigo em montagem de pc e to com medo de ter feito alguma mer##.
Meu pc é um i5 4a gen e uma mobo B85M-E/BR (bem antigassos) e eu comprei um watercooler da deepcool esses dias, conectei a bomba no CPU FAN e a ventoinha no CPU FAN 2, tá correto isso? Vi que voces falaram de AIO PUMP e não sei nem o que é isso kkkk, a minha por ser mais antiga nao sei se tem esse negócio, poderiam me dar uma luz?
As temps estão boas ( pra mim ), de 32 a 37º mexendo na internet e de 45 a 65º jogando LoL, Apex Legends e AC Unity.
esqueci de colocar: o WC é um MAELSTRON 120T.

EdsonSM

Member
bom dia galera, beleza? entao, resolvi vir dar uma perguntada aqui pra vocês pq sou bem leigo em montagem de pc e to com medo de ter feito alguma mer##.
Meu pc é um i5 4a gen e uma mobo B85M-E/BR (bem antigassos) e eu comprei um watercooler da deepcool esses dias, conectei a bomba no CPU FAN e a ventoinha no CPU FAN 2, tá correto isso? Vi que voces falaram de AIO PUMP e não sei nem o que é isso kkkk, a minha por ser mais antiga nao sei se tem esse negócio, poderiam me dar uma luz?
As temps estão boas ( pra mim ), de 32 a 37º mexendo na internet e de 45 a 65º jogando LoL, Apex Legends e AC Unity.
esqueci de colocar: o WC é um MAELSTRON 120T.
A bomba pode ser ligada em qualquer conector, desde que o controle de rotação esteja desativado.
Caso o controle de rotação não seja desativado, a variação de voltagem afetará o fornecimento de energia, que com o tempo pode prejudicar a vida útil do motor da bomba.

Existem placas mais modernas que tem um conector nomeado de AIO Pump que por convenção serviria para ligar a bomba.

As fans de 4-pinos devem ser ligadas preferencialmente em conector com controle de rotação PWM.
O controle até poderia ser feito por DC, mas dependendo do motor e tipo de rolamento, o PWM seria mais indicado.

Existem placas mais antigas que o único conector PWM seria o CPU Fan.
Os conectores cha fan quando permitem controle de rotação fazem por DC.

No caso da sua placa mãe, você até poderia manter da forma que citou, bomba no cpu fan e fan no cha fan 2.
Mas seria melhor que a fan esteja no cpu fan por garantir controle PWM.
A bomba pode ser ligada em qualquer um dos cha fan, lembrando de desligar o controle de rotação na bios.

Hackner

Fan do CxB
vejo muitos users cometerem esse erro. Metem a bomba no CPU_FAN. E ligam os fans em lugares aleatório. As placas mães mais simples só oferecem curvas customizadas no CPU_FAN. Imagina a zoada esses computadores.:facepalm:

CPU_FAN = ligue os fans que refrigeram o processador.
Bomba, ou ligue em um local específico para AIO_PUMP ou direto no molex. E de preferência deixe em velocidade fixa caso ligue em um PWM/AIO_PUMP.

Outro ajuste que recomendo é aumentar o tempo para reação dos fans no CPU_FAN. 0.7s já fica suficiente. Pois o líquido demora um pouco para aquecer até realmente necessitar de maior velocidades nos fans.
e o pior foi que, lendo os comentários do tópico em ordem cronológica, achei de demorou demais até alguém finalmente alertar sobre esse equívoco claramente. Eu tava ficando muito agoniado, ahaha.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)