Qual distribuição Linux você usa? (2)

Qual distribuição Linux você usa?

• Total de votos
    23

grand0rbiter

New Member

Atualmente, como estou com notebook com tecnologia Optimus estou utilizando Fedora, mas normalmente utilizo Void e voltarei assim que tiver desktop outra vez.

Gms.Info

Usuário Pobre
Uso o openSUSE pois o Yast facilita e muito a vida de quem não conhece muito do terminal.

maciel_lopes

New Member

sLk

two minutes date. :)
Solus + ArcoLinux (fork do Arch com algumas facilidades).

usucapiao

why so isentão?

heitorto

Complexo de OldSchool
Eu queria conhecer mais sobre o Linux e seus derivados. Já to começando a me aborrecer com o windoews

CarlosAraujo

Active Member
Eu queria conhecer mais sobre o Linux e seus derivados. Já to começando a me aborrecer com o windoews
A primeira dica é simples. Baixa uma ISO e testa via Live Pen Drive, você poderá ver como é o suporte da Distribuição escolhida ao seu hardware...tudo funcionando bem, ai faz um Dual Boot e testa os aplicativos e jogos que mais usa.

maciel_lopes

New Member
Aqui eu só uso Windows no PC, que é usado exclusivamente para jogar.
No notebook, que é para uso geral, uso Linux Mint.

Lightman

Well-Known Member
Lubuntu LTS porque parece ser a única coisa que o processador Celeron J1800 sem cooler e 10W TDP consegue rodar pelo visto.

Eita processador fracote. :facepalm:

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Lubuntu LTS porque parece ser a única coisa que o processador Celeron J1800 sem cooler e 10W TDP consegue rodar pelo visto.

Eita processador fracote. :facepalm:
Lembrei desse meme:
1573498620636.png

:haha:

Mas falando sério, meu NAS (Asustor AS3202T) tem um Celeron J3160 (4c/4t - 6W) e pra esse tipo de uso sobra processador mesmo com trocentas aplicações rodando simultaneamente, incluindo uma VM Debian (obviamente apenas shell) para DNS recursivo e eventualidades/testes de coisas do trabalho.

@tópico: Sinceramente admiro quem utiliza Linux no desktop em casa ou no trabalho, meu ganha pão é com Unix (sou Sysadmin/DevOps) mas não consigo mais usar no dia a dia/desktop.

dudu1505

¯\(ツ)/¯
na real que eu uso windows pra tudo, mas se tiver algum motivo especifico que de pra colocar linux eu jogo ubuntu no desktop, inclusive uso uma vm ubuntu só pra acessar o internet banking e não instalar aquela porcaria do diebold warsaw no windows, e em ambiente servidor é centos, que raramente anda acontecendo só to mexendo ate com win server. :shrug:

Última edição:

rlopes

Active Member
Uso o openSUSE pois o Yast facilita e muito a vida de quem não conhece muito do terminal.
Não acho o yast tão simples, moleza pra mim é o Pamac. No momento uso o Elementary só por causa do Pantheon (Não tem nada demais, mas é tão bonito e coeso), se conseguisse utilizar Pantheon no Arch mudava no mesmo dia.

likewrong

Han?
Depois de meses no maldito distrohop e dezenas de cagadas que fiz para tentar rodar meu notebook com placa híbrida da Nvidia, fiquei no Manjaro.

grand0rbiter

New Member
Depois de meses no maldito distrohop e dezenas de cagadas que fiz para tentar rodar meu notebook com placa híbrida da Nvidia, fiquei no Manjaro.
No meu caso rodou bem no Fedora 31 com o drive beta da Nvidia + Xorg com patch de outro repositório.

De qualquer forma voltei no Void Linux e ta rodando menos eficiente por enquanto que o drive beta da Nvidia não se torna estável. Come uma bateria boa, mas como fico só plugado não ligo tanto. Usar só o video onboard da intel da uma economia ótima de bateria, consegui alcançar 8 horas de funcionamento, mas como agora to jogando alguns jogos não teve jeito...

likewrong

Han?
No meu caso rodou bem no Fedora 31 com o drive beta da Nvidia + Xorg com patch de outro repositório.

De qualquer forma voltei no Void Linux e ta rodando menos eficiente por enquanto que o drive beta da Nvidia não se torna estável. Come uma bateria boa, mas como fico só plugado não ligo tanto. Usar só o video onboard da intel da uma economia ótima de bateria, consegui alcançar 8 horas de funcionamento, mas como agora to jogando alguns jogos não teve jeito...
Preciso testar isso ae, quando vi o novo sistema de layers do fedora fiquei intrigado com o sistema. Se ta pegando placa híbrida vou instalar num HD véio aqui pra ver qual é. Vc tava usando com gnome mesmo?

grand0rbiter

New Member
Preciso testar isso ae, quando vi o novo sistema de layers do fedora fiquei intrigado com o sistema. Se ta pegando placa híbrida vou instalar num HD véio aqui pra ver qual é. Vc tava usando com gnome mesmo?
Eu usei Fedora 31 com KDE, mas instalei na unha uma versão bem mínima (sem o balloo, indexador pesado do KDE) pois o spin KDE do Fedora eu acho lixão.

Segue o guia pra fazer o Optimus rodar bem no Fedora: https://rpmfusion.org/Howto/Optimus

Infelizmente não estou conseguindo o mesmo desempenho em jogos usando o drive estável. No Fedora com o beta era melhor pois além do Optimus, ele tem suporte a Vulkan. Jogar os jogos usando lutris/wine agora sem DXVK deu uma boa queda de desempenho. Eu não ligo tanto pra jogos então da pra segurar, mas fica a dica que as melhores opções atualmente pra esse cenário (optimus/nvidia) é Fedora (com os ajustes acima) e Manjaro (testing).

Última edição:

likewrong

Han?
Eu usei Fedora 31 com KDE, mas instalei na unha uma versão bem mínima (sem o balloo, indexador pesado do KDE) pois o spin KDE do Fedora eu acho lixão.

Segue o guia pra fazer o Optimus rodar bem no Fedora: https://rpmfusion.org/Howto/Optimus

Infelizmente não estou conseguindo o mesmo desempenho em jogos usando o drive estável. No Fedora com o beta era melhor pois além do Optimus, ele tem suporte a Vulkan. Jogar os jogos usando lutris/wine agora sem DXVK deu uma boa queda de desempenho. Eu não ligo tanto pra jogos então da pra segurar, mas fica a dica que as melhores opções atualmente pra esse cenário (optimus/nvidia) é Fedora (com os ajustes acima) e Manjaro (testing).
Vou ver como vai se comportar aqui. A minha VGA é uma 630m então nem tem suporte a vulkan. Rodava as paradas sem DXVK mesmo. Mas a única coisa que eu jogo no notebook é magic então acho que se eu conseguir fazer a VGA funcionar vai rodar tranquilo.

Edit: instalei o Ubuntu 19.10 para dar uma brincada aqui (última vez que eu o usei ainda era Unity) e o driver da nvidia que vem por padrão tá excelente, tem opção para deixar a geforce "on demand" e enquanto isso usar a intel graphics como no windows). Acho que vou deixar essa distro mesmo.

Última edição:

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)