Precisarei de um cooler?

Hermes Trismegistus

New Member
Olá, amigos. Peço o conhecimento de vocês pra me orientar sobre a refrigeração que devo adotar no gabinete. Não sei muito sobre refrigeração... nem sei se tô na seção correta do fórum, perdão.

Próximo ano quero adquirir uma placa de vídeo RX 590 ou uma GTX 1660, n tenho certeza, dando início de fato à reforma do meu PC. Mas reparei que por serem placas já intermediárias (acho), esquentam um pouco e meu quarto já é muito quente, meu gabinete é relativamente pequeno (é um genérico da seatech. Segue foto abaixo anexada.), os cabos são bem desorganizados e a máquina fica no chão. Todos esses fatores me preocupam quanto à refrigeração.
Gostaria de saber o que posso fazer pra tornar as condições favoráveis à instalação de uma futura gpu intermediária caso REALMENTE seja necessário! Devo adquirir algum cooler ou só um novo gabinete é o suficiente? Pretendo fazer o upgrade da mobo e processador só um pouco mais tarde. Desculpem-me por tantas dúvidas. Sou leigo nesse assunto. Agradeço!

Meu PC atualmente:
Placa-mãe H81M-A/BR
Processador i5 4440 3.30ghz
2 Memórias ram DDR3 de 4gb
Fonte C3Tech 500 W PUF-4050S (já encomendei uma Corsair CX550 Bronze e deve chegar em alguns dias)
Placa GTX 750 1gb

Gabinete:

Splinter™

Usuário Master
O melhor a se fazer aí seria a troca por um gabinete melhor no sentido de construção e refrigeração, tem boas opções no mercado entre R$190~250,00 reais.

Hermes Trismegistus

New Member
O melhor a se fazer aí seria a troca por um gabinete melhor no sentido de construção e refrigeração, tem boas opções no mercado entre R$190~250,00 reais.
Legal, amigo. Se apenas o Gabinete for o suficiente, estou disposto a gastar no máximo 300 reais para um gabinete legalzinho. Você me recomenda algum?

Splinter™

Usuário Master
Legal, amigo. Se apenas o Gabinete for o suficiente, estou disposto a gastar no máximo 300 reais para um gabinete legalzinho. Você me recomenda algum?
Gabinete é um pouco pessoal, quanto a design e gosto, mas da uma olhada no site da Pichau na parte de Gabinetes e filtra por Menor Valor.

Tem os modelos da própria marca deles, que pelo que dizem são bem construídos e ja vem com algumas ventoinhas.

nagma

New Member
Dê preferência aos modelos que possuem boa ventilação e facilitam a remoção dos filtros, já que o pc vai ficar no chão sugando toda poeira. A limpeza do filtro terá que ser mais frequente, mas é coisa rápida, por isso a importância deles saírem facilmente. O ideal é jamais o pc ficar no chão.
Não dê tanta importância assim pro fan que vem no gabinete, pq dependendo do modelo o fan é bem fraco e se quiser melhorar a refrigeração, terá que trocá-los por melhor desempenho futuramente. Foque num gabinete de projeto bem construído.
E lembre-se de verificar o tamanho dos componentes para ver se cabe certinho no gabiente.

Hermes Trismegistus

New Member
Dê preferência aos modelos que possuem boa ventilação e facilitam a remoção dos filtros, já que o pc vai ficar no chão sugando toda poeira. A limpeza do filtro terá que ser mais frequente, mas é coisa rápida, por isso a importância deles saírem facilmente. O ideal é jamais o pc ficar no chão.
Não dê tanta importância assim pro fan que vem no gabinete, pq dependendo do modelo o fan é bem fraco e se quiser melhorar a refrigeração, terá que trocá-los por melhor desempenho futuramente. Foque num gabinete de projeto bem construído.
E lembre-se de verificar o tamanho dos componentes para ver se cabe certinho no gabiente.
Quais modelos de fans você me recomendaria acrescentar num gabinete? Sobre a compatibilidade das peças no gabinete, eu esperava um que tivesse espaço o suficiente entre a placa-mãe e a lateral para poder colocar um air cooler legalzinho depois, além dessas características de boa ventilação e filtro que você falou. Inclusive com PSU cover embaixo de preferência. Se tiver algum modelo que possa me recomendar, grato!
Apesar de não ter PSU cover, pensei no Gamer DeepCool Matrexx 55 ou até um DEEPCOOL GAMER EARLKASE RGB TPG

Última edição:

nagma

New Member
Fan depende se vc vai preferir estética, silêncio ou desempenho. Sobre estética desconheço modelos pra recomendar pq não gosto de led. Vou te falar dos modelos que eu estava olhando pra mim, ok? Nossas specs não são tão diferentes assim.

Desempenho tem os PcYes Calafrio ou Akasa Piranha, mas são barulhentos em alta rpm. Pra isso eu teria que comprar separadamente um controlador de fan ou comprar um outro cabo adaptador. Preferi menos dor de cabeça e fios pra rodar todas as fan's em 100%. Então busquei um meio termo. Aí optei por Cougar CFD (difícil de encontrar disponível) e Scythe KazeFlex (tem 3 opções). Tem mais um monte de outros fans, mas o que eu gostei foram estes citados.

Gabinete fica meio complicado pq vai depender de um monte de coisas e seus futuros upgrades.
Os que eu estava olhando era:
- Gadit X (ótimo CxB e refrigeração, mas vai precisar comprar fan's pq não vem nenhum incluso e talvez adaptar algum filtro de poeira na frente se quiser, além de não possuir baias caso utilize DVD-ROM e etc)
- Sharkonn V1000 window (gostei muito do gabiente e de todas as specs, mas fica limitado a cpu cooler de apenas 150mm e placa mãe micro-atx);
- Sharkoon SGC1 window (só peca na estética e os fios estarem presos ao painel frontal, fora isso tem ótimas specs);
- DeepCool Kendomen Titanium (infelizmente muito caro pelo design defasado, mas tem boas specs também);
- AeroCool Gamer AERO-500 Window (dizem ter um ótimo CxB também);
Tem gabientes da Cougar que são um ótimo CxB e tem vários outros posts da galera recomendando gabientes também. Enfim, varia muito do que vc gosta, precisa e orçamento.

Flw!

Última edição:

nagma

New Member
Na minha opinião, se busca refrigeração não são as melhores escolhas pq a entrada de ar frontal tem muita restrição, especialmente a segunda opção. Eu não gosto de puxar ar de cima pq a tendência natual do ar quente é subir. Mas aí vai do gosto e setup de cada um.
O Matrexx 55 ainda tem pequenas entradas de ar lateral, mas aí talvez precisa de fan com alto desempenho pra puxar muito ar. Consequentemente aumentará muito o ruído.

Hermes Trismegistus

New Member
Amigo, fiz umas pesquisas e fiquei na dúvida, mas estou mais propenso a ir pelo M25-W, pois está em promoção na kabum:
- Gabinete Sharkoon SKILLER SGC1 Window ("antiga" estética)
- Gabinete Sharkoon TG5 Blue Vidro Temperado (Falaram que só tem espaço para 3 HDD's finos)
- Gabinete ATX Sharkoon Som Virtual 7.1 M25-W, preferencialmente na cor preta. (Modelo que estou mais propenso a ir).
- Gabinete Cooler Master MB511
- Gabinete Gamer DeepCool Tesseract
- Gabinete Gamer Riotoro CR488
- Gabinete ATX Sharkoon com Vidro Temperado Red - AI7000
- Gabinete Gamer Aerocool Cylon Pro RGB Lateral Vidro, Cylon PRO-G-BK-V2
- Gabinete Gamer Pichau Dragoon R LED RGB (pouca ventilação frontal)

nagma

New Member
Opa, pessoalmente eu iria entre Sharkoon M25-W, Sharkoon AI7000 ou Cooler Master MB511. Mas mais propenso ao CoolerMaster já que me parece ter um melhor fluxo de ar devido a frente ser mais aberta.

Hermes Trismegistus

New Member
Acho que também é uma boa opção, mas realmente to pensando em ir de M25-W, apesar do MB511 TG ser um pouco mais ventilado na frente e lateral de vidro temperado, tem uma baía a menos de 3.5" e vem só com 1 fan traseiro e custa 43 reais a mais no boleto. O M25-W ta em promoção na kabum hehe

nagma

New Member
Esse gabinete tem boas specs e se está num bom preço, melhor ainda... hehe
Dólar nas alturas já viu né... :medo:
Na época que pesquisei um gabinete pra mim ele estava na minha lista também. Tinha tudo que eu queria e o visual bem clean. Mas depois optei por um com mais ventilação, mas perdi as baias 3.5''.
Mas se montar e configurar certinho, talvez nem esquente tanto assim. Ou se achar necessário, futuramente colocar fans mais pontentes.

Hermes Trismegistus

New Member
Esse gabinete tem boas specs e se está num bom preço, melhor ainda... hehe
Dólar nas alturas já viu né... :medo:
Na época que pesquisei um gabinete pra mim ele estava na minha lista também. Tinha tudo que eu queria e o visual bem clean. Mas depois optei por um com mais ventilação, mas perdi as baias 3.5''.
Mas se montar e configurar certinho, talvez nem esquente tanto assim. Ou se achar necessário, futuramente colocar fans mais pontentes.
Tem razão. Valeu aí, cara

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)