[TÓPICO OFICIAL] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

brender

Member
Tomei a iniciativa, pois a discussão sobre NAVI está dispersa nos tópicos da POLARIS e VEGA.

RDNA, a nova microarquitetura da AMD

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/rdna-a-nova-microarquitetura-da-amd.652659/

AMD Launches RDNA Macro Architecture: PCIe 4.0, 1.25x IPC And 1.5x Performance Per Watt Upgrade Over GCN

https://wccftech.com/amd-rdna-macro-architecture/

AMD Teases First Navi GPU Products: RX 5700 Series Launches in July, 25% Improved Perf-Per-Clock

https://www.anandtech.com/show/14412/amd-teases-first-navi-gpu-products-rx-5700-series-in-july-25-improved-perf

Última edição:

guimotta

15 anos de fórum
vou postar aqui: EU DUVIDO ter 15% a mais que a VEGA 64 neste preço.
Seria uma placa próxima ou equivalente a uma 1080ti, custando 249 dólares. Hj, 05/12, uma 2070 está $ 449. Imaginem

Sparcow

New Member

SE, e somente SE, rolar mesmo essa RX3080 com desempenho de Vega64 (nem precisa ser os 15% a mais, se empatar com a 64 tá ótimo) e custando abaixo de 300 dólares (sendo menos sonhador com os 250 dólares), será minha próxima VGA.

Caso contrário, é Vega 56 com BIOSmod da 64 na cabeça. Casará muito bem com o futuro monitor 1440p 144Hz.

WPascarelli

Member
Seria uma placa próxima ou equivalente a uma 1080ti, custando 249 dólares. Hj, 05/12, uma 2070 está $ 449. Imaginem
Se for verdade a AMD vai dominar completamente o mercado...
... Ou a Nvidia vai lançar as placas desenvolvidas que estão guardadas nas estantes aguardando uma concorrência decente.

guimotta

15 anos de fórum
Isso aí seria a maior revolução no mercado de GPU, em todos os tempos.
A concorrente lançar produto similar ou melhor, por 50% do valor.

Imaginem

jepz_sp

PC user since 1994
Gostaria e muito que a AMD competisse com as placas TOP da nvidia, segundo a Lisa eles vão lançar algo do gênero.

Halseluk

Anti-Hue
Se essa RX 3080 acabasse sendo tudo isso, o chip full Navi varreria o chão com a RTX 2080.

Improvável demais pro meu gosto.

Última edição:

user101

New Member
Se for verdade a AMD vai dominar completamente o mercado...
... Ou a Nvidia vai lançar as placas desenvolvidas que estão guardadas nas estantes aguardando uma concorrência decente.
Na prática é assim:

1 - Mesmo que a AMD tenha um GPU com desempenho equivalente ao seu concorrente, a maioria compra Nvidia porque é Nvidia.
2 - Mesmo que a AMD tenha um GPU mais barato que o seu concorrente, a maioria compra Nvidia porque é Nvidia. RTX é caríssimo e mesmo assim o pessoal está comprando.
3 - Mesmo que a placa da Nvidia seja inferior, qualquer feature da Nvidia tem hype gigante. Só lembrar do PhysX/3D Vision que eram o futuro dos games.
4 - O pessoal que reclama que a AMD não tem produto competitivo, quer concorrência para a Nvidia sentir a pressão e reduzir preço. Aí pode comprar Nvidia :D

Vamos ver se o pessoal muda na próxima geração 7nm.

Última edição:

Sparcow

New Member
Se formos olhar para o lançamento dos Ryzen a coisa não parece TÃO absurda, afinal, o Ryzen 5 1600 em testes de CPU passou o top da Intel na época, i7 7700K, sendo que o preço de lançamento do R5 1600 era de US$ 219,00 enquanto o i7 7700K custava US 350,00. Isso pra não falar que em alguns testes ele arranhou o calcanhar do 6900K de mais de US$ 800,00.

A AMD as vezes dá essas acertadas, é uma promessa meio arriscada, mas não podemos dizer que ela não tem a menor possibilidade de entregar algo pelo menos próximo disso.

Reitero, RX 3080 empatando com Vega 64 e custando até US$ 300,00 tem vaga garantida no meu setup!

brender

Member

user101

New Member
No histórico da AMD existe HD 3870 e HD 4850 na faixa de 199-219 dólares:

ATI Radeon HD 3870 & 3850: A Return to Competition
https://www.anandtech.com/show/2376/3

The Radeon HD 4850 & 4870: AMD Wins at $199 and $299
https://www.anandtech.com/show/2556/2

HD 3870 $219
HD 4850 $199

A AMD pode fazer algo similar na litografia 7nm. Priorizar o Navi 7nm é interessante para atender a demanda dos segmentos com grande volume. Além disso, sendo o die size pequeno, tem como tirar muitos chips por wafer e reduzir o custo de produção. No entanto, o custo de wafer 7nm não é barato (em comparação com 14nm/12nm).

De qualquer forma, resta esperar o lançamento para ter certeza absoluta do desempenho/preço.

Lembrando que GPU AMD não é barato. É a Nvidia que vende caro seus produtos :D

rodrigofariasximenes

No pain, no gain!!!!!!
Não fale isso rapaz, reclamando de hardware barato? Eu quero é hardware barato com qualidade e desempenho mesmo!
Falo isso para não criar expectativas :haha:
Querendo ou não U$ 250 é um preço bom d+
Prefiro imaginar que venha por 300

WPascarelli

Member
Falo isso para não criar expectativas :haha:
Querendo ou não U$ 250 é um preço bom d+
Prefiro imaginar que venha por 300
Lembra que tudo que vem pro Brasil chega aqui entre 7x e 8x o preço lá de fora. US$50 pode variar entre R$350 e R$400 de diferença rs

rodrigofariasximenes

No pain, no gain!!!!!!
Lembra que tudo que vem pro Brasil chega aqui entre 7x e 8x o preço lá de fora. US$50 pode variar entre R$350 e R$400 de diferença rs
Para ser BEM sincero
Estou esperando essa VGA na casa dos 2500 a 3000 (10x U$ 250)

VGA no BraZil é vendida por desempenho (se ela vier próximo de uma 2070 em desempenho) esse preço que vai ser comercializado.

Lesado

Member

XxDarkshotxX

xxdarkshotxx
Torço para AMD dar uma resposta no monopólio da Nvidia, tenho esperanças de poder comprar uma RTX 2080 com preço descente.

Mumm-Ra

Look at my Reindeer
A única coisa que todos pensam quando amd anuncia alguma vga é o preço das geforce abaixar pra poder comprar uma :ps: ainda bem que ela pegou os consoles senão já tinha falido. :fanboys:

Sparcow

New Member
A única coisa que todos pensam quando amd anuncia alguma vga é o preço das geforce abaixar pra poder comprar uma :ps: ainda bem que ela pegou os consoles senão já tinha falido. :fanboys:
Trunfo da AMD é a Nvidia com a porra do G-Sync que faz os monitores custarem uma nota. Se a Nvidia resolve compatibilizar as VGAs dela com FreeSync, RIP AMD, até eu vou pro time verde.

brdtoledo

11 anos de Adrena
Não seria não. A GTX 1080 Ti é mais de 30% acima da Vega 64. A top NAVI ainda não chegaria na GTX 1080 Ti / RTX 2080.

HeisenbergSCCP

''A vida me ensinou a não ficar hypado demais"
Quem dera essa RX 3080 ser verdadeira, é compra na certa na Black Fraude do ano que vêm...

DiogoDX

Hardcore PC Gamer
Falando sério para mim não sai antes de julho (Q3) de 2019.

Q1 sai as cpus Rome, Q2 Ryzen 3000 então navi fica para no mínimo Q3. Isso considerando que a AMD vai ter uma cadência de lançamento sem problemas.

Não seria não. A GTX 1080 Ti é mais de 30% acima da Vega 64. A top NAVI ainda não chegaria na GTX 1080 Ti / RTX 2080.
Seria mais ou menos a performance da 2070 mas pela metade do preço. Realmente insano e difícil de acreditar.

Da última vez que isso aconteceu foi com a 4870 em 2008.

Mugiwara Luffy

New Member
Estou montando outro PC pois não consigo me acostumar com notebook, peguei uma Biostar X370GTN, 8GB 2400 Corsair, fonte EVGA 650w plus gold, SSD 240gb Crucial e um NZXT H200, só me faltava o processador e a placa de video q eu já estava procurando mas depois desses rumores de hoje acabei boletando um Ryzen 2200g pra quebrar um galho e vou esperar até a proxima BF pra trocar CPU e VGA

Estou com um PS4 Pro e ainda não joguei 1/3 dos exclusivos da Sony então até junho não jogaria nada msm no PC, dá pra segurar um ano de boa

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 16, Guests: 14)