[TÓPICO OFICIAL] Samsung Flash F30

ninho-j

New Member
Alguém já instalou o ssd m2? Chegou meu ssd aqui mas não sei como abrir a tampa. Imagino que os parafusos estejam embaixo dos pezinhos, mas não sei como removê-los sem danificá-los. Entrei em contato com a Samsung e tudo o que me falaram é que o F30 não tem slot m2 e tampouco tem como abrir a tampa inferior rsrsrs.

flaviotc

New Member
Alguém já instalou o ssd m2? Chegou meu ssd aqui mas não sei como abrir a tampa. Imagino que os parafusos estejam embaixo dos pezinhos, mas não sei como removê-los sem danificá-los. Entrei em contato com a Samsung e tudo o que me falaram é que o F30 não tem slot m2 e tampouco tem como abrir a tampa inferior rsrsrs.
Os parafusos realmente ficam embaixo dos pés de borracha. Achei um video no youtube de uma pessoa instalando o ssd.

ninho-j

New Member
Os parafusos realmente ficam embaixo dos pés de borracha. Achei um video no youtube de uma pessoa instalando o ssd.
Obrigado! Consegui abrir, os pezinhos estão colados, então dei uma aquecida neles e aí foi fácil de remover. O mais difícil foi desencaixar a tampa, que está muito firmemente encaixada. Agora quero transferir o SO para o SSD.

Jeanqd2019

New Member
Isso mesmo amigos, estou fazendo um tópico dedicado ao modelo que é um notebook de entrada, desde que fiz alguns posts sobre algumas pessoas me perguntaram em MP mais informações, peguei faz alguns dias e desde então explorei bastante do bixinho.

Vou postar as informações técnicas e em seguida farei um post com um review próprio e toda minha experiência com o notebook. O intuito do tópico é trocar dicas, tirar dúvidas e postar experiências.

Sim, é um notebook pra uso extremamente leve, o processador é bastante simples e definitivamente não é o forte deste notebook. Portanto é importante ressaltar que ele decide por focar em outras frentes, como na tela, conectividade, design e armazenamento.

Com opções de armazenamento de 64gb ou 128gb de "SSD" (como definido pela Samsung), mas é na realidade uma memória Flash um pouco diferente da tecnologia tradicional dos SSD's, com uma maior similaridade com cartões de memória, ficando em velocidades de "quase" SSD.
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Processador: Intel® Celeron® N4000 (1,10 GHz até 2,60 GHz com 4 MB L2 de cache)
  • Placa de Vídeo: Intel® UHD Graphics 600
  • Tela: Display LED full HD 13,3" (1920 x 1080), antirreflexo
  • Memória: Memória de 4 GB LPDDR4 (em BD de 4 GB)
  • Drive Óptico: Nenhum
  • Cor: Grafite, Branco, Aquarela
  • Multimídia: Alto-falante estéreo (1,5 W x 2)
    SoundAlive™
    Microfone digital interno
    Câmera
  • Rede: 802.11ac wave 2 2x2
    Bluetooth v5.0
  • Portas de Comunicação: 1 HDMI
    1 USB-C™
    1 USB3.0, 1 USB2.0
    Combo com UFS e cartão MicroSD
    Combo com saída para fone de ouvido/entrada para microfone
    1 DC-in
  • Características para Digitação: Teclado tipo ilha
    Clickpad
  • Segurança: Trava de segurança
    TPM, Leitor de impressão digital
  • Alimentação: 39 Wh
    40 W AC Adapter
  • Dimensão (L x P x A): 322.2 x 219.5 x 16.9 mm (12.69" x 8.64" x 0.67")
  • Peso: 1.37 kg (3.02 lbs)
  • Software: Compartilhamento de Link
    Mensagem ao vivo
    McAfee Live Safe (versão de avaliação de 60 dias)
    Samsung Gallery
    Samsung Flow
    Samsung Recovery
    Samsung Settings
    Studio Plus
    Samsung Update
    teamPL
Primeiramente gostaria de dar os parabéns pela criação desse tópico!

Venho acompanhando-o há algumas semanas.

Tenho um notebook Samsung Flash F30 branco, adquirido há um mês, que está com um cartão SDXC de 128 Gb e ontem, instalei um SSD WD Blue de 250 Gb em seu slot M.2 de encaixe M.

Detalhe, os pés de apoio do notebook são colados e podem ser retirados com a unha mesmo, sem medo, que não causa nenhum dano. Deixei-os grudados na própria tampa. Depois é só voltar com eles para os lugares pois a cola é de boa qualidade.

Havia entrado em contato com o suporte da Samsung via chat sobre o modelo de SSD M.2 suportado obtendo a resposta de que somente SATA III de 6Gb/s.

Clonei o HD Flash com o programa EaseUS. Fui até a BIOS e modifiquei a ordem de boot.

Tudo ok!

Realizarei os testes com o CrystalDiskMark no HD Flash e no SSD M.2.

Assim que eu os fizer, postarei aqui os resultados obtidos.

daniel80s

New Member
Bom, vou dividir em tópicos meu pequeno review, recebi a máquina na segunda-feira e desde então tenho usado exaustivamente para saber se fico com ele ou não, e decidi sim ficar porque gostei bastante do pacote em relação ao preço.
Vou começar pra mim com a parte mais importante, que é a usabilidade do Windows.

Softwares pré-instalados e Windows

Comecei a segunda-feira utilizando-o como veio de fábrica, com o Windows e todos os aplicativos da Samsung pré-instalados, porém realmente não recomendo muito, entendo que talvez pro usuário que não tenha interesse, não saiba como ou não queira se dar o trabalho seja o natural a se fazer, mas tive muitos pontos negativos usando essa instalação de fábrica. O Windows veio ocupando muito espaço, principalmente por todas as partições que ocupa juntamente da partição de recuperação da Samsung (que são quase 10gb). Quando fiz todas as atualizações do Windows e da Samsung me sobrou cerca de 25gb (dos 64gb que possuo), ou seja, muito pouco, ainda não havia instalado nada então apenas esse resto seria um pouco apertado para o uso comum.

O que fiz foi simples, baixei uma nova imagem do site da Microsoft, já com quase todas as atualizações embutidas (a imagem que a Samsung usa de fábrica requer bastante atualizações) e apaguei todas as partições criadas, tanto pelo Windows quanto pela Samsung. Entrando no sistema utilizei um aplicativo chamado WPD, e nele desativei muitas opções de privacidade e background apps, e apaguei a GRANDISSIMA maioria dos aplicativos do Windows que já vem instalados, coisa de 30+ aplicativos, sobrou realmente o essencial paro o uso básico. Recomendo muito mesmo fazer esse passo, melhora em muita a performance do computador, deixa o OS mais leve, inicia mais rápido, usa menos memória e de quebra ainda para algumas questões de privacidade que a Microsoft insiste em rodar em plano de fundo.

Vale notar que você tem de entrar na loja da Microsoft e baixar dois aplicativos que são essenciais para o bom funcionamento do notebook inicialmente, que é o Samsung Settings e o Samsung Update, e aí entra meu maior problema que tive com o notebook. O Samsung Settings é excelente, boas opções de configuração e no geral ele roda liso. Agora, o Samsung Update é o maior lixo que já existiu em questão de software de drivers que já vi. Muito diferente com a experiência do Dell 7567 que já tive, inclusive alguns anos atrás tive um notebook Samsung Expert x51 e o aplicativo era um .exe bastante competente, mas infelizmente eles fizeram a transição para um aplicativo da Microsoft store. O aplicativo é extremamente bugado, roda tudo muito mal, demora pra caramba para achar os drivers que você precisa (quando acha), encontrei uma quantidade absurda de bugs apenas tentando instalar coisa de 6-7 drivers, demorou uma eternidade para conseguir ter sucesso nisso. E o pior, depois que terminei a saga de conseguir instalar os drivers básicos percebi que o Samsung Update ficava comendo uma CPU do caramba como background app, mesmo em uso comum sem sequer ter aberto o programa durante o uso, portanto atualizei meus drivers e depois que descobri isso apaguei ele do sistema, chegava a picos de 30%-40% do uso do processador mesmo com ele totalmente desligado. E infelizmente, para baixar os drivers, é a única opção que a Samsung disponibiliza.

Depois de toda essa pequena saga com o Samsung Update, instalei todos meus aplicativos, que são realmente muitos, e ainda está sobrando 23gb! Uma real maravilha pois instalei uma penca de coisas, toda suíte office, alguns browsers, alguns softwares de poker, até mesmo Hearthstone (que são uns 4-5gb só ele), discord, Netflix, etc. Comparado com os 25gb que vem de fábrica sem nada instalado, realmente valeu muito a pena ter formatado ele do zero.

Havia criado um tópico aqui mesmo sobre como otimizar o Windows, e segui algumas das dicas postadas por lá, posso dizer que juntamente do aplicativo WPD que deu uma boa limpada nos programas inúteis e que rodam como background app, a performance do Windows está excelente! Liga bastante rápido devido ao “SSD” (eMMC), e o uso para aplicativos básicos como office, browser, netflix e etc rodam muitíssimo bem, e até mesmo Hearthstone consegui jogar muito bem (apesar de não ser aqueles 60fps da master race).

Agora, percebi MUITO menos engasgo após a formatação, com ele de fábrica estava engasgando bem mais, realmente vem bastante poluído, e também não recomendo o uso de Chrome e derivados, pois a performance do Firefox aqui foi bem melhor que do Opera e do Chrome.

Design/Construção

Um ponto forte do notebook pelo preço, o design é realmente bastante bonito e estiloso, o teclado nesse estilo é bem legal, demorei um pouco pra me acostumar com ele mas depois de algum uso já fica super tranquilo, as teclas são gostosas de digitar, consideravelmente melhor que alguns Dell que utilizei, mas nem perto do nível do thinkpad do trabalho.

Ele também é bastante leve e pequeno, a construção em sí no meu ponto de vista é um ponto alto do aparelho, obviamente tem de levar em consideração seu preço e com quem compete, na mesma faixa não se encontra nada parecido. Vi alguns Dell, Lenovo e Acer para o uso básico e todos parecem ter saído de 2006, com plásticos horríveis e tela horrenda. Já esse traz um estilo bem diferente, sendo o palmrest com um plástico imitando tecido, tampa texturizada e cores bem diferentes. O trackpad é também competente, mas um pouco pequeno.

O único detalhe que queria adicionar é que achei sim o palmrest bem legal e diferente, mas é bastante imaginativo da Samsung de dizer em tudo quanto é canto que imita tecido, parece mais um plástico reciclado ou algo assim, o que não é bem uma crítica pois gostei bastante, no mesmo preço você só encontra carcaças vagabundas que se desgastarão em 6 meses, já essa aqui não engordura fácil e também é estilosa. Portanto ponto positivo, apesar de discordar bastante deste marketing de “tecido”.

Não sei se entraria em design/construção mas o notebook tem um leitor de digitais, o que também é absolutamente excelente para um notebook nesse preço, funciona muito bem e rapidamente, mas não é perfeita, creio que pegou bem minhas digitais em 85% das vezes.

Tela

Outro ponto forte do aparelho, a tela é uma das razões de ter pego este notebook e realmente ela é excelente. Ela é Full HD e conta com tecnologia PLS (similar a IPS, segundo a Samsung). Tem ótimas cores, é fosca e tem um brilho bastante alto, perfeito pro uso em lugares bem iluminados. No mesmo preço você basicamente só encontra aquelas porcarias TN 1366x768, pra mim era absolutamente necessário uma boa tela, afinal, vou utilizar este notebook pra multimidia e pacote office, e certamente as telas TN que encontramos nessa categoria decepcionam muito neste quesito.

Acho que minha única ressalva é que tem um pouco de backlight bleed, ainda sim considero uma tela excelente pelo preço. Como passei pro colega em um post atrás a tela é 8 bits.

Conectividade

Em relação a ports o notebook surpreende também, com USB-C (que, segundo o manual, passa até vídeo), duas USB, HDMI, e leitor de cartão UFS achei uma excelente seleção de entradas. Talvez uma entrada ethernet fosse bastante interessante, porém pela finura do aparelho eu entendo que não esteja presente.

Agora, onde ele realmente é excelente é na parte wireless. A placa de rede é uma Intel 9560, que conta com MU-MIMO 2x2, além de Bluetooth 5.0. A performance wireless é realmente fortíssima, pega muito mais forte do que meu S9+ nos meus lugares ou que meu desktop que tem uma placa wireless dedicada (Archer T6U).

Um outro detalhe é que segundo o manual a USB-C passa vídeo, porém não tenho nenhum tipo de cabo para atestar isso. O que lembro de ter visto em algum canto da internet é que ele podia ser até mesmo carregado por uma bateria portátil via USB-C, mas não consegui qualquer tipo de carregamento pela porta. A bateria portátil que possuo é um pouco antiga e não conta com Power Deliver, então pode ter sido isso. Tentei também carregar ele com um carregador USB-C que veio no meu Samsung S9+ e nada de carregar, realmente não sei se ele não possuí a capacidade de carregar pela porta ou se não tenho os equipamentos corretos, e a Samsung também não parece falar nada no manual ou no site. A fonte que vem nele é convencional e bastante pequena, de 40W, talvez um carregador de parede desses novos que entregam 45W consiga carregar pelo USB-C, mas realmente não sei e não possuo nenhum.

Armazenamento/RAM:

É como falei, os 64gb pra mim são o suficiente, ainda me sobra 23gb mesmo depois de ter instalado uma penca de programas (após a formatação e limpar todo o bloatware). O armazenamento é de tecnologia flash, ou seja, é eMMC. Não é totalmente um SSD mas é bem mais rápido que um hd convencional. No geral, estou acostumado com a velocidade de SSDs, não senti uma diferença gritante, é claro, temos de entender o preço e o alvo deste notebook. Os programas no geral abrem bastante rápido e sinto que, se qualquer coisa vai te limitar, é o processador e não a velocidade da memória Flash. Achei bastante satisfatória e sinto como se estivesse usando um SSD normal mesmo.

Quanto a RAM, pra uso básico é realmente o suficiente. Pensei em instalar Linux por conta de estar limitado em relação a RAM mas percebi que isso pro uso básico é besteira. Não é possível expandir a memória RAM portanto é necessário entender isso antes de pegar o modelo. Creio que quem use Chrome, que não recomendo neste note, talvez coma um pouco mais (não sei direito qual usa mais memória, porém o Firefox rodou bem mais liso aqui).

Creio que ela utilize DDR4 dual channel (tenho de confirmar no CPU-Z) pois está na placa-mãe como 4 memórias de 1gb em 2133Mhz, como na print mostra com o Word aberto, Firefox, Paint e Gerenciador de tarefas aberto ele utiliza 2.7gb dos 3.8gb disponíveis.

Sim, parece um pouco apertado, mas sinceramente quem está pegando este notebook não deveria estar esperando muito mais que isso aberto, e pra isso é mais que o suficiente, ainda sobra espaço pra você abrir um tantão de abas no Firefox ou rodar outro programa em conjunto.

Seguem fotos da performance do Flash Storage e do gerenciador de tarefas em relação a memória RAM.

Performance

Ai está a grande crítica a este notebook, o fraco Celeron n4000, que é um processador ultra low voltage, voltado a economia de bateria e não necessariamente grande performance. É um processador dual core, de 64bit, de apenas 6W, 4mb de cache, e frequência base 1.1GHz até 2.6GHz.

Bom, ele da alguns leves engasgos ocasionalmente sim, mas no geral a performance é muito boa. Creio que se viesse com um HD convencional seria inutilizável, a memória flash do notebook ajuda horrores na velocidade dele, pois o processador é realmente um pouco fraco. Consigo rodar aqui programas como Office + Firefox 4-5 abas + Outlook + Spotify sem problema algum e com performance excelente. Porém, e isso é um grande porém, só consegui melhorar em muito a performance após a formatação que disse no começo da review, após limpar todo o bloatware da Samsung e da Microsoft, e isso é um pouco difícil pro usuário comum. Não é que a performance antes era péssima ou algo do tipo, mas a máquina melhorou absurdos após todo o procedimento, abrindo tudo muito rápido, páginas da internet rodando que uma maravilha e etc, sinceramente era o que devia ter vindo desde o ínicio. O único jogo que testei foi Hearthstone, em 1080p no médio pareceu rodar por volta dos 30+fps tranquilamente, com alt+tab rápido e tudo mais. No geral, podia ter vindo um Pentium mais novo como no exterior ou até um processador M3, e pelo preço de 2099 acredito ser simplesmente inaceitável, e isso vai entrar bastante na minha conclusão, que pelo preço originalmente pedido pelo notebook é uma decisão difícil de se sustentar, exatamente pelo processador.

Bateria

No geral, também excelente, durando cerca de 8 a 9 horas no uso comum por conta do processador focado em eficiência energética, mas não consegui chegar no número mágico de 10 horas que a Samsung apresenta, creio que seja no modo economia de energia com a tela um pouco escura, pra mim achei ela bastante satisfatória.

Som

Mediano, não sei exatamente as especificações das caixinhas dele, mas parecem ser dois na parte de baixo que não são tão altos mas não me vi incomodado por falta de qualidade nem nada do tipo, estou assistindo Netflix e Youtube satisfatoriamente.

Preço

Pra mim, esse é o aspecto mais importantes, sem dúvidas. Pois ao meu ver todos esses pontos fortes e fracos só fazem sentido se estão relacionados ao preço, afinal, se dinheiro não fosse importante todos comprariam notebooks de 6-7 mil reais e esperaríamos o melhor do melhor e pronto.
Portanto, este notebook só faz sentido, em minha opinião, abaixo de um preço específico. A Samsung o lançou 3 meses atrás por 2099 na versão de 64gb, ao meu ver é um preço que você encontra promoções de notebooks que, apesar de também terem muitos problemas de computadores de entrada, tem uma performance muito melhor. Este preço é muito alto para o que ele entrega e certamente vale esperar promoções. No site da própria Samsung já diminuíram pra 1799 em 10x (não sei se é promoção ou não), mas nessa faixa começa a ficar mais interessante, especialmente por algumas promoções que a Samsung faz no site Samsung Para Você, atualmente (creio que até final de julho) estão dando um cupom de 200 reais em uma loja de roupas e calçados pra quem comprar qualquer Samsung Flash em uma loja parceira. Este tipo de promoção é bastante comum em produtos Samsung e no final das contas talvez você consiga um tênis a mais ou um presente para a(o) namorada(o) na “faixa” com um desses incentivos.

Pessoalmente, comprei o modelo nas lojas Americanas por 1799,00 em 10x, consegui cerca de 330 reais de Cashback (270 do AME e 60 do Meliuz) e entrei com o pedido do cupom de 200 reais na loja de roupas pela promoção da Samsung pra quem comprar o Flash, então acabei combando ai algumas coisas pra receber uma parte de volta, fazendo a conta crua teria ficado em 1270,00, mas essa conta é meio besteira pois Cashback e Cupons não são exatamente dinheiro de verdade, pois nos obrigam a comprar algo a mais com esse dinheiro depois.

Conclusão

Basicamente, o notebook me agradou muitos depois de me dedicar um pouco a deixar ele redondo, antes de chegar realmente tinha um pé atrás e queria testar se a performance era tão sofrível, o que não é. Vou ficar com ele e recomendo sim, mas não para qualquer um. Creio que a máquina tem um nicho certo de pessoas que querem leveza, boa qualidade de construção, tela e estilo, sacrificando alta performance a fim de obter essas coisas nesta categoria de preço. Novamente, não acredito que o valor pedido inicialmente pela Samsung valha a pena, mas agora que o modelo já está no mercado a alguns poucos meses já estão aparecendo boas promoções que vale ficar de olho.

Em suma, ótimo notebook para estudantes e trabalhadores de escritórios com uso leve, ou então meu caso, que tenho um bom computador em casa mas também precisa da portabilidade que um notebook proporciona.

Qualquer dúvida ou teste que queiram que eu faça estou super aberto, sintam-se a vontade!
Olá!
Como você conseguiu instalar o Windows 10 nele?
Aqui aparece uma tela requerendo algum driver no início da instalação do Windows. Já tentei um monte de driver e não consigo ir além.
Instalei o Linux Mint nele pra testar e agora não consigo voltar pro Windows.
Obrigado!

Cap_Nascimento

New Member
Pessoal, encontrei esse notebook nas casas bahia por 1699,00 o chumbo de 64GB, eu tenho um Odyssey que comprei para suprir meu Xbox One que precisei vender há uns anos atrás e eu usava o notebook para games, agora eu consegui comprar um Xbox One X e o notebook meio que está sem uso aqui para esse fim (games), andei vendo este aqui e achei até interessante pelo valor, mas o processador me deixa com o pé atrás. kkkkkk Na loja ele parece ser rápido e não engasga, o de vocês está bem no dia a dia? Usarei mais para tarefas comuns, edição de imagens no Photoshop, navegação, assistir videos, etc..
Minha intenção é vender o Odyssey e comprar um menos poderoso, porque não vou jogar mais no notebook.

daniel80s

New Member
Pessoal, encontrei esse notebook nas casas bahia por 1699,00 o chumbo de 64GB, eu tenho um Odyssey que comprei para suprir meu Xbox One que precisei vender há uns anos atrás e eu usava o notebook para games, agora eu consegui comprar um Xbox One X e o notebook meio que está sem uso aqui para esse fim (games), andei vendo este aqui e achei até interessante pelo valor, mas o processador me deixa com o pé atrás. kkkkkk Na loja ele parece ser rápido e não engasga, o de vocês está bem no dia a dia? Usarei mais para tarefas comuns, edição de imagens no Photoshop, navegação, assistir videos, etc..
Minha intenção é vender o Odyssey e comprar um menos poderoso, porque não vou jogar mais no notebook.
No Extra o de 128GB estava a 1799 numa promoção. Cheguei a instalar o Photoshop CS6 nele e abriu bem rápido, mas não editei nada. O único ponto negativo que fez eu tentar usar um linux nele é que o Chrome no windows dava erro direto quando ia abrir uma página numa nova aba. Era só atualizar a página que voltava a funcionar. Uma das possíveis causas do erro era falta de memória, segundo o navegador. Usando o linux mint não dá esse erro, mas não consegui reinstalar o windows depois disso.

Tive a ousadia de tentar renderizar um vídeo básico de 10min no Premiere e ele disse que demoraria uns 120 minutos hehehe.

Pra ver vídeos e navegar (com excessão do Chrome) funciona bem e a bateria dura muito.

Cap_Nascimento

New Member
No Extra o de 128GB estava a 1799 numa promoção. Cheguei a instalar o Photoshop CS6 nele e abriu bem rápido, mas não editei nada. O único ponto negativo que fez eu tentar usar um linux nele é que o Chrome no windows dava erro direto quando ia abrir uma página numa nova aba. Era só atualizar a página que voltava a funcionar. Uma das possíveis causas do erro era falta de memória, segundo o navegador. Usando o linux mint não dá esse erro, mas não consegui reinstalar o windows depois disso.

Tive a ousadia de tentar renderizar um vídeo básico de 10min no Premiere e ele disse que demoraria uns 120 minutos hehehe.

Pra ver vídeos e navegar (com excessão do Chrome) funciona bem e a bateria dura muito.
Eu estou de olho nele, pelo preço também. Kkkkkk
Na fastshop está 1700,00 o de 128gb, confio mais comprar lá se eu fosse.

Sei lá, penso que com a entrada USB-C daqui uns meses poderá ser usada para habilitar o Dex Mode no Galaxy S10, além do Note10, isso ajudaria em vários processos que o notebook não aguentar, usaria no celular com o modo Dex nele. Kkmmm
Sei lá, ainda estou pensando.
Mas obrigado pelo contato.

daniel80s

New Member
Como você conseguiu instalar o Windows 10 nele?
Aqui aparece uma tela requerendo algum driver no início da instalação do Windows. Já tentei um monte de driver e não consigo ir além.
Instalei o Linux Mint nele pra testar e agora não consigo voltar pro Windows.
Obrigado!
Depois de mudar o pendrive de porta e baixar 16GB de drivers e não dar certo, tentei instalar por DVD e funcionou. Acho que ainda não é hora de abandonar os drives de CD/DVD...

Andre Leao

New Member
Sei que o tópico é do Samsung F30, mas nessa mesma proposta, eu acabei comprando o Multilaser Legacy Air no ML, na loja própria do fabricante por R$950,00. Ele tem menos memória (vai ser praticamente obrigatório comprar um SSD M2 2242, só serve esse tamanho) e o processador um pouco abaixo, mas a tela é igualmente ótima, acabamento, peso e bateria muito bons também.

Pra uso básico do básico até que vai. Eu comprei já pensando em instalar o Chrome OS ou alguma outro distro Linux bem leve nele, mas ainda estou utilizando o Windows 10 que veio nele, depois de dar uma boa mexida e desabilitar muita coisa melhorou o desempenho.

Antes de torcer o nariz para a marca, ele é a mesma coisa do Jumper Ezbook X3, com menos memória, mas foi "nacionalizado", sendo montado no Brasil e tem garantia de 1 ano. Eu resolvi dar um crédito à marca e estou gostando dele até agora. Estou ciente que se der defeito depois de 1 ano, vai pro lixo, mas pelo preço que foi pago, acho que vale à pena.

EdinhoJR

New Member
Poderia me dizer se é possível fazer overclock nesse note?
Como eu consigo usar o desempenho máximo do processador, 2.6GHz?

vinicius9900

New Member
Alguém já instalou o linux nesse notebook em dual boot com Windows que já vem instalado!?
Não tenho o note, mas o processo é o mesmo. Só use algum gerenciador para criar uma partição vazia no disco e depois instale o Linux. Ele mesmo faz o dual boot com o Windows.

viniduca

New Member
Primeiramente gostaria de dar os parabéns pela criação desse tópico!

Venho acompanhando-o há algumas semanas.

Tenho um notebook Samsung Flash F30 branco, adquirido há um mês, que está com um cartão SDXC de 128 Gb e ontem, instalei um SSD WD Blue de 250 Gb em seu slot M.2 de encaixe M.

Detalhe, os pés de apoio do notebook são colados e podem ser retirados com a unha mesmo, sem medo, que não causa nenhum dano. Deixei-os grudados na própria tampa. Depois é só voltar com eles para os lugares pois a cola é de boa qualidade.

Havia entrado em contato com o suporte da Samsung via chat sobre o modelo de SSD M.2 suportado obtendo a resposta de que somente SATA III de 6Gb/s.

Clonei o HD Flash com o programa EaseUS. Fui até a BIOS e modifiquei a ordem de boot.

Tudo ok!

Realizarei os testes com o CrystalDiskMark no HD Flash e no SSD M.2.

Assim que eu os fizer, postarei aqui os resultados obtidos.
Opa! Não esquece da gente, estamos no aguardo! ;)
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Pessoal, comprei meu F30 de 128gb há uma semana, pra uso básico, levara para a faculdade, etc. Formatei e dei uma limpada no windows com o WPD conforme ensinado no início do tópico. Porém continuo espantado com a quantidade de processos que vejo no gerenciador de tarefas, mas pode ser por pura ignorância, pois é minha primeira vez com o Windows 10. Meu outro note tem Win7 ainda. Alguém pode me ajudar olhando o log e vendo se ainda da pra limpar algo?
Outra coisa que me assusta muito é a quantidade de memória que os mesmos aplicativos que uso na outra maquina consomem no samsung F30. O BitDefender chega a consumir 203mb. O Spotify 220mb. Navegadores chegam a arrombar a memoria com 600, 700mb. Com uso mínimo, sem esses programas que citei abertos, consumo de RAM está sempre em 2,2 dos 3,8gb disponíveis (58%) Alguém sabe dizes se a causa disso é que no Win10 esses programas consomem mais memória? Será que o F30 suporta um downgrade pra Win7?
Segue o log:
Logfile of Trend Micro HijackThis v2.0.4
Scan saved at 13:06:56, on 17/08/2019
Platform: Unknown Windows (WinNT 6.02.1008)
MSIE: Internet Explorer v11.0 (11.00.18362.0001)
Boot mode: Normal

Running processes:
C:\Users\duca\Downloads\HijackThis.exe

R1 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Search Page = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=54896
R0 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Start Page = http://securedsearch.lavasoft.com/?pr=vmn&id=webcompa&ent=hp_WCYID10440__190815
R1 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Search Page = http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=54896
R0 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Start Page = about:blank
R0 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Search,SearchAssistant =
R0 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Search,CustomizeSearch =
R0 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Local Page = %11%\blank.htm
R0 - HKLM\Software\Microsoft\Internet Explorer\Main,Local Page = C:\Windows\SysWOW64\blank.htm
R0 - HKCU\Software\Microsoft\Internet Explorer\Toolbar,LinksFolderName =
F2 - REG:system.ini: UserInit=
O2 - BHO: Bitdefender Trackers Blocking - {159ff5d5-55f1-4d2f-b706-767a55f77abb} - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\antispam32\bdtbie.dll
O2 - BHO: Carteira Bitdefender - {1DAC0C53-7D23-4AB3-856A-B04D98CD982A} - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\Antispam32\pmbxie.dll
O2 - BHO: Foxit PhantomPDF Create PDF ToolBar Helper - {A5DD10F7-5ABB-4EEF-B4C8-6748D44DAF2A} - C:\Program Files (x86)\Foxit Software\Foxit PhantomPDF\plugins\Creator\IEAddin\IEAddin.dll
O3 - Toolbar: Carteira Bitdefender - {1DAC0C53-7D23-4AB3-856A-B04D98CD982A} - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\Antispam32\pmbxie.dll
O3 - Toolbar: Foxit PhantomPDF Create PDF ToolBar - {BFD9D8A8-57FF-488A-B919-065EC77CF82F} - C:\Program Files (x86)\Foxit Software\Foxit PhantomPDF\plugins\Creator\IEAddin\IEAddin.dll
O4 - HKCU\..\Run: [OneDrive] "C:\Users\duca\AppData\Local\Microsoft\OneDrive\OneDrive.exe" /background
O4 - HKCU\..\Run: [CCleaner Smart Cleaning] "C:\Program Files\CCleaner\CCleaner64.exe" /MONITOR
O4 - HKUS\S-1-5-19\..\Run: [OneDriveSetup] C:\Windows\SysWOW64\OneDriveSetup.exe /thfirstsetup (User 'SERVIÇO LOCAL')
O4 - HKUS\S-1-5-20\..\Run: [OneDriveSetup] C:\Windows\SysWOW64\OneDriveSetup.exe /thfirstsetup (User 'SERVIÇO DE REDE')
O4 - HKUS\S-1-5-18\..\RunOnce: [Application Restart #0] C:\Program Files\Samsung\SamsungSettings\WlanAniControl64_intel.exe /RestartByRestartManager:96DB53C2-247F-4cbd-A1DE-A804881BE97C (User 'SISTEMA')
O4 - HKUS\.DEFAULT\..\RunOnce: [Application Restart #0] C:\Program Files\Samsung\SamsungSettings\WlanAniControl64_intel.exe /RestartByRestartManager:96DB53C2-247F-4cbd-A1DE-A804881BE97C (User 'Default user')
O9 - Extra button: Bitdefender Anti-tracker - {159ff5d5-55f1-4d2f-b706-767a55f77abb} - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\antispam32\bdtbie.dll
O11 - Options group: [ACCELERATED_GRAPHICS] Accelerated graphics
O15 - Trusted Zone: http://*.webcompanion.com
O18 - Protocol: tbauth - {14654CA6-5711-491D-B89A-58E571679951} - C:\Windows\SysWOW64\tbauth.dll
O18 - Protocol: windows.tbauth - {14654CA6-5711-491D-B89A-58E571679951} - C:\Windows\SysWOW64\tbauth.dll
O23 - Service: Adobe Flash Player Update Service (AdobeFlashPlayerUpdateSvc) - Adobe - C:\Windows\SysWOW64\Macromed\Flash\FlashPlayerUpdateService.exe
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\Alg.exe,-112 (ALG) - Unknown owner - C:\Windows\System32\alg.exe (file missing)
O23 - Service: Bitdefender Auxiliary Service (BDAuxSrv) - Bitdefender - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\bdservicehost.exe
O23 - Service: Bitdefender Protected Service (BDProtSrv) - Bitdefender - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\bdservicehost.exe
O23 - Service: Bitdefender RedLine Service (bdredline) - Bitdefender - C:\Program Files\Common Files\Bitdefender\SetupInformation\Bitdefender RedLine\bdredline.exe
O23 - Service: Intel(R) Content Protection HECI Service (cphs) - Intel Corporation - C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\iigd_dch.inf_amd64_a0a3cd53bd3dca01\IntelCpHeciSvc.exe
O23 - Service: Intel(R) Content Protection HDCP Service (cplspcon) - Intel Corporation - C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\iigd_dch.inf_amd64_a0a3cd53bd3dca01\IntelCpHDCPSvc.exe
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\CredentialEnrollmentManager.exe,-100 (CredentialEnrollmentManagerUserSvc) - Unknown owner - C:\Windows\system32\CredentialEnrollmentManager.exe (file missing)
O23 - Service: CredentialEnrollmentManagerUserSvc_223c35 - Unknown owner - C:\Windows\system32\CredentialEnrollmentManager.exe (file missing)
O23 - Service: Serviço de Gerenciamento de Dispositivos do Bitdefender (DevMgmtService) - Bitdefender - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Device Management\DevMgmtService.exe
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\efssvc.dll,-100 (EFS) - Unknown owner - C:\Windows\System32\lsass.exe (file missing)
O23 - Service: @oem8.inf,%ServiceDisplayName%;Intel(R) Dynamic Platform and Thermal Framework service (esifsvc) - Unknown owner - C:\Windows\System32\Intel\DPTF\esif_uf.exe (file missing)
O23 - Service: Intel(R) PROSet/Wireless Event Log (EvtEng) - Intel(R) Corporation - C:\Program Files\Intel\WiFi\bin\EvtEng.exe
O23 - Service: @%systemroot%\system32\fxsresm.dll,-118 (Fax) - Unknown owner - C:\Windows\system32\fxssvc.exe (file missing)
O23 - Service: FoxitPhantomService - Foxit Software Inc. - C:\Program Files (x86)\Foxit Software\Foxit PhantomPDF\FoxitConnectedPDFService.exe
O23 - Service: Google Chrome Elevation Service (GoogleChromeElevationService) - Google LLC - C:\Program Files (x86)\Google\Chrome\Application\76.0.3809.100\elevation_service.exe
O23 - Service: Serviço do Google Update (gupdate) (gupdate) - Google LLC - C:\Program Files (x86)\Google\Update\GoogleUpdate.exe
O23 - Service: Serviço do Google Update (gupdatem) (gupdatem) - Google LLC - C:\Program Files (x86)\Google\Update\GoogleUpdate.exe
O23 - Service: Intel(R) HD Graphics Control Panel Service (igfxCUIService2.0.0.0) - Intel Corporation - C:\Windows\System32\DriverStore\FileRepository\cui_dch.inf_amd64_6be8e5b7f731a6e5\igfxCUIService.exe
O23 - Service: Intel(R) Capability Licensing Service TCP IP Interface - Intel(R) Corporation - C:\Program Files\Intel\TXE Components\iCLS\SocketHeciServer.exe
O23 - Service: Intel(R) TPM Provisioning Service - Intel(R) Corporation - C:\Program Files\Intel\TXE Components\iCLS\TPMProvisioningService.exe
O23 - Service: Intel(R) Audio Service (IntelAudioService) - Unknown owner - C:\Windows\system32\cAVS\Intel(R) Audio Service\IntelAudioService.exe (file missing)
O23 - Service: Intel(R) Dynamic Application Loader Host Interface (jhi_service) - Intel Corporation - C:\Program Files (x86)\Intel\TXE Components\DAL\jhi_service.exe
O23 - Service: @keyiso.dll,-100 (KeyIso) - Unknown owner - C:\Windows\system32\lsass.exe (file missing)
O23 - Service: Mozilla Maintenance Service (MozillaMaintenance) - Mozilla Foundation - C:\Program Files (x86)\Mozilla Maintenance Service\maintenanceservice.exe
O23 - Service: @comres.dll,-2797 (MSDTC) - Unknown owner - C:\Windows\System32\msdtc.exe (file missing)
O23 - Service: Wireless PAN DHCP Server (MyWiFiDHCPDNS) - Unknown owner - C:\Program Files\Intel\WiFi\bin\PanDhcpDns.exe
O23 - Service: @%SystemRoot%\System32\netlogon.dll,-102 (Netlogon) - Unknown owner - C:\Windows\system32\lsass.exe (file missing)
O23 - Service: @%systemroot%\system32\PerceptionSimulation\PerceptionSimulationService.exe,-101 (perceptionsimulation) - Unknown owner - C:\Windows\system32\PerceptionSimulation\PerceptionSimulationService.exe (file missing)
O23 - Service: Bitdefender Product Agent Service (ProductAgentService) - Bitdefender - C:\Program Files\Bitdefender Agent\ProductAgentService.exe
O23 - Service: Intel(R) PROSet/Wireless Registry Service (RegSrvc) - Intel(R) Corporation - C:\Program Files\Common Files\Intel\WirelessCommon\RegSrvc.exe
O23 - Service: @%systemroot%\system32\Locator.exe,-2 (RpcLocator) - Unknown owner - C:\Windows\system32\locator.exe (file missing)
O23 - Service: Realtek Audio Universal Service (RtkAudioUniversalService) - Unknown owner - C:\Windows\System32\RtkAudUService64.exe (file missing)
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\samsrv.dll,-1 (SamSs) - Unknown owner - C:\Windows\system32\lsass.exe (file missing)
O23 - Service: Samsung Settings Expansion Launcher - Samsung Electronics Co., Ltd. - C:\Program Files\Samsung\SamsungSettings\SamsungSettingsExpLauncher.exe
O23 - Service: Samsung Update Service (SamsungUpdateService) - Samsung Electronics Co., Ltd. - C:\Program Files\Samsung\SamsungUpdate\SUService.exe
O23 - Service: @%systemroot%\system32\SecurityHealthAgent.dll,-1002 (SecurityHealthService) - Unknown owner - C:\Windows\system32\SecurityHealthService.exe (file missing)
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\SensorDataService.exe,-101 (SensorDataService) - Unknown owner - C:\Windows\System32\SensorDataService.exe (file missing)
O23 - Service: @%SystemRoot%\System32\SgrmBroker.exe,-100 (SgrmBroker) - Unknown owner - C:\Windows\system32\SgrmBroker.exe (file missing)
O23 - Service: @firewallapi.dll,-50323 (SNMPTRAP) - Unknown owner - C:\Windows\System32\snmptrap.exe (file missing)
O23 - Service: @%systemroot%\system32\spectrum.exe,-101 (spectrum) - Unknown owner - C:\Windows\system32\spectrum.exe (file missing)
O23 - Service: @%systemroot%\system32\spoolsv.exe,-1 (Spooler) - Unknown owner - C:\Windows\System32\spoolsv.exe (file missing)
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\sppsvc.exe,-101 (sppsvc) - Unknown owner - C:\Windows\system32\sppsvc.exe (file missing)
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\TieringEngineService.exe,-702 (TieringEngineService) - Unknown owner - C:\Windows\system32\TieringEngineService.exe (file missing)
O23 - Service: Bitdefender Desktop Update Service (UPDATESRV) - Bitdefender - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\updatesrv.exe
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\vaultsvc.dll,-1003 (VaultSvc) - Unknown owner - C:\Windows\system32\lsass.exe (file missing)
O23 - Service: @%SystemRoot%\system32\vds.exe,-100 (vds) - Unknown owner - C:\Windows\System32\vds.exe (file missing)
O23 - Service: @%systemroot%\system32\vssvc.exe,-102 (VSS) - Unknown owner - C:\Windows\system32\vssvc.exe (file missing)
O23 - Service: Bitdefender Virus Shield (VSSERV) - Bitdefender - C:\Program Files\Bitdefender\Bitdefender Security\bdservicehost.exe
O23 - Service: @%systemroot%\system32\wbengine.exe,-104 (wbengine) - Unknown owner - C:\Windows\system32\wbengine.exe (file missing)
O23 - Service: @%ProgramFiles%\Windows Defender\MpAsDesc.dll,-320 (WdNisSvc) - Unknown owner - C:\Program Files (x86)\Windows Defender\NisSrv.exe (file missing)
O23 - Service: @%ProgramFiles%\Windows Defender\MpAsDesc.dll,-310 (WinDefend) - Unknown owner - C:\Program Files (x86)\Windows Defender\MsMpEng.exe (file missing)
O23 - Service: @%Systemroot%\system32\wbem\wmiapsrv.exe,-110 (wmiApSrv) - Unknown owner - C:\Windows\system32\wbem\WmiApSrv.exe (file missing)
O23 - Service: Intel(R) PROSet/Wireless Zero Configuration Service (ZeroConfigService) - Intel® Corporation - C:\Program Files\Intel\WiFi\bin\ZeroConfigService.exe

--
End of file - 11382 bytes

Última edição:

Protoman!!!

Member
Depois de mudar o pendrive de porta e baixar 16GB de drivers e não dar certo, tentei instalar por DVD e funcionou. Acho que ainda não é hora de abandonar os drives de CD/DVD...
Sinceramente, não entendi a questão... Pra mim mudar de Linux/windows é tão tranquilo quanto qualquer outra máquina, faço os pen drives bootáveis, mudo a ordem do boot na BIOS e já vai de primeira, fiz esse procedimento umas 10x já, testei muitos linux e voltei pro windows algumas vezes, até agora pra mim encontrei a distro perfeita e com menos bugs com esse notebook: Manjaro!

Poderia me dizer se é possível fazer overclock nesse note?
Como eu consigo usar o desempenho máximo do processador, 2.6GHz?
Gostaria de saber também, tentei fazer undervolt pelo Intel XTU e pelo Throttlestop mas nenhum sequer inicia, diz que a CPU não é suportada... Eu chuto que não é possível fazer.

Alguém já instalou o linux nesse notebook em dual boot com Windows que já vem instalado!?
Sim, instalei muitas distros, tanto em dual boot quanto sozinhas. Testei aqui algumas como: Ubuntu, kubuntu, lubuntu, Mint, Plasma, Manjaro, Elementary. A que rodou melhor e com nenhum bug foram Kubuntu e Manjaro XFCE, pra ser sincero me apaixonei por Manjaro nesse notebook, é muito leve, o notebook fica uma bala, algumas distros tive alguns bugs de gráficos, ou bluetooth, mas o manjaro não, manjaro foi tudo 100% pra mim.

|S|uicide

New Member

Segundo, uma dúvida, será que o notebook serviria para programação? Sem o uso de IDE's pesadas, apenas VSCode. (OBS: Usando Linux)

diegoafc87

New Member
Alguém já descobriu como usar a barra invertida (\) no Windows que não seja pelo teclado virtual??

Andre Leao

New Member
Alguém já descobriu como usar a barra invertida (\) no Windows que não seja pelo teclado virtual??
Alt GR + Q

Edit: Agora que vi que essa é a barra normal. Tenta Alt + 92.

Andre Leao

New Member
Acabei de testar aqui no PC e só funciona no teclado numérico. Eu nem sabia disso, mas não funciona nos números acima do teclado comum. Vai entender.

diegoafc87

New Member
Tá difícil usar esse notebook, comprei para estudar programação. Já me deparei com 2 problemas referentes ao teclado! Não tem a barra invertida ( \ ) e nem a barra vertical ( | ). Preciso deles para programar!!! Tenho que recorrer sempre ao teclado virtual do sistema!

Andre Leao

New Member
Tá difícil usar esse notebook, comprei para estudar programação. Já me deparei com 2 problemas referentes ao teclado! Não tem a barra invertida ( \ ) e nem a barra vertical ( | ). Preciso deles para programar!!! Tenho que recorrer sempre ao teclado virtual do sistema!
Experimenta FN + Q, FN + W, FN + Z, FN + X. Já vi outros notes que os atalhos eram esses, porém estava escrito na serigrafia da tecla. Tenta também ALT Gr + tudo quando é tecla para ver o que tem.

vinicius9900

New Member
Experimenta FN + Q, FN + W, FN + Z, FN + X. Já vi outros notes que os atalhos eram esses, porém estava escrito na serigrafia da tecla. Tenta também ALT Gr + tudo quando é tecla para ver o que tem.
A combinação do Alt usa a tabela ASCII para escrever os caracteres.
\ = Alt 92 - segura o Alt e digite 92 do teclado numérico
| = Alt 124

Todos os códigos estão aqui.

Andre Leao

New Member
A combinação do Alt usa a tabela ASCII para escrever os caracteres.
\ = Alt 92 - segura o Alt e digite 92 do teclado numérico
| = Alt 124

Todos os códigos estão aqui.
Já tinha falado isso, mas no notebook em questão não funciona, só funciona em teclados numérios dedicados.

Bombatta JC

New Member
Mas quanto custa um notebook com o i5 de oitava geração? E mais do que isso, quanta custa um notebook com esse processador e com cerca de 1,3kg?

É saber para que o notebook se propõe. Se eu tivesse o dinheiro de um notebook melhor, eu compraria.
Antes de mais nada, parabéns ao dono desses tópico... excelente.

Exatamente na semana que lançou o F30 no mercado BR (com seus preços bem salgados e com praticamente nenhuma informação precisa), eu adquiri a solução para este problema que vc esta passando. Comprei um Dell 14 5481 2-in-1, com um i3 8145 com 1,7kg. Como comprei a versão mais básica de 4GB de Ram, fiz up de Ram pra 8GB e SSD NVMe de 240GB (mesmo sendo basico, vem com M2 PCIe), dessa forma tbm removi o HD e deixei ele com externo. Reduzindo assim mais uns gramas no peso e aumento muito o desempenho pra níveis incrivelmente bons.

Fiz uma instalação limpa do Win10, coloquei 8GB Ram da HyperX 2666mhz e o SSD A1000 da Kingstone. O investimento total foi de 3k, poderia ter sido menos é claro, mas como vc, eu tbm tinha minhas exigências, procurava algo leve com tela de 14" e com uma construção que me seria usada por um bom tempo, ou seja pratico e ágio para o dia a dia. Hj se não me engano esse modelo não esta mais diponivel no site da Dell, que inclusive já lançou uma atualização dele com teclado retroluminoso, ssd 256 e 8 ram alem de um lift de -200g... pesando no total 1,5Kg.

Voltei a pesquisar sobre o F30, pois estou pensando em presentear minha mãe no fim do ano e graças a este tópico e ao varios comentários, creio que já escolhi. Agora é só esperar as promoções de fim de ano. Vlw galera.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)