[TÓPICO DEDICADO] Pequenos Provedores de Internet Fibra óptica

luky22

Member
Pessoal, apenas para ajudar a nortear a qualidade dos serviços dos provedores, abaixo mais um site que pode ser utilizado:

https://www.peeringdb.com

Como exemplo, uma pesquisa sobre os IX's: https://www.peeringdb.com/search?q=IX.br (PTT.br)

o Provedor que tenha boa capacidade com o IX não é obrigatoriamente um ponto de qualidade, mas com certeza já é um bom começo.
@Mosqueteirors E qual e essa capacidade ? Tipo assim tem algum numero que comece para avaliar se esta no caminho certo ?

Mosqueteirors

Equipe Adrenaline
Administrador
@Mosqueteirors E qual e essa capacidade ? Tipo assim tem algum numero que comece para avaliar se esta no caminho certo ?

Eu vejo geralmente a capacidade no IX, pois diz muito sobre a troca de tráfego, no caso deles não possuem muita capacidade.

IX.br (PTT.br) Belo HorizonteATM/MPLA
264552
200.219.139.142
2001:12f8:0:3::142
100M

IX.br (PTT.br) Rio de JaneiroATM/MPLA
264552
45.6.52.134
2001:12f8:0:2::134
500M

IX.br (PTT.br) São PauloATM/MPLA
264552
187.16.220.105
2001:12f8::220:105
1G

KDIR0

New Member
Obrigado amigo! Consegui fazer conectar o IPv6, porém ainda não consigo navegar usando...
Sabe o que pode estar faltando?

já tentou setar o DNS ipv6 da google manualmente no roteador? tentou na placa de rede do seu PC?
me parece que vc não consegue acessar por não ter DNS.

xShARkx

New Member
Fala pessoal, quem acompanha o tópico sabe que desde a instalação (sexta feira passada) tive problema com a internet ter parado de funcionar logo após instalar. Após tanto perrengue fui na empresa segunda logo de manhã disposto a cancelar, solicitei que retirassem os equipamentos. 40 minutos depois chega em casa um técnico de rede próprio da empresa, e já diz logo de cara que o problema é que ficou faltando uma espécie de modulador ( não sei o nome exatamente, estou dizendo de grosso modo, foto logo abaixo ) porque a internet que chega na fibra vem junto com sinal de TV, então como os sinais estavam entrando direto na onu estava causando interferência. Instalada a peça a internet ficou normal.

Gostaria que me indicassem testes para poder verificar a qualidade da internet, programas para analisar... O que sugerem? Tenho até quinta se quiser cancelar (7 dias da instalação).

Outra dúvida se alguém puder me ajudar: A conexão se dá através de PPPOE feita no roteador, porém ele ativa só o IPv4. Estou tentando ativar o IPv6 mas já fui em várias opções e não consigo conectar. Para testar se era algum problema no provedor, liguei a onu diretamente no meu computador e fiz a conexão PPPOE e automaticamente se conectou em IPv4 e IPv6. Alguém sabe como configuro no roteador?
Quanto a qualidade da conexão, você pode fazer testes de velocidade no simet e no brasil banda larga, principalmente em horário de pico:

https://beta.simet.nic.br/ <- esse é o simet novo, geralmente aqui o teste só completa ao usar o chrome em modo anonimo(CTRL + SHIFT + N)

https://simet.nic.br/projetos/simet-app.html <- esse aqui é o simet antigo e funciona bem melhor do que o novo, porém, só permite escolher o servidor de testes depois do primeiro teste e exige uma extensão para funcionar -> https://chrome.google.com/webstore/detail/simet/nnokjffnngdgfplfmimjioknefmkjfgc?hl=pt-BR

OBS: Procure fazer testes nos IX de Curitiba, RJ e SP.

http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl <- as vezes só completa o teste em modo anonimo também.

Depois disso, pegue o winmtr e faça um teste mais completo de perda de pacote, já que o simet te diz a perda já, porém, pelo winmtr vai ser mais completo o teste:

rj-ipv4.simet.nic.br - Rio de janeiro
sp-ipv4.simet.nic.br - São Paulo
pr-ipv4.simet.nic.br - Curitiba

No minimo de 300 a 500 pacotes.

Faça em horário de pico também, um teste de cada vez e garanta que nada nem mais ninguém esteja usando a conexão no momento do teste e sempre use um computador conectado via cabo para realizar os mesmos!

Quanto ao ipv6, ai o ideal é verificar com o seu provedor a config correta e ver se o seu roteador suporta ela.

Última edição:

RodrigooPR

New Member
já tentou setar o DNS ipv6 da google manualmente no roteador? tentou na placa de rede do seu PC?
me parece que vc não consegue acessar por não ter DNS.
Coloquei o endereço DNS IPv6 da Google no roteador e continuo sem acesso, acho que o problema é que nenhum dos equipamentos LAN recebem IPv6, mas não consigo resolver isso...

Quanto a qualidade da conexão, você pode fazer testes de velocidade no simet e no brasil banda larga, principalmente em horário de pico:

https://beta.simet.nic.br/ <- esse é o simet novo, geralmente aqui o teste só completa ao usar o chrome em modo anonimo(CTRL + SHIFT + N)

https://simet.nic.br/projetos/simet-app.html <- esse aqui é o simet antigo e funciona bem melhor do que o novo, porém, só permite escolher o servidor de testes depois do primeiro teste e exige uma extensão para funcionar -> https://chrome.google.com/webstore/detail/simet/nnokjffnngdgfplfmimjioknefmkjfgc?hl=pt-BR

http://www.brasilbandalarga.com.br/bbl <- as vezes só completa o teste em modo anonimo também.

Depois disso, pegue o winmtr e faça um teste mais completo de perda de pacote, já que o simet te diz a perda já, porém, pelo winmtr vai ser mais completo o teste:

Faça em horário de pico também, um teste de cada vez e garanta que nada nem mais ninguém esteja usando a conexão no momento do teste e sempre use um computador conectado via cabo para realizar os mesmos!

Quanto ao ipv6, ai o ideal é verificar com o seu provedor a config correta e ver se o seu roteador suporta ela.
Obrigado, vou fazer esse teste lá pelas 18:30 ~ 19:00 e posto os resultados...

Quanto ao IPv6 liguei no provedor e as configurações estão corretas. Está chegando IPv6 na WAN mas não sei porque motivo não distribui para os equipamentos LAN...

BarizoON

New Member
Boa noite pessoal! Estou naquela saga ainda sobre a perda de pacote, acabei tendo que acionar o Procon por que nada foi feito por parte da provedora! Como eu não tinha o contrato em maos, acabei solicitando e li ele todo, uma coisa me deixou bem curioso! Exista uma parte sobre Pequenos Provedores que se não compreendi errado, não são obrigados pela Anatel a ter uma certa qualidade! Outra coisa que tem no contrato é que eles se comprometem em apenas 50% do valor contratado, enfim uma furada total! mas infelizmente é o que ta tendo para mim nessa cidade! O procon deu 5 dias para resolverem meu problema, hoje vieram os tecnicos deles e me passaram que realmente é com o servidor e vai ser passado para o responsável! Aguardar para ver o que vai ser feito.

Big Diou

Big Diou

Os testes do EAQ (Brasil Banda Larga) e Simet novo e anigo, é preciso desativar qualquer Ad Block para que funcionem corretamente todas as vezes. Aqui pelo menos só funciona desativando essa extensão.

Última edição:

Fernando_Ferpa

New Member
Bom dia pessoal, algumas atualizações do Provedor Acessa Net de Franco da Rocha/sp Plano 100/50.
Do dia 13 ao dia 16/02, tive problemas de conexão com o Mitrastar GPT-2541GNAC-N1, resetei o modem, reconfigurei, ele autenticava com o provedor mas não navegava. Na manhã do dia 17, resetei novamente o modem.
Ele subiu a internet, sem eu configurar meu usuário e senha, só que a navegação se restringiu a 4 megas, quando colocava meu usuário e senha ele travava e não navegava. Abri um chamado técnico, informando a situação. Como reposta, disseram que em 48 horas um técnico viria até a residencia verificar e reconfigurar o modem, mas desligaram meu acesso. No fim das 48 horas o técnico veio, fez todos os passos que já havia feito, sem solução. Resolveu trocar por outro Mitrastar, e o problema persistia. Resultado levou o modem embora. Na tarde do dia seguinte, ele apareceu com um Huawei HG8045A, falando que esse seria o padrão de modem para conexões 100 mega. Perdeu umas 3 horas tentando configurar e nada, fizeram uma conexão via Teamviewer, configuraram remotamente, passou a ter internet, mas apenas por Wi-Fi, via cabo não havia internet. O técnico largou o Huawei, pegou um Askey RTF3507VW-N1, cadastrou, configurou e deixou funcionando. Disse pra mim, senhor, vou deixar esse modem, depois o senhor liga na central pedindo a troca do modem por esse da Huawey, disse tudo bem.
No outro dia abri o chamado isso era 22/02, um técnico só veio a aparecer dia 06/03, mostrei os históricos do Speedtest, Brasil Banda Larga, Minha conexão, ele decidiu pela troca do equipamento. trouxe um modem preto acompanhado de um roteador branco.

O técnico não sabia configurar, mesmo com uma cola na mão, precisou ligar na central pra terminar a configuração. Configurado, fiz o teste bateu os 100 megas. Duas horas depois de o técnico ir embora, a navegação oscilou e fui verificar, estava batendo 15/15.
Abri outro chamado, a resposta é que havia um problema com as autenticações no servidor e que já tinham resolvido isso. Fiz novos testes e continuava na mesma, 15/15. Peguei meu DIR-615, resetei e configurei a conexão PPPoe nele, aí subiu os 100 megas.
Em novo chamado informei situação, pedindo a troca do equipamento. O técnico veio e apenas trocou o modem, deixando o roteador branco encostado, se utilizando do meu DIR-615. Como com o meu roteador estava funcionando os 100 megas não havia necessidade de troca do equipamento???

Abri um novo chamado, e estou esperando aparecer alguém pra trocar o modem. Se imaginasse que fosse ter essa dor de cabeça, não tinha pedido a troca do Askey.
Não estou conseguindo fazer DLNA das minhas Smart TV LG com o DIR-615, ele não faz mesmo ou tem algum macete pra funcionar?
O DIR-615 não tem opção de configuração de Vlan, apesar de a internet estar funcionando de boa.
Caso for ficar a configuração do momento. Qual roteador Dual Band, custoXbenefício com opção de configuração Vlan recomedam?

luyzfernando08

New Member
Fernando_Ferpa

New Member
Minha provedora forneceu um modem GG-11000 com o logo da Vivo raspado, no primeiro momento não dei muita bola...agora to preocupado :confused:
Olha minhas postagens, quando instalou era era um HGU Mitrastar GPT-2541GNAC-N1, por causa de constantes bugs foi substituído por um Askey RTF3507VW-N1 este, substituído por esse conjunto ONT Blu Castle com roteador Mitrastar HGW-2501GNP-RC, essa bomba, estagnou em 15 megas pra Download e 15 pra Upload no cabo. Não tive alternativa a não ser usar o meu DIR-615 provisoriamente enquanto não fazem a troca do equipamento.
Informação do técnico, a empresa comprou modems Huawei HG8045A, ele chegou a trazer, mas não conseguiu deixar funcionando, uma pena. Vou ter que voltar pro HGU.

dudu1505

¯\(ツ)/¯
Olha minhas postagens, quando instalou era era um HGU Mitrastar GPT-2541GNAC-N1, por causa de constantes bugs foi substituído por um Askey RTF3507VW-N1 este, substituído por esse conjunto ONT Blu Castle com roteador Mitrastar HGW-2501GNP-RC, essa bomba, estagnou em 15 megas pra Download e 15 pra Upload no cabo. Não tive alternativa a não ser usar o meu DIR-615 provisoriamente enquanto não fazem a troca do equipamento.
Informação do técnico, a empresa comprou modems Huawei HG8045A, ele chegou a trazer, mas não conseguiu deixar funcionando, uma pena. Vou ter que voltar pro HGU.
por nada n, esse provedor que vc esta utilizando é legalizado msm? tanto o modelo mitrastar e askey que vc citou são de uso exclusivo da vivo, são equipamentos totalmente customizados para ela.

Fernando_Ferpa

New Member
por nada n, esse provedor que vc esta utilizando é legalizado msm? tanto o modelo mitrastar e askey que vc citou são de uso exclusivo da vivo, são equipamentos totalmente customizados para ela.

dudu1505

¯\(ツ)/¯
eu tomaria cuidado com esse teu provedor, msm dento registro na anatel esses 2 modens ae são de uso exclusivo da vivo, ae só me vem 2 coisas na cabeça: 1) a vivo pode ter comprado esse provedor, 2) estão comprando equipamento contrabandeado, se for a 2º opção é questão de tempo da policia bater na porta do provedor e fechar o mesmo.

Dropt

New Member
Me enviaram uma tabela de preços incompleta da Curionet. O melhor plano passou de 60mb para 200mb.

50MB: R$70
70MB: R$80
100MB: R$100
120MB: R$120
Enviei um email um tempo atrás perguntando sobre IPv6 mas até agora não responderam. A TNET já tem IPv6 liberado mas estão cobrando R$80 em 30 MB. :conte:

Fernando_Ferpa

New Member
Boa noite pessoal, atualizações do Provedor Acessa Net de Franco da Rocha/SP Plano 100/50 R$179,99
Hoje o técnico aparece e levou aquele trambolho embora. Colocou um HGU Askey RTF3505VM-N1. Agora sim 100 megas funcionando de boa.
No ultimo post, esqueci de mostrar imagem com as taxas do RTF3507VW-N1, segue abaixo:

Segue taxa do RTF3505VM-N1:

O primeiro modem instalado era o GPT-2541GNAC-N1 e estas eram as taxas dele:

Vivia caindo a internet, acabou sendo substituído pelo Askey RTF3507VM-N1.

Fast.com

Speed Test

Brasil Banda Larga

Enquanto eles não trocam de equipamentos vamos com o que temos.

FabianoSR

Member
Boa noite pessoal, atualizações do Provedor Acessa Net de Franco da Rocha/SP Plano 100/50 R$179,99
Hoje o técnico aparece e levou aquele trambolho embora. Colocou um HGU Askey RTF3505VM-N1. Agora sim 100 megas funcionando de boa.
No ultimo post, esqueci de mostrar imagem com as taxas do RTF3507VW-N1, segue abaixo:

Segue taxa do RTF3505VM-N1:

O primeiro modem instalado era o GPT-2541GNAC-N1 e estas eram as taxas dele:

Vivia caindo a internet, acabou sendo substituído pelo Askey RTF3507VM-N1.

Fast.com

Speed Test

Brasil Banda Larga

Enquanto eles não trocam de equipamentos vamos com o que temos.
O seu provedor usa equipamento da Vivo? Isso ai é uso ilegal. Tenha muito cuidado que este provedor, pois ele pode fechar as portas de Vivo partir para cima dele.

Fernando_Ferpa

New Member
O seu provedor usa equipamento da Vivo? Isso ai é uso ilegal. Tenha muito cuidado que este provedor, pois ele pode fechar as portas de Vivo partir para cima dele.
Sim, todos equipamentos utilizados pelo provedor, são da vivo.
Na compra dos Huawei HG8045A, achei que mudariam a situação, trocando todos os equipamentos, mas faltou treinamento adequado aos instaladores, nem ele, nem a central conseguiram deixar funcionando.
Estão operando na cidade a bastante tempo. Já passaram fibra na cidade toda, é a maior empresa, as outras estão restritas a pequenos bairros.
Quanto a policia bater na porta, é algo certo, desde o começo das minhas postagens, o pessoal ficou de averiguar essa situação do uso de equipamentos vivo pelo provedor, e acredito que a denúncia, já tenha sido feita.
Mas acredito que ele esteja em uma situação melhor que os provedores de Guararema e Mogi das Cruzes/SP, onde recentemente, foram descobertos com cabeamento e equipamentos roubados da Vivo no ano passado.

sLk

two minutes date. :)
Sim, todos equipamentos utilizados pelo provedor, são da vivo.
Na compra dos Huawei HG8045A, achei que mudariam a situação, trocando todos os equipamentos, mas faltou treinamento adequado aos instaladores, nem ele, nem a central conseguiram deixar funcionando.
Estão operando na cidade a bastante tempo. Já passaram fibra na cidade toda, é a maior empresa, as outras estão restritas a pequenos bairros.
Quanto a policia bater na porta, é algo certo, desde o começo das minhas postagens, o pessoal ficou de averiguar essa situação do uso de equipamentos vivo pelo provedor, e acredito que a denúncia, já tenha sido feita.
Mas acredito que ele esteja em uma situação melhor que os provedores de Guararema e Mogi das Cruzes/SP, onde recentemente, foram descobertos com cabeamento e equipamentos roubados da Vivo no ano passado.
Cara, com esse sinal em -25dBm você está tendo perdas de pacotes? Ou está tudo certinho?
De toda forma, muito estranho o uso desses modens...

Igor Fiorini

New Member
Bom dia! Alguém aqui conhece/possui a internet Steel Web Telecom? Empresa atua na zona leste de SP e Mauá. Pesquisei sobre e achei pouca coisa, porém bem avaliada. Alguém??

Sockylite

The curious cat

Estou com um problema bem chato.
Bem, minha net é da BRISANET de 100MBPS de DL e 20 de UP, eu estou querendo abrir um servidor de MTA, para jogar com amigos.

Acontece que pra abrir um servidor público lá, eu tenho que fazer o port forwarding nas seguintes portas

22003
22005
22126

Eu fui lá no roteador e abri elas, mas tem um porém

A Brisanet usa fibra optica, e com isso eles instalam um modem que funciona como "roteador" pois ele transmite o sinal como se fosse um. Só que o painel dele é todo bloqueado, nem resetando vai a senha padrão ( quem vem atrás do modem).

Eu liguei pra lá justo pra saber sobre isso, e eles disseram que o modem serve apenas para transmitir o sinal da rede, que não teria como configurá-lo, somente com um Roteador eu poderia mudar a senha e nome e abrir portas.

Bem, eu já tenho um roteador TP-LINK WR740N

Então eu fui lá, configurei tudo certo, coloquei o roteador em modo bridge (DHCP Desativado), ativei o DMZ pro meu IP local e tentei abrir as portas, porém não funcionou, tentei mudar o IP do PC pro IP do Modem na opção das portas, porém sem sucesso.
Esse problema de portas também acontece quando eu tento jogar algum jogo que precise dos serviços XBOX LIVE, exemplo o Forza Horizon 4, tem hora que entra no Online, tem hora que não.

Alguém sabe me informar se isso acontece porque de alguma forma o roteador não libera essas portas por bloqueio de firmware ou software? Já tentei com outras portas mas também não foi.

Posso dar mais detalhes e informações caso precisem

Obs. Quando liguei eles me informaram que o modem não bloqueia nem desbloqueia portas, o único meio de fazer isso seria com um roteador.

xShARkx

New Member

Estou com um problema bem chato.
Bem, minha net é da BRISANET de 100MBPS de DL e 20 de UP, eu estou querendo abrir um servidor de MTA, para jogar com amigos.

Acontece que pra abrir um servidor público lá, eu tenho que fazer o port forwarding nas seguintes portas

22003
22005
22126

Eu fui lá no roteador e abri elas, mas tem um porém

A Brisanet usa fibra optica, e com isso eles instalam um modem que funciona como "roteador" pois ele transmite o sinal como se fosse um. Só que o painel dele é todo bloqueado, nem resetando vai a senha padrão ( quem vem atrás do modem).

Eu liguei pra lá justo pra saber sobre isso, e eles disseram que o modem serve apenas para transmitir o sinal da rede, que não teria como configurá-lo, somente com um Roteador eu poderia mudar a senha e nome e abrir portas.

Bem, eu já tenho um roteador TP-LINK WR740N

Então eu fui lá, configurei tudo certo, coloquei o roteador em modo bridge (DHCP Desativado), ativei o DMZ pro meu IP local e tentei abrir as portas, porém não funcionou, tentei mudar o IP do PC pro IP do Modem na opção das portas, porém sem sucesso.
Esse problema de portas também acontece quando eu tento jogar algum jogo que precise dos serviços XBOX LIVE, exemplo o Forza Horizon 4, tem hora que entra no Online, tem hora que não.

Alguém sabe me informar se isso acontece porque de alguma forma o roteador não libera essas portas por bloqueio de firmware ou software? Já tentei com outras portas mas também não foi.

Posso dar mais detalhes e informações caso precisem

Obs. Quando liguei eles me informaram que o modem não bloqueia nem desbloqueia portas, o único meio de fazer isso seria com um roteador.
Conforme você disse, o modem\ONT está fazendo a autenticação e recebendo o ip do provedor e o seu roteador está em bridge! Primeira coisa é que você teria que acessar a gerencia do modem\ONT e verificar se está chegando um ipv4 publico valido ou se o seu provedor está te fornecendo um ip cgnat e caso for cgnat, você não vai conseguir abrir as portas! Depois o ideal no meu ponto de vista, seria colocar o modem\ONT em modo bridge e fazer a autenticação da conexão no seu roteador caso seja possível ou caso você queria manter do jeito que está, ou seja, o modem\ONT fazendo a autenticação e gerenciando a rede, então você tem que acessar a gerencia do modem\ONT e fazer o redirecionamento das portas nele pois é ele que autentica a conexão, não adianta fazer no seu roteador com ele em bridge, pois ele não está "mandando" em nada na sua rede!

Sockylite

The curious cat
Conforme você disse, o modem\ONT está fazendo a autenticação e recebendo o ip do provedor e o seu roteador está em bridge! Primeira coisa é que você teria que acessar a gerencia do modem\ONT e verificar se está chegando um ipv4 publico valido ou se o seu provedor está te fornecendo um ip cgnat e caso for cgnat, você não vai conseguir abrir as portas! Depois o ideal no meu ponto de vista, seria colocar o modem\ONT em modo bridge e fazer a autenticação da conexão no seu roteador caso seja possível ou caso você queria manter do jeito que está, ou seja, o modem\ONT fazendo a autenticação e gerenciando a rede, então você tem que acessar a gerencia do modem\ONT e fazer o redirecionamento das portas nele pois é ele que autentica a conexão, não adianta fazer no seu roteador com ele em bridge, pois ele não está "mandando" em nada na sua rede!
Entendo, mas como eu disse anteriormente, não dá pra acessar o Modem, eles bloqueiam tudo e modificam o login, nem resetando o modem volta ao User/Pass padrão. A unica maneira de modificar alguma coisa é pelo roteador mesmo. Mas se eu tirar de Bridge? Vai acontecer algum problema?

xShARkx

New Member
Entendo, mas como eu disse anteriormente, não dá pra acessar o Modem, eles bloqueiam tudo e modificam o login, nem resetando o modem volta ao User/Pass padrão. A unica maneira de modificar alguma coisa é pelo roteador mesmo. Mas se eu tirar de Bridge? Vai acontecer algum problema?
Cara, então tem que conversar com o seu provedor, primeiro saber se o ip que você recebe é cgnat ou ipv4 publico valido e o segundo e mais importante, no caso é ver com eles se eles colocam o modem\ONT deles em bridge, assim caso eles utilizem PPPoE(o que é provável), você vai fazer a autenticação no seu roteador e assim você pode colocar o tp-link como roteador ao invés de bridge e vai ser o tp-link quem vai mandar na conexão e o modem\ONT do provedor vai servir apenas de ponte entre o sinal que chega via fibra e saida que sai via cabo de rede! E caso você esteja recebendo um ipv4 publico valido ou caso você solicite ao provedor um, com o seu roteador fazendo a autenticação da conexão, basta configurar a abertura de portas nele que vai funcionar!

Agora sem acesso a gerencia do modem\ONT e com ele fazendo a autenticação da conexão, você não vai conseguir abrir portas e nesse caso não adiantaria colocar o seu tp-link como roteador e configurar as portas nele, pois como eu falei o ip aonde vai abrir as portas está chegando atualmente no modem\ONT, portanto se não fizer a abertura de portas nele, não vai adiantar nada.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 3, Guests: 6)