Vírtua - [ TÓPICO DEDICADO ] #3

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

davidcmc

New Member
Sou bastante cético quanto a isso, pois ao alterar o mac que é o registro do modem na NET o modem ficaria sincronizado mas não estaria habilitado. Pois até onde eu sei, so quem habilita equipamento é o técnico com uma O.S.
É porque tu basicamente não sabe a diferença entre CPE MAC (ou WAN MAC) e HFC MAC.

O HFC MAC é gravado permanentemente num chip do cable modem, é o MAC atrelado à interface cable do cable modem. É esse MAC que a NET usa para cadastrar o cable modem e autorizar seu funcionamento na rede interna dela. O HFC MAC não pode ser spoofado, e consequentemente só funciona na rede da NET um cable modem com HFC MAC cadastro e autorizado por ela. Quando o técnico instala um cable modem na sua casa e liga para o datacenter, ele está passando esse HFC MAC para o funcionário de lá.

O CPE (WAN) MAC pode ser spoofado, porque está atrelado à interface ethernet do cable modem. É o CPE (WAN) MAC que seu modem (ou seu roteador, caso o cable modem esteja funcionando em bridge) envia para a NET. Caso o HFC MAC seja autorizado (ou seja, cadastrado na rede da NET), o sistema vai permitir que o CPE MAC seja passado ao servidor DHCP do datacenter, e então esse servidor vai procurar se aquele CPE MAC já tem algum lease de IP externo (leia-se: Internet). Caso tenha, vai entregar o mesmo IP, do contrário entregará um novo IP.

Quando o cable modem opera em modo bridge, ele só manda para o datacenter da NET o HFC MAC (apenas para garantir o funcionamento na rede cable da NET). O WAN (CPE) MAC que será enviado para o servidor DHCP da NET será o do seu roteador externo.

Quando o cable modem opera em modo router, ele vai possuir mais de um endereço MAC (foi aqui que tu não entendeu), dentre eles o CPE e o HFC. O HFC é imodificável, mas o CPE pode ser alterado em alguns firmwares dos cable modens da NET. A NET não é besta. Eles provavelmente estão bloqueando a modificação do WAN (CPE) MAC nos firmwares dos cable modens, porque sabem que basta alterá-lo para resetar o contador da franquia.

Em resumo, um cable modem trabalha com duas interfaces de rede: a interface cable e a interface ethernet.
A interface cable é identificada pelo HFC MAC (não spoofável), e é cadastrada no sistema da NET para autorizar o cable modem.
A interface ethernet é identificada pelo CPE (WAN) MAC (spoofável). O servidor DHCP da NET vai dar um lease de IP externo baseado nesse MAC.

Se quiser aprender sobre o assunto, leia esse tópico do DSLReports: http://www.dslreports.com/forum/r20613903-cable-modems-cpe-mac-address.

dudu1505

¯\(ツ)/¯
É porque tu basicamente não sabe a diferença entre CPE MAC (ou WAN MAC) e HFC MAC.

O HFC MAC é gravado permanentemente num chip do cable modem, é o MAC atrelado à interface cable do cable modem. É esse MAC que a NET usa para cadastrar o cable modem e autorizar seu funcionamento na rede interna dela. O HFC MAC não pode ser spoofado, e consequentemente só funciona na rede da NET um cable modem com HFC MAC cadastro e autorizado por ela. Quando o técnico instala um cable modem na sua casa e liga para o datacenter, ele está passando esse HFC MAC para o funcionário de lá.

O CPE (WAN) MAC pode ser spoofado, porque está atrelado à interface ethernet do cable modem. É o CPE (WAN) MAC que seu modem (ou seu roteador, caso o cable modem esteja funcionando em bridge) envia para a NET. Caso o HFC MAC seja autorizado (ou seja, cadastrado na rede da NET), o sistema vai permitir que o CPE MAC seja passado ao servidor DHCP do datacenter, e então esse servidor vai procurar se aquele CPE MAC já tem algum lease de IP externo (leia-se: Internet). Caso tenha, vai entregar o mesmo IP, do contrário entregará um novo IP.

Quando o cable modem opera em modo bridge, ele só manda para o datacenter da NET o HFC MAC (apenas para garantir o funcionamento na rede cable da NET). O WAN (CPE) MAC que será enviado para o servidor DHCP da NET será o do seu roteador externo.

Quando o cable modem opera em modo router, ele vai possuir mais de um endereço MAC (foi aqui que tu não entendeu), dentre eles o CPE e o HFC. O HFC é imodificável, mas o CPE pode ser alterado em alguns firmwares dos cable modens da NET. A NET não é besta. Eles provavelmente estão bloqueando a modificação do WAN (CPE) MAC nos firmwares dos cable modens, porque sabem que basta alterá-lo para resetar o contador da franquia.

Em resumo, um cable modem trabalha com duas interfaces de rede: a interface cable e a interface ethernet.
A interface cable é identificada pelo HFC MAC (não spoofável), e é cadastrada no sistema da NET para autorizar o cable modem.
A interface ethernet é identificada pelo CPE (WAN) MAC (spoofável). O servidor DHCP da NET vai dar um lease de IP externo baseado nesse MAC.

Se quiser aprender sobre o assunto, leia esse tópico do DSLReports: http://www.dslreports.com/forum/r20613903-cable-modems-cpe-mac-address.
só pra avacalhar ainda mais os miolos do JoseTonim, ainda tem o endereço MAC da rede WI-FI ainda :haha:
enfim, o único que endereço mac que importa na pra net é o CM-MAC ou HFC MAC(depende da fabricante, pq cada uma coloca uma nomenclatura)
------------
Tranquilo =)

E ao colocar o modem, em bridge simplesmente a opção da imagem que postei some. As diferenças que noite foram: ip do modem que muda router 192.168.0.1 bridge 192.168.100.1 e que acabo tendo menos opções no modem da net, ficando sem a opção Advanced e Firewall

http://s16.postimg.org/yvq6x3qp1/net2.png
exato, quando o modem é colocado em modo bridge, ele literalmente vira uma ponte e não faz mais nada!
o resto fica encarregado com o próximo dispositivo. e o ip muda pro 192.168.100.1 pq esse é o padrão adotado pela cablelabs no padrão docsis para os modens.

JoseTonim

Well-Known Member

Vamos la

Primeiro ele não liga para Datacenter, Datacenter não faz nada a não ser monitorar. Para habilitar ele usa o PDA enviando o n° do hfc mac novos modem ou cmac antigos para o sistema. Se der erro para habilitar ele verifica pelo PDA na hora que não foi habilitado, fica um D do lado serial do equipamento não habilitado. Ele liga na central 10621, no segundo toque digita um cód para acessar área técnica e depois o cód da região, em Poa esse cod é o 078, após isso qd a central, reparem, central de atendimento para técnicos e não o Datacenter, ele passa matricula, cod da cidade e contrato, fala o problema e habilita o equipamento.

Mac da interface sim, pode ser alterado. Interface ethernet so diz respeito a rede interna é a comunicação entre 2 equipamentos.

Como eu disse sou cético quando a mudar simplesmente o mac e a mágica surgi, liberando sua franquia.
Porém esse mês farei um teste. Usarei o modem da net até uma determinado limite, depois colocarei ele em bridge e irei navegar pelo roteador com o mac alterado. O que eu espero? Que a franquia fique parada ou que ela reset.

cfleg

Active Member
Navegação deprimente em ctba novamente...

Face, só acendendo vela e esperando muito.

Hoje vão fazer a fusão na fibra, estou rezando pra sair deste castigo...:tapinha:

Obs.: já troquei de DNS, inclusive...

Tcool

New Member
Porto Alegre normal, porém notei que dei uma baixada na velocidade nos ultimos 2 dias... Está acontecendo algo aí!!

acs.sandro

New Member
Alguém poderia fazer download destes arquivos que estão nos links? Tenho Vírtua 60MB e desde o dia 01/07 não consigo atingir as velocidades antes alcançadas que eram entre 7.45 e 7.5 sem gerenciador e 8.2 com o IDM, desde então essas velocidades são atingidas apenas no pico inicial e depois vão caindo até míseros 1.0 ou menos.

Links: Kurumin-> http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-7.0.iso
Mega Flash-> http://megaflash.bsb.virtua.com.br/FilmesMegaflash/332Mb/NETDIRETORES_3x.tar
Host Dime-> http://187.45.182.231/2gbfile.tgz

Abraço!

PS:. A instalação foi feita dia 16/06 creio que não atingiu o limite de GB do plano, não posso verificar prq fica 0 no "Minha Net".

Última edição:

Jealous

POOOMPA
Eu não acreditava em milagres mas... liguei lá reclamando do preço, e olha o que eu consegui por um belo desconto... :awesome:

http://www.speedtest.net/result/3599844603.png

Edit: Pra ficar claro, eu pagava R$300 por 3 pontos de tv TOP HD + Telefone + 60mb internet. Veio uma fatura errada, com cobranças indevidas em relação ao net fone, e então eu falei que queria cancelar, me transferiram pra outro departamento e dai me ofereceram um plano com o dobro de internet por R$219 incluindo o telefone. É isso ai. :haha:[/QUOT] esse valor é com a TV? Porque aqui pago R$119,99 pela Internet e telefone. OBS 120 megas
Uhum! valor com a TV TOP HD MAX com 3 pontos incluído. TV + Internet + Telefone.

Tcool

New Member
Alguém poderia fazer download destes arquivos que estão nos links? Tenho Vírtua 60MB e desde o dia 01/07 não consigo atingir as velocidades antes alcançadas que eram entre 7.45 e 7.5 sem gerenciador e 8.2 com o IDM, desde então essas velocidades são atingidas apenas no pico inicial e depois vão caindo até míseros 1.0 ou menos.

Links: Kurumin-> http://fisica.ufpr.br/kurumin/kurumin-7.0.iso
Mega Flash-> http://megaflash.bsb.virtua.com.br/FilmesMegaflash/332Mb/NETDIRETORES_3x.tar
Host Dime-> http://187.45.182.231/2gbfile.tgz

Abraço!

PS:. A instalação foi feita dia 16/06 creio que não atingiu o limite de GB do plano, não posso verificar prq fica 0 no "Minha Net".
Nem sei qual a velocidade máximo de 120MB , mas acho que ficou legal... Seu node deve estar estupido como o meu estava.... Esta fazendo via cabo ou wireless?

1º = 15.90MB/s
2º = 15.55MB/s
3º = 12MB/s

Última edição:

vorlon

Networkholic
Nem sei qual a velocidade máximo de 120MB , mas acho que ficou legal... Seu node deve estar estupido como o meu estava.... Esta fazendo via cabo ou wireless?

1º = 15.90MB/s
2º = 15.55MB/s
3º = 12MB/s
O normal para o plano de 120Mb/s é uma taxa de download de 15MB/s.

davidcmc

New Member

Primeiro ele não liga para Datacenter, Datacenter não faz nada a não ser monitorar. Para habilitar ele usa o PDA enviando o n° do hfc mac novos modem ou cmac antigos para o sistema. Se der erro para habilitar ele verifica pelo PDA na hora que não foi habilitado, fica um D do lado serial do equipamento não habilitado. Ele liga na central 10621, no segundo toque digita um cód para acessar área técnica e depois o cód da região, em Poa esse cod é o 078, após isso qd a central, reparem, central de atendimento para técnicos e não o Datacenter, ele passa matricula, cod da cidade e contrato, fala o problema e habilita o equipamento.

Mac da interface sim, pode ser alterado. Interface ethernet so diz respeito a rede interna é a comunicação entre 2 equipamentos.

Como eu disse sou cético quando a mudar simplesmente o mac e a mágica surgi, liberando sua franquia.
Porém esse mês farei um teste. Usarei o modem da net até uma determinado limite, depois colocarei ele em bridge e irei navegar pelo roteador com o mac alterado. O que eu espero? Que a franquia fique parada ou que ela reset.
Faz o que tu quiser.

Já foi explicado inúmeras vezes. Ninguém aqui tem razões para inventar ou mentir. A troco de quê faríamos isso?

Coloque seu cable modem em bridge, conecte-o num roteador e reinicie o cable modem. Nem precisa alterar o WAN MAC do roteador, porque o original já é diferente do WAN MAC do cable modem. Avise aqui se o seu IP externo não mudou.
O IP vai mudar, e isso é a prova de que o DHCP da NET realiza os leases com base no MAC do dispositivo conectado ao cable modem.

A título de curiosidade, há quanto tempo tu é cliente da NET? Já usou outro provedor DOCSIS antes?

Tcool

New Member
Vixxx... Calma pessoal.... Vamos na paz... Acho que se entenderam mal.. vamos começar de novo!!

By_Zaca

Well-Known Member
Aqui todas as noites em horario de pico ping para fora fica 250ms :feelbad:
se está congestionado com novo backbone.. imagina se nao tivessem construido!?

luizdsouza3

New Member

Estou com o mesmo problema cara.
Para sites externos o ping fica extremamente alto.

Meu VPS fica fora, quando entro no TS o ping vai nas alturas, estes dias atrás a conexão estava péssima novamente, pings acima de 600ms

By_Zaca

Well-Known Member
isso aí e como sempre acontecem... Nao pensavam que iriam usam tanto o serviço deles...
o Novo backbone é "tão grande" que economizaram aí nas "configurações"...

acs.sandro

New Member

1º = 15.90MB/s
2º = 15.55MB/s
3º = 12MB/s
Obrigado cara, mas Node saturado acho difícil e sim foi por cabo, a rede é novinha e a adesão ao Vírtua está sendo baixíssima. Aguarda a visita entre 14h e 18h.

Última edição:

Tcool

New Member
Obrigado cara, mas Node saturado acho difícil e sim foi por cabo, a rede é novinha e a adesão ao Vírtua está sendo baixíssima. Aguarda a visita entre 14h e 18h.
Nada... Precisando estamos aí!!! É que comigo ocorreu a mesma coisa... Quando forem aí deixa aqui como foi resolvido por favor para ajudar os colegas... Abração e boa sorte!!

FLMacieira

New Member
Tenho virtua de 30mb (MODEM -> Roteador Wifi e PS4 via cabo)

Quando minha esposa usa o NETFLIX (chromecast), fica com muito LAG no ps4...
É normal isso? Sabem como posso resolver?

dudu1505

¯\(ツ)/¯
Tenho virtua de 30mb (MODEM -> Roteador Wifi e PS4 via cabo)

Quando minha esposa usa o NETFLIX (chromecast), fica com muito LAG no ps4...
É normal isso? Sabem como posso resolver?
é normal sim, se o netflix usar toda a banda pra baixar o conteúdo vai lagar tudo.
soluções: aumentar velocidade contratada ou ativa e configura o QoS no roteador.

FLMacieira

New Member
é normal sim, se o netflix usar toda a banda pra baixar o conteúdo vai lagar tudo.
soluções: aumentar velocidade contratada ou ativa e configura o QoS no roteador.
Valeu Dudu...
Achei que os 30mb era suficiente...
Só acho estranho quando ligo os 2 chromecast ou mesmo o ps4 no netflix todo mundo roda em HD...
Vou verificar se meu roteador tem essa opção.

Valeu mesmo..

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)