[REVIEW] Samsung X21 2017

Kaesar

Active Member
Dificilmente se vê review de notebooks de baixo custo, para atividades corriqueiras somente, como este modelo em específico. A atenção sempre se volta para notebooks gamers. No entanto há o público que requer apenas o mínimo do notebook, para cumprir atividades de faculdade, trabalho, utilizando ferramentas office, navegação pelo chrome, etc.
Comprei este notebook pois estou nesta categoria, viajando não jogo, simplesmente não consigo, já tentei. Precisava de mobilidade para conseguir levar o notebook na faculdade e autonomia para que pudesse deixar o carregador em casa, o X21 se mostrou como uma ótima opção para mim. Além de ser compacto em dimensões e peso, tem tela FHD, i5 7200U. Com o único real problema vir com apenas um módulo de 4GB DDR4. Deixo abaixo as especificações do laptop.

• PROCESSADOR: Intel Core i5 7200U de 2.5 até 3.1 GHz;
  • MEMÓRIA RAM: 4 GB DDR4 2133 MHz;
  • PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 620;
  • DISCO RÍGIDO: 1 TB TOSHIBA MQ01ABD100;
  • TELA: 15.6″ painel TN 1920 x 1080 pixels modelo HB156FH1-401;
  • CONEXÕES: 1 HDMI, 1 USB 3.0 2x USB 2.0, 1 RJ 45, 1 COMBO audio jack, WiFi e Bluetooth;
  • SO: Windows 10 64 bits;
  • BATERIA: 3 células (43Whr) modelo AA-PBUN3AB;
  • CARREGADOR: 19V 2,1A AD-4019F;
  • PESO: 1,9 KG;
  • DIMENSÕES: 2,5 cm x 37,5 cm x 24,8 cm (A x L x P).
ACABAMENTO
Começo por aqui por justamente achar que é o real pecado do X21. O acabamento é bem medíocre, todo em plástico sem nenhum diferencial. O teclado na carcaça possui bastante flexibilidade o que da um certo medo mas não atrapalha. Até o momento não quebrei nada, não sofreu danos ou coisas do tipo. A tampa da tela é um certo ímã de suor e oleosidade das mãos. Fiz um teste uma vez, limpei bem a carcaça de modo que ficasse sem nenhuma oleosidade. Lavei as mãos com detergente duas vezes, sequei bem e toquei na carcaça e ainda assim as marcas ficaram. A abertura da tampa inferior é razoável de ser feito, apesar de ter impressão de que as presilhas de plástico irão quebrar a qualquer momento, tive de comprar chaves de precisão para abrir esse notebook porque apesar de serem padrão phillips os parafusos eram minúsculos. O acesso as memórias e ao HD é feito por pequenas tampas individuais acessadas por apenas um parafuso e de mais fácil abertura.
Nota 5/10

TECLADO & MOUSEPAD
A digitação é suave, responsiva quase não produz ruídos, o teclado possui uma série de atalhos bastante úteis para o meu uso. Destaque para a presença do teclado numérico lateral que sistematicamente vem sendo eliminado de diversos notebooks para corte de custos. Possui apenas um LED azul indicando o estado de ligado do notebook. O teclado vem no padrão ABNT com presença de ç, acentos normais como qualquer teclado ABNT. O software de configuração do mousepad é eficaz com o único detalhe que não achei em nenhum lugar o scroll deslizando o dedo na lateral, esta função e feita deslizando dois dedos simultaneamente no mousepad, achei o ele pequeno, mas comparativamente com os modelos no mercado ele é bem padrão. Sobre o uso propriamente dito o mousepad é bem bom, não possuindo bugs ou outros detalhes. Ponto negativo: nem o numlock e nem o caps lock (chamado de fixa no notebook) possuem LED indicando estarem ou não ativados.
Nota 8/10

SOM
Possui um som claro, diria de boa qualidade. Não diria ideal para olhar filmes, ou que poderia ser usado como fonte de áudio para uma festa, mas é bom. Graves bastante reduzidos.
Nota 6/10

TELA
A tela é boa, reprodução de cores é boa, porém como é usual de painéis TN possui ângulos de visão ruins e portanto há uma grande distorção das cores quando não estando bem centrada ao usuário. A samsung possui um software de calibração mas nem usei, para mim está bom assim. Detalhe importante ela é matte/fosca, contra o sol é boa mas não possui a fidelidade de cores de uma glossy.
Nota 8/10

I/O
O notebook possui uma configuração curiosa ao meu ver. Ainda é utilizado o padrão USB2.0 nele o que eu acho, sinceramente ridículo, mas enfim, é muito provavelmente o que possibilita o preço dele. Outro detalhe que incomoda é que todas elas ficam do lado esquerdo do usuário, o que também acho ridículo. Não há distinção do USB 2.0 para o 3.0. A saída de áudio é do tipo integrada, exigindo os cabos Y para conectar microfone e caixa de som separados.
Nota 4/10

BATERIA
Aqui é um dos pontos que em particular para o meu uso acho interessante. Em modo alto desempenho, para navegação, extração de arquivos, instalação de programas, consegui utilizar ele longe da tomada por 3 horas. Para digitação, navegação simples na internet e em modo economia de energia consegui obter dela até 5 horas. O carregador é incrivelmente pequeno, sendo quase irrelevante no peso final da mochila, caso seja mesmo necessário levar. A bateria no carregador de fábrica leva 1:30 pra ir de 10% a até 100%.
Nota 9/10

WIFI/CONECTIVIDADE
O wireless me supreeendeu. Especialmente pelo custo do notebook. Geralmente é um dos primeiros lugares a sofrer um corte violento, mas não nesse caso. Testei apenas na frequência 2,4GHz pois é a única que uso na faculdade e em casa. Não sei falar de bluetooth, não uso.
Nota 10/10

DESEMPENHO
Bom, aqui é muito particular de cada usuário. Eu vou descrever o que eu faço geralmente e quem ler vai ter que tentar se posicionar em relação a mim, se é mais exigente em termos de processamento ou é mais leve. Geralmente fico com 10-15 abas no chrome e spotify aberto. Isto é absolutamente impossível com a configuração padrão de fábrica. Para ser possível tal uso é necessário a adição de um módulo de 4GB DDR4, o que fiz pouco depois de comprar (especificamente o modelo kingston KVR21S15S8/4) e uma instalação limpa do SO. Feito isso ele roda bem tranquilo para este tipo de tarefa. Não engasga, apenas tendo como fator limitante óbvio o HD que eu particularmente achei bastante lento, até mesmo em comparação a outros HDs de 5400 RPM que tive em outros notebooks. Fica recomendação de quem ser mais exigente o upgrade para um SSD aqui. Antes de comprar entrei em contato diretamente com a samsung para saber se o notebook possuía porta M2 internamente para instalação de SSD no padrão, me foi dito que tinha e após abrir constatei que não havia.
Nota 9/10

GAMES
Logicamente o notebook não foi adquirido com a ideia de se jogar no entanto ainda fiz alguns testes com CS:GO e com Battlefield 4 só para ver o que a iGPU HD620 era capaz. O driver de vídeo utilizado foi o 21.20.16.4639.
CS:GO: jogável em FHD com detalhes no médio. Multiplayer provavelmente com gráficos no low.
Já no BF4 tentei verificar o multiplayer e o ping ficou alto, não consegui executar mais testes.
Nota 7/10

TEMPERATURA
As temperaturas em ote ociosidade são bem baixas, ficando em torno de 30 a 36 ºC. Em uso descrito na seção [DESEMPENHO] fica em torno de 50 ºC. Em games bati 75ºC no processador e 75ºC na iGPU. A carcaça nunca esquenta neste tipo de uso, apresentando um foco de calor apenas perto do monitor, o que não interfere no uso por consequência. Não efeituei troca de pasta térmica porque até o momento achei bastante desnecessário, dado as boas temperaturas e funcionamento do sistema
Nota 10/10

RUIDO
Para uso normal, descrito na seção [DESEMPENHO] não obtive ruido nenhum. Já em [GAMES] houve ruído porém mínimo da ventoinha. Importante destacar aqui que não ouço ruidos não apenas da ventoinha, mas não ouço HD, não ouço nenhum tipo de coil whine seja da tela, seja de fonte ou qualquer outro meio do notebook.
Nota 10/10

CONCLUSÃO
Para quem é este notebook? Eu diria que é para aqueles que já tiveram contato com uma tela Full HD em notebook e se recusam a voltar a utilizar tela HD. O mercado brasileiro possui um avalanche de lixos para satisfazer aqueles que se iludem achando que tem o melhor por ter um i5 ou um i7. Este notebook assim como uma leva bem recente de notebooks vem para atender a um público um pouco mais exigente. Mas nem tanto, esse notebook não é um mar de rosas, ele possui seus defeitos. Como discernido no review, para mim, o principal é o chassi, ele passa bastante a impressão de ser de baixo custo, não possui nada premium em seus detalhes, não vejo isso totalmente de maus olhos pois em períodos de crise há um conforto em saber que não chamarei atenção por possuir um notebook caríssimo gamer. O I/O também acho importante frisar o quão frustrante pode ser para alguém que necessite de mais portas USBs ou para quem quiser se arriscar em mais de um monitor para aumentar produtividade.
Apesar dos detalhes esse notebook me atende muito bem pelos motivos citados. Ele é portátil, possui boa autonomia, boa digitação, boa recepção de sinal e no final das contas eram bem essas as características que procurava, além é claro da tela.

Pros:
  • Desempenho satisfatório com pequeno upgrade: para quem usa em tarefas corriqueiras sem exigir muita coisa, nem se nota que não há placa de vídeo. Um pente de memória é mais que recomendado, é necessário.
  • Ruido e temperatura: sem comentários pois não há o que comentar. Temperaturas muito baixas e ruídos literalmente inexistentes.
  • Autonomia: 5 horas de navegação é uma boa marca.
  • Portabilidade.
Contras:
  • I/O: fiquei com a sensação de ter sido mal planejado. Teria dado nota significativamente maior se todas as portas fosse USB 3.0 e se possuísse dos dois lados, não em apenas um.
  • Chassi: acabamento simples, acho que um alumínio aqui e ali não teria saído caro e teria deixado o produto com uma "cara" melhor. O material da tampa da tela deixa a desejar.
  • Som: podia ter graves um pouco melhores.
Nota 7,81

Última edição:

Ricardo WM

New Member
uau, cara! Muito obrigado pela sua review! Acabei achando o modelo por 1619,00 no Submarino e fiquei meio receoso em comprar, mas gostei bastante das especificações. Só uma dúvida em relação à porta M2, o que seria exatamente? A minha ideia era comprar e substituir o HD por um SSD posteriormente...é possível fazer isso? Ou a ausência de uma porta M2 inviabilizaria? Em relação à memória, vi que é possível expandi-la até 16 gb, se não me engano, porém vc recomendou fazê-la até 8 gb. Eu teria um ganho expressivo de desempenho, caso opte por expandir para além dos 8 gb?
Valeu!

Kaesar

Active Member
uau, cara! Muito obrigado pela sua review! Acabei achando o modelo por 1619,00 no Submarino e fiquei meio receoso em comprar, mas gostei bastante das especificações. Só uma dúvida em relação à porta M2, o que seria exatamente? A minha ideia era comprar e substituir o HD por um SSD posteriormente...é possível fazer isso? Ou a ausência de uma porta M2 inviabilizaria? Em relação à memória, vi que é possível expandi-la até 16 gb, se não me engano, porém vc recomendou fazê-la até 8 gb. Eu teria um ganho expressivo de desempenho, caso opte por expandir para além dos 8 gb?
Valeu!
A porta M2 é para utilização de SSDs, eles tem vantagens de serem bem compactos, já que é somente a placa, sem nada cobrindo o envoltório dela, como ocorre com os SSDs padrão SATA. Pode expandir sim, mas tu vai ter que tirar o HD da baia 2.5" e colocar um ssd de 2.5" com interface sata normal mesmo ali. Não sei se existem adaptadores de M2 para usar na baia de 2.5" mas o princípio é o mesmo, vai ter que remover o HD. Eu já pensei em fazer isso, colocar um SSD no lugar do HD, mas o windows agora tá mais ágil parece, acho que ele ficou atualizando alguns dias e tal, aí agora parou de ser lento do jeito que estava e como meu notebook possui uso muito mais casual, menos intenso, não vejo mais urgência nenhuma em colocar SSD nele. A respeito de ir além de 8GB, cara, depende do seu perfil e do seu uso. Eu nunca chego a 8GB de ram, nem com as 15 abas que às vezes abro no chrome. Mas não sei, dependendo do que tu irá fazer seja interessante. Eu não tenho bem como te dizer se vai ser melhor ou indiferente.

Mas por fim deixo dito que o pessoal acha bem lento os HDs de note como escrevi no review. Recomendo que tu pegue este notebook, gere um backup dele via acronis ou programa de imagens e backups de preferência antes de qualquer uso dele. A seguir faça instalação zerada do windows use por um tempo com HD e se ainda insatisfeito, compre um SSD, faça backup dos teus documentos, e refaça uma outra instalação nova desta vez daí no SSD mesmo.

PedroHorta

New Member
Olá, obrigado pela avaliação, contribuiu para me convencer e comprei ele hoje. Uma dúvida: a expansão de memória tem que ser 4GB (o mesmo que está no outro slot) ou pode ser diferente?

Kaesar

Active Member
Olá, obrigado pela avaliação, contribuiu para me convencer e comprei ele hoje. Uma dúvida: a expansão de memória tem que ser 4GB (o mesmo que está no outro slot) ou pode ser diferente?
Como pode ver nas imagens que postei, o pente de memória que eu comprei foi diferente do que veio na máquina. Deu tudo certo. Apenas recomendo que compre na mesma frequência, não que necessariamente haverá problema de comprar um pente de maior frequência, apenas porque é mais garantido que nada ocorrerá mal, em termos de compatibilidade.

PedroHorta

New Member
Como pode ver nas imagens que postei, o pente de memória que eu comprei foi diferente do que veio na máquina. Deu tudo certo. Apenas recomendo que compre na mesma frequência, não que necessariamente haverá problema de comprar um pente de maior frequência, apenas porque é mais garantido que nada ocorrerá mal, em termos de compatibilidade.
Bom dia, nem tinha reparado as imagens! Estou muito desatualizado, mas não poderia ser a porta M2 à direita da bateria e da memória (estou supondo que o HD fica à esquerda)? Compare com este vídeo:

Última edição:

Kaesar

Active Member
Bom dia, nem tinha reparado as imagens! Estou muito desatualizado, mas não poderia ser a porta M2 à direita da bateria e da memória (estou supondo que o HD fica à esquerda)? Compare com este vídeo:
Pois observe atentamente as imagens do review que verás. As portas M2 do X51 que é o desse vídeo ficam sem na no pcb, observe quando o rapaz está mostrando o SSD sem ele estar no notebook, não tem capacitor, chip, nada abaixo da porta M2. Agora observe as imagens que postei. Não há porta M2, eu não reconheci nenhuma nem quando abri. Não conte com M2 neste notebook.

CesarMF

New Member
Bom, aqui é muito particular de cada usuário. Eu vou descrever o que eu faço geralmente e quem ler vai ter que tentar se posicionar em relação a mim, se é mais exigente em termos de processamento ou é mais leve. Geralmente fico com 10-15 abas no chrome e spotify aberto. Isto é absolutamente impossível com a configuração padrão de fábrica. Para ser possível tal uso é necessário a adição de um módulo de 4GB DDR4, o que fiz pouco depois de comprar (especificamente o modelo kingston KVR21S15S8/4) e uma instalação limpa do SO. Feito isso ele roda bem tranquilo para este tipo de tarefa. Não engasga, apenas tendo como fator limitante óbvio o HD que eu particularmente achei bastante lento, até mesmo em comparação a outros HDs de 5400 RPM que tive em outros notebooks. Fica recomendação de quem ser mais exigente o upgrade para um SSD aqui. Antes de comprar entrei em contato diretamente com a samsung para saber se o notebook possuía porta M2 internamente para instalação de SSD no padrão, me foi dito que tinha e após abrir constatei que não havia.
Nota 9/10
Olá Kaesar tudo bom? Comprei um note desse e chegou pra mim hoje. Queria fazer uma instalação limpa do SO, mas nao aquela restauração do W10, digo deletar tudo do HD inclusive partições, reparticionar e dps instalar o W10. Você sabe se isso perde a garantia? O serial/chave, fica nas partições ocultas da Samsung ou na Bios? Ele ativa sozinho se eu formatar do zero? E por fim, eu ja restaurei ele de fabrica 5 vezes testando configurações e cada vez ele ativava depois que entrava na net. Isso conta no limite de ativações do W10 OEM? Parece que tem um limite de 5 formatações/ativações...
Por favor me conte sua experiencia. Muito obrigado pelas informações compartilhadas. Seu post foi decisivo na minha compra. Abrs amigo!

Kaesar

Active Member
Olá Kaesar tudo bom? Comprei um note desse e chegou pra mim hoje. Queria fazer uma instalação limpa do SO, mas nao aquela restauração do W10, digo deletar tudo do HD inclusive partições, reparticionar e dps instalar o W10. Você sabe se isso perde a garantia? O serial/chave, fica nas partições ocultas da Samsung ou na Bios? Ele ativa sozinho se eu formatar do zero? E por fim, eu ja restaurei ele de fabrica 5 vezes testando configurações e cada vez ele ativava depois que entrava na net. Isso conta no limite de ativações do W10 OEM? Parece que tem um limite de 5 formatações/ativações...
Por favor me conte sua experiencia. Muito obrigado pelas informações compartilhadas. Seu post foi decisivo na minha compra. Abrs amigo!
Opa! Cara vou te dizer o que fiz esses dias porque eu não sei responder a maioria das duas dúvidas. Quando comprei o notebook fiz backup via acronis, clonagem do HD digo, pra se precisasse muito mesmo eu ter. Eu fiz a formatação se eu bem me lembro apagando tudo, mas não lembro bem. Esses dias o x21 tava meio lentão porque baguncei uns drivers da GPU pra ver se eu conseguia jogar direito BF4 e depois ele ficou travadão, daí fui formatar e tinha lá um monte de partição, mas um monte mesmo, nem apaguei nada, selecionei a maior partição, mandei instalar em cima e quando bootou apaguei aquela pasta windows.old que ficam as coisas do windows anterior. Todas as vezes que eu instalei o windows ele nem pediu o serial e ativou sozinho, mas agora não sei te dizer se fica no HD ou na Bios. Eu acho que não tem nada ver não esse limite de formatação, nunca li nada a respeito disso e não teria muito sentido também, contanto que tu fique usando o serial OEM na mesma máquina não acho que tu vai ter problema não. Garantia acho que não perde não cara, eu acho que eles não aceitariam mudança de software no sentido de tu instalar um linux, mas de tu ter windows, acho que a garantia fica intacta, até porque tu poderia muito bem pegar o note de fábrica instalar um aplicativo tipo revo uninstaller e desinstalar todos os bloatwares da samsung e eles não saberia provavelmente diferenciar de uma formatação porque o SO ficaria digamos zerado. É isso cara, espero ter ajudado em alguma coisa, abraço!

De4dm4sterBR

New Member
É um bom note por ter tela FHD, mas esses dual core, não dão mais. Ainda bem que nessa geração a linha U vai ter Quad Cores, finalmente, pagar mais de 2k pra ter "i3 com adesivo de i5 e i7" é sem condições.

CesarMF

New Member
Opa! Cara vou te dizer o que fiz esses dias porque eu não sei responder a maioria das duas dúvidas. Quando comprei o notebook fiz backup via acronis, clonagem do HD digo, pra se precisasse muito mesmo eu ter. Eu fiz a formatação se eu bem me lembro apagando tudo, mas não lembro bem. Esses dias o x21 tava meio lentão porque baguncei uns drivers da GPU pra ver se eu conseguia jogar direito BF4 e depois ele ficou travadão, daí fui formatar e tinha lá um monte de partição, mas um monte mesmo, nem apaguei nada, selecionei a maior partição, mandei instalar em cima e quando bootou apaguei aquela pasta windows.old que ficam as coisas do windows anterior. Todas as vezes que eu instalei o windows ele nem pediu o serial e ativou sozinho, mas agora não sei te dizer se fica no HD ou na Bios. Eu acho que não tem nada ver não esse limite de formatação, nunca li nada a respeito disso e não teria muito sentido também, contanto que tu fique usando o serial OEM na mesma máquina não acho que tu vai ter problema não. Garantia acho que não perde não cara, eu acho que eles não aceitariam mudança de software no sentido de tu instalar um linux, mas de tu ter windows, acho que a garantia fica intacta, até porque tu poderia muito bem pegar o note de fábrica instalar um aplicativo tipo revo uninstaller e desinstalar todos os bloatwares da samsung e eles não saberia provavelmente diferenciar de uma formatação porque o SO ficaria digamos zerado. É isso cara, espero ter ajudado em alguma coisa, abraço!

Obrigado pela resposta! Então, eu fui só dividir o hd em 3 sem apagar as partições, e no alinhamento uma partição da Samsung diminui 1 mega e agora ele não entra em Recover pelo F4, só com Pendrive com W10. Eu não fiz a imagem pq achei q ela teria 1 Tera e não só o tamanho utilizado... Marquei demais. Outra coisa que notei e que usando o Samsung update no meu PC, os drivers são gigantes. Mas qdo uso o samsung update pelo note da quase a metade do tamanho, é são os mesmos, a mesma versão e tudo mais(até pq o aplicativo não reconhece a maquina, é o usuário que seleciona o Modelo e ele fornece a lista).
Outra coisa também que acho complicado é saber quais drivers são necessários instalar. No Update tem ate driver Geforce, e no meu modelo não vem placa de video off. Essa é fácil saber, mas os outros componentes tem que ser no teste. O suporte via chat da samsung é horrível, tudo baseado em anotações, não sabem pensar fora da caixa. Falam que é "assim" que ta no manual deles, "instalar tudo" e pronto, até o driver Geforce kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
SObre o limite de formatação(alias, limite de ativações) eu li na net... depois procure sobre "limite formatação windows oem"...
Eu vo tentar ligar na Samsung e perguntar se eu posso trocar o HD por exemplo, e se eu perco a garantia ou o serial. Pq ai é a mesma coisa que eu to passando, só que de outra forma, a respeito do serial. Se eu puder trocar de HD é pq fica na Bios... Vo tenta liga na autorizada da minha cidade.
Bom obrigado novamente! Qdo resolver eu posto aqui!

CesarMF

New Member
Consegui. Liguei na MS e eles confirmaram que o serial/chave de ativação fica na BIOS e que somente se eu trocar a placa mãe que eu perco a licença. Apaguei o HD inteiro, zerei tudo, recriei as partições e instalei o Windows e ele apareceu ativado na primeira conexão com internet, automaticamente sem fazer nada. Uhull!!!

Sobre a garantia, li em outro fórum que um usuário disse que ao entrar em contato com a Samsung, que caso ele deletasse as partições e tirasse todo software da samsung, ele perderia a garantia do Software, mas manteria a do Hardware. Trocar HD ou memoria RAM tbm não afeta a garantia do Hardware pq esses equipamentos tem acesso especifico sem necessidade de desmontar o notebook(o que acarretaria nesse caso a perda da garantia do hardware).

Bom é isso, espero que ajude alguém. Quanto ao Kaesar, obrigado mais uma vez pelo review!

lol2005

New Member
Opa galera, tenho um notebook desses porem achei o desempenho HORRIVEL, muito lento, já fiz formatação limpa, porem o desempenho é realmente horrivel, alguem com o mesmo problema:?

Kaesar

Active Member
Opa galera, tenho um notebook desses porem achei o desempenho HORRIVEL, muito lento, já fiz formatação limpa, porem o desempenho é realmente horrivel, alguem com o mesmo problema:?
De fábrica ele é lento mesmo. Também fiz formatação e ficou ruim ainda. Quando eu instalei outro módulo de memória não demorou muito e o windows terminou todas as atualizações, então não sei dizer se precisa de mais um pente ou só deixar o windows atualizar tudo pra ele ficar bom. O que eu sei é que quando eu formato ele, eu deixo ele um tempo por conta, atualizando, porque se tu instala e vai usar ele fica bem lento mesmo.
Recomendo que tu compra um módulo de memória e deixe o notebook ligado por umas oito horas sem mexer ligado na luz em performance nas configurações de energia, pra ele atualizar. Tenta forçar as atualizações e tudo.
Se ainda assim achar ruim, bom daí não sei, um SSD não sei se vai resolver bem as tuas necessidades.

Kaesar

Active Member
Pessoas, depois de tanto tempo com esse notebook, uns 8 meses, descobri que aquele negócio preto perto das portas USB é na realidade entrada para SSD M2 e que outras pessoas com esse modelo em específico já o instalaram. Peço desculpas, mas eu realmente acreditava que não havia a porta M2, tanto que isso aconteceu momentos antes de eu fechar a compra no meu ssd sata, o qual agora irei procurar no padrão M2.
A pessoa instalou M2 padrão SATA 2280.

Kaesar

Active Member
Instalei um SSD M2 e logo que instalo o windows as velocidades ficam normais, mas assim que os updates começam a escrita em todos os testes fica entre 25-30MB/s. Alguém faz ideia do que poderia ser? Reinstalei o sistema várias vezes, restaurei quase todos os drivers de quando o sistema é recem instalado, tentei atualizar todos os drivers, a bios tá atualizada, não sei o que poderia ser.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)