[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Vattar

Active Member
Hum ok, então deve surtir um bom efeito aqui o posicionamento centralizado do AP. Com relação a dúvida sobre qual AP vou pegar o EAP 245 TP-Link ou o UAP-AC-LR o @Vattar me ajudou muito com o relato dele, com os emuladores da interface de ambos APs, postados por ele..., a única dúvida que persiste é justamente sobre a estabilidade do EAP 245, ao longo do tempo, já que ele usou por pouco tempo. Não quero ter de ficar reinicializando o AP ou coisas do gênero, quero pôr, configurar e esquecer que ele existe.
Dá uma lida nas avaliações da amazon, quem sabe não te ajuda a decidir a compra. Caso ainda fique com dúvida e esses 200,00 não for complicar o seu orçamento, compre o AC-LR e durma tranquilo.

EA245 V3 Amazon

sodrin

New Member
Confirmou a negociação das portas em velocidade gigabit entre o MK e o HGU da VIVO? Isso é sintoma de cabo ruim.

Pelo WinBox também é fácil ver isso (interfaces -> porta de rede desejada -> status).
Sim todos a 1Gbps!

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Eu queria um TP-Link assim:joia: A estabilidade a longo prazo é a única dúvida que restou para decisão final. Parece também que as atualizações da Ubiquiti são mais frequentes e por mais tempo, mas se eu tivesse a certeza da estabilidade do EAP 245, iria sem medo, pois a diferença de preços entre os dois está bem atrativa, quase R$200,00.
Dá uma lida nas avaliações da amazon, quem sabe não te ajuda a decidir a compra. Caso ainda fique com dúvida e esses 200,00 não for complicar o seu orçamento, compre o AC-LR e durma tranquilo.

EA245 V3 Amazon
Eu penso nisso como um investimento, sabemos que 200 reais não é exatamente 'mixaria' mas ainda é valido na escolha de um equipamento conhecidamente mais maduro, robusto e confiável.

Estou com o Unifi instalado em casa há pouco mais de 1 ano e desde que foi instalado nunca nais ninguém se queixou de quedas, velocidade baixa ou coisa que o valha, muito pelo contrário.

Prometi que não ia mais fazer propaganda não remunerada para a Ubiquiti e cá estou eu :gente: :haha:

sodrin

New Member
Eu queria um TP-Link assim:joia: A estabilidade a longo prazo é a única dúvida que restou para decisão final. Parece também que as atualizações da Ubiquiti são mais frequentes e por mais tempo, mas se eu tivesse a certeza da estabilidade do EAP 245, iria sem medo, pois a diferença de preços entre os dois está bem atrativa, quase R$200,00.
Olá marcooc eu uso o Eap245 Ac1750 V3 fazem 3 meses, ta ligado direto sem nenhum problema de quedas etc... recomendo ele não tenho criticas.

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Sim todos a 1Gbps!
Experimenta rodar esses 2 comandos no console:

Código:
/ip firewall filter add chain=forward action=fasttrack-connection connection-state=established,related
/ip firewall filter add chain=forward action=accept connection-state=established,related
No fórum da MK já vi um pessoal reclamando de problemas similares, geralmente a causa é cabo, uso alto de cpu, firmware desatualizado, fasttrack desativado ou algo no próprio speedtest...

Testou de outras formas (torrent, ftp, etc.) ?

marcooc

Active Member

EA245 V3 Amazon
Valeu, vou dar uma lida novamente, pois já tinha dado uma lida. Depois que a Amazon passou a misturar as avaliações por marcas e não por modelos específicos, ficou uma bagunça.

Eu penso nisso como um investimento, sabemos que 200 reais não é exatamente 'mixaria' mas ainda é valido na escolha de um equipamento conhecidamente mais maduro, robusto e confiável.

Estou com o Unifi instalado em casa há pouco mais de 1 ano e desde que foi instalado nunca nais ninguém se queixou de quedas, velocidade baixa ou coisa que o valha, muito pelo contrário.
Prometi que não ia mais fazer propaganda não remunerada para a Ubiquiti e cá estou eu :gente: :haha:
Os APs da Ubiquiti carregam essa fama com justiça, pelos relatos que têm sobre eles. Acho que a Ubiquiti finalmente fez jus à sua divulgação dos APs:haha::money:

Olá marcooc eu uso o Eap245 Ac1750 V3 fazem 3 meses, ta ligado direto sem nenhum problema de quedas etc... recomendo ele não tenho criticas.
Legal sodrin! Ele cobre que tipo de área? Casa, de 1 andar 2 andares..., apartamento, quantos m2? O sinal é forte em toda área? Quantos clientes conectados nele?

sLk

two minutes date. :)
Deixei de preguiça e meti as caras para colocar o Openwrt aqui no meu Edgerouter-x.

1. Tive a brilhante ideia de fazer o upgrade remotamente e esqueci do básico: iria perder a conexão com a internet, já que minha ONU está em Bridge, hahaha;
  2. O processo é simples, mas o que facilitou ainda mais foi deixar todos os arquivos necessários na máquina, caso necessário (nos tutoriais, uma parte do caminho precisa de conexão com a internet para realizar um update, etc.;
  3. Não precisei fazer nada para ligar o Edgerouter-x pelo PoE, isso já era esperado, mas mesmo assim, foi uma surpresa positiva;
  4. Consegui fazer o PoE passthrough jogando a energia pro meu Unifi. Tudo é feito através de um pequeno script, adicionei no rc.local e Voilà!

Enfim, Openwrt já me deu um pouco mais de throughput num pequeno teste que fiz local, não que isso seja o principal.
Espero que a equipe EdgeMAX (da Ubiquiti) se empenhe e melhore o OS, está longe de bater de frente com o MK.
Por outro lado, o USG (equivalente ao Edgerouter, porém na linha Unifi) tem um OS mais robusto (interface bem parecida com a do Unifi). Talvez seja amada por uns e odiada por outros; (amada pelo fato de ser simples, apenas configurar e usar, esquecer que existe. Odiada por ser simples demais, tirando o poder que alguns usuários gostam de ter ao acessar a plataforma)

Relato breve, já que não existe tópico da Ubiquiti, achei por melhor colocar aqui. Se fosse relevante eu poderia tentar construir um tutorial com imagens, uma coisa um pouco mais intuitiva do que o que há no site do Openwrt... Apesar do que, é tudo bem simples, exceto por processos de unbrick, etc.

HikariWS

New Member
Estive lendo um tópico aqui no Adrenaline, onde você tinha adquirido um Archer c3150 e inicialmente relatou que o investimento valia cada centavo. Depois, li outros posts seus onde você relatava que vendeu o Archer 3150 um mês após. Hoje você usa o UAP-AC-LR. Poderia relatar o que houve para se decepcionar com o Archer a ponto de vendê-lo e partir para o AP Uquiti?
E você tem razão, puxando pela memória lembro que fiz algumas postagens no tópico de Roteadores Domésticos recomendando-o pois nas primeiras semanas a experiência foi relativamente boa mesmo, até o dia em que ele parou de responder no meio do dia (achei que era o provedor) e quando cheguei em casa vi que ele havia travado e só voltou a funcionar após tirar/recolocar na tomada (isso aconteceu mais de uma vez).

A interface de gerência é bem precária, não mostra sequer o consumo de processamento/memória ou conexões abertas, de modo geral as configurações são muito limitadas, havia um tal "Smart Connect" que deveria comutar automaticamente o sinal entre as redes (2.4Ghz/5Ghz) e que nem sempre funcionava corretamente, isso sem falar que os alcances das redes não era lá essas coisas no meu cenário. Não tenho dúvida que muitos desses pontos devem ter sido otimizado/resolvidos nos últimos releases de firmware, afinal de contas minha experiência foi há cerca de 1 ano e meio atrás.

Tudo isso poderia seria resolvido com um firmware alternativo para quem tivesse esse interesse mas infelizmente o hardware dele não permite qualquer outro firmware que não seja o da TP-Link e isso acabou sendo a gota d'água, especialmente porque eu tinha um Asus (AC6U) há vários anos que não me incomodava, tinha uma performance geral até superior e principalmente estabilidade no meu dia a dia, não pensei 2x em fazer dinheiro com o TP-Link.

Sobre o UAP-AC-LR, ele dispensa comentários mas a localização do ponto de acesso não é um ponto comum com os roteadores que tive anteriormente, antes eles ficavam em um canto da sala e eu tive um trabalhão para puxar cabos de rede e furar um drywall no andar intermediário para instalá-lo praticamente no centro da minha casa (sobrado triplex) e certamente isso fez mais diferença do que a qualidade do equipamento em si.

Vejo um pessoal preocupado em ter/não ter gerência nos Unifi e posso dizer que é bem comum eu passar semanas sem sequer acessar os controladores que administro (inclusive o do trabalho), os APs simplesmente funcionam e não me preocupo com isso.

Eu definitivamente não colocaria um controlador em uma VM fora da minha rede, não faz sentido gastar dinheiro e fosfato com algo tão dispensável para o dia a dia (na minha opinião).
Num conheço esse Archer 3150, mas o Archer C7 v5 tb é bem limitado no OS original. É melhor q outros tplink q já vi, tem umas configs a mais, mas é muito fraquinho ainda assim.

Dá pra instalar OpenWRT nele, facílimo, mas ele num tem flash e RAM suficientes pra ser um router. Deixei ele basicão, acho q só instalei bash e sshd. Ele tem 128MB de RAM e tá com 80 livre, tá muito bom pra um AP.

Qd tiver tempo vou começar a estudar sobre NTPv6, depois vou criar algumas VLANs, e só aí vou voltar nele pra criar SSID. Quero pelo menos 1 com acesso a internet e 1 sem. Vou tentar configurar a 1ª com acesso total à VLAN 1 pq eu acesso o celular pelo PC e o oposto, e a outra com tudo bloqueado. Vamos ver se vai tudo funcionar.

sodrin

New Member
Experimenta rodar esses 2 comandos no console:

Código:
/ip firewall filter add chain=forward action=fasttrack-connection connection-state=established,related
/ip firewall filter add chain=forward action=accept connection-state=established,related
No fórum da MK já vi um pessoal reclamando de problemas similares, geralmente a causa é cabo, uso alto de cpu, firmware desatualizado, fasttrack desativado ou algo no próprio speedtest...

Testou de outras formas (torrent, ftp, etc.) ?
Fiz oque você me pediu

--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Valeu, vou dar uma lida novamente, pois já tinha dado uma lida. Depois que a Amazon passou a misturar as avaliações por marcas e não por modelos específicos, ficou uma bagunça.

Os APs da Ubiquiti carregam essa fama com justiça, pelos relatos que têm sobre eles. Acho que a Ubiquiti finalmente fez jus à sua divulgação dos APs:haha::money:

Legal sodrin! Ele cobre que tipo de área? Casa, de 1 andar 2 andares..., apartamento, quantos m2? O sinal é forte em toda área? Quantos clientes conectados nele?
Cara aqui eh uma casa de +- 400m2 o ap fica no centro da casa, ele pega 5GHz dentro da casa e fora sussegado,alguns spot fora da casa pega 2.5GHz .

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Fiz oque você me pediu

Que negocio maluco, esse upload também não faz o menor sentido. Está com IPV6 funcional? Fez testes com outras aplicações além do speedtest?

wagnerbatista

New Member
Os APs da Ubiquiti carregam essa fama com justiça, pelos relatos que têm sobre eles. Acho que a Ubiquiti finalmente fez jus à sua divulgação dos APs
tu pode procurar unifis usados. eu há mais de um ano comprei dois ac pro usados e foram bem baratos e estão aqui firme e forte .

Vattar

Active Member
tu pode procurar unifis usados. eu há mais de um ano comprei dois ac pro usados e foram bem baratos e estão aqui firme e forte .
Não recomendo comprar esse tipo de equipamento usado e sem garantia, até porque o meu primeiro AC-LR veio com um coil whine chato pra caramba quando submetido a um simples speedtest. Isso é um problema que afetou bastante os ap's da primeira geração e continua assolando os da segunda, especialmente o AC-LR.

Uma coisa boa da TP-link que a Ubiquiti poderia copiar é justamente o processo de RMA, pois além de dar 3 anos de garantia nos AP's, se o mesmo apresentar defeito após o período de reflexão a troca do equipamento é feita diretamente com eles, basta ter a nota fiscal.

A ubiquiti oferece apenas 1 ano, mas essa garantia é feita com a loja, ou seja, se o consumidor optar por não comprar diretamente com um revendedor ou distribuidor oficial, pode ter dor de cabeça pra conseguir trocar o produto.

marcooc

Active Member
Valeu a dica. No momento não pretendo comprar usados, vou dar preferência a APs novos com garantia.

Não recomendo comprar esse tipo de equipamento usado e sem garantia, até porque o meu primeiro AC-LR veio com um coil whine chato pra caramba quando submetido a um simples speedtest. Isso é um problema que afetou bastante os ap's da primeira geração e continua assolando os da segunda, especialmente o AC-LR.

Uma coisa boa da TP-link que a Ubiquiti poderia copiar é justamente o processo de RMA, pois além de dar 3 anos de garantia nos AP's, se o mesmo apresentar defeito após o período de reflexão a troca do equipamento é feita diretamente com eles, basta ter a nota fiscal.

A ubiquiti oferece apenas 1 ano, mas essa garantia é feita com a loja, ou seja, se o consumidor optar por não comprar diretamente com um revendedor ou distribuidor oficial, pode ter dor de cabeça pra conseguir trocar o produto.
Citei seu post, pra dizer que li as 191 avaliações da Amazon. A grande maioria das avaliações são do EAP 115 N300 e do EAP 225 AC 1350, uns 70%, outros 5% de algum AP AC 1200, que não sei qual é e do EAP 245 uns 25% das resenhas são dele. No ranking geral são 73% de avaliações ótimas e e 10%, de avaliações boas. A maioria das avaliações regulares, ruins e péssimas, dão conta de problemas de alcance (cobertura WiFi) insuficiente, dificuldades com a configuração, desconexão dos clientes e necessidade de reinicialização / reset do AP.

De modo geral as avaliações estão com percentual positivo elevado. Somado a isto, a sua experiência pessoal e a do @sordin, meus receios quanto ao EAP 245 foram praticamente eliminados.

Já o UAP-AC-LR nas resenhas do site da Amazon, tem 902 avaliações, das quais, 76% são ótimas e 9% boas. Alem disso, tem as experiências pessoais de vários colegas com este AP, todas positivas. Neste contexto, inegavelmente o AP da Ubiquiti apresenta um histórico de robustez e confiabilidade maior que o AP da TP-Link, até mesmo pelo fato de estar a mais tempo no mercado, e sendo um bom equipamento, é natural um histórico mais extenso.

A dúvida agora é realmente optar pelo custo benefício do TP-Link e seu bom histórico que indica um bom equipamento, mas com uma estrada menor, ou pelo AP da Ubiquiti com uma robustez e confiabilidade já aferidas por mais tempo e mais usuários a um preço 30% maior. Logo logo tomarei a decisão e posto aqui. Claro que qualquer opinião a mais, dos colegas foristas, serão bem vindas.

Última edição:

tecpix

Always Newbie
Olá galera estou passando por problemas na minha rede, gostaria da ajuda de vocês.
Tenho Vivo Fibra 300 estou tentando colocar em bridge com meu roteador RB750Gr3 mais a velocidade não passa de 90mbps/90mbps as vezes chegando 60mbps/60mbps.
Segue abaixo alguns teste que fiz.

DATAHORADOWNLOADUPLOADLATÊNCIASERVERMODO DE CONEXÃO
7/13/20191:33 PM343.33158.2722São PauloPPPoE (Modem VIVO)
7/13/20192:15 PM94.6493.6318São PauloPPPoE (RB750Gr3)
7/13/20192:49 PM333.39157.5115São PauloPPPoE (Discador PC)

Aparentemente quando tento conectar pelo mikrotik ele limita a velocidade, mais quando tento fazer o dicador PPPoE no meu pc ele vai normal. Resetei a RB e comecei do zero mais não funcionou.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse problema.

O modelo do modem da Vivo é:
Fabricante:
MitraStar
Modelo: GPT-2541GNAC-N!
Versão do Software: BR_g003_100VNZ0b28

Obrigado!
O RB750 tem opção de clonar MAC?

Já li em alguns lugares que alguns routers da Vivo limitam a conexão de Macs de roteadores.

sLk

Já li em alguns lugares que alguns routers da Vivo limitam a conexão de Macs de roteadores.
Basicamente qualquer roteador consegue clonar mac.
E isso que você leu não faz o menor sentido. =X

tecpix

Always Newbie
marcooc

Active Member
Uma dúvida sobre a alimentação POE dos APs. Posso usar cabo Cat 5e U/UTP, ou tem de ser Cat 6 U/UTP? Qual vocês usam indicam?

Ps. Posso usar qualquer dos dois padrões, TIA/EIA 568A e 568B para alimentação poe?

Última edição:

sLk

Uma dúvida sobre a alimentação POE dos APs. Posso usar cabo Cat 5e U/UTP, ou tem de ser Cat 6 U/UTP? Qual vocês usam indicam?

Ps. Posso usar qualquer dos dois padrões, TIA/EIA 568A e 568B para alimentação poe?
Muito curioso isso, mesmo usando o roteador (no caso lá Edgerouter) como um switch, ele já diminui a velocidade?
Isso tem mais cara de algum cabo com problema, mas vou averiguar melhor...

EDIT

Lendo a última página, vi que o rapaz ligou direto modem > pc fazendo a conexão PPPoE e ainda assim, os problemas persistiram.

marcooc

Active Member
Muito curioso isso, mesmo usando o roteador (no caso lá Edgerouter) como um switch, ele já diminui a velocidade?
Isso tem mais cara de algum cabo com problema, mas vou averiguar melhor...

EDIT

Lendo a última página, vi que o rapaz ligou direto modem > pc fazendo a conexão PPPoE e ainda assim, os problemas persistiram.
Acho que você citou a mensagem errada, meu post não é sobre autenticação PPPoE, é sobre alimentação Poe, onde se alimenta o AP pelo injetor Poe ou por um Switch Poe, por intermédio dos próprios cabos de rede. :joia:

sLk

Acho que você citou a mensagem errada, meu post não é sobre autenticação PPPoE, é sobre alimentação Poe, onde se alimenta o AP pelo injetor Poe ou por um Switch Poe, por intermédio dos próprios cabos de rede. :joia:
Eu errei sim! hahahaha
Mil perdões.

Mas aproveito e respondo sua questão pois fiz testes recentemente. O PoE funciona tanto com CAT 5e quanto CAT 6, e o padrão da ordem dos fios, no meu caso, também não mudou nada.
Há quem diga que o cabo ideal para PoE seja o CAT 6a.

Segundo outro site:

• Solid copper wire delivers higher performance than alternatives
  • Capable of transmitting 10-Gigabit Ethernet over a distance of 100 meters
  • Offers transmission bandwidth frequency of 500 MHz
  • Improved alien crosstalk characteristics due to insulation and additional, tighter twisting
  • Increased diameter (23AWG) allows for reduced resistance, lower temperature and minimal power waste
  • If you’re planning a large installation in one place, be aware that it also takes up additional space.

marcooc

Active Member
Quero agradecer a todos os colegas e informar que optei pelo EAP245. Mas nossa, tá osso de configurar esse ap, tentando pelo omada, mas aparece com status desconectado no omada web browser, não sei se a configuração do mikrotik está errada ou o que é. Não consigo atualizar firmware do AP, não sei se incomatibilidade do firmware com a versão do omada enfim, vou passar um dobrado aqui pra entender a configuração e a integração dele com o mikrotik:mdr2: E o curioso é que o WiFi esta transmitindo, já até conectei nele e fiz uns testes rapidinhos:vish:

sLk

Tentei fazer oque você sugeriu mais a rb não chega nem a conectar.

ai fiz um teste na minha maquina o resutado foi esse:

Obrigado pela sugestão!
Já clonei mac no Mikrotik e funcionou certinho.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 2)