[TÓPICO OFICIAL] Samsung Flash F30

marioloko

New Member
devolvi o note. não engoli esse uso praticamente constante de 100% da CPU (ao abrir três abas no chrome + office), ou ao instalar uma atualizar, ou ao abrir o spotify, ou ao tentar usar assinatura digital etc.
não faz sentido pra mim ficar com um note novo que trava, mesmo com o ssd m2.
o comprador precisa ver bem se o note se adequa ao uso

mikael92

Member
Galera, fui com a cara desse note mas tenho algumas dúvidas.

Preciso da portabilidade dele pois trabalho com fotografia.

Instalando Linux nele consigo fazer navegação, backup de cartão SD em HD externo e apresentar fotos e vídeos para clientes?

É fácil encontrar uns desse usados?
Eu discordo, acho q se for usar no linux vai sim, se você for só VER as fotos e apresentar, com um linux leve deve ir tranquilo. Eu tenho mexido com LaTeX e um pouco de R, no linux, e vai de boas, até uso firefox com um pouco a mais de abas abertas (provavelmente o chrome já seria pedir demais) e não me incomoda. Mas é aquilo, vai precisar rodar um linux mais leve mesmo.
E volto a frisar, a tela desse note é excelente, acho q pro seu propósito cairia muito bem. Fico espantado as vezes comparando com outros notes que tenho acesso.

alinedeoviana

New Member
A tela realmente é ótima. De fato, pode ser que com Linux vc consiga. Em relação ao Chrome, por incrível que pareça, mesmo no Windows, tô conseguindo usar. Os outros navegadores vc consegue até mais abas abertas.

Eu discordo, acho q se for usar no linux vai sim, se você for só VER as fotos e apresentar, com um linux leve deve ir tranquilo. Eu tenho mexido com LaTeX e um pouco de R, no linux, e vai de boas, até uso firefox com um pouco a mais de abas abertas (provavelmente o chrome já seria pedir demais) e não me incomoda. Mas é aquilo, vai precisar rodar um linux mais leve mesmo.
E volto a frisar, a tela desse note é excelente, acho q pro seu propósito cairia muito bem. Fico espantado as vezes comparando com outros notes que tenho acesso.

• Curtir
Reações: Bat

mikael92

Member
A tela realmente é ótima. De fato, pode ser que com Linux vc consiga. Em relação ao Chrome, por incrível que pareça, mesmo no Windows, tô conseguindo usar. Os outros navegadores vc consegue até mais abas abertas.
Sim, eu até ia comprar um M2 pra colocar o windows nele, mas como tenho usado só pra aula, tá dando pra usar por enquanto só no linux, então acabei economizando o dinheiro do M2. Acredito que fique até melhor caso acabe comprando mais pra frente o M2, mas tenho usado com 10 abas no firefox + editor de texto e de vez em quando escutando música, e vai sem engasgar. O linux que tenho aqui é o Peppermint (que é pequeno e leve), mas versões baseadas no Xfce devem rodar bem.

• Curtir
Reações: Bat

edulimajunior

New Member

Aqui tava bem bosta mas teve uma atualização recente dos drivers do leitor que deixou bem preciso.

Antes precisava colocar o dedo umas 4x pra funcionar e agora tá indo de primeira.

guirs

New Member
Eu já li bastante opiniões aqui e em todo canto da internet mas eu ainda não sei se vale a pena o notebook. Vi alguns lugares falando que ele trava até em tarefas simples e outros que tudo funciona perfeitamente. Inclusive, comprei o notebook meio no impulso pelos primeiros reviews.
Eu trabalho em um escritório de contabilidade e sempre com Spotify, Domínio Contábil e cerca de 4 abas do Firefox abertas. Também queria jogar algumas coisas um pouquinho mais simples como Ragnarok Online.
Minha pergunta é a seguinte:
O notebook dá conta sem travar ou vai ser um show de horrores o uso diário? Lembrando que comprei pelas Casas Bahia, paguei R$1411,00 (melhor preço que encontrei) e ele ainda está em transporte mas tenho 10 dias de arrependimento da compra.

umd

Douglas Madeira
Instalei windows 10 1909 H2 . Qualquer coisa gargala em 100% , até processos cotidianos do windows . É complicado , mas quando levo pra faculdade pra fazer minhas anotações no Word , tá de boa . Aposto se houvesse uma versão com i3 , seria o queridinho da galera.

mikael92

Member
Eu já li bastante opiniões aqui e em todo canto da internet mas eu ainda não sei se vale a pena o notebook. Vi alguns lugares falando que ele trava até em tarefas simples e outros que tudo funciona perfeitamente. Inclusive, comprei o notebook meio no impulso pelos primeiros reviews.
Eu trabalho em um escritório de contabilidade e sempre com Spotify, Domínio Contábil e cerca de 4 abas do Firefox abertas. Também queria jogar algumas coisas um pouquinho mais simples como Ragnarok Online.
O notebook dá conta sem travar ou vai ser um show de horrores o uso diário? Lembrando que comprei pelas Casas Bahia, paguei R$1411,00 (melhor preço que encontrei) e ele ainda está em transporte mas tenho 10 dias de arrependimento da compra.
Cara, Ragnarok é um jogo bem antigo, mas ele deve ser bem fraco para jogos, eu nem tentei. Quanto ao seu uso, se o programa não for muito pesado acho que dá conta sim, mas provavelmente vai ter que instalar um windows limpo e talvez procurar algumas otimizações. Tem outros notes aparecendo em promoção por um preço um pouco acima, talvez seja mais interessante no seu caso. Aqui com Linux dá pra usar tranquilo, chego a abrir 10-12 abas e usando spotify, mas o Win10 é relativamente mais pesado.

marioloko

New Member
Eu fiquei com o note cinco dias. Mesmo com uma instalação limpa no windows notei que em qualquer abertura do programa o processador chega a 100%. Não entra na minha cabeça comprar um pc novo, em 2019, com esse tipo de performance. No linux, como o colega disse acima, a história pode ser diferente. Ocorre que para mim o linux não era opção.

Falando do preço, eu comprei o meu por cerca de 1350,00 com retorno de 330,00 no cashback AME. Então esse seu preço pode melhorar.

Instalei windows 10 1909 H2 . Qualquer coisa gargala em 100% , até processos cotidianos do windows . É complicado , mas quando levo pra faculdade pra fazer minhas anotações no Word , tá de boa . Aposto se houvesse uma versão com i3 , seria o queridinho da galera.
O note é foda em portabilidade e em tela. Esse processador é realmente uma pena.

guirs

New Member
Chegou hoje. Nem usei ainda porque quero fazer a instalação limpa do Windows mas não tô conseguindo. Já fiz o pendrive pelo programinha da Microsoft mas ele não boota de jeito nenhum. Já mexi onde dava pra mexer na bios mas não tem jeito. Alguém consegue me dar uma luz?

Katagiri

Active Member
Minha mãe tem esse note, ele não trava nada com o uso dela, a coisa mais pesada que ela roda é Candy Crush e tipo, ele não vai dar conta do Ragnarok.

guirs

New Member
Formatei o note estou usando desde quarta feira. Vou fazer um relato da minha experiência até agora.
O notebook é muito bonito, tela excelente, som ok. O que mata mesmo é o desempenho. Como tenho 10 dias pra arrependimento de compra, resolvi fazer o diabo com o notebook.
Vi que o processador subia pra 100% de uso mesmo em tarefas simples e dava umas pequenas engasgadas assistindo o Premiere pelo Firefox.
Meu Ragnarok rodou de uma maneira ok e os programas do escritório também. Mas eu não estava satisfeito.
Dei uma pequena garimpada na internet sobre overclock no chip N4000.
Acontece que, o over não é possivel.
MAS DÁ PRA AUMENTAR O TDP DO PROCESSADOR!
Como esse chip vem de fábrica pra trabalhar a 6w, achei que aumentando um pouco, resolveria o problema.
Então, subi o TDP pro processador pra 10w e virou outra máquina. Excelente mesmo. As temperaturas, até agora, estão estáveis. Mesmo com benchamark sintético, não subiu de 65º.
Vou usar mais uns dias assim e, se ficar tudo ok, vou tentar subir pra 15w.
Procurei também e vi que o chip Pentium N5000 é fabricado com o mesmo soquete, TDP e tamanho dos chips iguais. Vou comprar pelo AliExpress e fazer a substituição. Não acredito que vai ter problema porque o mesmo notebook é vendido com esse chip nos Estados Unidos e parece ser bem melhor porque já saímos de um Dual Core do N4000 pra um Quad Core no N5000.
A quem se interessar, o passo a passo pra aumentar o TDP do processador tá nesse vídeo.

Andre Leao

New Member
Formatei o note estou usando desde quarta feira. Vou fazer um relato da minha experiência até agora.
O notebook é muito bonito, tela excelente, som ok. O que mata mesmo é o desempenho. Como tenho 10 dias pra arrependimento de compra, resolvi fazer o diabo com o notebook.
Vi que o processador subia pra 100% de uso mesmo em tarefas simples e dava umas pequenas engasgadas assistindo o Premiere pelo Firefox.
Meu Ragnarok rodou de uma maneira ok e os programas do escritório também. Mas eu não estava satisfeito.
Dei uma pequena garimpada na internet sobre overclock no chip N4000.
Acontece que, o over não é possivel.
MAS DÁ PRA AUMENTAR O TDP DO PROCESSADOR!
Como esse chip vem de fábrica pra trabalhar a 6w, achei que aumentando um pouco, resolveria o problema.
Então, subi o TDP pro processador pra 10w e virou outra máquina. Excelente mesmo. As temperaturas, até agora, estão estáveis. Mesmo com benchamark sintético, não subiu de 65º.
Vou usar mais uns dias assim e, se ficar tudo ok, vou tentar subir pra 15w.
Procurei também e vi que o chip Pentium N5000 é fabricado com o mesmo soquete, TDP e tamanho dos chips iguais. Vou comprar pelo AliExpress e fazer a substituição. Não acredito que vai ter problema porque o mesmo notebook é vendido com esse chip nos Estados Unidos e parece ser bem melhor porque já saímos de um Dual Core do N4000 pra um Quad Core no N5000.
A quem se interessar, o passo a passo pra aumentar o TDP do processador tá nesse vídeo.

Cuidado que esse processador é soldado na placa, não usa soquete.

Depois vou ver esse procedimento se dá para fazer no meu N3350.

guirs

New Member

Sobre ser soldado, eu sei. Mesmo soquete eu digo quis dizer que ambos trabalham com o soquete FCBGA1090, as esferas são no mesmo local e mesma quantidade nos dois chips.

umd

Douglas Madeira
Por este modelo em específico contar com dissipação passivae também o dimensionamento de sua bateria entregar boa autonomia , pelos 6W consumidos , acho que no máximo seria legal aumentar para 10W o TDP . Alguém fez de fato este procedimento?

Gabrielbba

New Member

Tenho algumas perguntas sobre esse note, a primeira pergunta é:
1 - Qual seria um preço aceitável para se pagar nele? (já pensando na Black Friday);

2 - Para programação (principalmente em Linux e coisas de iniciante principalmente programação web e mobile) ele é capaz de rodar?

3 - Para instalar um O.S como o Linux Mint ou o Fedora tem uma boa compatibilidade com ele?

4 - E se eu fosse tentar jogar alguma coisa mais antiga, como Star Wars Jedi Academy e emuladores até +/- o PlayStation 1, ele aguenta?

Foi mal por tantas perguntas, estou muito interessado nesse notebook e esse foi a melhor discussão sobre ele que eu vi.

mikael92

Member
Eu tô com uma dúvida aqui, no de vocês a bateria carrega 100%? Aqui eu percebo que, no Linux, ele só vai até 85%, imagino q seja algo pra economizar vida útil da bateria, mas queria saber se o pessoal do Windows tem problema similar, ainda não fui atrás pra tentar entender de onde vem o problema.

Fiz o procedimento de aumentar pra 10w, no uso normal não vi diferença.

jogando lol aumentou uns 10fps
Chegou a notar diferença na bateria ou aquecimento?

Pessoal, boa noite!

Tenho algumas perguntas sobre esse note, a primeira pergunta é:
1 - Qual seria um preço aceitável para se pagar nele? (já pensando na Black Friday);

2 - Para programação (principalmente em Linux e coisas de iniciante principalmente programação web e mobile) ele é capaz de rodar?

3 - Para instalar um O.S como o Linux Mint ou o Fedora tem uma boa compatibilidade com ele?

4 - E se eu fosse tentar jogar alguma coisa mais antiga, como Star Wars Jedi Academy e emuladores até +/- o PlayStation 1, ele aguenta?

Foi mal por tantas perguntas, estou muito interessado nesse notebook e esse foi a melhor discussão sobre ele que eu vi.

1 - Acho que em torno de 1-1.2k é algo justo, se souber o que está levando.
2 - Usei por enquanto pra rodar R e LaTeX, os IDEs rodam bem, não rodo muita coisa mais pesada nele pq tenho um computador principal e quando vou usar algo mais pesado vou pro PC. Acredito que programação leve dê sem problema, mas caso vá querer simular algum sistema pra uso em testes, e seja o seu único computador, recomendo que vá pra outro modelo mais parrudo.
3 - Sim, instalei o Peppermint (tenho o Mint no desktop) por ser menor e parece ser mais leve (ainda não coloquei um SSD, então cada espaço economizado conta). Única coisa que perdi e não fui atrás de resolver é o sensor de digitais.

4 - Acho que qualquer jogo mais pesado já começa a complicar, eu não sei pq não jogo no note e não tenho Windows instalado nele. Volto a dizer, se é pra levar ele pra faculdade ou trabalho e usar para estudo, acho bem válida a compra, mas se for o seu único computador acho melhor pegar algo com mais poder de processamento mesmo.

Gabrielbba

New Member
Eu tô com uma dúvida aqui, no de vocês a bateria carrega 100%? Aqui eu percebo que, no Linux, ele só vai até 85%, imagino q seja algo pra economizar vida útil da bateria, mas queria saber se o pessoal do Windows tem problema similar, ainda não fui atrás pra tentar entender de onde vem o problema.

2 - Usei por enquanto pra rodar R e LaTeX, os IDEs rodam bem, não rodo muita coisa mais pesada nele pq tenho um computador principal e quando vou usar algo mais pesado vou pro PC. Acredito que programação leve dê sem problema, mas caso vá querer simular algum sistema pra uso em testes, e seja o seu único computador, recomendo que vá pra outro modelo mais parrudo.
3 - Sim, instalei o Peppermint (tenho o Mint no desktop) por ser menor e parece ser mais leve (ainda não coloquei um SSD, então cada espaço economizado conta). Única coisa que perdi e não fui atrás de resolver é o sensor de digitais.

4 - Acho que qualquer jogo mais pesado já começa a complicar, eu não sei pq não jogo no note e não tenho Windows instalado nele. Volto a dizer, se é pra levar ele pra faculdade ou trabalho e usar para estudo, acho bem válida a compra, mas se for o seu único computador acho melhor pegar algo com mais poder de processamento mesmo.

Falando sobre a bateria, eu tive um notebook Samsung antes e essa opção da bateria era chamada smart battery e era desativada pela BIOS, tenta achar esse recurso na BIOS dele!

Cara muito obrigado, vc me ajudou muito!

Ele não será a minha máquina principal, estou montando um Pc e ele já é relativamente potente, o notebook será muito mais para ter mobilidade, então se der para programar alguma coisa mais pesada seria em casos de emergência. Decidi comprar o mesmo por conta da portabilidade e das features premium como a memória flash, tela IPS Full HD e o leitor de digitais. Então se ele aguentar um VS code + Spotify e um Firefox aberto já está ótimo para mim.

Protoman!!!

Member
pelo pouco que testei não consegui carregar, PORÉM lembro de ter lido em um manual online do notebook que era possível, mas desde então não achei novamente mencionando se era possível ou não e sequer achei de novo o manual, talvez eu tenha delirado

o ideal era alguem que tenha um carregador com Power Delivery de uns 45W testasse... testei com o carregador simples da Samsung de um S9+ e pra mim não deu certo

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 2)