[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

alan2060

Member
Link dos scripts usados no vídeo: https://community.ui.com/questions/UniFi-Installation-Scripts-or-UniFi-Easy-Update-Script-or-Ubuntu-16-04-18-04-18-10-19-04-and-19-10-/ccbc7530-dd61-40a7-82ec-22b17f027776

Com ambos você estará bem servido, já tive os dois e digo que são excelentes, mas a ubiquiti tem uma controladora bem mais refinada e uma antena tripolar que, em teoria proporciona uma melhor recepção de sinal dos dispositivos clientes (smartphones laptop's). Talvez isso fique mais evidente em áreas maiores e com poucos obstáculos, mas aqui em casa onde todas as paredes são de alvenaria, não vi diferença de alcance ou qualidade do sinal entre esses dois equipamentos.

A diferença entre eles se resume basicamente em quantos dispositivos clientes você quer conectar, preço, a área que você quer cobrir e quanto de banda quer passar. Na maioria dos ambientes residenciais o AC-LITE e o AC-LR dão conta tranquilamente.
me fala uma coisa, eu to criando a máquina virtual aqui. A minha pergunta é com 0.5 de ram ele não roda de boa esse controller? no vídeo o cara cria uma máquina com 1 giga de ram

Vattar

Active Member
me fala uma coisa, eu to criando a máquina virtual aqui. A minha pergunta é com 0.5 de ram ele não roda de boa esse controller? no vídeo o cara cria uma máquina com 1 giga de ram
Acredito que 1GB seja o mínimo aceitável para que o sistema operacional e a controladora funcionem bem, por isso isso recomendo que siga os mesmos passos do vídeo, pois a vm que ele criou se encaixa nos padrões para que você não seja cobrado durante os primeiros 12 meses, logo, não faz sentido optar por menos memória.

Última edição:

alan2060

Member
Acredito que 1GB seja o mínimo aceitável para que o sistema operacional e a controladora funcionem bem, por isso isso recomendo que siga os mesmos passos do vídeo, pois a vm que ele criou se encaixa nos padrões para que você não seja cobrado durante os primeiros 12 meses, logo, não faz sentido optar por menos memória.
como faço pra saber se eu vou ser cobrado antes dos 12 meses?

Vattar

Active Member
Vattar

Active Member
neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Na verdade a própria Ubiquiti recomenda 2GB de RAM (link).

Eu fiz testes em uma VM com 512MB e depois 768MB de RAM mas em ambas as opções ficava lento por causa do Java + MongoDB, acima de 1GB ficou bem melhor.

Rodando em um container (Docker) fica mais enxuto, leve e rápido:

1571073493552.png

Recomendo este -> https://github.com/jacobalberty/unifi-docker

alan2060

Member
Na verdade a própria Ubiquiti recomenda 2GB de RAM (link).

Eu fiz testes em uma VM com 512MB e depois 768MB de RAM mas em ambas as opções ficava lento por causa do Java + MongoDB, acima de 1GB ficou bem melhor.

Rodando em um container (Docker) fica mais enxuto, leve e rápido:

Ver anexo 132927

Recomendo este -> https://github.com/jacobalberty/unifi-docker
vdd recomenda 2gb, eu vi depois.

Mas eu coloquei 1gb, bora ver se da lentidão.

----

Outra coisa se eu quiser mudar de lugar, então eu vou ter que instalar a contraladora novamente. Mas e para associar esse meu AP a essa nova controladora?

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Outra coisa se eu quiser mudar de lugar, então eu vou ter que instalar a contraladora novamente. Mas e para associar esse meu AP a essa nova controladora?
Se não quiser configurar a controladora do zero basta salvar o backup e restaurar na nova instalação (Settings -> Backup).

Ao instalar a controladora ele pergunta se você tem um backup justamente para isso, eu costumo manter os 7 últimos dias.

alan2060

Member
Se não quiser configurar a controladora do zero basta salvar o backup e restaurar na nova instalação (Settings -> Backup).

Ao instalar a controladora ele pergunta se você tem um backup justamente para isso, eu costumo manter os 7 últimos dias.
certo, obrigado.

-----

A respeito da adoção do AP, eu to fazendo agora. Mas aqui disse pra adotar e atualizar, eu cliquei. Porém agora ta dizendo que ta disconnect, será que é norma e tenho que esperar?

Última edição:

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
A respeito da adoção do AP, eu to fazendo agora. Mas aqui disse pra adotar em atualizar, eu cliquei. Porém agora ta dizendo que ta disconnect, será que é norma e tenho que esperar?
Particularmente nunca usei uma controladora fora da rede mas imagino que seja normal, tem que ter um pouco de paciência.

A adoção consiste em várias etapas automatizadas, dentre elas atualizar o firmware do AP e enviar/aplicar as configurações nele e algumas delas implicam na reinicialização do AP também.

Observe o LED do AP, cada cor/piscada tem seu significado (link).

alan2060

Member
Particularmente nunca usei uma controladora fora da rede mas imagino que seja normal, tem que ter um pouco de paciência.

A adoção consiste em várias etapas automatizadas, dentre elas atualizar o firmware do AP e enviar/aplicar as configurações nele e algumas delas implicam na reinicialização do AP também.

Observe o LED do AP, cada cor/piscada tem seu significado (link).
branca e estatica

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
branca e estatica
Explica um pouco melhor o que vc está fazendo... o controlador fora da sua rede encontrou o AP na rede ou você usou o set-inform?

Já tive que utilizar isso quando utilizava AP's em redes diferentes, mas todas as redes 'se conversavam' (VPN).

Talvez este link te ajude -> https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204909754-UniFi-Device-Adoption-Methods-for-Remote-UniFi-Controllers

Reforço que nunca usei um controlador "na internet", você abriu as portas pertinentes em seu firewall para que o controlador chegue ao AP? Isso é requisito.

alan2060

Member
Explica um pouco melhor o que vc está fazendo... o controlador fora da sua rede encontrou o AP na rede ou você usou o set-inform?

Já tive que utilizar isso quando utilizava AP's em redes diferentes, mas todas as redes 'se conversavam' (VPN).

Talvez este link te ajude -> https://help.ubnt.com/hc/en-us/articles/204909754-UniFi-Device-Adoption-Methods-for-Remote-UniFi-Controllers

Reforço que nunca usei um controlador "na internet", você abriu as portas pertinentes em seu firewall para que o controlador chegue ao AP? Isso é requisito.
usei o set-inform.

Mas eu consegui aqui, finalmente, eu fui de novo nesse app do chrome e coloquei o set-inform novamente e volto no controlador do azure a dizer que estava online o AP e terminou a atualização. Passei dessa etapa.

alan2060

Member
o wifi desse unifi achei um pouco decepcionante, pois o alcance dele é o mesmo do meu tp-link praticamente.

Outra coisa, quando eu crio uma rede wifi ele já cria uma 2.4 e 5gh. Como faço para ele criar somente uma ou outra?

Vattar

Active Member
o wifi desse unifi achei um pouco decepcionante, pois o alcance dele é o mesmo do meu tp-link praticamente.

Outra coisa, quando eu crio uma rede wifi ele já cria uma 2.4 e 5gh. Como faço para ele criar somente uma ou outra?
Sempre que posso eu procuro ajudar as pessoas do fórum, mas sejamos sinceros, tu é um cara extremamente preguiçoso. É nítido que você não se dá ao trabalho de fazer uma pesquisa rápida antes de vir aqui no fórum pedir tudo de mão beijada.

Não sei da onde o neo tira tanta paciência....

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)