Overclock em memorias Crucial 2666mhz em Asrock b450m Steel legend + R5 3600

MrT

MrT
Boa noite galera, estou tentando levar esse meu par de memórias para 3200mhz pois vi através desse review que é possível!
Usei os softwares que ele indicou para setar os timings corretos na BIOS mas não estou tendo exito, coloco os valores mas o PC nem boot esta dando.
Vou deixar as imagens para vocês verificarem e se possível me dizer oq estou fazendo de errado.

As imagens do DRAM Calculator + oq coloquei na BIOS

As memórias são essas:

Agradeço desde já!

Última edição:

GZMM

New Member
os timmings estão muito baixo, não vai subir mesmo
foi a própria calculadora que colocou esses valores?

de 2666mhz pra 3200mhz é muito pra overclockar, mesmo se ficar estável não acho que vale a pena, pois terá que por muita voltagem e aumentar ainda mais os timmings.

recomendo primeiro tentar por 2933/3000 mhz usando a calculadora e ver se fica estável

tenho a mesma memória, ryzen 5 3600 e b450 tbm,mas, falar bem a verdade, não vi muita diferença em desempenho fazendo overclock.
esse processador já é um monstro que cospe frames, a velocidade da memória vai afetar acima de 100 fps, isso em jogos mais pesados.

enfim, segue print de como a calculadora deixou aqui em 3200:

Stormrider

New Member
Eu achei bem otimistas os timings para subir de 2666 para 3200. Faz assim, testa com 3000mhz antes para ver se estabiliza e depois sobe mais um pouco.

MrT

MrT
Eu utilizei o Thaiphoon pra gerar um arquivo HTML com os dados da minha memoria e joguei no DRAM calculator, uma coisa que reparei que ocorre uma mudança nos timings é:

Em "Profile Version" se eu deixar em V1 ele me da os valores que mostrei nas imagens, em "Manual" ele me da outros valores: link da imagem

Eu consegui colocar em 3200mhz usando o profile XMP, deixando tudo em auto e colocando em 1,4V, os timings são esses: link da imagem

Como eu sou bem leigo em relação a isso, vocês acham que os timings estão bons? eu costumo jogar a 144 fps em alguns jogos como CS, R6, APEX e etc.

Vou tentar aplicar esse seu perfil e ver se da boot @GZMM

GZMM

New Member
Eu utilizei o Thaiphoon pra gerar um arquivo HTML com os dados da minha memoria e joguei no DRAM calculator, uma coisa que reparei que ocorre uma mudança nos timings é:

Em "Profile Version" se eu deixar em V1 ele me da os valores que mostrei nas imagens, em "Manual" ele me da outros valores: link da imagem

Eu consegui colocar em 3200mhz usando o profile XMP, deixando tudo em auto e colocando em 1,4V, os timings são esses: link da imagem

Como eu sou bem leigo em relação a isso, vocês acham que os timings estão bons? eu costumo jogar a 144 fps em alguns jogos como CS, R6, APEX e etc.

Vou tentar aplicar esse seu perfil e ver se da boot @GZMM
creio que agora esteja calculando corretamente, deixando em manual na calculadora.
no primeiro print, esta igual o meu praticamente, deve dar boot sim, lembrando que é sempre bom alterar tudo na bios, ou pelo menos o que achar.

esse perfil xmp ficou estável?
os timmings estão bons mas acho que 1.4v é muito pra esse chip, não tenho certeza

MrT

MrT
creio que agora esteja calculando corretamente, deixando em manual na calculadora.
no primeiro print, esta igual o meu praticamente, deve dar boot sim, lembrando que é sempre bom alterar tudo na bios, ou pelo menos o que achar.

esse perfil xmp ficou estável?
os timmings estão bons mas acho que 1.4v é muito pra esse chip, não tenho certeza
Estão estáveis sim pelo XMP, nesse fds vou tentar mais algumas coisas e ver no que da!
Posto o feedback aqui.

Uma duvida que me surgiu aqui, caso eu tente e fazer o over e precisar resetar a BIOS (removendo a bateria ou acionando o jumper da CMBIOS) ela volta pra atualização de fábrica?
Digo isso pois se voltar n conseguirei utilizar meu R5 3600, pois n tenho um de primeira ou segunda gen pra atualizar ela de novo.

Última edição:

GZMM

New Member
Estão estáveis sim pelo XMP, nesse fds vou tentar mais algumas coisas e ver no que da!
Posto o feedback aqui.

Uma duvida que me surgiu aqui, caso eu tente e fazer o over e precisar resetar a BIOS (removendo a bateria ou acionando o jumper da CMBIOS) ela volta pra atualização de fábrica?
Digo isso pois se voltar n conseguirei utilizar meu R5 3600, pois n tenho um de primeira ou segunda gen pra atualizar ela de novo.
não, fique tranquilo, resetar a bios não afeta a versão que ela está

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)