[TÓPICO OFICIAL] Samsung Flash F30

Katagiri

Active Member
pelo pouco que testei não consegui carregar, PORÉM lembro de ter lido em um manual online do notebook que era possível, mas desde então não achei novamente mencionando se era possível ou não e sequer achei de novo o manual, talvez eu tenha delirado

o ideal era alguem que tenha um carregador com Power Delivery de uns 45W testasse... testei com o carregador simples da Samsung de um S9+ e pra mim não deu certo
Eu tenho um carregador desse tipo. Vou ver se minha mãe concorda em testar o note dela.

gerson.brandao

New Member
Formatei o note estou usando desde quarta feira. Vou fazer um relato da minha experiência até agora.
O notebook é muito bonito, tela excelente, som ok. O que mata mesmo é o desempenho. Como tenho 10 dias pra arrependimento de compra, resolvi fazer o diabo com o notebook.
Vi que o processador subia pra 100% de uso mesmo em tarefas simples e dava umas pequenas engasgadas assistindo o Premiere pelo Firefox.
Meu Ragnarok rodou de uma maneira ok e os programas do escritório também. Mas eu não estava satisfeito.
Dei uma pequena garimpada na internet sobre overclock no chip N4000.
Acontece que, o over não é possivel.
MAS DÁ PRA AUMENTAR O TDP DO PROCESSADOR!
Como esse chip vem de fábrica pra trabalhar a 6w, achei que aumentando um pouco, resolveria o problema.
Então, subi o TDP pro processador pra 10w e virou outra máquina. Excelente mesmo. As temperaturas, até agora, estão estáveis. Mesmo com benchamark sintético, não subiu de 65º.
Vou usar mais uns dias assim e, se ficar tudo ok, vou tentar subir pra 15w.
Procurei também e vi que o chip Pentium N5000 é fabricado com o mesmo soquete, TDP e tamanho dos chips iguais. Vou comprar pelo AliExpress e fazer a substituição. Não acredito que vai ter problema porque o mesmo notebook é vendido com esse chip nos Estados Unidos e parece ser bem melhor porque já saímos de um Dual Core do N4000 pra um Quad Core no N5000.
A quem se interessar, o passo a passo pra aumentar o TDP do processador tá nesse vídeo.
Ei Guirs, dá um retorno para a nós, você fez o aumento do TDP para 15w? Como está o funcionamento do notebook com o tdp aumentado, como ficou a autonomia da bateria?

Outra dúvida que estou, e queria a opinião dos demais, é referente a desenvolvimento. Já possuo uma máquina parruda para isso, mas pretendo adquirir o flash pela mobilidade que terei com ele, e a tela de 13,3" é perfeita para mim.

Pretendo adquirir o notebook, só estou meio receoso que não seja satisfatório para meus trabalhos e projetos, uso (eclipse, visual studio code, nodejs, mysql), esses tipos de ferramentas e IDEs, em cenários que preciso usar um servidor como o tomcat para levantar uma aplicação, etc. Resumindo, desenvolvimento em geral, mas nada extremamente pesado (como desenvolvimento de jogos), só linguagens padrão como java, e desenvolvimento web.

Quem tem entendimento, ou experiência nessas demandas, poderia me esclarecer se ficaria inutilizável para esse tipo de uso?

Última edição:

gerson.brandao

New Member
Formatei o note estou usando desde quarta feira. Vou fazer um relato da minha experiência até agora.
O notebook é muito bonito, tela excelente, som ok. O que mata mesmo é o desempenho. Como tenho 10 dias pra arrependimento de compra, resolvi fazer o diabo com o notebook.
Vi que o processador subia pra 100% de uso mesmo em tarefas simples e dava umas pequenas engasgadas assistindo o Premiere pelo Firefox.
Meu Ragnarok rodou de uma maneira ok e os programas do escritório também. Mas eu não estava satisfeito.
Dei uma pequena garimpada na internet sobre overclock no chip N4000.
Acontece que, o over não é possivel.
MAS DÁ PRA AUMENTAR O TDP DO PROCESSADOR!
Como esse chip vem de fábrica pra trabalhar a 6w, achei que aumentando um pouco, resolveria o problema.
Então, subi o TDP pro processador pra 10w e virou outra máquina. Excelente mesmo. As temperaturas, até agora, estão estáveis. Mesmo com benchamark sintético, não subiu de 65º.
Vou usar mais uns dias assim e, se ficar tudo ok, vou tentar subir pra 15w.
Procurei também e vi que o chip Pentium N5000 é fabricado com o mesmo soquete, TDP e tamanho dos chips iguais. Vou comprar pelo AliExpress e fazer a substituição. Não acredito que vai ter problema porque o mesmo notebook é vendido com esse chip nos Estados Unidos e parece ser bem melhor porque já saímos de um Dual Core do N4000 pra um Quad Core no N5000.
A quem se interessar, o passo a passo pra aumentar o TDP do processador tá nesse vídeo.
Conta pra a gente o que tu achou, esse tempo usando com o tdp aumentado.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 1, Guests: 3)