[TÓPICO DEDICADO] Mikrotik Rb750 - Experiencia no Ambiente Domestico

Arris

c:
Registrado
Não sei se vc ta usando Queues Tree, mas se estiver, vc tem q usar a opção Limit At que serve pra resevar banda para uma marcação de pacotes. Aí vc consegue reservar 35 mb e por o maximo de 70mb
 

alan2060

Member
Registrado
Não sei se vc ta usando Queues Tree, mas se estiver, vc tem q usar a opção Limit At que serve pra resevar banda para uma marcação de pacotes. Aí vc consegue reservar 35 mb e por o maximo de 70mb
essa opção vc diz na rb? se for eu não to usando.

Outro colega em outro tópico me disse que pode ser limitação no wifi, e disse pra testar no cabo e no wifi ao mesmo tempo. Fiz isso, conectei no cabo o note e o celular no wifi. E bateu os 35 no note e 35 no celular ao mesmo tempo.

Nunca pensei que poderia haver essas limitações tão grande no wifi, pensei que só velocidades de 100 pra lá teria problemas.

Será que tem como mexer na configuração do wifi pra melhorar isso? To usando como AP o Tp-link Archer Vr900 Ac1900.

Aqui não tem muitas redes wifi, as mais fortes que chegam aqui é umas 3-4 e a com a mior sinal é uma com 2 barras.
 

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
essa opção vc diz na rb? se for eu não to usando.

Outro colega em outro tópico me disse que pode ser limitação no wifi, e disse pra testar no cabo e no wifi ao mesmo tempo. Fiz isso, conectei no cabo o note e o celular no wifi. E bateu os 35 no note e 35 no celular ao mesmo tempo.

Nunca pensei que poderia haver essas limitações tão grande no wifi, pensei que só velocidades de 100 pra lá teria problemas.

Será que tem como mexer na configuração do wifi pra melhorar isso? To usando como AP o Tp-link Archer Vr900 Ac1900.

Aqui não tem muitas redes wifi, as mais fortes que chegam aqui é umas 3-4 e a com a mior sinal é uma com 2 barras.
Vc não tinha comprado um Unifi?
 

Arris

c:
Registrado
essa opção vc diz na rb? se for eu não to usando.

Outro colega em outro tópico me disse que pode ser limitação no wifi, e disse pra testar no cabo e no wifi ao mesmo tempo. Fiz isso, conectei no cabo o note e o celular no wifi. E bateu os 35 no note e 35 no celular ao mesmo tempo.

Nunca pensei que poderia haver essas limitações tão grande no wifi, pensei que só velocidades de 100 pra lá teria problemas.

Será que tem como mexer na configuração do wifi pra melhorar isso? To usando como AP o Tp-link Archer Vr900 Ac1900.

Aqui não tem muitas redes wifi, as mais fortes que chegam aqui é umas 3-4 e a com a mior sinal é uma com 2 barras.
Wi-Fi so 5ghz pra fazer speed test
 

alan2060

Member
Registrado
Vc não tinha comprado um Unifi?
sim, mas ainda não instalei ele, tenho que colocar uma caixinha aqui na parte de cima da parede pra passar o cabo de rede e instalar lá.

Mas essa rb chegando nos 30% de cpu com link de 70 megas não é muito preocupante?
 

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
sim, mas ainda não instalei ele, tenho que colocar uma caixinha aqui na parte de cima da parede pra passar o cabo de rede e instalar lá.

Mas essa rb chegando nos 30% de cpu com link de 70 megas não é muito preocupante?
Para minha RB chegar aos 30~40% de processamento só forçando bastante o link (VIVO Fibra 300/150).

Provavelmente alguma(s) regra(s) está causando esse consumo alto de CPU e eventuais problemas mas não consigo ajudar muito pois minha configuração é bem enxuta e simples neste aspecto.

O básico é lembrar quando foi que começou o comportamento (se começou de uma hora para outra) e mitigá-lo, em último caso dá um reset nele e começa do zero até encontrar o melhor ajuste.
 

filipemonc

New Member
Registrado
Mas essa rb chegando nos 30% de cpu com link de 70 megas não é muito preocupante?
Acredito não ser preocupante. Não tenho essa RB750Gr3, mas tenho um ER-X que tem o mesmo processador, só não o mesmo sistema. Com algumas regras de shaper ou advanced queue, em um teste em conexão de 120Mbps o processamento bate 36%. Vejo que você tem algumas regras de QoS, basicamente isso se dá porque o sistema não consegue fazer offload desse tipo de tráfego, logo, aí está a discrepância para o resultado do @neo666.
 

alan2060

Member
Registrado
Acredito não ser preocupante. Não tenho essa RB750Gr3, mas tenho um ER-X que tem o mesmo processador, só não o mesmo sistema. Com algumas regras de shaper ou advanced queue, em um teste em conexão de 120Mbps o processamento bate 36%. Vejo que você tem algumas regras de QoS, basicamente isso se dá porque o sistema não consegue fazer offload desse tipo de tráfego, logo, aí está a discrepância para o resultado do @neo666.
Para minha RB chegar aos 30~40% de processamento só forçando bastante o link (VIVO Fibra 300/150).

Provavelmente alguma(s) regra(s) está causando esse consumo alto de CPU e eventuais problemas mas não consigo ajudar muito pois minha configuração é bem enxuta e simples neste aspecto.

O básico é lembrar quando foi que começou o comportamento (se começou de uma hora para outra) e mitigá-lo, em último caso dá um reset nele e começa do zero até encontrar o melhor ajuste.
vou verificar essas regras aqui, a maior parte que eu tenho é em relação a segurança mesmo.
 

Thominex

New Member
Registrado
Para minha RB chegar aos 30~40% de processamento só forçando bastante o link (VIVO Fibra 300/150).

Provavelmente alguma(s) regra(s) está causando esse consumo alto de CPU e eventuais problemas mas não consigo ajudar muito pois minha configuração é bem enxuta e simples neste aspecto.

O básico é lembrar quando foi que começou o comportamento (se começou de uma hora para outra) e mitigá-lo, em último caso dá um reset nele e começa do zero até encontrar o melhor ajuste.
Qual é a tua RB? A 750GR3? A minha RB é a 760IGS e mesmo com quase 600Mbps no talo em torrents a CPU passa longe de 30% de consumo.
 

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Pessoal estou com uma duvida.

Tenho 2 link de 500MB cada, consigo comprar esse equipamento a baixo e colocar em load balance ?

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-909173685-mikrotik-routerboard-rb-750gr3-hex-rb750-com-nfe-e-frete-_JM?quantity=1&variation=40278526907
Sim, ele suporta links de até 1gbit em cada porta.

https://mikrotik.com/product/RB750Gr3#fndtn-testresults

Qual é a tua RB? A 750GR3? A minha RB é a 760IGS e mesmo com quase 600Mbps no talo em torrents a CPU passa longe de 30% de consumo.
Sim, 750Gr3. Na verdade me referi a momentos em que estive acompanhando em 'tempo real' via WinBox, coisa que raramente faço.

Em média (graphing) dificilmente passa dos 20% com bastante uso de internet e algum tráfego interno concorrente (cópias NAS<->PC, uso do WiFi, etc).

Na prática essa diferença pouco importa, o que não pode acontecer é bater em 100% em alguma das threads.
 

r1cardo123

New Member
Registrado

alan2060

Member
Registrado
Acredito não ser preocupante. Não tenho essa RB750Gr3, mas tenho um ER-X que tem o mesmo processador, só não o mesmo sistema. Com algumas regras de shaper ou advanced queue, em um teste em conexão de 120Mbps o processamento bate 36%. Vejo que você tem algumas regras de QoS, basicamente isso se dá porque o sistema não consegue fazer offload desse tipo de tráfego, logo, aí está a discrepância para o resultado do @neo666.
Qos que tu diz é regra pra reduzir velocidade de pessoas no wifi ou diz em relação a rota especifica para certos IP?
 

filipemonc

New Member
Registrado
Qos que tu diz é regra pra reduzir velocidade de pessoas no wifi ou diz em relação a rota especifica para certos IP?
Em ambos os casos, tanto uma uma regra de queue avançada quanto uma regra de load balance, pela minha experiência, podem fazer o trafego não entrar em hardware offload. Nesse caso, o processamento dá esse salto.
 

alan2060

Member
Registrado
gente esse mikrotik usa alguma programação própria? Tipo tem alguma forma para me aprender a fazer uns scripts para essa RB me passar algumas informações mais precisas e fazer com que ele grave nele mesmo essas infos e me transforme em gráficos?
 

Arris

c:
Registrado
gente esse mikrotik usa alguma programação própria? Tipo tem alguma forma para me aprender a fazer uns scripts para essa RB me passar algumas informações mais precisas e fazer com que ele grave nele mesmo essas infos e me transforme em gráficos?
Sim. Procure o fórum do mikrotik e a wiki que verá como funciona a sintaxe da programação dele :)
 

HikariWS

New Member
Registrado
Seria apenas para fim de controle. Seria uma forma de eu saber se a Vivo resetou o PPPoE num horário não esperado.
Segue meu script pra gerar log do IP. Tenho um xlsm (infelizmente sou muito ruim nisso e precisei usar record do excel, e ele num aceita ods) com macro q abre esse arquivo e processa e me mostra qd o IP mudou.

Código:
#!/bin/bash

myip=$(curl -s http://v6.ipv6-test.com/api/myip.php)
[[ $? -ne 0 ]] && exit 1        # if no IP, exit
separator=";"                # column separator
now=$(date '+%F %T')        # timestamp
record="$now$separator$myip"    # concatenate record

#echo "$record"            # test log
echo $record >> /share/nas103/05Docs/logs/ipv6.csv
[code]
 

sLk

two minutes date. :)
Registrado
Segue meu script pra gerar log do IP. Tenho um xlsm (infelizmente sou muito ruim nisso e precisei usar record do excel, e ele num aceita ods) com macro q abre esse arquivo e processa e me mostra qd o IP mudou.

Código:
#!/bin/bash

myip=$(curl -s http://v6.ipv6-test.com/api/myip.php)
[[ $? -ne 0 ]] && exit 1        # if no IP, exit
separator=";"                # column separator
now=$(date '+%F %T')        # timestamp
record="$now$separator$myip"    # concatenate record

#echo "$record"            # test log
echo $record >> /share/nas103/05Docs/logs/ipv6.csv
[code]
Legal. Mas hoje não tenho mais Vivo. Meu provedor não reseta o IP, então desisti da rotina que usava...
Mas obrigado por compartilhar.
 

HikariWS

New Member
Registrado
eae pessoal

Comprei há uns dias o Ubiquiti EdgeRouter X e assim q chegar e eu tiver tempo vou botar OpenWRT nele, tomara q seja fácil :-x

Hoje tô com o Cisco RV340, router excelente pra load balancing em IPv4, mas tá deixando muito a desejar nas features de IPv6, então decidi partir pra um OS lix-based e aberto. Se a WebUI num der conta de alguma necessidade, posso partir pra configs txt, ou mesmo instalar algum app tb aberto e tentar conseguir ajuda na comunidade do mesmo.

Meu obetivo ainda é conseguir pegar o IPv6 global prefix dos 2 ISPs, de preferência sem passar os modens pra bridge, e delegar eles pro dnsmasq do pihole q tá no meu server, sem necessidade de instalar o pihole no OpenWRT...

Inicialmente eu ia pegar o MK R750gr3, mas me borrei todo vendo no forum gente penando pra fazer o flash, e ainda hoje ele só é suportado por snapshot. O ER-X parece q só precisa dum PC fora da rede com Tiny PXE e seguir os comandos do tutorial.

Eu ainda olhei outros modelos com suporte ao OS, mas num encontrei mais nenhum a venda com mesmo custo-benefício. Outros aparelhos com 256MB tem WiFi e são caríssimos, e outros com mais de 256MB são um absurdo! Esses 2 aparelhos tem preço melhores e ocupam pouco espaço na mesa :D

Pelo q eu olhei em videos, o EdgeOS da Ubiquiti é bem fraquinho, com menos features q o RV340, até pra load balancing. O RouterOS parece ser mais avançado, mas num vi nada superior ao OpenWRT até agora. Se alguém conhecer alguma vantagem dele, eu queria muito saber!

E pelo que pesquisei, muito admin de rede nao recomenda em situaçao nenhuma usar dns do google, facebook, cloudflare, gigadns, opendns, etc... Mas eu frequento uns foruns cheio de gente paranoica nessa area tb.
Qual justificativa eles dão pra isso? Seria pq CDNs ficam "quebrados"?

Eu analisei isso há uns anos, comparando IP respondido pelo DNS da GVT e do OpenDNS. Pra CDNs menores isso acaba dando problema mesmo. Mas descobri na época q, pros maiores, de alguma forma o OpenDNS consegue identificar onde eu tô e me passar o IP mais próximo!

Em último caso, na época eu configurei o BIND pra fazer forward pro DNS da GVT pra alguns CDNs, mas depois q passei a usar load balancing isso ficou bem complicado de configurar e desativei.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Só por preciosismo programei um script de reinicialização semanal para que a sessão PPPoE da VIVO (48h) não se renove durante o dia e/ou quando alguém estiver usando a internet, hoje resolvi olhar o log:



Cada dia me impressiono mais com esse danadinho, ele leva 14 segundos para reinicializar e voltar a ficar operacional :medo::fanboys:
Vc precisa mesmo rebootar o router inteiro? Tá certo q tá levando 14s, mas num daria pra fazer isso só no ppp?

E antes de fazer isso vc sentia mesmo o modem trocando o IP? Eu nunca senti algo do tipo aqui, parece muito estranho.

Por agora só tô monitorando o IPv6 da MERD. Qd tiver o OpenWRT funcional vou tentar fazer 1 monitor pra cada protocolo e cada WAN, aí vou poder saber melhor qd tenho trocas aqui. No momento, desdo dia 21 o global prefix nunca mudou, já o addr troca 2 ou 3 vezes todo dia :/
 
Última edição:

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Vc precisa mesmo rebootar o router inteiro? Tá certo q tá levando 14s, mas num daria pra fazer isso só no ppp?

E antes de fazer isso vc sentia mesmo o modem trocando o IP? Eu nunca senti algo do tipo aqui, parece muito estranho.

Por agora só tô monitorando o IPv6 da MERD. Qd tiver o OpenWRT funcional vou tentar fazer 1 monitor pra cada protocolo e cada WAN, aí vou poder saber melhor qd tenho trocas aqui. No momento, desdo dia 21 o global prefix nunca mudou, já o addr troca 2 ou 3 vezes todo dia :/
Você só vai 'sentir' se estiver fazendo alguma coisa naquele exato momento.

Comigo eventualmente ocorria durante a jogatina online, é muito breve mas o suficiente para te derrubar pois suas rotas/gateway mudam, se estiver ouvindo uma musica no spotify ou vendo algum video no netflix ou youtube pode ser que você nem perceba pois a renovação é bem rápida, por aqui não leva mais de 5 segundos.

Mas 1x/semana estava exagerado, agora faço 1x ao mês por preciosismo puro e geralmente coincide com as atualizações de firmware. Muita gente agenda um 'update&&reboot' mas eu prefiro fazer as atualizações na mão, e como executo remotamente durante o dia (e a atualização em si já implica em um reboot) apenas "ressincronizo" a renovação de IP para a noite. Poderia apenas derrubar a sessão PPPoE se quisesse, escolha de cada um.

Aqui no PR a sessão PPPoE da VIVO expira à cada 48h, não reparei se os IPs (v6) dos dispositivos se alteram mas o bloco /64 costuma se manter igual por semanas, apenas o IPv4 muda.
 

HikariWS

New Member
Registrado
Pro pessoal q fica em dúvida em qual router pegar, minha opinião:

- se for pra usar OpenWRT, o ER-X é melhor, pq o MK só é suportado por snapshot e dá mais trabalho pra instalar.
- se quiser mesmo usar o firmware proprietário, o RouterOS do MK é bem melhor q o EdgeOS da Ubiquiti, mas ainda num vi nada nele q seja superior ao OpenWRT.

Num sei quanto ao RouterOS, mas o OpenWRT tem suporte nativo a vários apps q rodam em outras distros lix, como o Pihole.

Quem quiser fazer coisas mais avançadas, como torrent client ou NAS, acho melhor pegar um PC AMD64 barato. Comprei um i3 com 8GB RAM sem HD por 1500 azulzinhas e ele tá me servindo muito bem, é impressionante como o urubu consome pouca RAM, nem faz sentido ele ter tantas sub-distros mais enxutas! hahaha E com Putty + Xming tô conseguindo usar qqr app q eu quiser.

Um NAS tb é muito recomendado. Melhor coisa q eu já fiz pro conforto de casa! É caro mas tem features muito boas, meu TS-453Be foi extremamente fácil instalar em RAID5 e seu Busybox tem quase todas as features dum lix comum. Só num tem gcc daí num dá pra instalar nada na mão e o AppCenter é um pouco limitado, preferi instalar o Transmission fora dele e acessar via SMB. Mas ele tem JRE e dá pra rodar qqr app Java command line.

Eu uso uma MikroTik RB951G-2HnD e estava com problemas para fazer o IPV6 funcionar. Pelo que pesquisei, li que as grandes operadoras, o IPV6 é via DHCP. Diferente do meu provedor (regional ) que fornece IPV6 no modo slaac. No roteador D-Link Dir 611 (do provedor) é muito simples, só colocar em PPPoE no modo de conexão IPV6 e pronto. No MikroTik é diferente. Pesquisando, achei esse vídeo onde é ensinado esse tipo de configuração, simples por sinal.

Nossa agora eu fikei indignado! hahahaha meu RV340 num chega NEM PERTO de ter configs desse tipo!

Aguardando meu EdgeRouter chegar :roll:
 

sLk

two minutes date. :)
Registrado
Pro pessoal q fica em dúvida em qual router pegar, minha opinião:

- se for pra usar OpenWRT, o ER-X é melhor, pq o MK só é suportado por snapshot e dá mais trabalho pra instalar.
- se quiser mesmo usar o firmware proprietário, o RouterOS do MK é bem melhor q o EdgeOS da Ubiquiti, mas ainda num vi nada nele q seja superior ao OpenWRT.

Num sei quanto ao RouterOS, mas o OpenWRT tem suporte nativo a vários apps q rodam em outras distros lix, como o Pihole.

Quem quiser fazer coisas mais avançadas, como torrent client ou NAS, acho melhor pegar um PC AMD64 barato. Comprei um i3 com 8GB RAM sem HD por 1500 azulzinhas e ele tá me servindo muito bem, é impressionante como o urubu consome pouca RAM, nem faz sentido ele ter tantas sub-distros mais enxutas! hahaha E com Putty + Xming tô conseguindo usar qqr app q eu quiser.

Um NAS tb é muito recomendado. Melhor coisa q eu já fiz pro conforto de casa! É caro mas tem features muito boas, meu TS-453Be foi extremamente fácil instalar em RAID5 e seu Busybox tem quase todas as features dum lix comum. Só num tem gcc daí num dá pra instalar nada na mão e o AppCenter é um pouco limitado, preferi instalar o Transmission fora dele e acessar via SMB. Mas ele tem JRE e dá pra rodar qqr app Java command line.



Nossa agora eu fikei indignado! hahahaha meu RV340 num chega NEM PERTO de ter configs desse tipo!

Aguardando meu EdgeRouter chegar :roll:
Vai pegar o Edgerouter e meter o Openwrt?
Confesso que só não fiz isso ainda, pq não sei onde está a fonte do meu Edgerouter (uso PoE alimentando ele, e após ele, o UAC-AP-LITE. hahaha
 

Arris

c:
Registrado
Eu queria um synology mas iria gastar pelo menos 2k e n da agr ;c
 

HikariWS

New Member
Registrado
só é 20 megas cada um. Youtube e Netflix brincam de pira na casa. Quase todos (seja no celular ou TV) ficam assistindo durante o dia esses serviços e isso consome uma tremenda banda, e para não ficar aquela coisa chata de quando alguém vai baixar uma coisa e estraga a experiência do outro que ta vendo vídeos em HD. Resolvi pegar mais um link da oi. Assim deu um fôlego no consumo e pude jogar sem ter muito lag.
É estranho ver vcs falando de problema de latência. Mesmo na época q eu tinha GVT 50Mbps nunca senti esse tipo de coisa. Sempre joguei e fiz e recebi stream inqt fazia download e upload sem problema nenhum.

Mas essa ideia de pegar alguns sites e colocar num link específico me interessa muito! Tem muito site q atrela a autenticação ao IP e o load balancing fica fazendo o IP alternar e eu sou derrubado dos sites, preciso muito forçar eles a serem acessados sempre por um link só.
--- Post duplicado mesclado automaticamente: ---

Vai pegar o Edgerouter e meter o Openwrt?
Confesso que só não fiz isso ainda, pq não sei onde está a fonte do meu Edgerouter (uso PoE alimentando ele, e após ele, o UAC-AP-LITE. hahaha
Sim, como eu disse fiquei de saco cheio de OS proprietário com WebUI limitada. Já vi gente mostrando por alto configs de IPv6 q me interessam, e o OpenWRT tem uma repo razoável com programas de lix pra instalar, e um programa específico pra ele pra fazer load balancing.

Ainda vou tentar deixar o Pihole fora dele e fazer o DHCP-PD remotamente, vamos ver se vou conseguir.

Tb vou botar depois um AP com OpenWRT, mas ainda num olhei nada de como configurar ele nesse modo.

Eu queria um synology mas iria gastar pelo menos 2k e n da agr ;c
Eu ainda tô pagando o meu :/

Sugestão de ouro: compre um com pelo menos 4 baias e coloque nele os maiores HDs q vc encontrar! 10TB - 2 HD em RAID1 - num é suficiente e fica cheio em poucos meses, aí vc vai ter q ficar pendurando HD externo.

4 baias já permite ter 30TB em RAID5, vc tem mais eficiência no uso do storage e dura muito mais. Eu já ultrapassei a marca de 15TB free, mas vai sendo poucos os movies q ainda num peguei e a tendência é reduzir o ritmo dos downlads.

Meu próximo NAS certamente vai ser um com OS mais poderoso q o QTS, 16GB RAM e 8 baias. Vou ter q usar PLR e anos de investimento pra conseguir comprar, mas depois esses bichinhos duram 1 década.
 
Última edição:

neo666

¯\(ツ)/¯
Moderador
Eu queria um synology mas iria gastar pelo menos 2k e n da agr ;c
Eu ainda tô pagando o meu :/

Sugestão de ouro: compre um com pelo menos 4 baias e coloque nele os maiores HDs q vc encontrar! 10TB - 2 HD em RAID1 - num é suficiente e fica cheio em poucos meses, aí vc vai ter q ficar pendurando HD externo.

4 baias já permite ter 30TB em RAID5, vc tem mais eficiência no uso do storage e dura muito mais. Eu já ultrapassei a marca de 15TB free, mas vai sendo poucos os movies q ainda num peguei e a tendência é reduzir o ritmo dos downlads.

Meu próximo NAS certamente vai ser um com OS mais poderoso q o QTS, 16GB RAM e 8 baias. Vou ter q usar PLR e anos de investimento pra conseguir comprar, mas depois esses bichinhos duram 1 década.
Não rola comprar essas coisas no Brasil, além da baixa disponibilidade/variedade de modelos os vendedores acham que só empresas usam isso e por consequência enfiam a faca.

Já estou no meu 4º NAS e sempre comprei fora, os 3 primeiros eram Buffalo de modelos variados e vieram todos do Ebay via correio, nenhum foi taxado.

Atualmente tenho um Asustor e foi o primeiro que comprei novo, veio da loja oficial na Amazon (USA) e um amigo trouxe pra mim na mala, não excedeu a cota e paguei menos da metade do que pagaria em um modelo inferior aqui.

Além dos arquivos nele está o Plex, meu DNS interno, VM Linux para testar coisas do trabalho, DVR, instâncias diversas via Docker e mais uma pancada de coisas rodando ao mesmo tempo no rack da minha sala e sem ninguém perceber.

Foi-se meu tempo de deixar um computador (ou algo parecido com isso) ligado 24/7 em casa, fazendo barulho e gastando energia à toa.
 

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)

Topo