[TÓPICO DEDICADO] Pequenos Provedores de Internet Fibra óptica

xCHapolim

Já chegou o disco voador!
Aqui na cidade o provedor C-lig Telecom tem esse plano abaixo e usei isso pra ligar na vivo. :coolface:
Eu estava pagando 210,00 pela vivo 100/50 + telefone e liguei la pra cancelar. Ai me ofereceram 200/100 mantendo telefone por 139,90, acabei pegando.

Ainda bem que deu certo pq acho que esse provedor maldito AINDA nao tem fibra aqui no bairro.:sefu:

A cidade aqui até que não está mal de provedores locais/regionais.

ItZack

New Member
130ms pode ser que o overwatch esteja te colocando em server americano.
quando eu jogava overwatch, volta e meia isso acontecia,
montava o lobby só com player br mas em server de fora.
Pior que não, o servidor é o de SP (sae1), pra servidor NA fica 140-148ms, eu sempre vejo pelo atalho (ctrl+shift+n) que informa. Eu ainda não fiz isso, mas vou fazer um teste com o winmtr pra analisar.

werlitong

New Member
Sua mensagem é antiga mas partilho do seu mesmo problema. Já acompanhava este tópico a um tempo e vi que você tinha esse problema porém mesmo assim resolvi assinar a TURBONET na ultima quinta (27/06) no plano de 100 MB para sair da VIVO que eu pagava R$150 por 50 MB sem ser fibra. Em menos de 24hrs a internet foi instalada (na verdade assinei as 6:30 da noite da quinta e no dia seguinte as 9 horas da manhã já estava sendo instalado). De primeiro momento navegando a internet funcionou perfeitamente e o técnico ate ligou para um 'superior' pelo whats para eu confirmar para ele que a velocidade estava dando Ok, porém cerca de 1 à 2 horas depois da instalação já começou os problema, assisto muita livestream na twitch e notei que começou a ficar travando muito as lives e fui jogar um CS GO. Resultado, na primeira partida vi que estava tendo muito loss no "net graph" do CS GO, tendo spike de ate 14% de perda e perdas constantes de 2 à 4 % ... Resolvi botar o cabo da minha internet de volta na internet da VIVO que eu ainda tenho instalado aqui (sim, tenho 2 internet por enquanto) e tudo na internet da VIVO funciona perfeitamente, twitch não da uma travada e no CS GO está liso com 0% de Loss.

Porém vem a parte engraçada, deu umas 11:30 da noite de sexta e a internet da TURBONET ficou lisa ate umas 10 da manhã de sábado, Twitch funcionando perfeitamente e no CS GO com perda de pacote de 1% a cada 30 min à 1h de jogo (aceitável ate, uma vez que não senti que estava me atrapalhando e o problema ser em menor escala). Após as 10 da manhã começou a voltar o problema e ficou do mesmo jeito ate cerca de 11:30 da noite de sábado. Engraçado ate, parece que a estrutura deles não suporta tanto "tráfego" em horários que deve ter muita gente utilizando. Hoje (Domingo do dia 30/06) no momento que eu estou escrevendo esta mensagem, a internet já voltou ao normal de novo, logo tive 3 dias seguidas (Sexta, Sábado e Domingo) em que a internet no fim da manhã ate 11 da noite é péssima e das 11 da noite ate umas 10 da manhã funciona perfeitamente. Parece ate ser "programado" para funcionar pior pelo dia hehe ...

No sábado resolvi usar o programa WinMTR para medir a perda de pacote da TURBONET e chega a ser brutal o quanto de pacote perde para qualquer site durante o horário que a internet não funciona bem. Não importa o site que você coloque (pode colocar ate os mais básicos, tipo google) que a perda de pacote é muito grande em todas as faixas de ip do TRACERT, segue ate umas prints em anexo.

- > Testes utilizando a internet da TURBONET:

Teste para a google :

Teste para o servidor da Valve em Guarulhos :

Tracert da Twitch utilizando a net da TURBO :

Utlizando minha internet da VIVO tudo funciona perfeitamente, sem nenhum Loss por mais de 20 minutos no teste desse mesmo programa. Resultado, amanhã mesmo (no caso hoje pela manhã, segunda) vou ligar para cancelar, não tenho a mínima paciência para resolver esses tipos de problema assim com provedores de internet, principalmente com seu relato que você está com esse problema a mais de 1 mês reclamando todos os dias. Esse não é o primeiro provedor de região que uso daqui de Fortaleza que tenho esse mesmo problema de perda de pacotes/Rotas, tive o mesmo problema quando usava a internet da Agily Telecom ... pelo menos de momento nunca mais pego de internet de provedor pequeno, na minha experiência que eu tive já com 2 empresas diferentes foi a mesma dor de cabeça.
Pior que isso tive mesmo com eles, link muito dependente do PTT eu achei. A texnet e a if nao tem isso. Eu to usando a if e não tive problemas ainda.

Também me considero de sorte, pouco tive problemas com o provedor que eu uso. Sempre entrega a velocidade contratada e poucas vezes tive problemas com perdas de pacotes ou algo assim.
Servidor Local:

Servidor Curitiba:

Servidor Miami:

Ping para Twitch.tv
Código:
C:\Users\gabri>ping twitch.tv

Disparando twitch.tv [151.101.194.167] com 32 bytes de dados:
Resposta de 151.101.194.167: bytes=32 tempo=42ms TTL=57

Estatísticas do Ping para 151.101.194.167:
    Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
             perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
    Mínimo = 42ms, Máximo = 42ms, Média = 42ms
Até hoje so ouvi boas referencias deste provedor. E detalhe, lembro bem que pouco tempo eles ofereciam coisa de 10mb a 20mb por mesmo preço que voce paga em 50mb hj, correto?

MarquesG

The Kingslayer
Aqui em Ribeirão Preto, teve uma fusão da MD Telecom Fibra com a Niufibra. Cabearam vários bairros, tinha um técnico instalando no poste em frente minha residencia. Tive uma péssima experiencia com outra empresa chamada Max Net Fibra que nunca mais quero saber de provedor pequeno, quando a NET cabeou a rua mudei sem pensar.

https://site.niufibra.com.br/

Pelo visto aqui na cidade o suporte não deve ser muito bom.

Não sei porque estão reclamando. Ainda não ligaram e nem "estalaram"

yuri8597

New Member
Pior que isso tive mesmo com eles, link muito dependente do PTT eu achei. A texnet e a if nao tem isso. Eu to usando a if e não tive problemas ainda.

Até hoje so ouvi boas referencias deste provedor. E detalhe, lembro bem que pouco tempo eles ofereciam coisa de 10mb a 20mb por mesmo preço que voce paga em 50mb hj, correto?
Respondendo a sua mensagem sobre a TurboNET, realmente a infraestrutura deles é fraca e/ou o link que eles compram são péssimos. Difícil ater saber ...

Tava de olho era na Tix Telecom aqui em Fortaleza que possui disponibilidade em meu bairro, 50 MB de down e Up ta por R$99,99 e a taxa de instalação é R$50 com fidelidade de 6 meses, porém estou atrás se eles possuem link próprio ou compram de outra empresa igual a TURBONET e a procura de relatos de pessoas que jogam e utilizam essa internet. Pelo que eu vi, essa empresa é uma fusão de várias que já existiram (ex: Siara Telecom).
Depois de uma péssima experiência com 2 pequenos provedores, só contrato outro se eu realmente tiver certeza que a provedora é boa.

Buzz.

New Member
Eai galera, então, alguém aqui conhece a Webby Telecom?

Eles vão começar a fibrar a minha cidade e queria saber a respeito da qualidade do serviço deles, os preços são atrativos.

Segue os preços:
240Mb(50% up em todos) R$99;
360Mb R$139,99;
500Mb R$ 199,99.

Segue o BGP:
https://bgp.he.net/AS262493

Da pra ver que o escoamento é todo pela Algar, será que vale a pena?
A instalação é grátis, mas tem fidelidade(12 meses)...

Gabriel_D

New Member

Sim, antes eu pagava 119,90 por 20/10, hoje eu pago 89,90 por 50/25. Ainda to achando caro pois a OI ta vendendo 100/10 por 74,90.
De fato a internet é muito boa, conexão super estável mas as vezes dá problema, fibra rompida, perdas de pacotes e instabilidade, quando isso acontece eles costumam resolver rápido.
Joguei LOL ontem e o ping tava cravado em 49-50 ms, sem lag nenhum!

walegranci

New Member
Aqui na cidade o provedor C-lig Telecom tem esse plano abaixo e usei isso pra ligar na vivo. :coolface:
Eu estava pagando 210,00 pela vivo 100/50 + telefone e liguei la pra cancelar. Ai me ofereceram 200/100 mantendo telefone por 139,90, acabei pegando.

Ainda bem que deu certo pq acho que esse provedor maldito AINDA nao tem fibra aqui no bairro.:sefu:

A cidade aqui até que não está mal de provedores locais/regionais.
Deve estar em Araraquara-SP né ou ao lado, sou da cidade vizinha Matão-SP, Techs está vindo pra cá, C-lig por enquanto não...

Pessoal, bom dia/ boa tarde

Gostaria da opinião de vocês e tirar uma dúvida/ curiosidade que acho que já li aqui, mas não me recordo.

Dúvida/ curiosidade: pequenos provedores obtém seus links somente da Vivo, Net, Algar, Oi (etc dos mais conhecidos) ou existem mais players na jogada? Muitos? Quais?

Opinião: Estou saindo da Vivo 25/2 megas que me chegam 27/1 megas e passarei para a NetG3 aqui na minha cidade do interior de São Paulo, pois há muito tempo noto Traffic Shapping da Vivo em meu TV Box sem iptv (Youtube e Netflix mesmo) e também por causa do baixo upload, sair da xDSL e conhecer a beleza da FTTH:

Optei pelo segundo ao invés da Process Telecom que possui 100 megas de upload, pois são mais caprichosos, sem fidelização e equipamentos melhores. Acham que estão muito caros os planos maiores? Para saber da onde meu novo provedor retira seu link utilizarei os sites http://bgpmap.sdv.fr ou http://asnmap.com/. Depois compartilho.

xCHapolim

Já chegou o disco voador!
Deve estar em Araraquara-SP né ou ao lado, sou da cidade vizinha Matão-SP, Techs está vindo pra cá, C-lig por enquanto não...

Gostaria da opinião de vocês e tirar uma dúvida/ curiosidade que acho que já li aqui, mas não me recordo.

Dúvida/ curiosidade: pequenos provedores obtém seus links somente da Vivo, Net, Algar, Oi (etc dos mais conhecidos) ou existem mais players na jogada? Muitos? Quais?

Opinião: Estou saindo da Vivo 25/2 megas que me chegam 27/1 megas e passarei para a NetG3 aqui na minha cidade do interior de São Paulo, pois há muito tempo noto Traffic Shapping da Vivo em meu TV Box sem iptv (Youtube e Netflix mesmo) e também por causa do baixo upload, sair da xDSL e conhecer a beleza da FTTH:

Optei pelo segundo ao invés da Process Telecom que possui 100 megas de upload, pois são mais caprichosos, sem fidelização e equipamentos melhores. Acham que estão muito caros os planos maiores? Para saber da onde meu novo provedor retira seu link utilizarei os sites http://bgpmap.sdv.fr ou http://asnmap.com/. Depois compartilho.
Sim, sou de 3R. Não sabia que Matão tinha provedores assim já, um amigo reclama até hj de sofrer na mão da Vivo aí.

Quanto a valores, o que complica é a velocidade de upload. Diria que estão se preparando pra futura expansão da Vivo com FTTH e brigando com a NET. Esse upload de 30mbps no plano de 100 e o preço, ja bate no Virtua de 240mbps.

Última edição:

Big Diou

Big Diou

Eles vão começar a fibrar a minha cidade e queria saber a respeito da qualidade do serviço deles, os preços são atrativos.

Segue os preços:
360Mb R$139,99;
500Mb R$ 199,99.

Segue o BGP:

Tenho um conhecido que assina um plano de 150Mb desse provedor em uma cidade vizinha, ele me disse que não tem do que reclamar quanto a estabilidade e qualidade da conexão. Disse que agora estão migrando os planos para essas novas velocidades. O provedor que assino, faz peer com eles, inclusive eles tem servidor próprio da Netflix. A sede deles é em Ourinhos - SP.

TiagoSR

Eng. Telecom
porém estou atrás se eles possuem link próprio ou compram de outra empresa igual a TURBONET e a procura de relatos de pessoas que jogam e utilizam essa internet.
Toda empresa compra link de outra empresa, ué, independente se é uma operadora grande ou um provedor com capacidade excedente... Isso não importa em nada, desde que funcione bem.

Existem várias outras empresas, incontáveis, que atuam no segmento de atacado, vendendo capacidade para outras empresas e, principalmente, provedores e operadoras (é, provedor compra link do mesmo lugar que operadora também).

Exemplos: Eletronet, American Tower (rede que era CEMIG Telecom), Vogel, CenturyLink (ex Level 3), NTT, China Telecom, empresas mais regionais como Wirelink, Horizons, MOB, Copel... e a lista segue por umas boas horas de escrita. Também ocorre de provedor comprar de outro da mesma região, que compra de fornecedores maiores, e diferente do que pensam, isso não significa que quem compra vai ter os mesmos problemas que quem vende o trânsito IP (a maioria dos problemas é na rede de acesso, nada a ver com acordos de tráfego).

Reflesh

New Member

Segue os preços:
360Mb R$139,99;
500Mb R$ 199,99.

Segue o BGP:

Sou assinante desse provedor em Paraguaçu-SP faz 8 meses e não tenho do que reclamar, raramente tenho problemas de queda e de velocidade. Os preços são ótimos, em breve vou colocar um roteador gigabit para receber os 240/120.

walegranci

New Member
Toda empresa compra link de outra empresa, ué, independente se é uma operadora grande ou um provedor com capacidade excedente... Isso não importa em nada, desde que funcione bem.

Existem várias outras empresas, incontáveis, que atuam no segmento de atacado, vendendo capacidade para outras empresas e, principalmente, provedores e operadoras (é, provedor compra link do mesmo lugar que operadora também).

Exemplos: Eletronet, American Tower (rede que era CEMIG Telecom), Vogel, CenturyLink (ex Level 3), NTT, China Telecom, empresas mais regionais como Wirelink, Horizons, MOB, Copel... e a lista segue por umas boas horas de escrita. Também ocorre de provedor comprar de outro da mesma região, que compra de fornecedores maiores, e diferente do que pensam, isso não significa que quem compra vai ter os mesmos problemas que quem vende o trânsito IP (a maioria dos problemas é na rede de acesso, nada a ver com acordos de tráfego).
Brigadão Tiago, dúvida tirada e principalmente adicionada a resposta para outra (dos problemas na rede de acesso). Valeu!

Sim, sou de 3R. Não sabia que Matão tinha provedores assim já, um amigo reclama até hj de sofrer na mão da Vivo aí.

Quanto a valores, o que complica é a velocidade de upload. Diria que estão se preparando pra futura expansão da Vivo com FTTH e brigando com a NET. Esse upload de 30mbps no plano de 100 e o preço, ja bate no Virtua de 240mbps.
Então xCHapolim, Matão começou a ficar atrativo a pouquíssimo tempo o custo x benefício, velocidade x preço, seu amigo que sofre está igual a eu até sair da Vivo xDSL VDSL essa semana, não vejo horizonte para um futuro próximo de Vivo Fibra aqui não, temos em ordem Process Telecom (maior em tamanho), NetG3 (melhor em qualidade de equipamentos/ serviços), Nuvem Telecom (atrasada na Via Rádio) e creio que estão se preparando para entrada da Techs muito em breve.

Alberth-OC

New Member
Acho que felizmente minha saga para trocar internet está chegando ao fim! Hj vários representantes da Yep estiveram aqui no prédio para começarem a passar panfletos e fazer o pré-cadastro com os condôminos que optassem em comprar seus serviços, dps de um bom papo e, claro, junto com o síndico tudo ficou resolvido e provavelmente na segunda ou quarta uma equipe estará puxando os fios do poste para o prédio, uma outra fazendo a instalação da caixa e fusão e dps puxando o cabo para os apartamentos. O bom é que eu serei o primeiro a ter a instalação, visto que fui um dos que mais estava pedindo para que eles chegassem no meu bairro e que contratou o serviço deles. O plano que contratei foi um de promoção que ocorrerá na segunda que é:

Contratando o plano de 50MB + Fixo Ilimitado vc ganha mais 50MB por 12 meses, logo, terei 100MB de internet para aproveitar ao máximo! Ficou aproximadamente uns 120 reais o plano (diante dos quase 140 que pago por uma net de "15MB" ADSL) e, sinceramente, não vejo a hora deles instalarem isso tudo. O único ponto negativo é que ainda não oferecem IPV6 e, segundo um dos representantes (gente boa por sinal!), se fossem migrar para o IPV6 teria que mexer em toda a instalação do serviço deles. Não atrapalhando minha net pode ficar em IPV4 msm, mas bem que eu gostaria de um IPV6 pra não ter dor de cabeça no futuro quando o IPV4 acabar...

Dom_Falconi

Se revela santinhaa...
Imagens evidentes de Gato net isso e cto de rede utp, geralmente o cidadão por tráz desse gato net ai usa link banda larga de alguma operadora com uma ccr da mikrotik distribuindo via cabo utp e switch nos portes.

Fuja de uma imundice dessa, a não ser que goste de passar raiva para contratar um serviço proco desses.

walegranci

New Member

Segue os preços:
360Mb R$139,99;
500Mb R$ 199,99.

Segue o BGP:

Buzz. como eu descubro esse número AS (não sou familiarizado com esse termo de ISP) da nova operadora que contratarei para ver o BGP e o escoamento deles de onde vem? Grato desde já!

walegranci

New Member
Vou postar o link do BGP dos dois provedores que vc postou lá em cima pra comparar.

https://bgp.he.net/AS266137

https://bgp.he.net/AS28334
Opaa! Valeu jccb, agora que reparei que tem como buscar pelo nome da empresa, vocês são 10(000.000.000.000.000.000.000.000.000.) ;)

Fazendo o comparativo das duas, a segunda (que não foi minha escolha pelos equipamentos e atendimento) parece ser melhor por ter um intermediário a menos e não ser da Telefonica (estou saindo da Vivo pra uma que tem escoamento da Vivo que pratica Traffic Shapping no meu equipamento).

Estou indo para 300/ 60 megas da NetG3, apesar da Process possuir 300/ 100 megas por dez reais a mais, não tem fidelidade na que estou indo, portanto vale a tentativa.

A Process na casa de minha avó que só utiliza YouTube uma conexão simétrica de 2 megas Fibra está dando ping de 1 ms no speedtest no wi-fi no celular, já a NetG3 me garantiu 14 ms na velocidade de 300/ 60 e dá isso quando testo minha Vivo VDSL 25 no servidor deles.

Ariel Chevichenko

New Member
Imagens evidentes de Gato net isso e cto de rede utp, geralmente o cidadão por tráz desse gato net ai usa link banda larga de alguma operadora com uma ccr da mikrotik distribuindo via cabo utp e switch nos portes.

Fuja de uma imundice dessa, a não ser que goste de passar raiva para contratar um serviço proco desses.
Vlw pela explanação. Não tem nem identificação a cto nem sei qual é o provedor.

Buzz.

New Member
Buzz. como eu descubro esse número AS (não sou familiarizado com esse termo de ISP) da nova operadora que contratarei para ver o BGP e o escoamento deles de onde vem? Grato desde já!
Existe 2 métodos, um é a propria busca dentro do site BGP, e o outro é a busca pelo site do simet(simet.nic.br/mapas/).

No Simet, basta você escolher a cidade e vai aparecer todas as medições feitas na região e o numero AS dos provedores em questão, eu pessoalmente acho esse método mais eficiente, pois muitos provedores usam nomes diferentes do que está no próprio registro AS, como é o caso da Webby, se você clicar la no BGP deles, vai ver que o nome que consta é Global Tech.

jccb

New Member
Opaa! Valeu jccb, agora que reparei que tem como buscar pelo nome da empresa, vocês são 10(000.000.000.000.000.000.000.000.000.) ;)

Fazendo o comparativo das duas, a segunda (que não foi minha escolha pelos equipamentos e atendimento) parece ser melhor por ter um intermediário a menos e não ser da Telefonica (estou saindo da Vivo pra uma que tem escoamento da Vivo que pratica Traffic Shapping no meu equipamento).

Estou indo para 300/ 60 megas da NetG3, apesar da Process possuir 300/ 100 megas por dez reais a mais, não tem fidelidade na que estou indo, portanto vale a tentativa.

A Process na casa de minha avó que só utiliza YouTube uma conexão simétrica de 2 megas Fibra está dando ping de 1 ms no speedtest no wi-fi no celular, já a NetG3 me garantiu 14 ms na velocidade de 300/ 60 e dá isso quando testo minha Vivo VDSL 25 no servidor deles.
Não entendo muito sobre isso, mas pelo acompanho aqui quanto mais Peers o provedor tiver é melhor.

paulosouuza

New Member
Pois é, triste essa situação. Porém recomendo de tempos em tempos dar uma olhada nas velocidades disponíveis no site da VIVO , pois tenho quase certeza que quase todos os bairros que eram GVT (se for o seu caso) suportam ate 50 MB, porém no site só mostra 15 MB porque as velocidades acima disso foram todas vendidas já e de vez em quando aparece velocidades maiores disponíveis no site ou ate os atendente da VIVO ligando para você (se você botou seu número real de telefone quando foi verificar as velocidades no site deles). Aqui quando eu fui contratar eles de novo depois de uma péssima experiência com um outro antigo provedor eles sempre me falavam que só tinha 15 MB disponíveis e depois de um tempo me ligaram e falaram que tinham ate 50 MB disponível no meu endereço.
Isso ai eu já fui ver antes de assinar a Turbonet. O técnico sempre falava que a caixa era muito longe da minha casa (e eles tem zero interesse de instalar uma nova), e que devido a isso não chegaria os 50MB, ficaria no máximo 25Mb com variações pela distância. Levei com ceticismo essa explicação mas não entendo de conexão ADSL, só dei de ombros e preferi ver outras alternativas.

Sim, antes eu pagava 119,90 por 20/10, hoje eu pago 89,90 por 50/25. Ainda to achando caro pois a OI ta vendendo 100/10 por 74,90.
De fato a internet é muito boa, conexão super estável mas as vezes dá problema, fibra rompida, perdas de pacotes e instabilidade, quando isso acontece eles costumam resolver rápido.
Joguei LOL ontem e o ping tava cravado em 49-50 ms, sem lag nenhum!
Essa IF, tem em quais bairros, sabe me dizer?

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 1, Guests: 2)