[TÓPICO OFICIAL] Samsung Flash F30

Protoman!!!

Member
Registrado
Isso mesmo amigos, estou fazendo um tópico dedicado ao modelo que é um notebook de entrada, desde que fiz alguns posts sobre algumas pessoas me perguntaram em MP mais informações, peguei faz alguns dias e desde então explorei bastante do bixinho.

Vou postar as informações técnicas e em seguida farei um post com um review próprio e toda minha experiência com o notebook. O intuito do tópico é trocar dicas, tirar dúvidas e postar experiências.

Sim, é um notebook pra uso extremamente leve, o processador é bastante simples e definitivamente não é o forte deste notebook. Portanto é importante ressaltar que ele decide por focar em outras frentes, como na tela, conectividade, design e armazenamento.


Com opções de armazenamento de 64gb ou 128gb de "SSD" (como definido pela Samsung), mas é na realidade uma memória Flash um pouco diferente da tecnologia tradicional dos SSD's, com uma maior similaridade com cartões de memória, ficando em velocidades de "quase" SSD.
  • Sistema Operacional: Windows 10 Home
  • Processador: Intel® Celeron® N4000 (1,10 GHz até 2,60 GHz com 4 MB L2 de cache)
  • Placa de Vídeo: Intel® UHD Graphics 600
  • Tela: Display LED full HD 13,3" (1920 x 1080), antirreflexo
  • Memória: Memória de 4 GB LPDDR4 (em BD de 4 GB)
  • Drive Óptico: Nenhum
  • Cor: Grafite, Branco, Aquarela
  • Multimídia: Alto-falante estéreo (1,5 W x 2)
    SoundAlive™
    Microfone digital interno
    Câmera
  • Rede: 802.11ac wave 2 2x2
    Bluetooth v5.0
  • Portas de Comunicação: 1 HDMI
    1 USB-C™
    1 USB3.0, 1 USB2.0
    Combo com UFS e cartão MicroSD
    Combo com saída para fone de ouvido/entrada para microfone
    1 DC-in
  • Características para Digitação: Teclado tipo ilha
    Clickpad
  • Segurança: Trava de segurança
    TPM, Leitor de impressão digital
  • Alimentação: 39 Wh
    40 W AC Adapter
  • Dimensão (L x P x A): 322.2 x 219.5 x 16.9 mm (12.69" x 8.64" x 0.67")
  • Peso: 1.37 kg (3.02 lbs)
  • Software: Compartilhamento de Link
    Mensagem ao vivo
    McAfee Live Safe (versão de avaliação de 60 dias)
    Samsung Gallery
    Samsung Flow
    Samsung Recovery
    Samsung Settings
    Studio Plus
    Samsung Update
    teamPL
 

Protoman!!!

Member
Registrado
Eu gostaria de saber se a tela dele é de 6 bits e o codec de som é 48khz 16bits.
Não tenho certeza como checar isso, entrei no AIDA e printei a seção de codecs de audio, monitor e display

Codecs de áudio:




Display:







Já estou terminando minha review e posto também :D
 

yurieu

Active Member
Registrado
Aqui amigo! Tela 8 bits e codecs de audio 24 bits 48000 Hz
Obrigado, já ajuda bastante os potenciais compradores, 8 bits garante mais fidelidade de cores que um Samsung Expert de 3 mil reais que comprei, cuja tela 6 bits quase preta e branca me faz desistir de usar e pegar o smartphone.
 

Protoman!!!

Member
Registrado
Bom, vou dividir em tópicos meu pequeno review, recebi a máquina na segunda-feira e desde então tenho usado exaustivamente para saber se fico com ele ou não, e decidi sim ficar porque gostei bastante do pacote em relação ao preço.
Vou começar pra mim com a parte mais importante, que é a usabilidade do Windows.


Softwares pré-instalados e Windows

Comecei a segunda-feira utilizando-o como veio de fábrica, com o Windows e todos os aplicativos da Samsung pré-instalados, porém realmente não recomendo muito, entendo que talvez pro usuário que não tenha interesse, não saiba como ou não queira se dar o trabalho seja o natural a se fazer, mas tive muitos pontos negativos usando essa instalação de fábrica. O Windows veio ocupando muito espaço, principalmente por todas as partições que ocupa juntamente da partição de recuperação da Samsung (que são quase 10gb). Quando fiz todas as atualizações do Windows e da Samsung me sobrou cerca de 25gb (dos 64gb que possuo), ou seja, muito pouco, ainda não havia instalado nada então apenas esse resto seria um pouco apertado para o uso comum.

O que fiz foi simples, baixei uma nova imagem do site da Microsoft, já com quase todas as atualizações embutidas (a imagem que a Samsung usa de fábrica requer bastante atualizações) e apaguei todas as partições criadas, tanto pelo Windows quanto pela Samsung. Entrando no sistema utilizei um aplicativo chamado WPD, e nele desativei muitas opções de privacidade e background apps, e apaguei a GRANDISSIMA maioria dos aplicativos do Windows que já vem instalados, coisa de 30+ aplicativos, sobrou realmente o essencial paro o uso básico. Recomendo muito mesmo fazer esse passo, melhora em muita a performance do computador, deixa o OS mais leve, inicia mais rápido, usa menos memória e de quebra ainda para algumas questões de privacidade que a Microsoft insiste em rodar em plano de fundo.

Vale notar que você tem de entrar na loja da Microsoft e baixar dois aplicativos que são essenciais para o bom funcionamento do notebook inicialmente, que é o Samsung Settings e o Samsung Update, e aí entra meu maior problema que tive com o notebook. O Samsung Settings é excelente, boas opções de configuração e no geral ele roda liso. Agora, o Samsung Update é o maior lixo que já existiu em questão de software de drivers que já vi. Muito diferente com a experiência do Dell 7567 que já tive, inclusive alguns anos atrás tive um notebook Samsung Expert x51 e o aplicativo era um .exe bastante competente, mas infelizmente eles fizeram a transição para um aplicativo da Microsoft store. O aplicativo é extremamente bugado, roda tudo muito mal, demora pra caramba para achar os drivers que você precisa (quando acha), encontrei uma quantidade absurda de bugs apenas tentando instalar coisa de 6-7 drivers, demorou uma eternidade para conseguir ter sucesso nisso. E o pior, depois que terminei a saga de conseguir instalar os drivers básicos percebi que o Samsung Update ficava comendo uma CPU do caramba como background app, mesmo em uso comum sem sequer ter aberto o programa durante o uso, portanto atualizei meus drivers e depois que descobri isso apaguei ele do sistema, chegava a picos de 30%-40% do uso do processador mesmo com ele totalmente desligado. E infelizmente, para baixar os drivers, é a única opção que a Samsung disponibiliza.

Depois de toda essa pequena saga com o Samsung Update, instalei todos meus aplicativos, que são realmente muitos, e ainda está sobrando 23gb! Uma real maravilha pois instalei uma penca de coisas, toda suíte office, alguns browsers, alguns softwares de poker, até mesmo Hearthstone (que são uns 4-5gb só ele), discord, Netflix, etc. Comparado com os 25gb que vem de fábrica sem nada instalado, realmente valeu muito a pena ter formatado ele do zero.

Havia criado um tópico aqui mesmo sobre como otimizar o Windows, e segui algumas das dicas postadas por lá, posso dizer que juntamente do aplicativo WPD que deu uma boa limpada nos programas inúteis e que rodam como background app, a performance do Windows está excelente! Liga bastante rápido devido ao “SSD” (eMMC), e o uso para aplicativos básicos como office, browser, netflix e etc rodam muitíssimo bem, e até mesmo Hearthstone consegui jogar muito bem (apesar de não ser aqueles 60fps da master race).

Agora, percebi MUITO menos engasgo após a formatação, com ele de fábrica estava engasgando bem mais, realmente vem bastante poluído, e também não recomendo o uso de Chrome e derivados, pois a performance do Firefox aqui foi bem melhor que do Opera e do Chrome.


Design/Construção


Um ponto forte do notebook pelo preço, o design é realmente bastante bonito e estiloso, o teclado nesse estilo é bem legal, demorei um pouco pra me acostumar com ele mas depois de algum uso já fica super tranquilo, as teclas são gostosas de digitar, consideravelmente melhor que alguns Dell que utilizei, mas nem perto do nível do thinkpad do trabalho.

Ele também é bastante leve e pequeno, a construção em sí no meu ponto de vista é um ponto alto do aparelho, obviamente tem de levar em consideração seu preço e com quem compete, na mesma faixa não se encontra nada parecido. Vi alguns Dell, Lenovo e Acer para o uso básico e todos parecem ter saído de 2006, com plásticos horríveis e tela horrenda. Já esse traz um estilo bem diferente, sendo o palmrest com um plástico imitando tecido, tampa texturizada e cores bem diferentes. O trackpad é também competente, mas um pouco pequeno.

O único detalhe que queria adicionar é que achei sim o palmrest bem legal e diferente, mas é bastante imaginativo da Samsung de dizer em tudo quanto é canto que imita tecido, parece mais um plástico reciclado ou algo assim, o que não é bem uma crítica pois gostei bastante, no mesmo preço você só encontra carcaças vagabundas que se desgastarão em 6 meses, já essa aqui não engordura fácil e também é estilosa. Portanto ponto positivo, apesar de discordar bastante deste marketing de “tecido”.

Não sei se entraria em design/construção mas o notebook tem um leitor de digitais, o que também é absolutamente excelente para um notebook nesse preço, funciona muito bem e rapidamente, mas não é perfeita, creio que pegou bem minhas digitais em 85% das vezes.


Tela

Outro ponto forte do aparelho, a tela é uma das razões de ter pego este notebook e realmente ela é excelente. Ela é Full HD e conta com tecnologia PLS (similar a IPS, segundo a Samsung). Tem ótimas cores, é fosca e tem um brilho bastante alto, perfeito pro uso em lugares bem iluminados. No mesmo preço você basicamente só encontra aquelas porcarias TN 1366x768, pra mim era absolutamente necessário uma boa tela, afinal, vou utilizar este notebook pra multimidia e pacote office, e certamente as telas TN que encontramos nessa categoria decepcionam muito neste quesito.

Acho que minha única ressalva é que tem um pouco de backlight bleed, ainda sim considero uma tela excelente pelo preço. Como passei pro colega em um post atrás a tela é 8 bits.


Conectividade

Em relação a ports o notebook surpreende também, com USB-C (que, segundo o manual, passa até vídeo), duas USB, HDMI, e leitor de cartão UFS achei uma excelente seleção de entradas. Talvez uma entrada ethernet fosse bastante interessante, porém pela finura do aparelho eu entendo que não esteja presente.

Agora, onde ele realmente é excelente é na parte wireless. A placa de rede é uma Intel 9560, que conta com MU-MIMO 2x2, além de Bluetooth 5.0. A performance wireless é realmente fortíssima, pega muito mais forte do que meu S9+ nos meus lugares ou que meu desktop que tem uma placa wireless dedicada (Archer T6U).

Um outro detalhe é que segundo o manual a USB-C passa vídeo, porém não tenho nenhum tipo de cabo para atestar isso. O que lembro de ter visto em algum canto da internet é que ele podia ser até mesmo carregado por uma bateria portátil via USB-C, mas não consegui qualquer tipo de carregamento pela porta. A bateria portátil que possuo é um pouco antiga e não conta com Power Deliver, então pode ter sido isso. Tentei também carregar ele com um carregador USB-C que veio no meu Samsung S9+ e nada de carregar, realmente não sei se ele não possuí a capacidade de carregar pela porta ou se não tenho os equipamentos corretos, e a Samsung também não parece falar nada no manual ou no site. A fonte que vem nele é convencional e bastante pequena, de 40W, talvez um carregador de parede desses novos que entregam 45W consiga carregar pelo USB-C, mas realmente não sei e não possuo nenhum.


Armazenamento/RAM:

É como falei, os 64gb pra mim são o suficiente, ainda me sobra 23gb mesmo depois de ter instalado uma penca de programas (após a formatação e limpar todo o bloatware). O armazenamento é de tecnologia flash, ou seja, é eMMC. Não é totalmente um SSD mas é bem mais rápido que um hd convencional. No geral, estou acostumado com a velocidade de SSDs, não senti uma diferença gritante, é claro, temos de entender o preço e o alvo deste notebook. Os programas no geral abrem bastante rápido e sinto que, se qualquer coisa vai te limitar, é o processador e não a velocidade da memória Flash. Achei bastante satisfatória e sinto como se estivesse usando um SSD normal mesmo.

Quanto a RAM, pra uso básico é realmente o suficiente. Pensei em instalar Linux por conta de estar limitado em relação a RAM mas percebi que isso pro uso básico é besteira. Não é possível expandir a memória RAM portanto é necessário entender isso antes de pegar o modelo. Creio que quem use Chrome, que não recomendo neste note, talvez coma um pouco mais (não sei direito qual usa mais memória, porém o Firefox rodou bem mais liso aqui).

Creio que ela utilize DDR4 dual channel (tenho de confirmar no CPU-Z) pois está na placa-mãe como 4 memórias de 1gb em 2133Mhz, como na print mostra com o Word aberto, Firefox, Paint e Gerenciador de tarefas aberto ele utiliza 2.7gb dos 3.8gb disponíveis.

Sim, parece um pouco apertado, mas sinceramente quem está pegando este notebook não deveria estar esperando muito mais que isso aberto, e pra isso é mais que o suficiente, ainda sobra espaço pra você abrir um tantão de abas no Firefox ou rodar outro programa em conjunto.

Seguem fotos da performance do Flash Storage e do gerenciador de tarefas em relação a memória RAM.







Performance

Ai está a grande crítica a este notebook, o fraco Celeron n4000, que é um processador ultra low voltage, voltado a economia de bateria e não necessariamente grande performance. É um processador dual core, de 64bit, de apenas 6W, 4mb de cache, e frequência base 1.1GHz até 2.6GHz.

Bom, ele da alguns leves engasgos ocasionalmente sim, mas no geral a performance é muito boa. Creio que se viesse com um HD convencional seria inutilizável, a memória flash do notebook ajuda horrores na velocidade dele, pois o processador é realmente um pouco fraco. Consigo rodar aqui programas como Office + Firefox 4-5 abas + Outlook + Spotify sem problema algum e com performance excelente. Porém, e isso é um grande porém, só consegui melhorar em muito a performance após a formatação que disse no começo da review, após limpar todo o bloatware da Samsung e da Microsoft, e isso é um pouco difícil pro usuário comum. Não é que a performance antes era péssima ou algo do tipo, mas a máquina melhorou absurdos após todo o procedimento, abrindo tudo muito rápido, páginas da internet rodando que uma maravilha e etc, sinceramente era o que devia ter vindo desde o ínicio. O único jogo que testei foi Hearthstone, em 1080p no médio pareceu rodar por volta dos 30+fps tranquilamente, com alt+tab rápido e tudo mais. No geral, podia ter vindo um Pentium mais novo como no exterior ou até um processador M3, e pelo preço de 2099 acredito ser simplesmente inaceitável, e isso vai entrar bastante na minha conclusão, que pelo preço originalmente pedido pelo notebook é uma decisão difícil de se sustentar, exatamente pelo processador.


Bateria

No geral, também excelente, durando cerca de 8 a 9 horas no uso comum por conta do processador focado em eficiência energética, mas não consegui chegar no número mágico de 10 horas que a Samsung apresenta, creio que seja no modo economia de energia com a tela um pouco escura, pra mim achei ela bastante satisfatória.


Som

Mediano, não sei exatamente as especificações das caixinhas dele, mas parecem ser dois na parte de baixo que não são tão altos mas não me vi incomodado por falta de qualidade nem nada do tipo, estou assistindo Netflix e Youtube satisfatoriamente.


Preço

Pra mim, esse é o aspecto mais importantes, sem dúvidas. Pois ao meu ver todos esses pontos fortes e fracos só fazem sentido se estão relacionados ao preço, afinal, se dinheiro não fosse importante todos comprariam notebooks de 6-7 mil reais e esperaríamos o melhor do melhor e pronto.
Portanto, este notebook só faz sentido, em minha opinião, abaixo de um preço específico. A Samsung o lançou 3 meses atrás por 2099 na versão de 64gb, ao meu ver é um preço que você encontra promoções de notebooks que, apesar de também terem muitos problemas de computadores de entrada, tem uma performance muito melhor. Este preço é muito alto para o que ele entrega e certamente vale esperar promoções. No site da própria Samsung já diminuíram pra 1799 em 10x (não sei se é promoção ou não), mas nessa faixa começa a ficar mais interessante, especialmente por algumas promoções que a Samsung faz no site Samsung Para Você, atualmente (creio que até final de julho) estão dando um cupom de 200 reais em uma loja de roupas e calçados pra quem comprar qualquer Samsung Flash em uma loja parceira. Este tipo de promoção é bastante comum em produtos Samsung e no final das contas talvez você consiga um tênis a mais ou um presente para a(o) namorada(o) na “faixa” com um desses incentivos.

Pessoalmente, comprei o modelo nas lojas Americanas por 1799,00 em 10x, consegui cerca de 330 reais de Cashback (270 do AME e 60 do Meliuz) e entrei com o pedido do cupom de 200 reais na loja de roupas pela promoção da Samsung pra quem comprar o Flash, então acabei combando ai algumas coisas pra receber uma parte de volta, fazendo a conta crua teria ficado em 1270,00, mas essa conta é meio besteira pois Cashback e Cupons não são exatamente dinheiro de verdade, pois nos obrigam a comprar algo a mais com esse dinheiro depois.


Conclusão


Basicamente, o notebook me agradou muitos depois de me dedicar um pouco a deixar ele redondo, antes de chegar realmente tinha um pé atrás e queria testar se a performance era tão sofrível, o que não é. Vou ficar com ele e recomendo sim, mas não para qualquer um. Creio que a máquina tem um nicho certo de pessoas que querem leveza, boa qualidade de construção, tela e estilo, sacrificando alta performance a fim de obter essas coisas nesta categoria de preço. Novamente, não acredito que o valor pedido inicialmente pela Samsung valha a pena, mas agora que o modelo já está no mercado a alguns poucos meses já estão aparecendo boas promoções que vale ficar de olho.

Em suma, ótimo notebook para estudantes e trabalhadores de escritórios com uso leve, ou então meu caso, que tenho um bom computador em casa mas também precisa da portabilidade que um notebook proporciona.



Qualquer dúvida ou teste que queiram que eu faça estou super aberto, sintam-se a vontade!
 

AthlonZ

New Member
Registrado
Vi no shop esse note e achei muito legal, design atraente, leve e com tela perfeita.

Só não levei pq aqui no Brasil só tem o modelo com celeron n4000, se tivesse o pentium silver n5000 seria perfeito para mim.

Outro ponto positivo dele é ter slot m2 para expansão de disco.

Uma coisa que achei estranha quando vi na loja foi a falta do botão de " \ |", a barra normal e interrogação ficam no alt gr Q e W, mas essa outra como vcs fazem para ativar?
 

CokiesxD

New Member
Registrado
Recentemente adquiri um e pelo preço pago não vejo opção melhor ou similar no mercado brasileiro.

Dentro da proposta da Samsung, o notebook entrega tudo sem muita ou nenhuma dor de cabeça, é um equipamento para tarefas básicas e cotidianas ou para o dia a dia de um estudante que só precisa escrever algumas coisas na internet, assistir videos e acessar conteúdos básicos, ou também no meu caso, acessar outros equipamento remotamente.

Vi muita gente pela Internet reclamando do processador, por ser um Celeron N4000, Concordo que um N5000 cairia melhor ainda, porém, mesmo com o N4000 o equipamento apresenta muito pouco engasgo ou quase nenhum dependendo da ocasião, e dentro da proposta do equipamento, até o N4000 cai muito bem pelo seu baixo consumo de energia. Arrisco até dizer que usuários ocasionais que tem Notebook com I5+HD usando um Celeron+SSD "No caso desse modelo a memoria Flash" por um dia, trocariam fácil o equipamento pela a segunda opção.

No meu ponto de vista, pagando abaixo dos 1.7, é o equipamento de entrada que melhor atenderia no uso básico, agora se o objetivo é jogar ou usar programas que requerem bastante processamento, eu recomendo passar bem longe desse modelo.
 

João Abrão

New Member
Registrado
Opa, eu sou usuário deste mesmo notebook há umas duas semanas já.
Reparei que geralmente a tela faz mudanças no brilho automaticamente, mesmo sem eu deixar esse função ativada (nem sei como desabilitar).
Isso acontece contigo também?
Tem como desativar esse brilho automático?

Obrigado
 

Protoman!!!

Member
Registrado
Opa, eu sou usuário deste mesmo notebook há umas duas semanas já.
Reparei que geralmente a tela faz mudanças no brilho automaticamente, mesmo sem eu deixar esse função ativada (nem sei como desabilitar).
Isso acontece contigo também?
Tem como desativar esse brilho automático?

Obrigado
Acredito que isso é uma função que pode ser desabilitada no app Samsung Settings, na aba "Tela", que fica em automático.

Veja se é isso mesmo, mas acho que é...
 

flaviotc

New Member
Registrado
Acredito que isso é uma função que pode ser desabilitada no app Samsung Settings, na aba "Tela", que fica em automático.

Veja se é isso mesmo, mas acho que é...
A opção não está no Samsung settings. Se alguém souber como desabilitar o brilho automático poderia ajudar.
 
Última edição:

Mashiro

New Member
Registrado
Boa noite, tudo bem?
Muito obrigado pelo review! Estou a um click de comprar esse notebook. Gostaria de tirar algumas dúvidas com os atuais proprietários. O meu uso vai ser, somente, pacote office, PDF, navegação (já uso o Firefox por padrão em todos meus PCs) e, mais importante, programação em Arduino (através do arduino IDE). Tudo isso aberto ao mesmo tempo. Será que ele aguenta o tranco? Eu pretendo adquirir o F30 e de cara já comprar um SSD M2, imagino que melhor um bocado. Eu detesto essas travadas por conta de hardware mais lento, mas se forem realmente ocasionais nesse tipo de uso que eu to buscando, eu pego um. O que vocês acha? Será que o n4000 segura a onda? Lógico que eu limparia o Windows e o apps Samsung e daria uma geral. Por fim, a tela realmente é boa? Vi em alguns reviews comentários extremamente positivos e isso é um diferencial e tanto para mim, e sinceramente um dos grandes fatores de compra! Ninguém merece essas telas vagabundas de 768p mais cinzas que céu nublado, treco horroroso!
Muito obrigado a todos, se possível, caso alguém souber, manda um pm com promoções de AME e afins sobre esse notezinho! :) Aquele abraço!
 

flaviotc

New Member
Registrado
Opa, eu sou usuário deste mesmo notebook há umas duas semanas já.
Reparei que geralmente a tela faz mudanças no brilho automaticamente, mesmo sem eu deixar esse função ativada (nem sei como desabilitar).
Isso acontece contigo também?
Tem como desativar esse brilho automático?

Obrigado
Parece que consegui descobrir como desabilitar esse brilho após alguma pesquisa. No painel de controle de gráficos da intel, vá até a opção energia e desative a opção "tecnologia para economia no consumo de energia das telas". Desativei aqui e parou.
 

Protoman!!!

Member
Registrado
Boa noite, tudo bem?
Muito obrigado pelo review! Estou a um click de comprar esse notebook. Gostaria de tirar algumas dúvidas com os atuais proprietários. O meu uso vai ser, somente, pacote office, PDF, navegação (já uso o Firefox por padrão em todos meus PCs) e, mais importante, programação em Arduino (através do arduino IDE). Tudo isso aberto ao mesmo tempo. Será que ele aguenta o tranco? Eu pretendo adquirir o F30 e de cara já comprar um SSD M2, imagino que melhor um bocado. Eu detesto essas travadas por conta de hardware mais lento, mas se forem realmente ocasionais nesse tipo de uso que eu to buscando, eu pego um. O que vocês acha? Será que o n4000 segura a onda? Lógico que eu limparia o Windows e o apps Samsung e daria uma geral. Por fim, a tela realmente é boa? Vi em alguns reviews comentários extremamente positivos e isso é um diferencial e tanto para mim, e sinceramente um dos grandes fatores de compra! Ninguém merece essas telas vagabundas de 768p mais cinzas que céu nublado, treco horroroso!
Muito obrigado a todos, se possível, caso alguém souber, manda um pm com promoções de AME e afins sobre esse notezinho! :) Aquele abraço!
Cara, sinceramente não sei quão melhor vai ser pelo SSD m2 (se lembre que, segundo minhas pesquisas, ele aceita somente m.2 padrão Sata, mas vale fazer um double-check), o flash storage dele é bem rápido, aqui bate os 300mb/s, levando em consideração que você vai chegar nos 500mb/s não sei se realmente vale esse investimento... O windows aqui liga bem rapido mesmo e os programas abrem em velocidade que estou acostumado no meu desk (que tem M.2 PCI-E).

Agora, não tenho ideia em relação a isso de Arduino, não sei se isso consome pouco ou muito, mas rodando tudo isso ao mesmo tempo não sei não... Não sei se esse N4000 vai te atender do jeito que você espera. Tenho usado o setup comumente com Excel, Outlook e Firefox ao mesmo tempo (3-4 abas) e vez ou outra você sente a navegação um pouco mais lenta se abrir algum site muito pesado, é raro mas acontece. Se você realmente odeia sentir isso, sinto que você devia procurar algo um pouco mais poderoso, tipo um i3. O problema é realmente isso de tela, sinto que a tela deste Samsung Flash é sensacional, anos-luz de distância dos notebooks de 2k pra baixo, o problema fica só no processador mesmo.
 

luizincerti

New Member
Registrado
Bom, vou dividir em tópicos meu pequeno review, recebi a máquina na segunda-feira e desde então tenho usado exaustivamente para saber se fico com ele ou não, e decidi sim ficar porque gostei bastante do pacote em relação ao preço.
Vou começar pra mim com a parte mais importante, que é a usabilidade do Windows.


Softwares pré-instalados e Windows

Comecei a segunda-feira utilizando-o como veio de fábrica, com o Windows e todos os aplicativos da Samsung pré-instalados, porém realmente não recomendo muito, entendo que talvez pro usuário que não tenha interesse, não saiba como ou não queira se dar o trabalho seja o natural a se fazer, mas tive muitos pontos negativos usando essa instalação de fábrica. O Windows veio ocupando muito espaço, principalmente por todas as partições que ocupa juntamente da partição de recuperação da Samsung (que são quase 10gb). Quando fiz todas as atualizações do Windows e da Samsung me sobrou cerca de 25gb (dos 64gb que possuo), ou seja, muito pouco, ainda não havia instalado nada então apenas esse resto seria um pouco apertado para o uso comum.

O que fiz foi simples, baixei uma nova imagem do site da Microsoft, já com quase todas as atualizações embutidas (a imagem que a Samsung usa de fábrica requer bastante atualizações) e apaguei todas as partições criadas, tanto pelo Windows quanto pela Samsung. Entrando no sistema utilizei um aplicativo chamado WPD, e nele desativei muitas opções de privacidade e background apps, e apaguei a GRANDISSIMA maioria dos aplicativos do Windows que já vem instalados, coisa de 30+ aplicativos, sobrou realmente o essencial paro o uso básico. Recomendo muito mesmo fazer esse passo, melhora em muita a performance do computador, deixa o OS mais leve, inicia mais rápido, usa menos memória e de quebra ainda para algumas questões de privacidade que a Microsoft insiste em rodar em plano de fundo.

Vale notar que você tem de entrar na loja da Microsoft e baixar dois aplicativos que são essenciais para o bom funcionamento do notebook inicialmente, que é o Samsung Settings e o Samsung Update, e aí entra meu maior problema que tive com o notebook. O Samsung Settings é excelente, boas opções de configuração e no geral ele roda liso. Agora, o Samsung Update é o maior lixo que já existiu em questão de software de drivers que já vi. Muito diferente com a experiência do Dell 7567 que já tive, inclusive alguns anos atrás tive um notebook Samsung Expert x51 e o aplicativo era um .exe bastante competente, mas infelizmente eles fizeram a transição para um aplicativo da Microsoft store. O aplicativo é extremamente bugado, roda tudo muito mal, demora pra caramba para achar os drivers que você precisa (quando acha), encontrei uma quantidade absurda de bugs apenas tentando instalar coisa de 6-7 drivers, demorou uma eternidade para conseguir ter sucesso nisso. E o pior, depois que terminei a saga de conseguir instalar os drivers básicos percebi que o Samsung Update ficava comendo uma CPU do caramba como background app, mesmo em uso comum sem sequer ter aberto o programa durante o uso, portanto atualizei meus drivers e depois que descobri isso apaguei ele do sistema, chegava a picos de 30%-40% do uso do processador mesmo com ele totalmente desligado. E infelizmente, para baixar os drivers, é a única opção que a Samsung disponibiliza.

Depois de toda essa pequena saga com o Samsung Update, instalei todos meus aplicativos, que são realmente muitos, e ainda está sobrando 23gb! Uma real maravilha pois instalei uma penca de coisas, toda suíte office, alguns browsers, alguns softwares de poker, até mesmo Hearthstone (que são uns 4-5gb só ele), discord, Netflix, etc. Comparado com os 25gb que vem de fábrica sem nada instalado, realmente valeu muito a pena ter formatado ele do zero.

Havia criado um tópico aqui mesmo sobre como otimizar o Windows, e segui algumas das dicas postadas por lá, posso dizer que juntamente do aplicativo WPD que deu uma boa limpada nos programas inúteis e que rodam como background app, a performance do Windows está excelente! Liga bastante rápido devido ao “SSD” (eMMC), e o uso para aplicativos básicos como office, browser, netflix e etc rodam muitíssimo bem, e até mesmo Hearthstone consegui jogar muito bem (apesar de não ser aqueles 60fps da master race).

Agora, percebi MUITO menos engasgo após a formatação, com ele de fábrica estava engasgando bem mais, realmente vem bastante poluído, e também não recomendo o uso de Chrome e derivados, pois a performance do Firefox aqui foi bem melhor que do Opera e do Chrome.


Design/Construção


Um ponto forte do notebook pelo preço, o design é realmente bastante bonito e estiloso, o teclado nesse estilo é bem legal, demorei um pouco pra me acostumar com ele mas depois de algum uso já fica super tranquilo, as teclas são gostosas de digitar, consideravelmente melhor que alguns Dell que utilizei, mas nem perto do nível do thinkpad do trabalho.

Ele também é bastante leve e pequeno, a construção em sí no meu ponto de vista é um ponto alto do aparelho, obviamente tem de levar em consideração seu preço e com quem compete, na mesma faixa não se encontra nada parecido. Vi alguns Dell, Lenovo e Acer para o uso básico e todos parecem ter saído de 2006, com plásticos horríveis e tela horrenda. Já esse traz um estilo bem diferente, sendo o palmrest com um plástico imitando tecido, tampa texturizada e cores bem diferentes. O trackpad é também competente, mas um pouco pequeno.

O único detalhe que queria adicionar é que achei sim o palmrest bem legal e diferente, mas é bastante imaginativo da Samsung de dizer em tudo quanto é canto que imita tecido, parece mais um plástico reciclado ou algo assim, o que não é bem uma crítica pois gostei bastante, no mesmo preço você só encontra carcaças vagabundas que se desgastarão em 6 meses, já essa aqui não engordura fácil e também é estilosa. Portanto ponto positivo, apesar de discordar bastante deste marketing de “tecido”.

Não sei se entraria em design/construção mas o notebook tem um leitor de digitais, o que também é absolutamente excelente para um notebook nesse preço, funciona muito bem e rapidamente, mas não é perfeita, creio que pegou bem minhas digitais em 85% das vezes.


Tela

Outro ponto forte do aparelho, a tela é uma das razões de ter pego este notebook e realmente ela é excelente. Ela é Full HD e conta com tecnologia PLS (similar a IPS, segundo a Samsung). Tem ótimas cores, é fosca e tem um brilho bastante alto, perfeito pro uso em lugares bem iluminados. No mesmo preço você basicamente só encontra aquelas porcarias TN 1366x768, pra mim era absolutamente necessário uma boa tela, afinal, vou utilizar este notebook pra multimidia e pacote office, e certamente as telas TN que encontramos nessa categoria decepcionam muito neste quesito.

Acho que minha única ressalva é que tem um pouco de backlight bleed, ainda sim considero uma tela excelente pelo preço. Como passei pro colega em um post atrás a tela é 8 bits.


Conectividade

Em relação a ports o notebook surpreende também, com USB-C (que, segundo o manual, passa até vídeo), duas USB, HDMI, e leitor de cartão UFS achei uma excelente seleção de entradas. Talvez uma entrada ethernet fosse bastante interessante, porém pela finura do aparelho eu entendo que não esteja presente.

Agora, onde ele realmente é excelente é na parte wireless. A placa de rede é uma Intel 9560, que conta com MU-MIMO 2x2, além de Bluetooth 5.0. A performance wireless é realmente fortíssima, pega muito mais forte do que meu S9+ nos meus lugares ou que meu desktop que tem uma placa wireless dedicada (Archer T6U).

Um outro detalhe é que segundo o manual a USB-C passa vídeo, porém não tenho nenhum tipo de cabo para atestar isso. O que lembro de ter visto em algum canto da internet é que ele podia ser até mesmo carregado por uma bateria portátil via USB-C, mas não consegui qualquer tipo de carregamento pela porta. A bateria portátil que possuo é um pouco antiga e não conta com Power Deliver, então pode ter sido isso. Tentei também carregar ele com um carregador USB-C que veio no meu Samsung S9+ e nada de carregar, realmente não sei se ele não possuí a capacidade de carregar pela porta ou se não tenho os equipamentos corretos, e a Samsung também não parece falar nada no manual ou no site. A fonte que vem nele é convencional e bastante pequena, de 40W, talvez um carregador de parede desses novos que entregam 45W consiga carregar pelo USB-C, mas realmente não sei e não possuo nenhum.


Armazenamento/RAM:

É como falei, os 64gb pra mim são o suficiente, ainda me sobra 23gb mesmo depois de ter instalado uma penca de programas (após a formatação e limpar todo o bloatware). O armazenamento é de tecnologia flash, ou seja, é eMMC. Não é totalmente um SSD mas é bem mais rápido que um hd convencional. No geral, estou acostumado com a velocidade de SSDs, não senti uma diferença gritante, é claro, temos de entender o preço e o alvo deste notebook. Os programas no geral abrem bastante rápido e sinto que, se qualquer coisa vai te limitar, é o processador e não a velocidade da memória Flash. Achei bastante satisfatória e sinto como se estivesse usando um SSD normal mesmo.

Quanto a RAM, pra uso básico é realmente o suficiente. Pensei em instalar Linux por conta de estar limitado em relação a RAM mas percebi que isso pro uso básico é besteira. Não é possível expandir a memória RAM portanto é necessário entender isso antes de pegar o modelo. Creio que quem use Chrome, que não recomendo neste note, talvez coma um pouco mais (não sei direito qual usa mais memória, porém o Firefox rodou bem mais liso aqui).

Creio que ela utilize DDR4 dual channel (tenho de confirmar no CPU-Z) pois está na placa-mãe como 4 memórias de 1gb em 2133Mhz, como na print mostra com o Word aberto, Firefox, Paint e Gerenciador de tarefas aberto ele utiliza 2.7gb dos 3.8gb disponíveis.

Sim, parece um pouco apertado, mas sinceramente quem está pegando este notebook não deveria estar esperando muito mais que isso aberto, e pra isso é mais que o suficiente, ainda sobra espaço pra você abrir um tantão de abas no Firefox ou rodar outro programa em conjunto.

Seguem fotos da performance do Flash Storage e do gerenciador de tarefas em relação a memória RAM.







Performance

Ai está a grande crítica a este notebook, o fraco Celeron n4000, que é um processador ultra low voltage, voltado a economia de bateria e não necessariamente grande performance. É um processador dual core, de 64bit, de apenas 6W, 4mb de cache, e frequência base 1.1GHz até 2.6GHz.

Bom, ele da alguns leves engasgos ocasionalmente sim, mas no geral a performance é muito boa. Creio que se viesse com um HD convencional seria inutilizável, a memória flash do notebook ajuda horrores na velocidade dele, pois o processador é realmente um pouco fraco. Consigo rodar aqui programas como Office + Firefox 4-5 abas + Outlook + Spotify sem problema algum e com performance excelente. Porém, e isso é um grande porém, só consegui melhorar em muito a performance após a formatação que disse no começo da review, após limpar todo o bloatware da Samsung e da Microsoft, e isso é um pouco difícil pro usuário comum. Não é que a performance antes era péssima ou algo do tipo, mas a máquina melhorou absurdos após todo o procedimento, abrindo tudo muito rápido, páginas da internet rodando que uma maravilha e etc, sinceramente era o que devia ter vindo desde o ínicio. O único jogo que testei foi Hearthstone, em 1080p no médio pareceu rodar por volta dos 30+fps tranquilamente, com alt+tab rápido e tudo mais. No geral, podia ter vindo um Pentium mais novo como no exterior ou até um processador M3, e pelo preço de 2099 acredito ser simplesmente inaceitável, e isso vai entrar bastante na minha conclusão, que pelo preço originalmente pedido pelo notebook é uma decisão difícil de se sustentar, exatamente pelo processador.


Bateria

No geral, também excelente, durando cerca de 8 a 9 horas no uso comum por conta do processador focado em eficiência energética, mas não consegui chegar no número mágico de 10 horas que a Samsung apresenta, creio que seja no modo economia de energia com a tela um pouco escura, pra mim achei ela bastante satisfatória.


Som

Mediano, não sei exatamente as especificações das caixinhas dele, mas parecem ser dois na parte de baixo que não são tão altos mas não me vi incomodado por falta de qualidade nem nada do tipo, estou assistindo Netflix e Youtube satisfatoriamente.


Preço

Pra mim, esse é o aspecto mais importantes, sem dúvidas. Pois ao meu ver todos esses pontos fortes e fracos só fazem sentido se estão relacionados ao preço, afinal, se dinheiro não fosse importante todos comprariam notebooks de 6-7 mil reais e esperaríamos o melhor do melhor e pronto.
Portanto, este notebook só faz sentido, em minha opinião, abaixo de um preço específico. A Samsung o lançou 3 meses atrás por 2099 na versão de 64gb, ao meu ver é um preço que você encontra promoções de notebooks que, apesar de também terem muitos problemas de computadores de entrada, tem uma performance muito melhor. Este preço é muito alto para o que ele entrega e certamente vale esperar promoções. No site da própria Samsung já diminuíram pra 1799 em 10x (não sei se é promoção ou não), mas nessa faixa começa a ficar mais interessante, especialmente por algumas promoções que a Samsung faz no site Samsung Para Você, atualmente (creio que até final de julho) estão dando um cupom de 200 reais em uma loja de roupas e calçados pra quem comprar qualquer Samsung Flash em uma loja parceira. Este tipo de promoção é bastante comum em produtos Samsung e no final das contas talvez você consiga um tênis a mais ou um presente para a(o) namorada(o) na “faixa” com um desses incentivos.

Pessoalmente, comprei o modelo nas lojas Americanas por 1799,00 em 10x, consegui cerca de 330 reais de Cashback (270 do AME e 60 do Meliuz) e entrei com o pedido do cupom de 200 reais na loja de roupas pela promoção da Samsung pra quem comprar o Flash, então acabei combando ai algumas coisas pra receber uma parte de volta, fazendo a conta crua teria ficado em 1270,00, mas essa conta é meio besteira pois Cashback e Cupons não são exatamente dinheiro de verdade, pois nos obrigam a comprar algo a mais com esse dinheiro depois.


Conclusão


Basicamente, o notebook me agradou muitos depois de me dedicar um pouco a deixar ele redondo, antes de chegar realmente tinha um pé atrás e queria testar se a performance era tão sofrível, o que não é. Vou ficar com ele e recomendo sim, mas não para qualquer um. Creio que a máquina tem um nicho certo de pessoas que querem leveza, boa qualidade de construção, tela e estilo, sacrificando alta performance a fim de obter essas coisas nesta categoria de preço. Novamente, não acredito que o valor pedido inicialmente pela Samsung valha a pena, mas agora que o modelo já está no mercado a alguns poucos meses já estão aparecendo boas promoções que vale ficar de olho.

Em suma, ótimo notebook para estudantes e trabalhadores de escritórios com uso leve, ou então meu caso, que tenho um bom computador em casa mas também precisa da portabilidade que um notebook proporciona.



Qualquer dúvida ou teste que queiram que eu faça estou super aberto, sintam-se a vontade!




Excelente texto, parabéns. Foi fundamental na minha tomada de decisão por uma maquina que atendesse minhas necessidades. Comprei um Samsung flash f 30 de 64gb e estou adorando.

No seu texto você cita: "Entrando no sistema utilizei um aplicativo chamado WPD".... Não encontrei este aplicativo. Pode disponibilizar o link. Obrigado.
 

Protoman!!!

Member
Registrado
Excelente texto, parabéns. Foi fundamental na minha tomada de decisão por uma maquina que atendesse minhas necessidades. Comprei um Samsung flash f 30 de 64gb e estou adorando.

No seu texto você cita: "Entrando no sistema utilizei um aplicativo chamado WPD".... Não encontrei este aplicativo. Pode disponibilizar o link. Obrigado.
Obrigado!

O WPD é um aplicativo da internet e não da Samsung ou do Windows em sí, ele serve pra deletar aplicativos nativos do Windows e bloquear algumas tarefas que o Windows roda em plano de fundo com o objetivo de deixar o sistema mais leve e aumentar sua privacidade. Recomendo a utilização dele pra usuários avançados, apesar de sua interface ser bastante simples, pois pode apagar/bloquear aplicativos e tarefas que o usuário comum utiliza.

Se quiser baixar, o link é https://wpd.app/ mas recomendo ler bastante o que cada setting que você decidir por desativar faz, e também os apps.

Meu caso, PESSOAL, deletei quase todos apps do Windows (sobrou uns 5, tipo a Store e calculadora) e bloqueei quase metade das tarefas que o Windows roda sem a gente saber.

Abraços!
 

Katagiri

Active Member
Registrado
Comprei um branco pra minha mãe. Alguém sabe dizer se ele aceita qualquer tamanho de M2? Tenho um aqui sobrando de um tablet que morreu a placa mãe e tou pensando em colocar. Deve chegar sexta, ela vai tar viajando, vou deixar tudo pronto aqui. A coisa mais pesada que ela usa é Candy Crush.
 

lucas_soma

Ninguém...
Registrado
Bom, vou dividir em tópicos meu pequeno review, recebi a máquina na segunda-feira e desde então tenho usado exaustivamente para saber se fico com ele ou não, e decidi sim ficar porque gostei bastante do pacote em relação ao preço.
Vou começar pra mim com a parte mais importante, que é a usabilidade do Windows.


Softwares pré-instalados e Windows

Comecei a segunda-feira utilizando-o como veio de fábrica, com o Windows e todos os aplicativos da Samsung pré-instalados, porém realmente não recomendo muito, entendo que talvez pro usuário que não tenha interesse, não saiba como ou não queira se dar o trabalho seja o natural a se fazer, mas tive muitos pontos negativos usando essa instalação de fábrica. O Windows veio ocupando muito espaço, principalmente por todas as partições que ocupa juntamente da partição de recuperação da Samsung (que são quase 10gb). Quando fiz todas as atualizações do Windows e da Samsung me sobrou cerca de 25gb (dos 64gb que possuo), ou seja, muito pouco, ainda não havia instalado nada então apenas esse resto seria um pouco apertado para o uso comum.

O que fiz foi simples, baixei uma nova imagem do site da Microsoft, já com quase todas as atualizações embutidas (a imagem que a Samsung usa de fábrica requer bastante atualizações) e apaguei todas as partições criadas, tanto pelo Windows quanto pela Samsung. Entrando no sistema utilizei um aplicativo chamado WPD, e nele desativei muitas opções de privacidade e background apps, e apaguei a GRANDISSIMA maioria dos aplicativos do Windows que já vem instalados, coisa de 30+ aplicativos, sobrou realmente o essencial paro o uso básico. Recomendo muito mesmo fazer esse passo, melhora em muita a performance do computador, deixa o OS mais leve, inicia mais rápido, usa menos memória e de quebra ainda para algumas questões de privacidade que a Microsoft insiste em rodar em plano de fundo.

Vale notar que você tem de entrar na loja da Microsoft e baixar dois aplicativos que são essenciais para o bom funcionamento do notebook inicialmente, que é o Samsung Settings e o Samsung Update, e aí entra meu maior problema que tive com o notebook. O Samsung Settings é excelente, boas opções de configuração e no geral ele roda liso. Agora, o Samsung Update é o maior lixo que já existiu em questão de software de drivers que já vi. Muito diferente com a experiência do Dell 7567 que já tive, inclusive alguns anos atrás tive um notebook Samsung Expert x51 e o aplicativo era um .exe bastante competente, mas infelizmente eles fizeram a transição para um aplicativo da Microsoft store. O aplicativo é extremamente bugado, roda tudo muito mal, demora pra caramba para achar os drivers que você precisa (quando acha), encontrei uma quantidade absurda de bugs apenas tentando instalar coisa de 6-7 drivers, demorou uma eternidade para conseguir ter sucesso nisso. E o pior, depois que terminei a saga de conseguir instalar os drivers básicos percebi que o Samsung Update ficava comendo uma CPU do caramba como background app, mesmo em uso comum sem sequer ter aberto o programa durante o uso, portanto atualizei meus drivers e depois que descobri isso apaguei ele do sistema, chegava a picos de 30%-40% do uso do processador mesmo com ele totalmente desligado. E infelizmente, para baixar os drivers, é a única opção que a Samsung disponibiliza.

Depois de toda essa pequena saga com o Samsung Update, instalei todos meus aplicativos, que são realmente muitos, e ainda está sobrando 23gb! Uma real maravilha pois instalei uma penca de coisas, toda suíte office, alguns browsers, alguns softwares de poker, até mesmo Hearthstone (que são uns 4-5gb só ele), discord, Netflix, etc. Comparado com os 25gb que vem de fábrica sem nada instalado, realmente valeu muito a pena ter formatado ele do zero.

Havia criado um tópico aqui mesmo sobre como otimizar o Windows, e segui algumas das dicas postadas por lá, posso dizer que juntamente do aplicativo WPD que deu uma boa limpada nos programas inúteis e que rodam como background app, a performance do Windows está excelente! Liga bastante rápido devido ao “SSD” (eMMC), e o uso para aplicativos básicos como office, browser, netflix e etc rodam muitíssimo bem, e até mesmo Hearthstone consegui jogar muito bem (apesar de não ser aqueles 60fps da master race).

Agora, percebi MUITO menos engasgo após a formatação, com ele de fábrica estava engasgando bem mais, realmente vem bastante poluído, e também não recomendo o uso de Chrome e derivados, pois a performance do Firefox aqui foi bem melhor que do Opera e do Chrome.


Design/Construção


Um ponto forte do notebook pelo preço, o design é realmente bastante bonito e estiloso, o teclado nesse estilo é bem legal, demorei um pouco pra me acostumar com ele mas depois de algum uso já fica super tranquilo, as teclas são gostosas de digitar, consideravelmente melhor que alguns Dell que utilizei, mas nem perto do nível do thinkpad do trabalho.

Ele também é bastante leve e pequeno, a construção em sí no meu ponto de vista é um ponto alto do aparelho, obviamente tem de levar em consideração seu preço e com quem compete, na mesma faixa não se encontra nada parecido. Vi alguns Dell, Lenovo e Acer para o uso básico e todos parecem ter saído de 2006, com plásticos horríveis e tela horrenda. Já esse traz um estilo bem diferente, sendo o palmrest com um plástico imitando tecido, tampa texturizada e cores bem diferentes. O trackpad é também competente, mas um pouco pequeno.

O único detalhe que queria adicionar é que achei sim o palmrest bem legal e diferente, mas é bastante imaginativo da Samsung de dizer em tudo quanto é canto que imita tecido, parece mais um plástico reciclado ou algo assim, o que não é bem uma crítica pois gostei bastante, no mesmo preço você só encontra carcaças vagabundas que se desgastarão em 6 meses, já essa aqui não engordura fácil e também é estilosa. Portanto ponto positivo, apesar de discordar bastante deste marketing de “tecido”.

Não sei se entraria em design/construção mas o notebook tem um leitor de digitais, o que também é absolutamente excelente para um notebook nesse preço, funciona muito bem e rapidamente, mas não é perfeita, creio que pegou bem minhas digitais em 85% das vezes.


Tela

Outro ponto forte do aparelho, a tela é uma das razões de ter pego este notebook e realmente ela é excelente. Ela é Full HD e conta com tecnologia PLS (similar a IPS, segundo a Samsung). Tem ótimas cores, é fosca e tem um brilho bastante alto, perfeito pro uso em lugares bem iluminados. No mesmo preço você basicamente só encontra aquelas porcarias TN 1366x768, pra mim era absolutamente necessário uma boa tela, afinal, vou utilizar este notebook pra multimidia e pacote office, e certamente as telas TN que encontramos nessa categoria decepcionam muito neste quesito.

Acho que minha única ressalva é que tem um pouco de backlight bleed, ainda sim considero uma tela excelente pelo preço. Como passei pro colega em um post atrás a tela é 8 bits.


Conectividade

Em relação a ports o notebook surpreende também, com USB-C (que, segundo o manual, passa até vídeo), duas USB, HDMI, e leitor de cartão UFS achei uma excelente seleção de entradas. Talvez uma entrada ethernet fosse bastante interessante, porém pela finura do aparelho eu entendo que não esteja presente.

Agora, onde ele realmente é excelente é na parte wireless. A placa de rede é uma Intel 9560, que conta com MU-MIMO 2x2, além de Bluetooth 5.0. A performance wireless é realmente fortíssima, pega muito mais forte do que meu S9+ nos meus lugares ou que meu desktop que tem uma placa wireless dedicada (Archer T6U).

Um outro detalhe é que segundo o manual a USB-C passa vídeo, porém não tenho nenhum tipo de cabo para atestar isso. O que lembro de ter visto em algum canto da internet é que ele podia ser até mesmo carregado por uma bateria portátil via USB-C, mas não consegui qualquer tipo de carregamento pela porta. A bateria portátil que possuo é um pouco antiga e não conta com Power Deliver, então pode ter sido isso. Tentei também carregar ele com um carregador USB-C que veio no meu Samsung S9+ e nada de carregar, realmente não sei se ele não possuí a capacidade de carregar pela porta ou se não tenho os equipamentos corretos, e a Samsung também não parece falar nada no manual ou no site. A fonte que vem nele é convencional e bastante pequena, de 40W, talvez um carregador de parede desses novos que entregam 45W consiga carregar pelo USB-C, mas realmente não sei e não possuo nenhum.


Armazenamento/RAM:

É como falei, os 64gb pra mim são o suficiente, ainda me sobra 23gb mesmo depois de ter instalado uma penca de programas (após a formatação e limpar todo o bloatware). O armazenamento é de tecnologia flash, ou seja, é eMMC. Não é totalmente um SSD mas é bem mais rápido que um hd convencional. No geral, estou acostumado com a velocidade de SSDs, não senti uma diferença gritante, é claro, temos de entender o preço e o alvo deste notebook. Os programas no geral abrem bastante rápido e sinto que, se qualquer coisa vai te limitar, é o processador e não a velocidade da memória Flash. Achei bastante satisfatória e sinto como se estivesse usando um SSD normal mesmo.

Quanto a RAM, pra uso básico é realmente o suficiente. Pensei em instalar Linux por conta de estar limitado em relação a RAM mas percebi que isso pro uso básico é besteira. Não é possível expandir a memória RAM portanto é necessário entender isso antes de pegar o modelo. Creio que quem use Chrome, que não recomendo neste note, talvez coma um pouco mais (não sei direito qual usa mais memória, porém o Firefox rodou bem mais liso aqui).

Creio que ela utilize DDR4 dual channel (tenho de confirmar no CPU-Z) pois está na placa-mãe como 4 memórias de 1gb em 2133Mhz, como na print mostra com o Word aberto, Firefox, Paint e Gerenciador de tarefas aberto ele utiliza 2.7gb dos 3.8gb disponíveis.

Sim, parece um pouco apertado, mas sinceramente quem está pegando este notebook não deveria estar esperando muito mais que isso aberto, e pra isso é mais que o suficiente, ainda sobra espaço pra você abrir um tantão de abas no Firefox ou rodar outro programa em conjunto.

Seguem fotos da performance do Flash Storage e do gerenciador de tarefas em relação a memória RAM.







Performance

Ai está a grande crítica a este notebook, o fraco Celeron n4000, que é um processador ultra low voltage, voltado a economia de bateria e não necessariamente grande performance. É um processador dual core, de 64bit, de apenas 6W, 4mb de cache, e frequência base 1.1GHz até 2.6GHz.

Bom, ele da alguns leves engasgos ocasionalmente sim, mas no geral a performance é muito boa. Creio que se viesse com um HD convencional seria inutilizável, a memória flash do notebook ajuda horrores na velocidade dele, pois o processador é realmente um pouco fraco. Consigo rodar aqui programas como Office + Firefox 4-5 abas + Outlook + Spotify sem problema algum e com performance excelente. Porém, e isso é um grande porém, só consegui melhorar em muito a performance após a formatação que disse no começo da review, após limpar todo o bloatware da Samsung e da Microsoft, e isso é um pouco difícil pro usuário comum. Não é que a performance antes era péssima ou algo do tipo, mas a máquina melhorou absurdos após todo o procedimento, abrindo tudo muito rápido, páginas da internet rodando que uma maravilha e etc, sinceramente era o que devia ter vindo desde o ínicio. O único jogo que testei foi Hearthstone, em 1080p no médio pareceu rodar por volta dos 30+fps tranquilamente, com alt+tab rápido e tudo mais. No geral, podia ter vindo um Pentium mais novo como no exterior ou até um processador M3, e pelo preço de 2099 acredito ser simplesmente inaceitável, e isso vai entrar bastante na minha conclusão, que pelo preço originalmente pedido pelo notebook é uma decisão difícil de se sustentar, exatamente pelo processador.


Bateria

No geral, também excelente, durando cerca de 8 a 9 horas no uso comum por conta do processador focado em eficiência energética, mas não consegui chegar no número mágico de 10 horas que a Samsung apresenta, creio que seja no modo economia de energia com a tela um pouco escura, pra mim achei ela bastante satisfatória.


Som

Mediano, não sei exatamente as especificações das caixinhas dele, mas parecem ser dois na parte de baixo que não são tão altos mas não me vi incomodado por falta de qualidade nem nada do tipo, estou assistindo Netflix e Youtube satisfatoriamente.


Preço

Pra mim, esse é o aspecto mais importantes, sem dúvidas. Pois ao meu ver todos esses pontos fortes e fracos só fazem sentido se estão relacionados ao preço, afinal, se dinheiro não fosse importante todos comprariam notebooks de 6-7 mil reais e esperaríamos o melhor do melhor e pronto.
Portanto, este notebook só faz sentido, em minha opinião, abaixo de um preço específico. A Samsung o lançou 3 meses atrás por 2099 na versão de 64gb, ao meu ver é um preço que você encontra promoções de notebooks que, apesar de também terem muitos problemas de computadores de entrada, tem uma performance muito melhor. Este preço é muito alto para o que ele entrega e certamente vale esperar promoções. No site da própria Samsung já diminuíram pra 1799 em 10x (não sei se é promoção ou não), mas nessa faixa começa a ficar mais interessante, especialmente por algumas promoções que a Samsung faz no site Samsung Para Você, atualmente (creio que até final de julho) estão dando um cupom de 200 reais em uma loja de roupas e calçados pra quem comprar qualquer Samsung Flash em uma loja parceira. Este tipo de promoção é bastante comum em produtos Samsung e no final das contas talvez você consiga um tênis a mais ou um presente para a(o) namorada(o) na “faixa” com um desses incentivos.

Pessoalmente, comprei o modelo nas lojas Americanas por 1799,00 em 10x, consegui cerca de 330 reais de Cashback (270 do AME e 60 do Meliuz) e entrei com o pedido do cupom de 200 reais na loja de roupas pela promoção da Samsung pra quem comprar o Flash, então acabei combando ai algumas coisas pra receber uma parte de volta, fazendo a conta crua teria ficado em 1270,00, mas essa conta é meio besteira pois Cashback e Cupons não são exatamente dinheiro de verdade, pois nos obrigam a comprar algo a mais com esse dinheiro depois.


Conclusão


Basicamente, o notebook me agradou muitos depois de me dedicar um pouco a deixar ele redondo, antes de chegar realmente tinha um pé atrás e queria testar se a performance era tão sofrível, o que não é. Vou ficar com ele e recomendo sim, mas não para qualquer um. Creio que a máquina tem um nicho certo de pessoas que querem leveza, boa qualidade de construção, tela e estilo, sacrificando alta performance a fim de obter essas coisas nesta categoria de preço. Novamente, não acredito que o valor pedido inicialmente pela Samsung valha a pena, mas agora que o modelo já está no mercado a alguns poucos meses já estão aparecendo boas promoções que vale ficar de olho.

Em suma, ótimo notebook para estudantes e trabalhadores de escritórios com uso leve, ou então meu caso, que tenho um bom computador em casa mas também precisa da portabilidade que um notebook proporciona.



Qualquer dúvida ou teste que queiram que eu faça estou super aberto, sintam-se a vontade!
Excelente review, muito obrigado!!
Pensando sério em pegar um desses. Já pensava em pegar algo barato da china ou até mesmo um pouco melhor (como o Chuwi Aerobook), mas sempre fiquei com medo de uma taxa abusiva por ser um notebook.

Esse lançamento da Samsung tem algumas desvantagens como já dito, mas me parece uma boa opção. Tenho um Dell Inspiron Gaming de primeira geração (i5 HQ de quatro núcleos, 16GB de ram, SSD m2 + HDD, 15,6" fullhd, etc). Mas ele tem pouco mais de 2,5 kg e é gigante pra carregar (difícil caber até na mochila da Dell).

Quero algo pra navegar na internet, word, powerpoint, excel, programa estatístico que uso, gerenciador de referências e só. Músicas eu posso escutar pelo celular mas já quero um SSD M.2 maior. E quando precisar de algo parrudo tenho o outro notebook.

Tava buscando opiniões e acho que vou fechar a compra.
 

flaviotc

New Member
Registrado
Excelente review, muito obrigado!!
Pensando sério em pegar um desses. Já pensava em pegar algo barato da china ou até mesmo um pouco melhor (como o Chuwi Aerobook), mas sempre fiquei com medo de uma taxa abusiva por ser um notebook.

Esse lançamento da Samsung tem algumas desvantagens como já dito, mas me parece uma boa opção. Tenho um Dell Inspiron Gaming de primeira geração (i5 HQ de quatro núcleos, 16GB de ram, SSD m2 + HDD, 15,6" fullhd, etc). Mas ele tem pouco mais de 2,5 kg e é gigante pra carregar (difícil caber até na mochila da Dell).

Quero algo pra navegar na internet, word, powerpoint, excel, programa estatístico que uso, gerenciador de referências e só. Músicas eu posso escutar pelo celular mas já quero um SSD M.2 maior. E quando precisar de algo parrudo tenho o outro notebook.

Tava buscando opiniões e acho que vou fechar a compra.
Eu tive o mesmo pensamento que o seu. Tenho um dell gamer g7, mas é gigante e comprei o f30 pela mobilidade. Estou gostando bastante, achei que valeu a pena.
 

lucas_soma

Ninguém...
Registrado
Eu tive o mesmo pensamento que o seu. Tenho um dell gamer g7, mas é gigante e comprei o f30 pela mobilidade. Estou gostando bastante, achei que valeu a pena.
Opa... muito obrigado!!
Bom saber isso. Relato de alguém com experiência similar. Tô quase comprando.
 

Lightman

Well-Known Member
Registrado
Bom saber isso. Relato de alguém com experiência similar. Tô quase comprando.
Não seria mais negócio comprar um modelo com processador melhor como o i5 8250u e trocar o HD medonho que eles mandam por um SSD top? MX 500 250GB está menos de R$ 200,00...
 

lucas_soma

Ninguém...
Registrado
Não seria mais negócio comprar um modelo com processador melhor como o i5 8250u e trocar o HD medonho que eles mandam por um SSD top? MX 500 250GB está menos de R$ 200,00...
Mas quanto custa um notebook com o i5 de oitava geração? E mais do que isso, quanta custa um notebook com esse processador e com cerca de 1,3kg?

É saber para que o notebook se propõe. Se eu tivesse o dinheiro de um notebook melhor, eu compraria.
 

Lightman

Well-Known Member
Registrado
Mas quanto custa um notebook com o i5 de oitava geração? E mais do que isso, quanta custa um notebook com esse processador e com cerca de 1,3kg?

É saber para que o notebook se propõe. Se eu tivesse o dinheiro de um notebook melhor, eu compraria.
Se o peso é realmente importante então esse do tópico é mesmo uma boa alternativa, só não gosto dessas "soluções" de armazenamento soldadas na placa sem um slot de expansão, pode te limitar bastante no futuro.
 

flaviotc

New Member
Registrado
Se o peso é realmente importante então esse do tópico é mesmo uma boa alternativa, só não gosto dessas "soluções" de armazenamento soldadas na placa sem um slot de expansão, pode te limitar bastante no futuro.
Ele tem slot para m.2. Se der problema no emmc tem esta alternativa.
 

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)

Topo