Melhor maneira de otimizar Windows pra um Celeron N4000?

Protoman!!!

Member
Bom amigos, sei que vou ser criticado por patrocinar a samsung nesse note mas acabei pegando um Flash F30, que tem 4gb de ram, 64gb de flash, e um fraquinho Celeron N4000

Sim, é bem fraquinho, paguei 1470,00 novo (contando AME e meluiz) e acredito que ele tenha pontos positivos, como o design, a tela full hd IPS que pra mim era essencial, excelente wifi e até mesmo entrada biométrica, ele ainda não chegou mas pelo jeito são os "pontos fortes" apontados pelos reviewers

Enfim, a questão é que é um notebook fraco, então queria limpar ele o máximo possível pois será usado basicamente apenas para uso de internet e pacote office de leve. Qual a melhor maneira de conseguir essa limpeza?

Pensei em já formatar pra tirar todas as porcarias da samsung, e usar WPD que é um software que apaga muitos apps do windows que você não usa, existe algo um pouco mais profundo que isso?

hinokakera

Lemmingball Z
Bom amigos, sei que vou ser criticado por patrocinar a samsung nesse note mas acabei pegando um Flash F30, que tem 4gb de ram, 64gb de flash, e um fraquinho Celeron N4000

Sim, é bem fraquinho, paguei 1470,00 novo (contando AME e meluiz) e acredito que ele tenha pontos positivos, como o design, a tela full hd IPS que pra mim era essencial, excelente wifi e até mesmo entrada biométrica, ele ainda não chegou mas pelo jeito são os "pontos fortes" apontados pelos reviewers

Enfim, a questão é que é um notebook fraco, então queria limpar ele o máximo possível pois será usado basicamente apenas para uso de internet e pacote office de leve. Qual a melhor maneira de conseguir essa limpeza?

Pensei em já formatar pra tirar todas as porcarias da samsung, e usar WPD que é um software que apaga muitos apps do windows que você não usa, existe algo um pouco mais profundo que isso?
Basicamente eu faria (quase) tudo que esses dois videos mostram, você deve ganhar um pouco de desempenho:

lucianoldf

Member
se a pessoa é acostumada com um PC rápido, não vai adiantar quase nada, vai sentir a diferença. O lance é se acostumar mesmo e usar em tarefas leves, navegação e Office deve dar conta.

Lightman

Well-Known Member

Se fosse eu devolvia, comprei um notebook Samsung com i5 8250u e só percebi a bomba que tinha comprado quando o período de 7 dias havia acabado, se puder devolver recomendo que o faça.

Caso fique com o notebook o que você irá rodar nele com míseros 64gb de armazenamento e 4GB de ram? É bom lembrar que a versão mais recente do Windows 10 consome 32GB logo de cara e qualquer coisa menos que 8GB de ram para um sistema que sem nada consome quase 2GB de ram é frustrante, então...

Windows 7 ou 8.1? Não terá driver para o vídeo integrado.

Linux? Ao meu ver é a única real alternativa com tão pouca ram e armazenamento e você não conseguirá fazer muita coisa além de navegar e alguns documentos de textos mesmo.

O review do notebook que eu comprei é esse, Samsung para mim se tornou a irmã mais velha da família Positivo/Multilaser: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/review-notebook-samsung-np350xaa-kfwbr.639112/

Protoman!!!

Member

Basicamente eu faria (quase) tudo que esses dois videos mostram, você deve ganhar um pouco de desempenho:
Boa, assim que chegar tentarei seguir ambos!

Se instalar um SO mais leve?
Sim, pensei em linux, o ruim é perder a autenticação por dedo e o pacote office da M$

se a pessoa é acostumada com um PC rápido, não vai adiantar quase nada, vai sentir a diferença. O lance é se acostumar mesmo e usar em tarefas leves, navegação e Office deve dar conta.
Em casa tenho um pc bem parrudo, com RTX 2060 e tudo mais, então realmente é um dispositivo de uso bem básico, creio que com o armazenamento em flash isso ajude na velocidade

Se fosse eu devolvia, comprei um notebook Samsung com i5 8250u e só percebi a bomba que tinha comprado quando o período de 7 dias havia acabado, se puder devolver recomendo que o faça.

Caso fique com o notebook o que você irá rodar nele com míseros 64gb de armazenamento e 4GB de ram? É bom lembrar que a versão mais recente do Windows 10 consome 32GB logo de cara e qualquer coisa menos que 8GB de ram para um sistema que sem nada consome quase 2GB de ram é frustrante, então...

Linux? Ao meu ver é a única real alternativa com tão pouca ram e armazenamento e você não conseguirá fazer muita coisa além de navegar e alguns documentos de textos mesmo.

O review do notebook que eu comprei é esse, Samsung para mim se tornou a irmã mais velha da família Positivo/Multilaser: https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/review-notebook-samsung-np350xaa-kfwbr.639112/

Esse notebook creio que a construção é um dos pontos "fortes" no preço dele (casa dos 1.5k) já que a performance é fraca, vou tentar testar o máximo que conseguir nessa primeira semana e realmente se for inutilizável vou devolver

armazenamento creio que não será problema dos grandes, como vai ser usado pra internet, office e netflix basicamente é pra dar tranquilo, como tenho pc em casa posso deixar com ele as coisas mais pesadas

pensei bastante também em usar linux, talvez seja algo que eu tente nesse começo, simpatizo bastante com ubuntu e elementaryos

umd

Douglas Madeira

Intel Graphics sem suporte pra windows 8.1 ? Tá é de brinks né amigo ?

sveenom

New Member
Empresa me deu como computador secundário um note dell com i3 6006u/4gb/ssd, com W10 pro estava lastimavel, nem pensei, coloquei debian 9 com xfce e ficou mais rapida que meu i5/12gb/win10_pro que uso como computador principal no trabalho.

Com 4Gb de ram eu faria isso sem duvida, se não esta acostumado com linux, usa o Win7 ou o W10 LTSB, alias eu prefiro o W10 LTSB e estou usando ele em todas as minhas maquinas windows, inclusive as pessoais. Nos computadores aqui do trabalho a dell já envia uma versao do W10 bem enxuta, se não fosse isso iria tirar todo o lixo das maquinas via GPO.

Bruno Cabral Peixoto

New Member

zex

Active Member
Teste a velocidade do SSD EMMC de 64GB que veio nesse notebook... Se for muito lento, tente ver se da para adicionar um SSD comum Sata ou M2.. Se esse EMMC tiver o mesmo desempenho do que veio no meu tablet X86(Jumper Ezpad5s Aton Z8300, 4GB de Ram, 64GB Emmc) , já adianto que o desempenho vai ser bem triste.. O meu mau chega a 100MB/s de leitura e 50MB/s de escrita e também é de 64GB..

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)