• Entre os dias 27/01 e 01/02/2020 o Adrenaline passará por uma grande mudança, saindo dos servidores atuais dentro do UOL para servidores próprios. Durante esses dias, em alguns momentos teremos indisponibilidades dos servidores para o processo de migração, assim como fechar o fórum por algumas horas.

Como parte das mudanças a partir do dia 27/02 não teremos mais o .uol.com.br em nossas URLs, passando a ficar apenas adrenaline.com.br.

Pedimos desculpas pelo transtorno. Equipe Adrenaline.

VR - Tópico Dedicado

Stormrider

New Member
Na real, resolvi compartilhar pelo inusitado de meu Gear VR ter estado LITERALMENTE "juntando teia de aranha e pó".

Todavia, eu acho o Gear VR um baita de um aparelho.
Acho que se eu pegasse meu Oculus e tivesse assim eu tacava fogo :fovhappy:

camilo79

Autor do tópico
PC-pilot

Old Member

Fiquei um tempinho sem usar o GearVR.

Anteontem fui pegá-lo para dar uma experimentada.

Assim ele estava:

C/C @SKY

Mas Camilo você deixou ele juntando aranhas e pó por qual motivo? Não seria melhor guardar as coisas numa caixa com tampa?

.

camilo79

Autor do tópico
Não seria melhor guardar as coisas numa caixa com tampa?
Seria, sim. Óbvio.

Mas na correria do dia-a-dia, acabou largado/esquecido sobre um móvel. Naturalmente, no momento em que posicionei o aparelho no lugar que ele permaneceu intocado eu não imaginei que ele ficaria intocado tanto tempo.

Mea culpa.

:shrug:

Última edição:

PC-pilot

Old Member

Mas na correria do dia-a-dia, acabou largado/esquecido sobre um móvel. Naturalmente, no momento em que posicionei o aparelho no lugar que ele permaneceu intocado eu não imaginei que ele ficaria intocado tanto tempo.

Mea culpa.
Por mais que eu seja muito cuidadoso com as minhas coisas confesso que também já fiz isso.

camilo79

Autor do tópico

wrsb

New Member

Recentemente adquiri um Odyssey+ e pelo que vi os controles literalmente sugam as pilhas.
Coloquei pilhas Duracell Alcalinas, acredito que com umas 8 horas de uso o controle direito está acusando bateria fraca no SteamVR.

Vocês utilizam que tipo de pilha nos controles de vocês? Estava pensando pegar algumas Eneloop Pro recarregáveis, mas já vi comentários que pilhas de 1,2V o rendimento é bem menor, só não imagino o quão menor é isso.
Recarregáveis de 1,5V são muito difíceis de achar e as que achei no ML são de marcas que não conheço.

A dúvida seria, será que compensa usar pilhas recarregáveis de 1,2V? A ideia seria ter 8 pilhas para poder fazer o rodízio e não deixar os controles sem pilhas caso acabem no meio do jogo.

PC-pilot

Old Member

Recentemente adquiri um Odyssey+ e pelo que vi os controles literalmente sugam as pilhas.
Coloquei pilhas Duracell Alcalinas, acredito que com umas 8 horas de uso o controle direito está acusando bateria fraca no SteamVR.

Vocês utilizam que tipo de pilha nos controles de vocês? Estava pensando pegar algumas Eneloop Pro recarregáveis, mas já vi comentários que pilhas de 1,2V o rendimento é bem menor, só não imagino o quão menor é isso.
Recarregáveis de 1,5V são muito difíceis de achar e as que achei no ML são de marcas que não conheço.

A dúvida seria, será que compensa usar pilhas recarregáveis de 1,2V? A ideia seria ter 8 pilhas para poder fazer o rodízio e não deixar os controles sem pilhas caso acabem no meio do jogo.
Eu só uso pilhas recarregáveis, pilhas comuns custam muito caro.

Eu uso as Eneloop comuns, mas demorou para encontrar as verdadeiras. No final compensa mais pegar as falsas que duram menos e ir trocando, mas mesmo assim fica bem mais barato do que usar pilhas comuns.

.

JohannesBR

Active Member

Recomendo essas https://www.aliexpress.com/item/ZNTER-AA-1-5V-1250mAh-Battery-2-4-pcs-USB-Quick-Charging-Rechargeable-Lithium-Polymer-Battery/32857760012.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.71494c4dJfwTRP

Uso tem uns meses já e aprovo bastante. Recarregam rápido e superam a duração de alcalinas e de recarregáveis comuns. Se você achar com mais capacidade é ainda melhor, mas pra mim aqui 1250 mAh já atende bem.

wrsb

New Member
Eu só uso pilhas recarregáveis, pilhas comuns custam muito caro.

Eu uso as Eneloop comuns, mas demorou para encontrar as verdadeiras. No final compensa mais pegar as falsas que duram menos e ir trocando, mas mesmo assim fica bem mais barato do que usar pilhas comuns.

.
Encontrei a própria Panassonic vendendo as Eneloop Pro 2550mAh, nesse caso acredito que sejam originais.
Realmente ficar comprando pilhas fica inviável com esse consumo, ainda mais aqui na minha cidade que um pacote com 4 pilhas Duracell custa quase R$ 20 e não se acha aquelas embalagens econômicas com 16 pilhas.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Recomendo essas https://www.aliexpress.com/item/ZNTER-AA-1-5V-1250mAh-Battery-2-4-pcs-USB-Quick-Charging-Rechargeable-Lithium-Polymer-Battery/32857760012.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.71494c4dJfwTRP

Uso tem uns meses já e aprovo bastante. Recarregam rápido e superam a duração de alcalinas e de recarregáveis comuns. Se você achar com mais capacidade é ainda melhor, mas pra mim aqui 1250 mAh já atende bem.
Que loucura essas pilhas. hehehe
Geralmente elas já vêm com tudo que precisa para carregar? Vi que só carregam via USB e não em carregadores comuns.
Pena o prazo que é 2 meses, acho que vou comprar algumas Eneloop pra suprir a demanda de imediato e pedir um kit dessas para vir sem pressa.

Vlw pela recomendação.

Stormrider

New Member

Achei interessante por serem 1.5V... Mas um pouco caras para, a princípio, pouca capacidade (1250mAh).

JohannesBR

Active Member
Encontrei a própria Panassonic vendendo as Eneloop Pro 2550mAh, nesse caso acredito que sejam originais.
Realmente ficar comprando pilhas fica inviável com esse consumo, ainda mais aqui na minha cidade que um pacote com 4 pilhas Duracell custa quase R$ 20 e não se acha aquelas embalagens econômicas com 16 pilhas.

Que loucura essas pilhas. hehehe
Geralmente elas já vêm com tudo que precisa para carregar? Vi que só carregam via USB e não em carregadores comuns.
Pena o prazo que é 2 meses, acho que vou comprar algumas Eneloop pra suprir a demanda de imediato e pedir um kit dessas para vir sem pressa.

Vlw pela recomendação.
Qualquer cabo micro-usb já serve. No link eles vendem cabo com 4 pontas já.
Aqui chegou em uns 35 dias.

Achei interessante por serem 1.5V... Mas um pouco caras para, a princípio, pouca capacidade (1250mAh).
Aqui me atende muito bem porque o máximo que jogo são duas horas por sessão de VR e nunca precisei parar de jogar pra recarregar até agora. Existem outras de maior capacidade. Pilhas de Li-Po são bem superiores às comuns de Ni-MH.

camilo79

Autor do tópico
:vinho:

camilo79

Autor do tópico
Reações: SKY

SKY

CUSTOMIZADO
camilo79

Autor do tópico

Mas caramba tem 2 anos isso, como passou despercebido assim? (eu nunca tinha ouvido falar)
Eu acompanhei à época. Dei umas zapeadas no Miyubi, mas sem vê-lo todo.

Demorei pra botar no play, apenas.

Enfim. É VR. Ainda não se fala muito sobre VR, no fim das contas.

PS.: se buscar "Miyubi" aqui no fórum, tem post meu de janeiro de 2018. :true:

SKY

CUSTOMIZADO
Eu acompanhei à época. Dei umas zapeadas no Miyubi, mas sem vê-lo todo.

Demorei pra botar no play, apenas.

Enfim. É VR. Ainda não se fala muito sobre VR, no fim das contas.

PS.: se buscar "Miyubi" aqui no fórum, tem post meu de janeiro de 2018. :true:
Por algum motivo não consegui assistir o Miyubi (erro de rede).

Mas valeu por conhecer finalmente uma experiência de terror com belos gráficos (o que tem na Play Store, pelamor, parece tudo feito pra rodar em PS1)

FACE YOUR FEARS

Por enquanto testei só o do Stranger Things, mas deu pra ficar impressionado.

camilo79

Autor do tópico
Por algum motivo não consegui assistir o Miyubi (erro de rede).
Isso aconteceu comigo ontem, antes de dar certo. Tentei uma segunda vez e rolou.

Bug, talvez.

Tem toda cara de bug.

Por enquanto testei só o do Stranger Things
Tem outros dois no Face Your Fears, que são os episódios ORIGINAIS, que valem a pena. O do quarto de criança (pra experimentar sentado) e o do robô no arranha-céu, que é pra experimentar de pé.

Boas experiências. :true:

camilo79

Autor do tópico
camilo79

Autor do tópico

MrBio

Member
O headset ou controles de vcs já apresentaram algum problema ? Se sim, foi resolvido ? Como ?
A Oculus da algum suporte para nós brasileiros no caso de algum defeito no equipamento ? Tipo troca ou sei lá...

Abraços aí, desde já obrigado pelas respostas

PC-pilot

Old Member
O headset ou controles de vcs já apresentaram algum problema ? Se sim, foi resolvido ? Como ?
Felizmente após 3 anos ainda não.

A Oculus da algum suporte para nós brasileiros no caso de algum defeito no equipamento ? Tipo troca ou sei lá...
Não existe suporte da Oculus no Brasil. Estamos sozinhos.

.

XGarbas

New Member
Boa noite galera. Estava a tempos procurando sobre VR pois tinha curiosidade em adquirir um aparelho, e já que é algo caro, ainda mais aqui no Brasil, estou pesquisando sempre que posso .
Não havia encontrado este tópico até então (estava rolando em fóruns internacionais e vídeos de reviews) , agradeço muito se quem tiver experiência com VR puder me ajudar com algumas dúvidas.

Já peço desculpas adiantadas pelo textão:

Nunca tive a chance de experimentar de fato um headset VR para PC e queria comprar meu primeiro equipamento. Tenho um conhecido que irá viaja em outubro para os EUA, e ele concordou em trazer um VR na mala para mim. Sem a caixa para evitar problemas na importação. Mesmo se fosse taxado, o preço ainda sairia bem menor do que comprando no Brasil.

Estava esperando o anuncio de lançamento do Vive Cosmos, que aparenta ser muito bom. Mas como não há data nem preço confirmado, fico na torcida de custar menos de $500 agora em outubro (o que parece bem difícil).

Enquanto Cosmos não lança, a segunda opção era Oculus Rift S, tanto pelo preço quanto pelo que entrega.

Mas após me aprofundar mais, descobri o relato de um dos maiores defeitos do Rift S, que é IPD fixo.
Estava ignorando sobre o IPD, pois realmente não conhecia sobre o tema, e vi que para amenizar custos a opção de ajustar fisicamente as lentes no Rift S havia sido cortada, pois consideravam que apenas 30% da população teria IPD fora da margem considerável (dados tirados de uma pesquisa capenga de apenas 4000 participantes).

Fiz o teste varias vezes (tanto régua quanto por app) e descobri que meu IPD é por volta de 69~70mm, enquanto o Rift S é fixo em 63,5mm, com margem de 61.5mm a 65.5mm. Abaixo ou acima desta margem, há relatos de usuários perderem a imersão pois viam constantemente bordas/borrões nas laterais, dores de cabeça por períodos de uso, etc. E esses problemas intensificam para quem tem IPDs maiores.

Fiquei bem perdido pois Rift S era para ser o meu "backup" se o Cosmos não aparecesse.

Pesquisei então os WMR (Windows Mixed Reality), visando o Samsung Odyssey+ (preço entre $299 e $499 doletas). Me chamou bastante a atenção, mas devido ao fato de ter apenas duas cameras como sensor para rastrear os controle, fiquei preocupado com relatos de perder o tracking dos controles(como em outros modelos de WMR).

Pensei então e ver sobre o HTC Vive ($499), que possui o melhor tracking dos controles já que utiliza sensores externos. Mas me preocupo com o tamanho do quarto seria adequado (espaço no centro livre de 1,6m²) e se com estes sensores eu ficaria batendo na parede/prateleira/guarda-roupa, já que não teria um mapeamento de limite do ambiente como nos outros modelos citados. Somando isso ao fato de já estar a alguns anos no mercado(tendo um hardware/tela mais antigo), e não sei ja seria algo datado, deixando de ter atualizações e suporte para a comunidade.

Por fim, apesar das pesquisas acabei por fica mais indeciso do que antes de procurar sobre VR para PC.

No momento estou pensando em adquirir um Odyssey Plus mesmo, devido ao baixo valor, e tentar consertar alguns de seus problemas comprando acessórios como:
- Nova vedação de rosto para evitar entrada de luz ( q dizem que a vedação padrão geralmente n segura )
- Extensor de cabo USB e HDMI (ja que aparentemente o cabo do headset tem apenas 4 metros)
- Correia de mão para colocar nos controle.

Em questão do tracking, li que havia algumas formas de melhorar usando usb dongle, mas não compreendi muito bem.

Vi que há um modo (meio trabalhoso) de utilizar o Odyssey Plus com outro controle (Vive ou Steam Knucles). Achei interessante mas não compreendi se seria obrigatório utilizar Base Station ou se era com USB dongles sozinhos.
Minha ideia seria futuramente tentar fazer um upgrade (comprar outro controle, e se necessário algumas base stations), caso não ficasse muito mais caro que adquirir outro headset.

----

Bem, resumindo minhas dúvidas:
- Compensa comprar um VR agora ou é melhor esperar ano que vem para os novos lançamentos, mudanças de preço, variação do dolar, etc. ?
- Odyssey Plus é uma boa ou recomendam outros headsets?
- Rift S para quem tem IPD é realmente fora de questão ou alguém com IPD proximo a 70mm está utilizando sem problemas?
- Alguém já importou (trouxe na mala) um headset VR? Teve problemas?
- HTC Vive (versão normal) ainda compensa ou por causa de ser mais antiguinho ja vale a pena procurar por equipamentos mais novos?
- Alguém já utilizou ou compreende o funcionamento dos Dongles de Tracking? É um equipamento independente com proprios sensores ou é necessária uma Base Station?

Aceito indicações de outros foruns/grupos/comunidades de VR, para que eu possa pesquisar mais sobre o assunto.
Novamente agradeço muito pela ajuda.

Igor

NASCAR Ford Fusion-Gen6
- Compensa comprar um VR agora ou é melhor esperar ano que vem para os novos lançamentos, mudanças de preço, variação do dolar, etc. ?
- Odyssey Plus é uma boa ou recomendam outros headsets?
- Rift S para quem tem IPD é realmente fora de questão ou alguém com IPD proximo a 70mm está utilizando sem problemas?
- Alguém já importou (trouxe na mala) um headset VR? Teve problemas?
- HTC Vive (versão normal) ainda compensa ou por causa de ser mais antiguinho ja vale a pena procurar por equipamentos mais novos?
- Alguém já utilizou ou compreende o funcionamento dos Dongles de Tracking? É um equipamento independente com proprios sensores ou é necessária uma Base Station?

Aceito indicações de outros foruns/grupos/comunidades de VR, para que eu possa pesquisar mais sobre o assunto.
Novamente agradeço muito pela ajuda.
Resumindo, tenho um Samsung Odyssey (o não Plus):

1 - Relativo se compensa ou não, tecnologia desses VR ainda esta avançando, cada novo headset pode trazer algo revolucionário e realmente o dolar hoje não ta ajudando muito.
2 - Odyssey Plus é um baita headset, tem uma tela ótima e só peca no tracking e controles dos WMR que não são dos melhores, mas, funcionam muito bem, como você falou que nunca testou um, acredito que não vai ser um grande problema o tracking, já que não teve a experiencia com os outros.
3 - Se seu IPD é mesmo 70mm, esqueça do Rift S, saiu muito fora do padrão não fica bom.
4 - O meu Odyssey eu comprei aqui no Brasil, oficial, versão BR, mas, antes um amigo me trouxe um Lenovo Explorer na mala dos EUA, sem maiores problemas.
5 - Não compre o HTC Vive, não vale a pena, o Screen Door Effect é muito visível nesse headset graças a baixa resolução.
6 - Precisa de Base Station para usar esses outros controles sim.

Resumindo, por $299 o Odyssey Plus é uma ótima compra, o Rift S tem um tracking bem melhor que os WMR, mas, o com o seu IPD, não ficara muito bom.

Apesar de tudo, o tracking dos controles no WMR não é tão ruim assim e o Odyssey Plus ainda tem o bluetooth integrado no headset o que ajuda no tracking dos controles. Sem os controles, o tracking é tão bom quanto qualquer outro, basta o ambiente estar iluminado, meu maior uso para o VR hoje é jogos de corrida, onde uso o volante, ou seja, nem uso os controles, funciona perfeitamente.

camilo79

Autor do tópico

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)