Tutorial: Convertendo MBR > GPT e GPT > MBR

Discussão em 'Armazenamento' iniciado por Rhada, 25/04/2013.

1. Rhada

Rhada New Member Registrado

Registro:
    21/11/2007
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Tutorial: Convertendo MBR > GPT e GPT > MBR sem perda de Dados!

Recentemente eu quis testar o Windows 7 no meu notebook novo (que veio com o Windows 8) e não queria perder as partições com arquivos e backups. Bom, perdi bastante tempo até descobrir uma ferramenta GRATUITA que resolvesse meu problema por completo: Como converter meu HD que era GPT para MBR sem perder os dados? E se depois eu desistir e quiser voltar pro GPT? Existe uma maneira? SIM!

O processo em si é bem fácil e rápido de se fazer. Não testei em sistemas RAID, apenas em HD's 'solitários', mas creio que deva funcionar da mesma forma.

Lembrando que: Não me responsabilizo por qualquer dano ou perda de dados, é um processo que envolve riscos. Cabe a cada um decidir se vale a pena ou não tentar. Já fiz o processo cerca de 3x (GPT > MBR e MBR > GPT) e não tive qualquer problema.

Arquivos necessários:
    GPT fdisk - LINK
    Extraia para C:\gdisk

1. Identificando qual HD iremos converter:
    1.1 Execute o CMD em modo Administrador (No Windows 8: botão direito, executar como administrador).

1.2 Digite "diskpart" (sem as aspas) e dê enter.

1.3 Digite "list disk" (novamente, sem as aspas) e dê enter.

1.4 Identifique qual disco irá converter. Disco 0, Disco 1, Disco 2, etc.

1.5 Digite "exit" (isso, sem as aspas!) e claro, dê enter.

2. Convertendo GPT > MBR:
    ATENÇÃO! SE VOCÊ ESTIVER CONVERTENDO O DISCO EM QUE O WINDOWS ESTÁ INSTALADO, O SISTEMA NÃO IRÁ DAR BOOT! É NECESSÁRIO REINSTALAR O WINDOWS APÓS A CONVERSÃO!
    2.1 Ainda no CMD, navegue até a pasta onde extraiu o gdisk, no exemplo que estou demonstrando, seria C:\gdisk

2.2 Digite "gdisk X:" (onde X é o número do disco que você verificou no passo 1 e deseja converter. No meu caso, irei converter um HD externo de 500gb. Ele foi listado como Disco 1, portanto para o meu caso eu digito "gdisk 1:" (sempre sem as aspas) e dou enter.

2.3 Digite o comando "r" e dê enter. Esse comando irá acessar o menu "Recovery and Transformation".

2.4 Digite o comando "g" (enter)

2.5 Digite o comando "w" (enter)

2.6 Digite "Y" (enter) para aceitar.

2.7 É comum aparecer "Error 0 when saving MBR". Não se assuste.

2.8 Pronto! Sua unidade foi convertida pra MBR! Pode fechar o CMD. Para acessar a unidade algumas vezes precisamos remover o USB e conectar novamente. Outras vezes o Windows detecta o disco e já abre a janela.

3. Convertendo MBR > GPT:
    ATENÇÃO! SE VOCÊ ESTIVER CONVERTENDO O DISCO EM QUE O WINDOWS ESTÁ INSTALADO, O SISTEMA NÃO IRÁ DAR BOOT! É NECESSÁRIO REINSTALAR O WINDOWS APÓS A CONVERSÃO!
    3.1 Ainda no CMD, navegue até a pasta onde extraiu o gdisk, no exemplo que estou demonstrando, seria C:\gdisk

3.2 Digite "gdisk X:" (onde X é o número do disco que você verificou no passo 1 e deseja converter. No meu caso, irei converter um HD externo de 500gb. Ele foi listado como Disco 1, portanto para o meu caso eu digito "gdisk 1:" (sempre sem as aspas) e dou enter.

3.3 Digite "Y" (enter) para aceitar.

3.4 Digite o comando "r" e dê enter.

3.5 Digite o comando "f" e dê enter.

3.6 Digite "Y" (enter) para aceitar.

3.7 Digite o comando "w" e dê enter.

3.8 Digite "Y" (enter) para aceitar.

3.9 Pronto! Sua unidade foi convertida pra GPT! Pode fechar o CMD. Para acessar a unidade algumas vezes precisamos remover o USB e conectar novamente. Outras vezes o Windows detecta o disco e já abre a janela.

Quem enfrentar problemas ou tiver dúvidas, por favor, não me envie MP. Poste aqui no tópico pois outras pessoas podem compartilhar da mesma situação e também podem ajudar na solução.

Última edição: 25/04/2013
    Lucas Jorge curtiu isso.
  2. felipemaximus

felipemaximus Member Registrado

Registro:
    11/06/2012
    Curtidas recebidas:
    16
    Pontos de Troféu:
    16
    Toda ajuda é muito bem vinda, foi bom saber desse tutorial amigo, uma vez bati cabeça com um ssd corsair nova que me deu trabalho pra fazer essa mudança!!!!

3. Elcio

Elcio New Member Registrado

Registro:
    24/08/2002
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Rhada
    Estava eu tentando iicializar um HD de 3T e bobeei escolhento MBR ao inves de GPT. Como faria para reverter isso tendo o HD ligado a uma porta USB (case externo)?
    Obrigado.

4. Rhada

Registro:
    21/11/2007
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Não entendi muito bem. Você comprou um HD e quando foi usá-lo escolheu MBR quando deveria ter usado GPT, correto? Sendo assim, o HD não reconhece todo o espaço disponível, parece que MBR vai até 2Tb, algo assim...
    Foi isso? Se sim, faça o processo 1 + 3, que seria a conversão de MBR > GPT.
    Provavelmente depois você poderá ir no gerenciador de disco do Windows e expandir a partição de 2Tb pra 3Tb.

5. Elcio

Elcio New Member Registrado

Registro:
    24/08/2002
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Isso mesmo Rhada. Mas o diskpart reconhece discos que estejam plugados via porta USB? O meu esta num case. Vou fazer e lhe digo depois.Obrigado.
    ------------
    Resolvido Rhada! Muitissimo obrigado.
    Abracao e boa noite.

6. daniellbs

daniellbs New Member Registrado

Registro:
    27/03/2013
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Só por curiosidade, mas voce sabe porque o windows 7 não reconhece essa sua partição por estar em GpT?

Parabens pelo tuto!

7. Rhada

Registro:
    21/11/2007
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Creio que é pq as mídias do Windows 7 que nós temos não suportem o UEFI. O Windows 7 não tem problemas com o GPT, mas pro GPT funcionar, o UEFI precisa estar ativado (e não o modo legacy). É bem provável que o instalador do Windows 7 (numa mídia com suporte a UEFI) funcione normalmente e detecte as partições GPT.

8. brunosod

brunosod New Member Registrado

Registro:
    12/05/2013
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Bom dia pessoal,
    Por favor gostaria de pedir ajuda de vocês do forum adrenaline, principalmente ao usuário Rhada.. estou DESESPERADO!

Meu irmão possui um notebook LG modelo S460, que possui Windows 8.
    Eu pretendia "formatar" o equipamento pois estava com o Sistema Operacional cheio de porcarias, lento, etc.. Na verdade nesse caso o termo não seria formatar mas sim fazer um recovery de fábrica do Windows, pois o próprio equipamento oferece essa opção.

Salvei o backup (200GB) em uma pasta na área de trabalho e como estava sem HD externo removi o hd do notebook (capacidade 250GB) e espetei no desktop como disco secundário. Liguei o equipamento, inicializei o sistema operacional pelo hd do próprio desktop (Windows 7), subiu o Windows normalmente, instalou o driver do hd do notebook, porém não aparecia as partições no "Meu Computador".

Após diversas tentativas sem êxito, entrei no "Gerenciamento do Computador" e na opção "Gerenciamento de Disco" para verificar se estava aparecendo o hd do notebook, e nisso automaticamente apareceu uma janela informando que encontrou o disco e me deu as opções "mbr" ou gpt" para poder visualizar as partições, então escolhi a opão "mbr" pois informava que gtp é utilizado para discos acima de 2TB.

Após selecionar a opção "mbr" me mostrou um gráfico do disco preenchido por um espaço preto como se tivesse zerado as partições do mesmo, na mesma hora eu gelei! pois até então nem imaginava que iria ocorrer perda de dados. E depois do acontecido eu pesquisei pra saber mais sobre partições mbr e gpt e aí eu pude entender um pouco a diferença...

Existe alguma maneira everter para o estado original do HD, no caso creio que seja gpt. Eu tentei converter clicando com o botão direito e selecionando a opção "converter para gpt" mas continua com o hd zerado (sem partições), como se eu tivesse perdido tudo!

Por favor, peço humildemente que possam dar uma força pois estou desesperado não sei o que fazer.. Pelo amor de Deus! rs.
    Agradeço desde já.. Obrigado!

PS: Minha maior preocupação é os dados do meu irmão pois ele usa o notebook e tem MUITO conteúdo da faculdade, na verdade ele usa o notebook para este fim. E além disso o equipamento não veio com o DVD do Windows 8 para instalação (também não tem etiqueta com a chave licença) não tem como eu recuperar o Sistema Operacional, pois creio que o recovery do S.O estava instalado no HD, através do sistema GPT/UEFI..

No momento estou tentando recuperar os dados do meu irmão através do software Get Data Back for NTFS.

Última edição: 12/05/2013
  9. Rhada

Registro:
    21/11/2007
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Nesse caso eu acho que esse tutorial não vai te ajudar, infelizmente.
    O que eu posso te dizer é recorrer aos softwares de recuperação de dados, igual você já começou a fazer. Posso te recomendar o uso de um software, pois uns dias atrás também cometi o erro de apagar as partições. O programa é o Zero Assumption Recovery. Foi o ÚNICO que conseguiu recuperar meus dados. Recomendo que tente usá-lo também.
    Boa sorte...

10. Elroy

Elroy Usuário Inútil Registrado

Registro:
    28/11/2008
    Curtidas recebidas:
    37
    Pontos de Troféu:
    41
    Eu faço pelo Ubuntu, usando o GParted.
    Baixo o Ubuntu e instalo ele num Pen Drive. Mando o computador bootar pelo Pen Drive e subo o Ubuntu.
    Baixo o GParted e mudo a tabela de partição dos HDs.

O bom do GParted é que ele possui interface gráfica. Então não necessita lembrar os comandos.
    Mas por outro lado, tem o trabalho de criar o pen drive, subir no Linux, etc.

11. |Danilo|

|Danilo| PC Addict!! Registrado

Registro:
    11/06/2011
    Curtidas recebidas:
    13,703
    Pontos de Troféu:
    43
    No meu caso que vou trocar o HD original dele por um SSD, eu não preciso alterar nada né? já que não vou usar nada que esteja no HD original dele (vai virar Backup) e vou instalar o Win 7 no note, preciso ter algum outro cuidado? Outra pergunta, se eu formatar ele depois (HD original) pelo win7 usando um case externo, ele vai converter automaticamente para MBR?

12. Dr. H@st

Dr. H@st DoWnLoAdEr$tEaM Registrado

Registro:
    09/08/2004
    Curtidas recebidas:
    939
    Pontos de Troféu:
    42
    Fiz o procedimento pra converter MBR para GPT e deu acesso negado.
    E agora ?

Edit,, escrevi .. cd gdisk (enter) e depois gdisck 0: mas naum ia dizendo que tinha que deletar uma particiçao, coisa do tipo.
    Formatei denovo e pelo win8 dava erro informando que faltaca uma .dll.
    Botei pelo win 7 e agora consegui converter pra GPT.
    Por fim, abriu a pasta do diretorio do win8, mas ainda continua como 2Tb.
    Tenho q formatar denovo e excluir todas as particoes, inclusive a reservada para o sistema, para agora sim recohecer os 3Tb ?
    ?

Última edição: 08/08/2013
  13. Hyoga

Hyoga Member Registrado

Registro:
    08/02/2007
    Curtidas recebidas:
    4
    Pontos de Troféu:
    16
    tenho uma dúvida..
    comprei um ssd para colocar no lugar do hd do notebook e gostaria de instalar o windows 8 nele com gpt..
    neste caso eu preciso instalar o windows no ssd, seguir o tutorial usando o GPT fdisk e depois instalar o windows 8 novamente?

14. Elroy

Elroy Usuário Inútil Registrado

Registro:
    28/11/2008
    Curtidas recebidas:
    37
    Pontos de Troféu:
    41
    Não me lembro ao certo, mas se não me engano se tu instalar o Windows 8 a partir de um CD ele já instala em partição GPT.

15. kinpo

kinpo na mira Registrado

Registro:
    20/09/2012
    Curtidas recebidas:
    6
    Pontos de Troféu:
    0
    da ultima vez que precisei converter um gpt para mbr foi bem simples, antes de formatar o win 7, na tela onde aparece os hds e partiçoes pressiona SHIFT+F10 ai vai abrir o cmd, la da um ''disk part'' em seguida ''list disk'' ai voce vai ver o numero do hd que precisa ex: 0 então vc usa o comando ''select disk 0'' e logo em seguida o ultimo comando ''convert mbr'' então ele começa a converter depois de uns 10 minutos ja ta pronto.Nesse caso foi gpt>mbr já não sei, se o contrario também é assim

16. Mytsicusa

Mytsicusa New Member Registrado

Registro:
    24/08/2013
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Boa tarde.
    Bom estou com um problema parecido, a algum tempo atrás uns meses mais ou menos,
    Tive o seguinte problema.
    Na tentativa de instalar o win 8 pela primeira vez em meu computador, apenas por curiosidade,
    me deparei com um erro inesperado >O WINDOWS NÃO PODE SER INSTALADO NESTE DISCO. O DISCO SELECIONADO
    ESTÁ NO ESTILO DA PARTIÇÃO MBR, NOS SISTEMAS EFI O WINDOWS SOMENTE PODE SE INSTALADO EM DISCOS GPT.
    Bom após quebrar a cabeça procurando na net, achei este poste aqui. Na tentativa de resolver meu
    problema, tentei o tuto acima, mas quando cheguei na parte '2', não consigo achar o 'gdisk' pelo cmd,
    não sei e fiquei bem nervoso tentando que resolvi tentar outra maneira, salvei tudo o conteúdo do meu
    HD partições C e D, tentando novamente na esperança de conseguir instalar o win8, dei boot com o DVD
    do windows 8 e na primeira tela antes de clicar em instalar, pressionei "Shift+F10" abrindo assim meu
    pronps de comando (CMD) digitando nele o "DISKPART" para acessar meus disco rígidos em seguida "LIST DISK"
    para identificar o disco que queria formatar, em seguida o comando para selecionar o disco "DISK 0"
    sendo 0 o disco desejado, em seguida dei o comando para formatar o disco "CONVERT GPT", mas sem sucesso
    aparecendo a seguinte mensagem " ESTE DISCO NÃO PODE SER FORMATADO POR CONTER ARQUIVOS EM USO".:damn:
    Já quase sem esperança eu já tinha visto em outro postes o comando "CLEAN" para limpar todas a informações
    gravadas no disco. Então tentei executá-lo, dei o comando "CLEAN" e após alguns segundos esperando até terminar
    o trabalho, novamente tentei o comando "CONVERT GPT" sendo assim executando este comando com sucesso.:fuckyeah: Pronto
    meu hd estava convertido para tal formato. Ok reiniciei a maquina entrei na bios e me deparei com outro caso comum
    na hora de formatar, sendo que o windows xp usa "SATA MODE EM IDE" e o windows 7 usa "SATA MODE AHCI"
    mas i interessante é que meu computador estava no Sata mode em IDE e estava usando o windows 7, e sem dar nenhum problema
    rodava perfeitamente, bom me deparando a isso mudei para AHCI mode que seria o correto para o windws 7 e 8,
    então me pergunto o erro de instalação do windows não seria apenas por estar selecionado em IDE mode sendo que o win8 precisa ser AHCI?
    Minha duvida ainda continua, mas enfim, apos mudar isto também eu instalei o win8, perfeitamente sem nenhum outro erro
    e nenhum bugs inesperado. Apenas que após alguns dias utilizando o win8 percebi que ele não estava normal, pois em outro note
    que tenho ele rodava diferente, sendo que a configurações do note eram inferiores a do meu computador.
    Configurações do note: Processador> Core I3 Quad Core 3.00GHZ, Memoria> 2GB DDR3> HD de 320.
    Configurações do PC: MB> Gigabyte H61M-DS2 LGA1155, Processador> Core I5 Quad Core 2.80GHz com TurboBoost 3.20GHz, Memoria> 4GB DDR3,
    Placa Gráfica> Nvidia 9800GT 512MB DDR3, HD 320GB.
    Etão na minha maquina ele fica realmente travado, trava para entrar os ícones da área de trabalho, trava o Media Player entre outro programinhas leveis.
    OBS: Games até o momento não travou nenhum, estou rodando agora o GTA IV no MAXIMO sem nenhum problema!
    Obrigado Espero que tenham uma resposta para isso.. :hmm:

17. Dr. H@st

Dr. H@st DoWnLoAdEr$tEaM Registrado

Registro:
    09/08/2004
    Curtidas recebidas:
    939
    Pontos de Troféu:
    42
    Cara, fiquei tao puto com este negocio, e ja q ninguem soube, ate ja larguei mao e mandei estes 750gb pra aquele lugar.
    Mas tu me deu uma esperança agora.
    So que ja instalei monte de jogos, 2 dos quais ainda nem joguei e naum quero perder todo o conteudo denovo sem ter a certeza dq agora conseguiria converter pra gvt e recuperar estes benditos 750gb ao 2tb.
    Mas estarei acompanhando, desta vez, sua epopéia. hehe

18. Shaka_AC

Shaka_AC New Member Registrado

Registro:
    26/03/2006
    Curtidas recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    0
    Tenho um PC com 1 HD em modo GPT e quero transforma-lo em MBR, no entanto quero mudar apenas uma partição do HD sem excluir outras 2 que existem no mesmo HD (partições de factory restore e outra que não sei o que é).

Quero mudar apenas a partição onde o Windows 8 esta instalado para instalar o Windows 7.

É possível altera-la sem afetar as demais partições do mesmo HD?

Ou este procedimento citado pelo "kinpo" formata o HD completamente com todas as partições?

19. fernandocba

fernandocba New Member Registrado

Registro:
    12/11/2013
    Curtidas recebidas:
    0
    Pontos de Troféu:
    0
    Olá Rhada, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo tutorial, e estou com o seguinte problema. Eu tenho Windows 8 e sem querer eu alterei um HD 2TB MBR para GPT sem formatar e logo em seguida Tentei voltar ele para MBR, tudo isso pelo Gerenciamento de Disco do Windows 8. Ele retornou e está como MBR porém ele esta como "não alocado" e o maior problema é que o HD está com todos os meus dados, ele não é o HD principal que está com o sistema operacinal. Tem como eu resolver isso e recuperar meus dados?

20. Rhada

Registro:
    21/11/2007
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Olha, nesse caso eu não sei como proceder. Eu tentaria instalar o Recuva no HD que está o sistema operacional (e outros softwares de recuperação de dados) sem tentar mexer em mais nada no seu HD de dados antes. Qualquer ato ou alteração no HD vai só diminuir as possibilidades de recuperação dos seus dados. Sugiro que busque pela net como recuperar dados de partições excluídas ou algo do tipo.

O método que eu postei funciona sem apagar qualquer dado de qualquer partição. No entanto, eu nunca testei converter o HD em que está instalado o sistema operacional, creio que não seja possível fazer isso com o Windows aberto. Para todos os efeitos, é possível rodar o gdisk dentro do Linux (Ubuntu) da mesma forma que rodamos no Windows (usando os mesmos comandos), é só baixar pelo apt-get ou Central de Software do Ubuntu.

Última edição: 12/11/2013
  21. ArturAK47

ArturAK47 tem que transar pra isso acontecer Registrado

Registro:
    18/02/2012
    Curtidas recebidas:
    1,618
    Pontos de Troféu:
    42
    tentei realizar o tutorial porém sem sucesso:

não entendi direito o comando que vc falou, vc disse para digitar C:\gdisk, mas no seu print estava diferente C:\>gdisk com a seta para a direita explica melhor os comandos ae parça por favor que meu HD de 3TB não pode ir pro caixão tem mta coisa lá, ajuda noiz aew :mas:

22. Rhada

Registro:
    21/11/2007
    Curtidas recebidas:
    2
    Pontos de Troféu:
    0
    Olá! Você precisa digitar o comando do executável junto com o número do disco, por exemplo:
    gdisk 1:
    e dar enter.

Tente novamente e veja se funciona.
    Abraços

23. angelo.stn

angelo.stn Zzzzzz Registrado

Registro:
    24/04/2006
    Curtidas recebidas:
    7
    Pontos de Troféu:
    16
    so usar o paragon hd manager 12 q faz a conversão facil facil!

24. Thannus

Thannus New Member Registrado

Registro:
    22/06/2013
    Curtidas recebidas:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Então galera, não sei se tem alguém c dúvidas, mas o método mais simples que eu encontrei é o seguinte.(somente para HDs novos)

1-Clica no menu INICIAR e vai até o prompt do DOS
    2-No prompt do DOS vc digita DISKPART e dá enter (Se o disco não contiver nenhuma partição ou volume, vá para etapa 6)
    3-no prompt DISKPART, digite list volume(anote o nº do volume q deseja excluir)
    4-no prompt DISKPART, digite select volume(nº do volume q deseja excluir)
    5-no prompt DISKPART, digite delete volume
    6-no prompt DISKPART, digite list disk(anote o nº do disco q deseja converter)
    7-no prompt DISKPART, digite select disk(nº do disco q deseja converter)
    8-no prompt DISKPART, digite convert gpt.

Abra o gerenciador de discos e faça suas partições. valeu!!

Última edição: 26/11/2013
    ruterjunior curtiu isso.
  25. ArturAK47

ArturAK47 tem que transar pra isso acontecer Registrado

Registro:
    18/02/2012
    Curtidas recebidas:
    1,618
    Pontos de Troféu:
    42
    aff converter converter deletando a unidade e a ativando com outro sistema qq um faz

a zica é converter sem perda de dados

Compartilhe esta Página